Fogões para banho "Varvara": uma visão geral dos modelos
A Rússia sempre foi associada a geadas e banhos. Quando um corpo quente mergulha em um buraco no gelo, quando o ar gelado e a neve penetram na pele vaporizada ... É difícil argumentar contra esses símbolos primordialmente russos. E não vale a pena. Nas partes mais frias do país, há uma casa de banho em cada pátio. Como os artesãos locais conseguem criar um edifício correto, competente e seguro? Um forno devidamente selecionado e instalado é metade da batalha.
Vantagens e desvantagens
Um dos fogões de sauna mais famosos da atualidade é o produto do fabricante Tver "Dero and K". A empresa vem se mostrando no mercado russo como fornecedora de produtos de qualidade há mais de dez anos. Na produção de fogões para banhos e saunas, este fabricante conta principalmente com a sua própria experiência e com a experiência estrangeira.
A voz dos compradores, nos quais a empresa se concentra principalmente, também é muito importante para eles.
Entre as vantagens do forno Varvara, destacam-se os seguintes pontos-chave.
- Conjunto completo individual sob o pedido. O fabricante leva em consideração todas as necessidades do comprador, o que pode afetar o preço final do produto.
- Taxa de aquecimento efetiva. O sistema de convecção e o material de que são feitos os fogões permitem aquecer a sala de banho em uma hora e meia ou menos.
- Preço e uso econômicos. O preço depende diretamente do tamanho do forno e da configuração. Não requer manutenção adicional externa mais frequentemente do que uma vez por ano ou dois. O sistema de combustão exclusivo economiza o principal combustível - lenha.
- Resistência ao desgaste. O forno em si é feito de metal com espessura de pelo menos seis milímetros, e o tanque de água é feito de aço inoxidável de alta qualidade, portanto a opção de queima é minimizada.
- Operação simplificada. O forno é muito fácil de limpar graças ao orifício redondo existente na parte de trás, que se fecha com uma tampa especial.
- Aparência estética. Alguns modelos são forrados a pedra natural, noutros - uma caixa de rede para colocação de pedras, noutros - uma porta panorâmica frontal em vidro resistente ao calor.
Além disso, os fornos "Varvara" são leves em comparação com seus "colegas" (às vezes não ultrapassa 100 kg).
As desvantagens deste fogão milagroso também devem ser observadas.com base nas observações de clientes que estão extremamente insatisfeitos com sua compra.
- A água no tanque aquece mais lentamente do que o normal. Os profissionais sugerem resolver este problema instalando um trocador de calor adicional na chaminé. Depois disso, a temperatura da água sobe o mais rápido possível, então você precisa se certificar de que a água do tanque não ferva.
- condensado na chaminé. Problema com a opção de instalação do tubo. O forno funciona em fogo baixo, ou seja, em aquecimento constante. Por isso, a temperatura na saída da chaminé é baixa, o que leva à formação de condensação.
Os mestres do trabalho com fogão e banho recomendam fazer o tubo da chaminé mais comprido do que o tanque em pelo menos 50 cm.
Uma das recomendações adicionais é a rejeição total da lenha de bétula. É inadmissível aquecer o fogão com esse combustível. Em alguns casos, houve ruptura das costuras. O fabricante garante que todas as medidas para eliminar esta deficiência foram tomadas, a lenha de bétula foi anistiada e pode ser utilizada em condições de igualdade com as demais. Os felizes proprietários dos fornos Varvara, que o comprovaram por experiência própria, ainda não se pronunciaram sobre esta circunstância.
Como se pode verificar pelas deficiências de um fogão para sauna de fabricante nacional, adquire a melhor funcionalidade com a instalação adequada.
Dispositivo
Existe toda uma gama de fogões Varvara. Para desmontar o dispositivo dos produtos das marcas Dero e K com a maior precisão possível, vamos nos deter no mais simples deles. Este fogão sauna não é um milagre econômico ou tecnológico.
Sua estrutura é bastante típica e simples:
- A câmara de combustão é o local onde o combustível é queimado. Uma vez que o fogão é a lenha, qualquer toras de madeira serve.
- Sistema de pós-combustão - aqui os gases de combustão que se formaram na fornalha se quebram.
- A grelha e a pá de cinzas atuam como auxiliares na coleta de resíduos de madeira.
- Um sofisticado sistema de chaminé funciona da forma mais eficiente possível quando instalado corretamente.
- A capa protetora fornece transferência de calor para o ambiente.
Um componente importante do forno Varvara é o seu sistema de limpeza - um orifício com tampa na parte de trás do fogão, que pode ser facilmente limpo da fuligem com uma escova comum. Mas esse buraco apareceu apenas anos depois nos modelos mais recentes. Os profissionais sugerem que você pode fazer um local para se limpar em fogões desatualizados. O recorte deve estar no terço superior da parede traseira e cair diretamente no duto de combustão.
O principal é ter cuidado e criar o máximo de estanqueidade neste local específico, ou seja, também fazer um tampão bem estanque.
O alinhamento
O fabricante declara responsavelmente que antes de prosseguir com a fabricação de fogões para sauna, uma série de estudos e testes foram realizados. Detenhamo-nos nos principais modelos de fornos Varvara e consideremos suas vantagens e desvantagens com mais detalhes.
"Fairy Tale" e "Terma Fairy Tale" - são fornos de convecção-acumulação que aquecem o ambiente o mais rápido possível e o mantêm aquecido por muito tempo. As paredes e o tampo dos fogões são feitos de pedra natural - pedra-sabão. A diferença entre esses dois fogões é um reservatório de pedras. Em “Skazka” é um aquecedor aberto, em “Terma Skazka” é um “baú” fechado com tampa. O segundo ajuda a aquecer as pedras à temperatura máxima. Ambos são projetados para aquecer uma sauna a vapor de no máximo 24 metros quadrados. Peso - até 200 kg montado.
Os mesmos modelos, mas marcados com o prefixo "mini", aquecem a sala de vapor não mais do que 12 quadrados.
Os fogões Kamenka e Terma Kamenka têm várias modificações.
- "Kamenka". A carga máxima de pedras é de 180-200 kg, o tempo de aquecimento de uma sala de até 24 metros quadrados não é superior a uma hora e meia. O peso do forno montado é de até 120 kg.
- "Aquecedor, fornalha alongada". O comprimento da câmara de combustão é 100 mm maior que o da primeira. O peso também não é superior a 120 kg.
- "Kamenka mini" feito especialmente para salas de vapor de pequenas dimensões - até 12 m2. Muito compacto, fácil de instalar e operar. Não pesa mais de 85 kg.
- "Mini fogão, fornalha alongada". Ele pesa 90 kg e é projetado para um pequeno volume de uma sala de vapor.
O “Terma Kamenka” é dividido em modificações de acordo com o mesmo princípio do simples “Kamenka”. A única diferença é o aquecedor fechado do primeiro.
Forno "Mini" pode ser instalado mesmo no menor banho, graças ao seu tamanho compacto. Uma variedade de subespécies, cuja principal característica é a divisão em clássicas, com fornalha reduzida e com fornalha alongada, tem três opções:
- “Mini sem contorno”;
- "Mini articulada";
- "Mini com contorno".
Eles são todos muito eficientes, apesar de seu tamanho. Neste forno, é preservado o sistema de dupla convecção, o que contribui para o rápido aquecimento da divisão e do aquecedor. Pode ser complementado com um circuito de água e diferentes tipos de câmara de combustão, podendo também funcionar perfeitamente com um tanque lateral articulado.
"Mini com contorno" - um forno com um trocador de calor embutido na câmara de combustão, que é projetado para aquecer água em um tanque (geralmente de até 50 litros de volume) localizado a uma distância decente do forno.
"Woodpile", como o "Mini", pode ser montado, com ou sem contorno. Mas este modelo também foi projetado para salas maiores. O tanque basculante ou circuito de água aqui já atinge um volume maior do que no "Mini", ou seja, 55 litros.
Cada um dos modelos é completado com sucesso com elementos adicionais que permitem que o forno funcione da maneira mais eficiente e confortável possível.
Elementos adicionais
O mesmo fornecedor tem vários complementos que podem ser encomendados e instalados adicionalmente no balneário.
- Câmara de combustão externa. Acontece que a parede entre a sala de vapor e o banheiro não permite levar a fornalha para uma sala adjacente. Portanto, eles são feitos imediatamente com diferentes tamanhos de fornos: encurtado, padrão e alongado.
- Tanque articulado. É um tanque de água clássico que fica preso à esquerda ou à direita em um recesso especialmente designado - um bolso. O tanque é feito inteiramente de aço inoxidável com espessura não superior a um milímetro.
- Porta panorâmica é mais um elemento decorativo do que prático e funcional.
- Tanque de água, situado no tubo da chaminé, permite-lhe usar um duche se a banheira estiver equipada com água.
- Trocador de calor. Elemento adicional para aquecimento de água em tanque localizado a uma distância remota do fogão. É muito importante monitorar o enchimento do trocador de calor. Se não estiver completo, pode levar à sua despressurização.
Este recuperador de calor é bom na medida em que pode caber harmoniosamente no interior de qualquer sauna na sua forma original, ou pode servir de forma eficiente e eficaz, forrado com tijolos. Ao mesmo tempo, atrai para a sala não apenas o espírito russo e o valor estético. Graças a esta instalação, a potência adicional parece acelerar o aquecimento da sala de vapor.
Assim, o recuperador Varvara adquire a imagem de um desenhador de fogões domésticos, que se adaptará muito facilmente não só às preferências e pedidos adicionais do seu dono, mas também ao interior de qualquer pequena ou grande casa de banho russa.
Opinião dos consumidores
Segundo os proprietários da "Varvara", este forno é simples e eficaz. Todos eles descrevem os prós, dão conselhos sobre instalação e manutenção. Dos pontos negativos, os usuários geralmente indicam problemas com a limpeza, perda periódica de tração e empilhamento desordenado das grades. O último ocorre quando a fornalha é superaquecida e as paredes da fornalha são deformadas.
Por outro lado, os compradores não falam muito bem sobre o fabricante. Percebeu-se que os tecnólogos respondem constantemente às perguntas de seus clientes em tempo hábil. Mas quando se trata de substituir um ou outro componente (por culpa do proprietário ou fabricante do forno), surgem problemas.
Hoje, a empresa de manufatura continua a produzir fogões de sauna de alta qualidade. Agora, todas as deficiências dos modelos existentes estão sendo ativamente refinadas. O fabricante também promete lançar em breve uma série atualizada de fornos clássicos. O que exatamente será alterado não é divulgado.
O custo dos fogões para o balneário "Varvara" varia de 12.500 rublos para o "Mini" a 49.500 rublos para o "Terma Skazka". Cada um dos modelos tem suas próprias vantagens. Mas o principal é a qualidade, testada pelo tempo e crescida nos erros corrigidos do passado.
Os profissionais também orientam que você preste atenção em alguns pontos importantes, de acordo com as instruções.
- Proteção da base do forno contra superaquecimento e queima. Uma das receitas mais simples para fazer essa proteção é a utilização de tijolos e chapas galvanizadas. Duas fileiras de "pedras de fogo" são colocadas sobre a solução de concreto, e o topo é coberto com uma folha de metal. A área dessa base deve ser aproximadamente 10 cm maior do que a área do fundo do forno.
- Controle da temperatura da água aquecida.
- Seleção de tubos cuja qualidade independe das diferenças de pressão e temperatura. O plástico é fortemente desencorajado aqui.
- Limpeza constante do cinzeiro e da chaminé para que não se acumule fuligem, o que dificulta o funcionamento do forno como um todo.
- Pré-aqueça o recuperador antes de o instalar na divisão.
- Empilhamento de pedras de rio e mar, jadeíta (perto de jade), talcoclorito, gabro-diabásio (perto de basalto em composição), quartzito carmesim, quartzo branco (também conhecido como pedra de banho), basalto e pedras de ferro fundido.
Além disso, ao construir uma banheira e instalar um fogão nela, você deve consultar um fabricante de fogões profissional. Isso ajudará não só a estender sua vida útil, mas também a aproveitar ao máximo todas as vantagens dos produtos do fabricante russo.
No próximo vídeo você pode assistir a uma visão geral da sauna multimodo Terma Kamenka e modelo de sauna.
O comentário foi enviado com sucesso.