Como fazer um fogão de sauna de metal com as próprias mãos?

Antes havia uma casa de banho em cada pátio, especialmente nas aldeias, agora é uma raridade. É bastante difícil encontrar um especialista em assar fogões e nem todos podem pagar pelo seu trabalho. Mas para os amantes do banho existe uma saída para esta situação - um fogão de metal.

Características: prós e contras

Um verdadeiro conhecedor do banho russo vai, claro, preferir um fogão de tijolos, ele mantém o calor por muito tempo, com sua ajuda o ar do banho fica mais úmido. Essas características têm um efeito benéfico na saúde humana, o que é sem dúvida a vantagem do banho russo. Derreter um fogão assim com lenha até a temperatura desejada é uma tarefa complicada e levará de 3 horas a um dia. Requer uma manutenção séria e regular, deve ser limpo todos os anos, separado, oleado pelo menos uma vez a cada 2-3 anos, isto também requer um especialista e muito dinheiro. Um suprimento substancial de lenha também é necessário.

Um fogão de metal aquece rapidamente até ficar vermelho e esfria rapidamente, emite radiação infravermelha forte e seca muito o ar. Ele está disponível para compra por um preço de 10.000 a 100.000 rublos. Mas as opções baratas duram pouco e nem todos podem pagar as caras, e não é verdade que elas irão satisfazer todas as suas necessidades. Você pode fazer um fogão metálico para banho com as próprias mãos, o principal é saber manusear uma soldadora ou ter um soldador profissional como amigo. Não é um problema comprar material para sua fabricação, você pode fazê-lo até mesmo em locais onde se compra sucata.

Os fogões caseiros são diversos em seu design e dependem do tamanho da banheira, da imaginação, das capacidades e, o mais importante, das preferências do proprietário. Em um banho finlandês, a temperatura do ar chega a 85 graus e a umidade do ar é baixa - de 5 a 15%. Em um banho russo tradicional, a temperatura do ar deve ser de 55-65 graus, e a umidade do ar deve ser de até 60%. As características de design desses produtos para o banho dependerão disso.

Em uma sauna finlandesa, para um aquecimento ideal do ambiente, uma grande parte do forno é necessária, que aquece o ar ao seu redor. Para tal fogão, não é necessário fazer um fogão, e se for feito é pequeno e não fechado, pois não é necessário muito vapor num banho assim.

No balneário russo, o fogão, por outro lado, deve produzir uma espécie de névoa com temperatura de 150 graus. Esse efeito pode ser obtido com o auxílio de pedras aquecidas a pelo menos 500 graus, de preferência em um grande fogão fechado disposto em cima da fornalha.

Qual resultado deve ser obtido de um fogão de metal:

  • a velocidade de aquecimento da sala de vapor;
  • manter aquecido no fogão e no banho por mais tempo - isso ajudará a aumentar o tamanho da fornalha e (ou) criar um fogão disposto dentro ou fora do fogão;
  • economia de espaço na sauna a vapor;
  • segurança.

Tipos de construção

Devido às cargas de alta temperatura, a própria unidade de combustível é feita de matérias-primas resistentes ao calor com boa transferência de calor: aço de parede espessa, tijolo resistente ao calor (argila), pedra.

Fogões de ferro caseiros para banho podem ser divididos de acordo com suas características de design.

  • A fornalha está localizada verticalmente ou horizontalmente no chão;

O recuperador é de duas câmaras com carregamento vertical de lenha, o recuperador encontra-se no corpo do recuperador.Um fogão com três compartimentos e carregamento horizontal de lenha, um aquecedor e um tanque de água estão localizados acima da fornalha ao lado de:

  • fogões de metal com porta de fornalha colocados no camarim ou na sala de vapor;
  • com um fogão localizado dentro ou em cima do fogão;
  • Fogão com ou sem depósito de água.

Um fogão com fornalha vertical ocupa menos espaço na sala de vapor, mas a lenha também queima mais rápido, pois a chama captura todo o volume da fornalha. Para manter a temperatura do ar constante na sala de vapor, você terá que jogar mais lenha com mais frequência, o que, é claro, não traz nenhum conforto. Em uma fornalha localizada na horizontal, leva mais tempo para queimar o combustível, no entanto, esse fogão ocupa mais espaço na sala de vapor, por isso é melhor levar a fornalha para o camarim. Os fogões do camarim ocupam menos espaço na sala de vapor, a fornalha pode ser mais comprida, o que permite que a lenha queime por mais tempo e a sala de vapor fique mais limpa. O recuperador assim colocado aquece tanto a sala de vapor como o camarim, mas para vomitar lenha terá de sair da sala de vapor.

Para entender o que é um fogão com aquecedor interno ou externo, você precisa entender o que é um aquecedor. Este é um compartimento feito de metal ou malha grosseira, no qual são colocadas as pedras. Os fogões podem ser abertos ou fechados. O volume do compartimento é determinado pelo próprio proprietário em função das dimensões da divisão, do recuperador e dos seus desejos - quanto mais volume de pedras, mais vapor se obtém. É importante que o fogão possa aquecer as pedras até à temperatura desejada, para uma sala de vapor de 14 m2. m, um fogão de 30x40x30 cm é suficiente.Para atender um aquecedor fechado, uma portinhola deve ser fornecida na parte superior do compartimento de pedra através da qual você pode alcançar seu fundo.

Considere as opções mais acessíveis para fogões de sauna feitos de metal:

  • com uma fornalha localizada horizontalmente e aquecida em uma sala de vapor (feita de um cilindro de gás antigo);
  • com recuperador de calor e porta da fornalha localizada no vestiário (em tubo de 530 mm);
  • com caldeira vertical e três compartimentos;
  • um fogão forrado com tijolos fireclay dentro da fornalha ou vermelho fora;
  • em forma de bota em chapa de ferro com recuperador colocado na chaminé e depósito de água em inox.

Para transformar um cilindro desnecessário com um diâmetro de 500 mm em um pequeno fogão de sauna móvel com um forno horizontal, você precisará de mais sucata. O dispositivo do segundo recuperador difere do primeiro apenas na presença de um recuperador descoberto e de um compartimento de combustão a lenha que se abre para uma sala contígua. O terceiro fogão é uma caldeira, na qual existem três compartimentos: uma fornalha para lenha, um aquecedor localizado no interior, um tanque de aquecimento de água em aço inoxidável.

Os grandes conhecedores do banho russo entendem que é difícil aquecer o fogão antes de criar um leve vapor, para manter a temperatura da sala não superior a 70 graus. Para obter o efeito desejado, eliminando o superaquecimento da temperatura da sala de vapor, pode-se forrar o fogão de metal com material resistente ao calor. As paredes em tal fogão não aquecem muito, o calor principal vai para o aquecimento do enchimento do aquecedor, mas este projeto acarreta um maior risco de incêndio devido à alta temperatura na chaminé. Você pode reduzir esse perigo colocando um aquecedor e / ou um tanque de água ao redor da chaminé. É mais fácil cobrir o forno pelo lado de fora, mas as paredes de metal queimam rapidamente. Esse processo pode ser retardado usando um metal mais espesso ou deixando um espaço entre o revestimento e o forno de metal.

O fogão em forma de bota também tem três seções, mas a fornalha é horizontal, o aquecedor está localizado na própria chaminé, o que elimina a perda de temperatura da chaminé e, assim, permite o aquecimento até 24 metros quadrados. Nesta concepção, a saída dos fumos é retardada pelo recuperador, como se o envolvesse, aquece as pedras e evita que o calor escape imediatamente. Isso também reduz o tempo de aquecimento do ambiente à temperatura máxima, permitindo que você se mantenha aquecido por um longo tempo e, consequentemente, economiza lenha.

Se o projeto do fogão no banho não prevê um tanque com água e não é possível abastecer um aquecedor elétrico de água, faça um trocador de calor em aço, instale-o na chaminé, conecte com tubos ao tanque de água, que está localizado no local de lavagem, e a energia térmica liberada pela chaminé será benéfica ...

Permutador de calor em aço inoxidável com encaixes embutidos para ligação de mangueiras ou tubos por meio de braçadeiras: O interior da banheira é normalmente constituído por elementos de madeira e a estufa aquece até altas temperaturas.Para garantir a segurança das pessoas na sala de vapor contra queimaduras e para evitar um incêndio, o fogão deve ser coberto.

Maneiras de proteger pessoas e elementos de madeira:

  • fazer alvenaria nos três lados, separando o fogão dos elementos de madeira;
  • embainhe o forno com uma moldura fina de aço inoxidável com orifícios que melhoram a troca de ar.

Esquemas e tamanhos

Comprar grades e portas prontas vai agilizar e simplificar o processo de fazer um fogão, mas então os furos nele devem corresponder às suas dimensões. As peças de DIY terão o tamanho que você precisa. O método mais simples de fazer um fogão é usar uma vasilha após o gás.

Um desenho da fabricação de tal forno a partir de um cilindro antigo

Também não é difícil fazer um fogão usando um tubo como corpo, uma vez que o fluxo de ar, circulando pelas paredes do corpo, melhora a transferência de calor. O corpo é quase totalmente mais confiável, servirá por muito mais tempo e é mais conveniente limpar a fornalha redonda. Para calcular o comprimento da fornalha remota, você precisa saber a espessura da parede adjacente ao par.

Desenhos de um fogão de metal com um corpo feito de tubo de 530 mm, a porta da fornalha está localizada em uma sala adjacente:

O forno de caldeira vertical três em um também é fabricado com tubos de 530 mm. A diferença entre este recuperador e as opções anteriores não está apenas na localização em relação ao chão. Ele contém três seções: uma fornalha, um aquecedor e um tanque de água, localizados verticalmente, um acima do outro. A fornalha aquece as pedras e a água esquenta a partir delas. Para o aquecimento de pedras e água, utiliza-se a temperatura da chaminé, que fica localizada dentro do aquecedor e caixa d'água. Os volumes das câmaras podem ser alterados a seu critério, mas você deve entender que quando o tamanho da fornalha aumentar, você precisará colocar lenha com menos frequência, pois eles queimarão por mais tempo. Um aquecedor grande demorará mais para aquecer e permanecer aquecido por mais tempo.

Desenho dimensional de um forno vertical com três câmaras

Para os fogões das duas primeiras opções, pode-se instalar um reservatório de água e um aquecedor por cima, apenas um ao lado, e não acima do outro. Portanto, o número e o tamanho das câmaras em seu fogão dependerão de quanto e a que temperatura você gosta de cozinhar e de quanta água você precisa na temperatura exigida.

O corpo de uma fornalha de quase qualquer desenho e tamanho pode ser revestido de tijolos por fora, mas é mais fácil se tiver uma configuração simples. O principal é que é feito de aço estrutural ou resistente ao calor de grande espessura. O interior de qualquer fornalha pode ser revestido com tijolos, mas isso é muito mais difícil. Providencie imediatamente uma fornalha maior, levando em consideração a alvenaria e exclua um maior risco de incêndio da maneira descrita acima.

Um fogão para balneário em forma de bota, também, a seu critério, pode ter as dimensões de que você precisa, tanto o fogão em si quanto suas seções. O projecto deste recuperador é efectuado por soldadura de peças cortadas em chapa de ferro (5 a 10 mm de espessura), um depósito de água em inox e um recuperador situado no interior da chaminé.

Etapas de fabricação

Instruções para fazer um forno simples a partir de um cilindro antigo:

  • desparafuse a válvula do cilindro com uma chave comum do tamanho necessário;
  • enchemos o cilindro com água para deslocar o gás restante e evitar uma explosão;
  • cortamos a parte superior do cilindro ao longo da costura com um amolador;
  • fazemos furos na parte cortada para instalar as portas e na caixa para o tubo da chaminé;
  • soldamos grades com hastes de metal, instalamos nos cantos soldados previamente no cilindro;
  • solde a parte superior do cilindro previamente cortada no lugar;
  • consertamos as dobradiças e fechaduras das portas;
  • corte as pernas no tamanho desejado, use um cano de 40 mm para isso e prenda-as no fundo da caixa;
  • instale a chaminé;
  • derretemos a fornalha manufaturada para queimar os restos da tinta velha ao ar livre;
  • desengordurar, cobrir com esmalte resistente ao calor, secar;
  • realizamos a instalação do recuperador em local permanente.

A fabricação de um fogão de metal com porta de fornalha localizada em uma sala adjacente começa com o corte de elementos de metal de acordo com o desenho apresentado anteriormente:

  • corte um local na parte superior do cano para o cano da chaminé, solde;
  • soldar as pernas na parte inferior do tubo;
  • inserir barras de grade feitas de acordo com o mesmo princípio que em uma garrafa de gás;
  • fazemos a seção frontal de acordo com as dimensões, soldamos na fornalha;
  • a extremidade oposta do tubo é fechada por soldagem com um pedaço de metal do tamanho necessário;
  • fazemos portas, isolamos com lã de basalto, soldamos e instalamos puxadores em local específico para elas.

Montagem de um forno com uma caldeira três-em-um localizada verticalmente a partir de um tubo metálico de 530 mm:

  • recorte fundo, tampa, divisórias de compartimentos em metal com 5 mm de espessura;
  • preparamos as bordas do tubo;
  • soldamos as grades ao longo do diâmetro do tubo;
  • corte três orifícios onde ficarão a escotilha para carregar as pedras, as portas da fornalha e o cinzeiro;
  • fazemos furos redondos nas divisórias já preparadas, fixamos no tubo para dividir o forno em secções;
  • na parte superior do tubo, que servirá de recipiente para a água, prendemos uma parte da alça por soldagem, prendemos a segunda parte na tampa e fixamos a torneira na parte inferior do recipiente;
  • fazemos dosséis para portas, os soldamos aos orifícios preparados;
  • fazemos as portas com pedaços de canos semicirculares, cortados no tamanho certo, e os fixamos nos toldos;
  • insira o tubo da chaminé.

Colocamos um tijolo do lado de fora do fogão de metal:

  • Construímos uma tela de tijolo (sarcófago) de tijolos de cerâmica vermelha. Não se esqueça da lacuna de circulação de ar entre as paredes.
  • Para ter acesso às portas, sobram janelas ou é melhor fazer portas, vão regular a temperatura na sala de vapor.
  • Cobrimos a fornalha com tijolos fireclay (resistentes ao calor) em uma argamassa de cimento fireclay, colocamos o tijolo na borda. A espessura da alvenaria depende da dimensão do tijolo (disponível com um rebordo de 3-6 cm).

O forno acabado em forma de "bota" acaba por ser pesado, pelo que é preferível soldar as partes principais separadamente e efectuar a instalação no local, como construtor. Avisaremos desde já que é difícil cortar peças de metal desta espessura com cortador, esmeril e ainda mais uma serra sem defeitos. É melhor entrar em contato com uma organização onde exista uma guilhotina (via de regra são pontos de coleta de metal), isso poupará tempo e nervos, mas aumentará o custo do produto. O forno consiste em quatro seções em forma de caixas de metal regulares. A primeira seção (fornalha) é conectada à segunda (chaminé) por meio de um mecanismo de fixação, a terceira (aquecedor) será instalada na segunda seção, e a quarta (caixa d'água), feita de aço inoxidável, é colocada na frente do a segunda caixa.

Começamos a fabricar:

  • marcação de peças de trabalho em metal;
  • corte de blocos do tamanho desejado (quatro caixas) usando uma guilhotina;
  • dobramos as paredes das caixas, numeramos para não confundir;
  • recolher e soldar levemente as partes da seção com a parede inferior;
  • corte um buraco em uma parede com um moedor para liberar vapor;
  • outro pequeno orifício é feito acima deste orifício, os parafusos são colocados em todos os lados próximos a ele, instalamos uma porta sobre eles e apertamos as porcas de latão (o latão não oxida);
  • pré-embrulhamos a porta com fio de amianto para que fique estanque, a fuligem e a fuligem são removidas periodicamente através dela;
  • no fundo da segunda caixa, recuando da borda de 5-6 cm, de 2 a 4 orifícios são feitos, tubos são inseridos neles;
  • na primeira seção do final, cortamos um lugar para a porta do forno e o cinzeiro. De cima fazemos um furo para instalar a segunda seção, ao longo de sua borda para reforçar o furo soldamos um canto de um lado, das outras três placas pré-preparadas com cerca de quatro centímetros de largura;
  • as placas são soldadas às superfícies interna e externa com um leve recuo da borda e uma fenda para a instalação da segunda seção;
  • para reforçar os locais preparados para as portas, na primeira e terceira seções, soldamos uma chapa de cada lado;
  • entre a fornalha e o cinzeiro colocamos uma grade feita de barras de aço;
  • soldamos as barras da grelha para melhor combustão da lenha paralelamente ao soprador;
  • para fortalecer a terceira caixa (aquecedor), nela soldamos pequenos lenços de metal;
  • colocamos uma cobertura com um local pré-cortado para o tubo da chaminé;
  • ao local onde será instalado o tubo da chaminé, soldamos a chamada “saia”;
  • o aquecedor (terceira caixa) é instalado na segunda seção nos tubos previamente inseridos nele;
  • Depois de montadas e mais uma vez verificadas todas as secções da estufa, realizamos a soldadura final da nossa estrutura. É necessário soldar as costuras de forma muito eficiente para evitar a fumaça do banho com monóxido de carbono.

Acabamento decorativo

O fogão do banho não é apenas uma fonte de calor, vapor, perigo acrescido, pode também ser uma decoração da sala.

Se você só se preocupa com a segurança do fogão, basta pintá-lo com tinta moderna para proteger o metal da corrosão. O uso de esmalte resistente ao calor à base de tintas de silicone não difere dos esmaltes comuns, mas protege o metal em temperaturas de até +800 graus. O metal é desengraxado e depois a tinta é aplicada. Depois que a primeira camada secar, a próxima camada é aplicada. Recomenda-se cobrir com tinta também os elementos metálicos que serão cobertos com tijolos e isolamento.

Fornecer o fogão no banho pode desempenhar uma função puramente decorativa na forma de ornamentos forjados e elementos decorativos adicionais do próprio fogão. Você pode usar tintas resistentes ao calor de várias cores com um efeito antiquado. Além disso, a decoração pode ser usada para eliminar o perigo crescente de um fogão de sauna.

O recuperador pode ser revestido com alvenaria de tijolo vermelho (já considerámos este método), mas a alvenaria dos lados pode ser decorativa, em forma de grelha. Do lado da fornalha, o fogão pode cobrir uma tela feita de elementos forjados ou apenas uma bela malha fixada na moldura.

Pode ser fechada com uma linda caixa, também revestida com tinta resistente ao calor na cor que você quiser.

Um fogão forrado com uma pedra resistente ao calor ficará espetacular, isso não só dará um aspecto nobre ao seu produto, mas também melhorará a qualidade do próprio fogão.

O acabamento decorativo da sua salamandra depende apenas do seu gosto, gosto e tamanho da carteira.

Instalação

Para instalar um fogão de metal em uma banheira, você precisa começar preparando um local para ele. Tal fogão pesa menos que um fogão de tijolos, não precisa de alicerce, mas apresenta grande risco de incêndio devido à obtenção de altas temperaturas devido à queima prolongada da madeira.

O local de instalação do forno é preparado no mínimo duas vezes mais do que a área ocupada pelo próprio forno, e é composto por várias camadas localizadas de baixo para cima:

  • revestimento de amianto;
  • aço inoxidável;
  • tijolo resistente ao calor de seis centímetros;

Existe outra opção:

  • cavamos uma cova rasa, em termos de área aderimos à mesma proporção;
  • encher areia, brita, tampe;
  • preencher com argamassa de cimento, aguardar o endurecimento;
  • espalhamos material de cobertura como isolamento térmico;
  • verificamos o avião com um nível, é melhor fazer uma ligeira inclinação em direção ao ralo;
  • colocamos duas fileiras de tijolos vermelhos.

Para excluir um incêndio, o fogão é colocado a menos de um metro de paredes e objetos facilmente inflamáveis. As paredes à volta do recuperador são rebocadas, alvenadas, forradas com lâminas de ferro ou minorite, sendo a zona de arrumação da lenha separada. Se a fornalha for retirada da sala de vapor, a abertura também é protegida do fogo por materiais não combustíveis.

O local para a abertura de um orifício para a instalação de uma chaminé deve ser previsto mesmo na construção de uma casa de banhos. A criação de cotovelos na chaminé fará com que se acumule fuligem nessas partes da chaminé, o que prejudicará a tiragem na fornalha.Se não for possível excluir esses locais da chaminé, considere a possibilidade de desmontar essa área para limpá-la.

O duto da chaminé deve ser feito de um sanduíche de parede dupla preenchido com lã de basalto. Como isolamento, você pode usar um tanque de água quadrado, que é instalado no teto.

Instalada a salamandra, enchemos a salamandra com pedras de basalto, seixos de rio ou mar, gabro-diabásio, talco clorito, porfiriato, dunito, quartzo branco, quartzito de framboesa. É melhor escolher pedras de forma plana e colocá-las na borda do aquecedor. Não use pedras com estrias ou manchas vermelhas (isto é ferro), pois é prejudicial à saúde quando oxidado.

Dicas úteis

Se você começar a aquecer o fogão na sauna, e ele fumegar, uma possível razão para isso é a má tiragem. Para verificar, pegue um pedaço de papel, coloque fogo e leve para a fornalha. Se a chama não atingir o fogão, prepare-se para uma reparação. Não é difícil limpar a chaminé - desmonte-a e use uma escova de metal, pá e vassoura para limpar os detritos e a fuligem. É aconselhável limpar a chaminé todos os anos no verão, para que um problema desagradável não o apanhe no momento mais inesperado - com uma geada de 30 graus ou quando os amigos vêm tomar banho de vapor. Se o tubo da chaminé estiver queimado ou enferrujado, esta seção, que se tornou inutilizável, deve ser substituída.

            Outra razão para o mau funcionamento do fogão e da chaminé (se fumegar) pode ser o diâmetro e altura insuficientes do tubo da chaminé. O diâmetro do tubo necessário é de pelo menos 110 mm e a altura da chaminé é de três metros.

            Um fogão de ferro em uma casa de banho durará mais tempo sem grandes reparos se você monitorá-lo regularmente: limpe-o da fuligem, cubra-o periodicamente com esmalte resistente ao calor.

            Steam fácil para você!

            Para obter informações sobre como fazer um fogão para banho de metal faça-você-mesmo, veja o próximo vídeo.

            sem comentários

            O comentário foi enviado com sucesso.

            Cozinha

            Quarto

            Mobiliário