Saunas elétricas: dicas para escolher

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Peculiaridades
  3. Visualizações
  4. Dimensões (editar)
  5. Fabricantes populares
  6. Como escolher?
  7. Como instalar você mesmo?
  8. Termos de uso
  9. Cuidado correto
  10. Os defeitos mais comuns

Recentemente, fogões elétricos para sauna ou banho tornaram-se muito populares. Esta caldeira elétrica tem um amplo leque de vantagens que a tornam muito prática de usar.

Vantagens e desvantagens

Os fornos elétricos não ocupam muito espaço e não há necessidade de realizar vários trabalhos de instalação, como acontece com um forno tradicional. Um fogão elétrico não requer uma chaminé separada e também possui uma função de controle de temperatura que sempre pode ser facilmente alterada de acordo com as preferências pessoais - basta pressionar alguns botões.

Outra vantagem indiscutível dos fogões elétricos para sauna é a completa ausência de fuligem e resíduos queimados, o que reduz a zero os procedimentos de limpeza do fogão.

A instalação de tal dispositivo pode ser realizada em qualquer lugar da sauna - seja no centro da sala, em um canto ou contra uma parede. Um fogão elétrico não precisa construir uma base especial, como para um fogão padrão.... A temperatura selecionada é atingida em um tempo extremamente curto.

Um fogão elétrico não requer registro constante e não emite quaisquer substâncias nocivas, como monóxido de carbono. Além disso, o forno é seguro, pois a possibilidade de se queimar é improvável. Esses fornos podem até ser colocados em um apartamento.

Peculiaridades

Um recuperador de calor elétrico consiste no corpo principal do recuperador, um aquecedor tubular e um recipiente no qual são colocadas as pedras. A estrutura interna deste aparelho inclui vários dutos de ventilação através dos quais o ar aquecido flui. Toda a unidade é controlada por um dispositivo separado que não deve ser localizado na própria sauna.

É imperativo mover a caixa de controle para fora por segurança, uma vez que este dispositivo deve ser mantido em uma sala seca. Muitas vezes, além da unidade de controle, um controle remoto é conectado ao dispositivo.

Esse dispositivo de controle remoto permite que você ajuste a temperatura para um nível confortável na sauna, adie o início da unidade até a hora definida e também permite que você defina o dispositivo para desligar automaticamente. Também alguns dispositivos permitem que você ajuste a umidade.

Quando o aparelho é ligado, os elementos de aquecimento começam a funcionar, transferindo seu calor para as pedras. O aquecedor desliga-se automaticamente quando a temperatura desejada é atingida e desliga-se quando as pedras começam a esfriar. O nível de aquecimento é regulado por um termostato, que mantém a temperatura em um nível específico.

Visualizações

Os fogões de sauna elétricos podem ser classificados em vários tipos. Em particular, de acordo com o princípio de funcionamento, pode-se distinguir aquecedores elétricos e fogões com gerador de vapor. A diferença é que o princípio de funcionamento de um aquecedor elétrico de sauna é aquecer o ar da sauna a partir de pedras quentes, e um fogão com gerador de vapor gera vapor para o ambiente. Este é um forno elétrico a vapor. Em tais fornos elétricos, uma função com uma entrada automática de água é frequentemente fornecida, o que permite que você não verifique constantemente a quantidade de líquido dentro do aparelho. Normalmente, esses fornos são fabricados com um evaporador.

Garrafa térmica de forno tem um tamanho pequeno e uma aparência agradável.Em termos de design, poderá encontrar fogões elétricos completamente diferentes, mesmo aqueles que se assemelham a uma lareira e criam um aconchego único na divisão. Além do gerador elétrico de vapor, a fornalha pode ter uma estrutura de correia ou combinada.

Aquecedores de banda tem várias vantagens. Esses aquecedores são muito duráveis ​​e, o que é importante, econômicos. Um aquecedor de fita é capaz de aquecer um volume muito maior, ao contrário de um gerador de vapor convencional.

Aquecer a sala com um forno de esteira é uma vez e meia melhor. E é quase impossível danificar o aquecimento da fita, uma vez que é protegido por uma fita de cerâmica durável. Projetos combinados podem combinar um gerador de vapor e um tipo de aquecimento de fita ao mesmo tempo.

É possível classificar os fornos pelo design de seu corpo. As carcaças do forno podem ser abertas ou fechadas.

A vantagem dos gabinetes fechados é que eles são capazes de manter o calor por muito mais tempo., embora o ar seja aquecido não tão rapidamente. Esses fornos são pesados ​​e às vezes requerem uma base especial.

Para fornos com uma caixa do tipo aberto, o ar aquece rapidamente, mas a capacidade de reter o calor por um longo tempo é reduzida... Mas esses fornos são leves e não requerem uma base separada.

Fornos com corpos de ferro fundido provaram ser os melhores.... Eles são melhores do que outros capazes de reter calor, muito resistentes a altas temperaturas, confiáveis ​​e têm uma vida útil muito longa.

Forno de indução de uma estrutura de metal ou ferro fundido também é capaz de aquecer rapidamente toda a sala, mas o metal esfria logo. A propósito, fogões de metal são usados ​​para equipar um banho finlandês.

Também os materiais populares para a produção de fogões para sauna são aço inoxidável e alumínio.

De acordo com a sua potência, distinguem-se os aquecedores, que têm potência suficiente de 220 V. Via de regra, são pequenos fogões adequados para uma sauna padrão ou minifogões para uma sauna doméstica de um único assento. Uma única sauna pode até ser usada em um apartamento. Mas os fornos elétricos mais sérios precisam de uma potência de 380 V.

Dimensões (editar)

Os fabricantes modernos oferecem uma ampla gama de tamanhos de forno diferentes. Os aquecedores de parede e de piso podem ser diferenciados. Os fornos de parede são perfeitos para pequenas saunas. Os fogões de chão podem ter uma variedade de formas - fogões cilíndricos, quadrados, esféricos ou de canto.

O forno de canto é uma das opções mais convenientes porque poupa espaço. Mas para não danificar as paredes devido à alta temperatura, é necessário providenciar a sua protecção em forma de escudo metálico ou proteger o recuperador da parede com tijolos. Aquecedores de piso podem exigir uma fundação.

Fabricantes populares

Há uma lista de certos fabricantes que há muito demonstram a alta qualidade de seus produtos no mercado. Fornos de fabricantes finlandeses apresentam bom desempenho.

Em particular, as empresas que produzem os melhores fogões elétricos para sauna incluem:

  • Sawo É um fabricante finlandês que fornece fogões de aço inoxidável de qualidade com controle remoto e xícaras perfumadas para os amantes da aromaterapia. Apesar da sua compactação, os fogões deste empreendimento distinguem-se pelo grande volume de pedras colocadas nos mesmos, bom e rápido aquecimento, bem como pelo forte design.
  • Harvia... Os fogões desses fabricantes finlandeses podem ser instalados no chão ou na parede. Esses fornos se distinguem por sua completa automação de seu trabalho.
  • Tulikivi É uma empresa que oferece fornos com um design bastante sofisticado. Para decorar seus fogões, o fabricante utiliza materiais como granito, mármore, cerâmicas naturais.

Analisando as avaliações dos clientes, podemos dizer que os produtos desses fabricantes recebem muito poucas reclamações sérias e tornam seus produtos de altíssima qualidade.

Análogos domésticos de fornos elétricos também podem ser distinguidos. Produção de aquecedores elétricos na Rússia, empresas como "Ermak", "Teplodar", "Uralprom"... Os produtos dessas empresas também diferem em boas características, embora seu preço seja muito menor do que os fogões estrangeiros. Embora os consumidores domésticos prefiram usar mais fogões estrangeiros, as análises dos fogões fabricados na Rússia também são muito boas.

Como escolher?

Ao escolher um fogão elétrico para sauna, você deve se guiar por alguns critérios que o ajudarão a escolher o fogão elétrico certo.

Um dos principais parâmetros é o volume da futura sala de vapor. Para uma boa sauna, é importante correlacionar corretamente sua potência e altura, largura e comprimento da sala. O principal é lembrar que 1 kW de eletricidade deve cair em um metro cúbico de espaço.... Também vale a pena correlacionar a tensão na sala com as capacidades do fogão. Normalmente, os fornos requerem 220 volts ou 380 volts.

Outro fator importante a se considerar na hora de escolher é o controle do forno elétrico. Conforme mencionado acima, os fornos podem ser com uma unidade de controle embutida ou com um controle remoto. Embora hoje muitos fabricantes combinem esses dois elementos.

As sutilezas do elemento de aquecimento também são um dos critérios mais básicos a que você precisa prestar atenção, pois o aquecedor é o principal componente de todo o sistema em um forno elétrico. Os fornos com elementos de aquecimento são muito populares, os fornos com um aquecedor de correia estão ligeiramente atrás deles.... Embora os elementos de aquecimento sejam capazes de aquecer o ar a temperaturas impressionantes, ao mesmo tempo são bastante frágeis e não têm uma vida útil longa garantida. Se você comprar um fogão com elemento de aquecimento, ele deve ser feito de materiais inoxidáveis.

Aquecedores de banda podem agradar com qualidade impecável de trabalho, longa vida útil e respeito ao meio ambiente. Os modelos que combinam as duas opções de aquecedor combinam os melhores aspectos de ambos os modelos... Mas o custo do aquecimento combinado do forno é bastante alto. O sistema de forno a vapor também é popular.

O principal é que o vendedor tenha os documentos e certificados necessários para a conformidade dos produtos com os requisitos de segurança contra incêndio do recuperador adquirido.

Como instalar você mesmo?

Ao auto-instalar um fogão elétrico, é extremamente importante cumprir alguns requisitos obrigatórios:

  • Em primeiro lugar, a futura sauna deve ter um loop de aterramento. Ao instalar o forno, é necessário conectar o seu cabo e o terminal zero do quadro elétrico.
  • Além disso, a ligação do forno eléctrico deve ser efectuada através de um dispositivo especial que desliga o aparelho em caso de avaria ou curto-circuito.
  • É imperativo que os fios a serem usados ​​em uma sala quente sejam capazes de resistir a altas temperaturas e alta umidade. Também é necessário observar as lacunas e deixar uma certa distância entre o recuperador e as superfícies mais próximas.
  • Se for possível cumprir todas estas condições, pode-se proceder diretamente à instalação independente do recuperador.
  • Para cada elemento do recuperador, são fornecidas as características da sua ligação.
  • O painel de controle remoto da estufa deve ser fixado na porta da sala de vapor por conveniência, ou pode ser retirado dos efeitos das altas temperaturas transferindo-o para uma sala em temperatura ambiente normal. É extremamente importante ter um disjuntor para a unidade de controle no painel.
  • Para o cabo do controle remoto, você pode usar fios comuns, uma vez que não há requisitos particularmente importantes para eles.

Existem alguns pontos importantes para o cabo ao conectar a um forno elétrico. É altamente desencorajado conectar um fio comum a uma tal fornalha.... Para isso existe um especial cabo que possui um isolamento de borracha especial e é altamente resistente a altas temperaturas... Além disso, o fio é protegido adicionalmente por um tubo de metal ou aterrado por meio de uma luva de metal.

Os cabos do sensor do forno são sempre incluídos com o forno, portanto, não precisam ser selecionados separadamente. As instruções do forno elétrico descrevem detalhadamente os pontos de instalação dos sensores, dependendo de cada modelo.

A instalação da estrutura do próprio forno também requer certas etapas. Para começar, vale a pena verificar a presença de todos os componentes necessários do recuperador.

Claro, cada modelo pode ter sua própria lista de tais elementos, mas, como regra, essas são as seguintes partes:

  • estrutura de forno elétrico;
  • pedras;
  • barra de fixação, parafusos auto-roscantes;
  • suportes e placas para fixadores.

Vale a pena inspecionar cuidadosamente o forno para verificar se há danos e a ausência de qualquer um dos elementos. Também vale a pena correlacionar antecipadamente a potência da fornalha e a área da sala.

Além disso, recomenda-se o reforço adicional das paredes no local de instalação do recuperador. Normalmente existem orifícios de montagem no painel traseiro. Nestes orifícios é necessário colocar os fechos existentes de forma a que a sua parte de bloqueio fique direccionada para cima.

Em seguida, você precisa instalar a placa de montagem. É melhor pré-marcar o local exato de sua fixação na parede.... Em seguida, a tira é fixada ao corpo do fogão e, em seguida, toda a unidade pode ser montada na superfície da parede. Aqui você precisa usar parafusos auto-roscantes projetados para trabalhos em metal.

Depois de fixar o aquecedor da sauna à parede, é importante certificar-se de que está nivelado. No caso de haver distorções, não é necessário retirar o forno novamente. A maioria dos aquecedores elétricos possui pés niveladores que podem ser ajustados para que o fogão fique nivelado.

Em seguida, você deve começar a colocar a caixa de junção. Se possível a melhor opção seria colocar a caixa de distribuição fora da sala de sauna... Mas se essa oportunidade não for fornecida, a caixa é instalada na sala de vapor. Mas, neste caso, deve ter boas propriedades de resistência ao calor. A temperatura aproximada que deve suportar é de + 120-125 graus. O isolamento dos fios conectados também deve resistir a altas temperaturas.

Em seguida, você pode começar a instalar o painel de controle e os sensores de temperatura ambiente. Um cabo é usado para conectar o forno ao controle remoto.

Conforme mencionado acima, existem controles remotos e unidades de controle no próprio forno. Portanto, não existe uma instrução universal para sua instalação. Tudo dependerá do modelo da resistência eléctrica e do telecomando, sendo a sua instalação efectuada de acordo com as instruções em anexo. Ao instalar o sensor, a distância ideal entre ele e o teto é de cerca de 4-5 cm. É extremamente importante evitar desvios ao instalar o sensor, caso contrário, pode não funcionar e a sala de vapor sobreaquecerá. O sensor pode desligar automaticamente a estufa da rede em caso de aquecimento excessivo do ar.

Um dos principais fatores para o funcionamento eficiente da sauna é a instalação adequada de uma boa ventilação, o que garantirá uma troca de ar de alta qualidade.

Ao usar um forno elétrico, recomenda-se substituir completamente o ar da sala de vapor cerca de seis vezes por hora.... A troca de ar pode ser natural e forçada.

Com ventilação natural, você deve organizar o fluxo de ar da rua.... Para isso, são feitos dois canais. Um é para a entrada de ar e o outro é para a exaustão. O exaustor deve ser colocado sob o teto e o mais afastado possível do aquecedor da sauna.E o canal para o abastecimento de ar deve ser feito a uma curta distância do chão.

Antes de iniciar o processo de aquecimento da sala, certifique-se de que o duto de alimentação de ar está totalmente aberto e que o registro de exaustão está meio aberto. Quando a sauna não está funcionando, todos os canais podem ser fechados.

Conselho - se não for possível levar o sistema de ventilação diretamente para a rua, é melhor ir para a sala ao lado. O fornecimento de ar seco de outra sala também pode fornecer uma boa ventilação.

A troca forçada de ar consiste na utilização de ventilador na sauna. Para tal, deve ser instalado um canal de ventilação na parede imediatamente por cima da estufa, onde será colocado o ventilador. E o duto de exaustão é instalado na distância mínima possível do chão.... O ventilador deve ter uma capacidade de 10 metros cúbicos de ar por hora por pessoa na sauna enquanto o aquecedor estiver em funcionamento.... Uma grande vantagem dessa ventilação é que o ventilador distribui o ar na sala da maneira mais uniforme possível.

Um ponto muito importante e crucial é ligar o recuperador à rede. Para uma instalação correta, você deve seguir estritamente as instruções individuais do aquecedor.

Em seguida, é necessário equipar um aquecedor elétrico para seu posterior funcionamento. Em primeiro lugar, é necessário colocar corretamente as pedras no fogão.

Este processo é realizado nas seguintes etapas:

  • Primeiro você precisa tirar todas as pedras da embalagem e encontrar uma delas com cantos arredondados. Deve ser colocado primeiro no aquecedor. Os cantos das demais pedras de sabão não apresentam diferenças externas, portanto podem ser colocadas em qualquer ordem.
  • Mas, ao colocar pedras, vale a pena instalar as placas de fixação. Seu número pode variar dependendo do modelo do aquecedor de sauna. Coloque as placas de forma que elas possam sobrepor as pedras umas às outras. Isso é feito para deixar lacunas. Todas as pedras devem ser colocadas de forma a cobrir completamente os elementos de aquecimento.
  • Depois de colocar as pedras, é necessário fixar as placas de suporte sobre elas para fixar as pedras em uma posição.
  • Em seguida, a pedra-sabão de cima é colocada no fogão, que também tem cantos arredondados.

Conselho - antes de colocar as pedras, deve-se secá-las bem. Pedras cerâmicas não devem ser usadas.

Antes de colocar o aquecedor da sauna em funcionamento contínuo, ele deve ser aquecido ao ser ligado pela primeira vez de acordo com certas regras. A temperatura de aquecimento deve ser definida para +50 graus. Após uma hora, a unidade deve ser desligada e aguardar até que as pedras tenham esfriado completamente.

Após essas etapas, você deve ligar o aquecedor novamente, mas definir a temperatura de aquecimento para +80 graus. A sauna precisa ser aquecida nessa temperatura por cerca de uma hora e depois desligar o fogão. Então você pode usar o dispositivo permanentemente.

É importante lembrar que é altamente desencorajado regar as pedras com água nos primeiros estágios do aquecimento. Isso pode prejudicar sua integridade.

Termos de uso

Para que a estufa funcione sem avarias no futuro, é necessário observar algumas regras obrigatórias para o seu funcionamento e precauções de segurança:

  • regar as pedras do fogão deve ter muito cuidado, pois a liberação de uma grande quantidade de vapor pode causar queimaduras graves na pele;
  • o forno em funcionamento não deve ser coberto ou quaisquer objetos devem ser deixados nas imediações;
  • é importante garantir uma boa circulação de ar na sauna e em nenhum caso fechar completamente os canais de troca de ar;
  • não é recomendado ir à sauna embriagado ou mal-estar;
  • visitar a sauna para mulheres grávidas é altamente desencorajado;
  • as crianças não devem ser deixadas na sauna sem a supervisão de um adulto; crianças menores de 6 anos não devem ir à sauna sem a permissão de um médico;
  • não exponha a temperatura muito alta, pois pode prejudicar a saúde;
  • em nenhum caso deve visitar a sauna em caso de mau funcionamento do fogão;
  • não use água do mar ao despejar pedras. Devido à grande quantidade de sal, os elementos metálicos do fogão podem começar a enferrujar;
  • em nenhuma circunstância o sensor de temperatura ambiente deve ser coberto.

Cuidado correto

Para manter a higiene necessária na sauna, após cada visita, esta deve ser limpa e bem seca. Para a secagem, vale abrir completamente os dutos de ventilação.

As pedras do fogão devem ser inspecionadas periodicamente quanto a danos e rachaduras.... Isso deve ser feito pelo menos uma vez por ano. Se algum dos elementos estiver danificado, seu uso não é recomendado e as pedras devem ser substituídas.

Não limpe o forno com substâncias abrasivas.... É melhor usar um pano macio e regular para limpar o aquecedor da sauna.

É melhor usar a ajuda de profissionais qualificados para verificar os aparelhos elétricos.

Os defeitos mais comuns

Alguns defeitos de funcionamento do forno podem, por vezes, ser resolvidos sozinho.

Se de repente o fogão não aquecer a sauna, você pode tentar resolver o problema da seguinte maneira:

  • primeiro você deve ligar o forno;
  • em seguida, ajuste o aquecimento usando a unidade de controle;
  • você precisa se certificar de que a tensão é fornecida ao forno. Talvez o cabo esteja danificado em algum lugar e deva ser substituído;
  • também é necessário verificar os sensores de temperatura. Talvez estejam com defeito e desliguem o forno automaticamente;
  • e o mais importante, você precisa verificar os fusíveis.

O segundo defeito bastante comum, que você também pode enfrentar sozinho, é o aquecimento insuficiente da sauna. É importante lembrar que em condições normais, o ar na sala de vapor deve aquecer completamente em uma hora.

Se isso não acontecer, você pode fazer o seguinte:

  • a temperatura de aquecimento deve ser aumentada;
  • verifique se há danos nas pedras, colocação correta e quantidade suficiente. O principal ao dispor das pedras é deixar espaços entre elas, caso contrário não fluirá ar quente para elas;
  • é possível que a potência do fogão e a área da sala de vapor estejam incorretamente correlacionadas;
  • a ventilação deve ser verificada - talvez o fluxo de ar seja muito grande e a sala esteja esfriando imediatamente;
  • você precisa verificar se o próprio sistema de aquecimento está em ordem. Se os elementos de aquecimento começarem a ficar vermelhos durante a operação, então o problema é um dos motivos acima, caso contrário, é necessário substituir o próprio sistema de aquecimento.

Em caso de outras avarias graves do aquecedor da sauna, deve procurar ajuda profissional.

O forno elétrico é um ótimo substituto para os fornos convencionais que precisam de lenha. O aquecedor é capaz de aquecer bem o ambiente e causar muito menos incômodo no seu cuidado e operação. Um fogão elétrico pode ser uma solução de design muito original e criativa que pode dar a uma sala uma certa atmosfera e se tornar a parte principal de toda a sauna. Com os devidos cuidados, um forno elétrico pode durar muitos anos. A escolha de um fogão elétrico como esse é a garantia de fazer da sauna um lugar confortável para relaxar em casa.

Para informações sobre como escolher um forno elétrico, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário