Ladrilhos para recuperador de calor: tipos e suas características

Contente
  1. O que é isso?
  2. Peculiaridades
  3. Visualizações
  4. Projeto
  5. Lindos exemplos no interior

Decorar fogões e lareiras com azulejos é o tipo de decoração de superfície mais atraente. O processo de assentamento dessas placas é uma tarefa que exige um alto nível de profissionalismo de um especialista. As lareiras e fogões em azulejo vão tornar-se numa verdadeira obra de arte, que, para além do apelo estético, graças a estes acabamentos, aumentam a eficiência de aquecimento da divisão.

O que é isso?

Ladrilhos de cerâmica decorados com esmaltes multicoloridos eram usados ​​no antigo Egito para decorar paredes e tetos. Tiles apareceu na Europa muito mais tarde. Eles eram usados ​​para forrar fogões nas casas da aristocracia. Na Rússia, esses produtos foram inicialmente usados ​​para decorar fachadas e decoração de interiores de igrejas. Posteriormente, os ladrilhos passaram a ser confrontados com dispositivos de aquecimento nas habitações.

Azulejo real é o material mais caro, cujo processo de fabricação é um trabalho manual bastante complicado e trabalhoso.

Hoje, a decoração de itens de interior e várias superfícies com esses produtos voltou a ser uma tendência da moda no design de casas e apartamentos. A forma do ladrilho e a tecnologia da sua produção foram aperfeiçoadas ao longo dos séculos, graças ao que os produtos modernos surpreendem pela variedade de padrões e texturas. Um amplo sortimento permite decorar fogões ou lareiras no estilo geral da casa, enchendo-a de beleza e conforto.

O ladrilho é um produto feito de barro cozido, que apresenta algumas diferenças na sua configuração.

Peculiaridades

Uma característica distintiva de tal ladrilho é a presença de uma garupa - uma protuberância que tem uma forma semelhante a uma caixa na parte de trás. Devido a esta característica dos produtos, a sua resistência aumenta, bem como a capacidade térmica total do dispositivo de aquecimento. A produção de elementos na forma de produtos a granel é uma diferença significativa em relação aos revestimentos cerâmicos.

A estrutura única dos ladrilhos torna-os o melhor material para o revestimento de fornos. A argila serve como matéria-prima para a fabricação de telhas. À medida que a temperatura sobe, sua taxa de expansão é igual à taxa de expansão da alvenaria, o que confere ao material excelentes propriedades de transferência de calor.

No processo de assentamento dos elementos por trás do pano decorativo, é formada uma espécie de "almofada de ar", que é preenchida com ar aquecido, que permite distribuir uniformemente o calor por toda a superfície do fogão.

As principais vantagens dos ladrilhos incluem:

  • resistência às flutuações de temperatura;
  • um bom indicador de resistência, que se consegue devido à espessura do produto;
  • acúmulo de calor - um fogão aquecido liberará calor para o ambiente por cerca de um dia;
  • um pequeno indicador de absorção de umidade;
  • facilidade de manutenção;
  • economia de combustível;
  • baixo nível de trauma do material - o contato com a superfície não causa queimaduras;
  • longa vida útil;
  • significado histórico.

A atratividade dos azulejos é incomparável. Um fogão decorado com esses produtos harmoniza-se perfeitamente com o interior de uma sala em um estilo moderno de alta tecnologia ou em um estilo rústico de decoração, que era popular durante o czar.

Os modelos modernos de fogões são concebidos de forma a utilizar o mínimo de combustível, o que significa poupar dinheiro no aquecimento da divisão.Os designs modernos e versáteis funcionam perfeitamente com matérias-primas naturais, bem como com opções de combustível alternativo.

Visualizações

A tecnologia de assentamento de ladrilhos na superfície do recuperador pressupõe a opção de assentamento monobloco, devido a isso, as propriedades únicas do material de preservação e retenção de calor funcionarão ativamente. Caso contrário, eles não serão capazes de cumprir suas funções.

Com base na forma dos ladrilhos, existem três tipos principais deste material:

  • Produtos modelados. Sua principal área de aplicação são áreas salientes no fogão, como cornijas. Esses elementos são bastante decorativos.
  • Produtos frontais - são usados ​​para colocar sobre uma superfície plana.
  • Ladrilho de canto, que é usado para folhear os cantos da superfície.

No entanto, esta classificação padrão não se limita às espécies principais. Existem muitas opções e variedades de formas para tais ladrilhos, por exemplo, existem elementos de embasamento, que são colocados na superfície acima do piso.

Para terminar o dispositivo de aquecimento, você precisará de pelo menos dois tipos de material. independentemente do projeto da estufa, uma vez que cada amostra individual é responsável pela fixação a uma parte específica da superfície - elementos de canto são fixados nas bordas do fogão, produtos moldados podem ser usados ​​para linhos lisos, amostras de cornija são uma decoração para um portal de lareira, partes redondas são usadas para partes arredondadas de um fogão de ambiente.

Projetos complexos de fogões exigem acabamento adicional de elementos para revestimento - podem ser prateleiras, bordas, coroas, bem como vistas, que são usadas para regular o soprador de ferro fundido no fogão.

Projeto

Para pintar ladrilhos de fogão, são utilizadas as seguintes tecnologias:

  • O trabalho é realizado com tintas a óleo comuns e é denominado pintura a frio. Antes disso, os elementos são tratados com óleo de linhaça e podem secar. Isso geralmente leva um ou dois dias. Em seguida, eles pintam, deixam secar novamente e cobrem com verniz a óleo. Este método de decoração não envolve queimar os ladrilhos em um forno.
  • Os engobes são pintados com diferentes tipos de argila.

Existem duas opções para esse processamento:

  • O uso de argila diluída, cuja densidade se assemelha ao creme de leite em consistência. As matérias-primas durante o trabalho formam vários tons - de branco a cinza escuro, opções de cores vermelhas ou marrons também podem ser obtidas. Com o tratamento térmico, o tom da pintura muda um pouco.
  • O elemento é imerso em água e, em seguida, uma fina camada de engobe branco é aplicada a ele. Em seguida, o azulejo é seco e pintado com guache, que apresenta boa resistência a altas temperaturas. Para o trabalho utiliza-se um pincel, uma pêra de borracha ou um chifre com um tubo na ponta. Se não houver necessidade de tingir os produtos com esmalte, antes do processamento, para dar ao produto uma resistência adicional, eles incluem de 10 a 30% de vidro triturado na engoba. Triture-o com luvas e óculos especiais para cumprir os requisitos de segurança. Isso exigirá um recipiente de metal com paredes fortes e grossas, bem como um pilão de metal envolto em polietileno. A composição resultante é peneirada em meia de náilon ou em uma peneira fina. Elementos com pintura existente são queimados novamente.

De acordo com o tipo de superfície frontal, os ladrilhos são divididos em elementos lisos e gofrados.

Pelo tipo de superfície, distinguem-se os ladrilhos brilhantes (vitrificados) ou foscos e terracota (não vidrados). O esmalte mantém sua aparência original por décadas e não requer manutenção específica. Existem também tipos de ladrilhos de faiança.

Pelo tipo de padrão, os ladrilhos podem ser com ou sem ornamentos.

O estilo de pintura de azulejos é:

  • Holandês - realizado em uma paleta de cores azul sobre um fundo branco como a neve. Basicamente, são temas marinhos, moinhos e paisagens.
  • A direção espanhola é caracterizada por motivos étnicos, que refletem as imagens do Oriente.
  • A direcção alemã, cujo traço distintivo é a correcção das linhas do desenho, assim como a simplicidade e concisão. Esses produtos são feitos em um tamanho padrão e não requerem processamento adicional antes do acabamento da superfície.
  • O estilo russo é caracterizado por cores brilhantes e uma variedade de padrões. A pintura Khokhloma pode ser citada como exemplo. Esta direção pode ser dividida em tipos de acordo com o princípio de origem em uma determinada região, o que se reflete na forma do relevo, nas opções de aplicação e nos tipos de figura mostrada.

A pintura Khokhloma teve origem na província de Nizhny Novgorod, na aldeia de Khokhloma. As primeiras fábricas de porcelana surgiram na Gzhel volost, daí o nome de mesmo nome para padrões azuis em um fundo branco. Opções semelhantes para decorar ladrilhos são amplamente utilizadas hoje.

Elementos de azulejos da cidade de Delphi são decorados com pinturas de cobalto. A tendência flamenga envolve pinturas com flores azuis e brancas, além de enfeites em tons de chocolate.

A escola holandesa, aliada às tendências originais francesas, destaca-se pela sofisticação e sofisticação. Na Inglaterra, eles preferiram aplicar símbolos de estado aos azulejos, o que configurou um estilo aristocrático britânico muito característico.

O design dos ladrilhos tem muitas variações não só no estilo, mas também na apresentação da decoração:

  • imagens complexas de relevo;
  • composições de enredo destacando determinados momentos históricos, contando sobre épicas ou contos de fadas de diferentes povos;
  • padrões relacionados a um local específico;
  • composições vegetais.

Com base na grade dimensional, você também pode traçar uma certa classificação de ladrilhos. Porém, neste caso, deve-se ter em mente que as dimensões dos elementos podem ser diferentes para cada fabricante. Essa característica é explicada pelas especificidades da fabricação dos produtos.

A maioria das amostras está nos seguintes tamanhos: espessura do elemento - de 40 a 50 mm no tamanho do ladrilho quadrado - 200x200, 220x220 (no caso de desenho quadrado) ou 205x130 mm, quando o produto for feito em forma de retângulo. Essas dimensões são reguladas pelos GOSTs correspondentes.

Com base no tipo de alcatra, os ladrilhos podem ser divididos em:

  • produtos comuns em que a cabeça tem um corte oblíquo;
  • um ladrilho com rebordo, pelo que é muito mais cómodo fixar o elemento; este recurso é garantido pela presença de orifícios de montagem;
  • existem cabeças com um design de placa complexo e várias câmeras.

Os fabricantes nacionais e estrangeiros de ladrilhos para fogões oferecem aos clientes uma familiarização com os seus catálogos de produtos. Eles já contêm composições completas ou esboços, a partir dos quais você pode adicionar a imagem desejada. No entanto, o cliente tem a oportunidade de encomendar um conjunto de elementos, incluindo a sua própria versão de decoração da superfície do recuperador ou lareira.

Lindos exemplos no interior

Os fogões de ladrilho para uma residência de verão ou um solar sempre foram um objeto que valoriza a riqueza do proprietário.

O fogão russo, forrado a azulejos pintados com bancada de fogão, vai decorar a sala de uma casa de campo, ajudar a dar um certo estilo ao interior, vai servir de local cómodo para passar o inverno, aquecendo com calor e agradando ao olho com sua beleza e originalidade.

O lugar na habitação destinado ao aquecedor, seja recuperador ou lareira, pode ser completamente diferente, tudo depende da preferência dos proprietários. Isso também se aplica ao design do dispositivo.

O recuperador de calor da sala de jantar com pintura ao estilo Gzhel complementa na perfeição o interior da divisão, decorada de forma clássica simples e ligeira com predominância do branco.

A cozinha é o lugar onde o forno se torna um dispositivo funcional, que além de proporcionar aconchego e conforto, aquece o lar, auxilia a dona de casa na cozinha.Azulejos brilhantes e multicoloridos darão muitas emoções positivas e decorarão até mesmo o ambiente mais comum e decorado de forma simples.

O quarto, onde ficará o fogão, decorado com azulejos monocromáticos brancos como a neve e molduras de estuque, transformará um banheiro comum em luxuosos aposentos reais e o aquecerá com seu calor. Azulejos em estilo oriental vão decorar o quarto e dar a ele o mistério do Oriente e a singularidade do interior.

Uma salamandra ou lareira num apartamento ou chalé é uma excelente opção que combina a componente prática da decoração de superfícies com o prazer estético de contemplar uma decoração feita à moda antiga ou ao estilo das últimas tendências da moda.

Como decorar o fogão com azulejos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário