Forno de barril faça você mesmo

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Seleção de barril
  3. Como fazer isso?

Um forno de barril é uma coisa muito conveniente e econômica. Em vez de comprar equipamentos caros, você pode fazer um pequeno dispositivo para aquecer você mesmo, gastando literalmente um centavo. Esse processo não exige muito tempo e dinheiro, o produto exigirá materiais baratos, que muitas vezes já estão em casa. É importante ler atentamente a sequência de ações e todas as recomendações e, então, você pode começar a trabalhar. O resultado irá deliciar e permitir que você desfrute de um ambiente aconchegante durante as estações frias.

Peculiaridades

Para trabalhar, você precisará daqueles materiais que você mesmo pode fazer. Mas se você não tiver permissão para fazer isso por experiência ou tempo limitado, existem kits prontos para montar à venda. Este conjunto é representado por uma base de chaminé com amortecedor regulável, pés e porta. Se canos velhos estiverem espalhados em algum lugar, um barril torcido desnecessário é uma grande chance de dar ao material uma segunda vida, em vez de ser jogado fora para sucata.

Um fogão de barril servirá de aquecimento para uma grande variedade de instalações (mas, claro, não residenciais) - de um anexo ou de um galpão onde se encontram as aves, e terminando com uma garagem. Também pode ser usado ao ar livre.

Por exemplo, como sistema de aquecimento de água de piscina.

O princípio do fornecimento de calor é muito simples - queima constante de materiais inflamáveis, incluindo lenha e serragem compactada (é melhor não usar carvão, porque as paredes de um barril de madeira ou metal podem não realçar a temperatura de combustão deste material), aquece o barril por algum tempo. Gradualmente, o fogo vai diminuindo. No processo de combustão, uma grande quantidade de calor é liberada, e a fumaça resultante sai da sala pela chaminé (portanto, este é um componente necessário de toda a estrutura).

Infelizmente, a eficiência desse projeto é baixa devido ao fato de que parte do calor sai pela chaminé. Portanto, não é adequado para salas muito grandes. Quando usado corretamente, um forno de barril dura de 3 a 4 anos. Para aumentar a eficiência, coloque o soprador mais baixo para que a parte inferior não consuma muita energia e a entregue ao solo.

Fato interessante! Você provavelmente já ouviu o nome "forno bubafoni". Muito provavelmente, nunca lhe ocorreu que ela foi chamada assim em homenagem ao mestre que primeiro inventou e criou tal estrutura. Sua conta em um dos fóruns econômicos é “bubafonja”.

Seleção de barril

A escolha do barril dependerá de seu uso posterior. É claro que quanto maior a sala precisa ser aquecida, maior deve ser o volume do barril. Por exemplo, se você precisar aquecer água:

  • para uma pequena piscina - um barril de 50 litros será suficiente;
  • para um anexo com ferramentas - um barril de 100 litros aguenta;
  • para garagem - um barril para 200 litros.

Na experiência humana, é melhor usar um barril de 200 litros. Esta é a opção mais versátil, porque tal volume é projetado para uma grande quantidade de combustível, e você não precisa colocar lenha ou qualquer outro combustível lá com muita freqüência.

Quanto à qualidade do barril em si, tenha cuidado ao escolhê-lo. Não economize e não escolha recipientes enferrujados muito velhos... As áreas corroídas são áreas vulneráveis ​​que, quando expostas a altas temperaturas, podem simplesmente derreter e causar um incêndio.

Uma variedade de barris de metal que você tem podem ser usados. É melhor usar uma estrutura de aço inoxidável - este é o metal mais durável e resistente à corrosão e altas temperaturas. Além disso, a espessura da parede deve ser de pelo menos 2 mm, caso contrário ela não durará muito e derreterá.

A estrutura pode ser posicionada tanto vertical quanto horizontalmente - tudo depende das características operacionais e dimensões da sala. A propósito, um barril localizado horizontalmente também pode ser usado como fogão. Para fazer isso, você precisa instalar um painel acima do próprio barril e cozinhar os alimentos nele. Isto é muito cómodo se o recuperador se destina a uma residência de verão - terá uma dupla função.

Como fazer isso?

Em primeiro lugar, é necessário adquirir todas as ferramentas e materiais (você pode comprar um kit pronto para fogão-fogão, ou pode fazer tudo sozinho), e também criar um desenho do projeto proposto.

Antes de iniciar a montagem, é necessário trabalhar com o próprio cano. Deve-se limpar bem a tinta, toda sujeira e ferrugem, e depois lixar. Isso pode ser feito com uma lixa com as próprias mãos ou com uma esmerilhadeira. Em seguida, usando um moedor, corte duas janelas de um determinado tamanho na parede e amasse as bordas resultantes novamente.

O último passo é retirar a parte superior da estrutura, pois nela será necessário instalar uma grade. Esta grelha está localizada entre as portas da fornalha e do cinzeiro. Cantos de metal são usados ​​para fixação. Antes de fazer um cinzeiro, calcule quanto combustível será consumido por dia, porque tais dispositivos caseiros para queima de longo prazo geram uma grande quantidade de cinzas, então é melhor deixar a profundidade do compartimento de coleta em cerca de 12-15 cm.

Portas de cinzeiro devem ser cortadas de folhas de metal usando equipamento de soldagem. A espessura do material deve ser de cerca de 2 cm. Você também precisará desenhar alças com suas próprias mãos. Você pode tornar seu trabalho mais fácil e apenas soldar peças individuais de ferragens à porta. Então você precisa instalar as dobradiças.

Além disso, eles devem ser fixados não por dentro, mas por fora.

Uma chaminé pode ser feita de um cano com uma altura de pelo menos 5 M. Para um fogão de jardim ou um fogão para uma residência de verão, você pode usar uma chaminé e uma menor. Sua instalação depende muito da posição vertical ou horizontal do cano. Na maioria das vezes, ele é instalado em barris verticais da lateral e em barris horizontais - logo ali de cima. É melhor torná-lo removível para facilitar a limpeza.

Você também precisa fazer as pernas. Eles podem ser fixos e removíveis. Os barris removíveis se tornarão mais móveis e podem ser usados ​​em salas diferentes.

Equipe com antecedência o local onde ficará o cano. O chão deve ser coberto com chapas de metal ou deve ser colocado um local de alvenaria, as paredes também devem ser revestidas com material à prova de fogo e não deve haver nada inflamável nas proximidades (pelo menos 1,5 metros). Um fogão de rua, no entanto, também deve ser instalado em uma laje de concreto ou tijolo, longe de árvores.

Um forno de barril é uma ótima maneira de cozinhar ao ar livre. Acima dele, você pode pendurar varas para um caldeirão ou uma assadeira para pizza. A comida de fora é sempre mais saborosa. Coloque a estrutura pré-soldada na plataforma e o fogão russo está pronto!

Para obter informações sobre como fazer um forno faça-você-mesmo a partir de um barril, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário