Geradores de vapor para hammam: tipos e regras de instalação

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visão geral da espécie
  3. Combustível
  4. Elétrico
  5. Top models
  6. Como escolher?
  7. Dicas de instalação

Os geradores de vapor para um hammam são um elemento indispensável que permite atingir o nível de umidade necessário no ambiente a uma temperatura relativamente baixa. É este dispositivo que está entre os primeiros a serem adquiridos em banho turco, o conforto de receber procedimentos de spa depende da sua potência e desempenho. Não é surpreendente que o problema de escolher tal dispositivo seja um problema muito sério. A gás e elétrico, Harvia, Eos, Tylo e outros modelos - existem dezenas de opções de produtos no mercado neste segmento, por isso pode ser bastante difícil tomar uma decisão final.

A instalação de um gerador de vapor para banho turco também tem características próprias. Este aparelho sempre possui uma unidade de controle eletrônico que deve ser instalada fora da sala de vapor. Além disso, os modelos a combustível e elétricos têm diferentes requisitos de segurança contra incêndio, que devem ser levados em consideração durante a instalação. Só neste caso um hammam privado trará emoções extremamente positivas durante o seu funcionamento.

Peculiaridades

Um gerador de vapor para um hammam é um dispositivo necessário para manter o nível de umidade necessário. Para um banho turco, a sua presença é obrigatória. Para este tipo de instalações recreativas a temperatura normal do ar varia na faixa de + 35-50 graus, mas a umidade do ambiente chega a 100%... A atmosfera criada artificialmente recria as condições únicas de relaxamento, rejuvenescimento, saturação da pele com hidratação. Recomenda-se uma visita ao hammam na presença de constipações e doenças broncopulmonares, pois ajuda a aumentar a imunidade, com procedimentos regulares, o efeito cicatrizante torna-se especialmente pronunciado.

O princípio de funcionamento do gerador de vapor é bastante simples. Ele tira água de um sistema centralizado, a aquece até ferver, convertendo-a em vapor.

Ao final do trabalho, o líquido não utilizado é drenado para o esgoto. Normalmente, uma saída de água fria é suficiente para instalar o equipamento, mas se houver água quente disponível, ela pode ser usada. O vapor é fornecido por bicos especiais e é distribuído uniformemente no ambiente.

Todos os tipos de geradores de vapor para uso em saunas turcas são operados de acordo com um nível de temperatura predeterminado. É detectado por um sensor localizado no painel de instrumentos. A sala de vapor é aquecida adicionalmente com esteiras elétricas - as mesmas que são instaladas nos sistemas de aquecimento de piso. Neste caso, o isolamento também é realizado na área dos bancos e paredes. A própria sala aquece até 30-35 graus, o resto é adicionado pelo vapor quente gerado pelo dispositivo.

Visão geral da espécie

Todos os tipos existentes de geradores de vapor podem ser divididos em 2 grandes grupos. O primeiro usa vários tipos de combustíveis líquidos ou gasosos como fonte de energia, o segundo - a energia elétrica. Cada uma das opções tem suas próprias vantagens e desvantagens.

Combustível

O tipo mais famoso de geradores de vapor a combustível é o tipo de aparelhos a gás. Eles são conectados a uma fonte de alimentação principal ou um cilindro, um reservatório de gás e reduzem significativamente o custo de manutenção de um banho turco. Na maioria das vezes, esses modelos são totalmente automatizados; o reabastecimento do tanque de água também ocorre sem intervenção adicional do operador.

Os geradores de vapor a gás são os mais caros na fase de ligação, requerem assentamento da linha principal, aprovação das autoridades reguladoras.

Dispositivos a diesel funcionam com combustível líquido, que aquece a câmara de líquido durante a combustão. O óleo diesel é usado onde não há fornecimento de energia estável, não há como conectar à rede de gás. Os geradores de vapor a diesel dificilmente podem ser considerados muito populares, mas podem ser considerados uma solução alternativa para organizar um hammam em uma casa de campo.

Elétrico

A solução mais simples são geradores de vapor elétricos com fio. Eles não requerem conexões complexas, são fáceis de colocar em operação e podem ser montados sem preparação prévia. Além de dispositivos padrão, complementados por elementos de aquecimento, também existem modelos de indução que alcançam água fervente usando um campo magnético. Eles são considerados menos perigosos de incêndio e eficientes em termos de energia.

Os geradores elétricos de vapor para banhos turcos são mais compactos do que os modelos típicos com combustíveis líquidos ou gasosos.

Eles fornecem um nível adequado de energia. Mas vale a pena considerar que os modelos acima de 5 kW precisam de uma conexão de linha de 380V.

Top models

Entre os modelos de geradores de vapor para banho turco, encontram-se tanto produtos de fabricação russa como produtos de fabricantes estrangeiros. Os principais líderes de mercado são empresas da Finlândia e da Alemanha. Os mais populares são os seguintes modelos.

  • Steamtec Tolo Ultimate. Um modelo inovador de um importante fabricante alemão. A faixa de potência varia de 3 a 24 kW. O reservatório de água é pequeno, apenas 10 litros, existe uma válvula solenóide para abastecimento de água. O modelo fornece um painel de controle de toque com uma interface original, modos de operação programáveis.
  • Harvia Helix HGX 60. O modelo do gerador de vapor com potência de 5,7 kW é considerado universal, adequado para uso em ambientes com volume de 2,5 a 11 m3. O fabricante finlandês forneceu um sistema de automação confiável, o modelo tem a capacidade de se conectar à rede de abastecimento de água.
  • Steamtec Tolo PS. Um modelo de orçamento com um tipo de fonte de alimentação elétrica. É equipado com um tanque de água de 10-15 litros, a faixa de potência dos aparelhos varia de 3 a 18 kW. O fabricante alemão equipou seus produtos com um sistema de proteção completo, uma válvula eletromagnética utilizada no sistema de abastecimento de água.
  • Savo STN-45. Modelo finlandês de gerador de vapor com saída para tubulação com seção transversal de 1/2 polegada. Este dispositivo foi projetado para uma sala com um volume de no máximo 5 m3. O modelo possui conexão de abastecimento de água, ventilação, iluminação, sistema de controle de aromatização.
  • Paromax 6 kW. Gerador de vapor de fabricação russa com conexão à rede de abastecimento de água. O modelo é adequado para utilização em divisões com um volume de 6 a 12 m3, está ligado a uma rede doméstica e industrial normal. Os produtos desta marca são considerados bastante confiáveis, pois são comercializados na categoria de preço médio.

Como escolher?

Ao selecionar um gerador de vapor para criar um hammam em um apartamento ou uma casa de campo vale a pena considerar os seguintes pontos importantes.

  1. Tipo de objeto. Em uma casa de campo ou apartamento, você pode usar o equipamento mais econômico e de baixo consumo de energia, adequado para se conectar a uma fonte de alimentação doméstica. Os geradores de vapor Tylo, Harvia, Helo não têm concorrência neste segmento. Para grandes complexos com piscinas, clubes de fitness, spas, complexos automatizados de Eos, Hygromatic são usados.
  2. Método de aquecimento. Os modelos elétricos podem ser usados ​​em quase todas as salas, sem restrições. Eles são versáteis, mas muito caros para operar e manter. Gás - o mais barato, mas sua instalação nem sempre é possível, requer uma coordenação complexa e demorada. Na hora de escolher, vale considerar que o vapor mais ecologicamente correto é obtido justamente quando se utiliza geradores de vapor com aquecedor elétrico.
  3. Tipo de projeto da caldeira. Os geradores de vapor podem ser autônomos - o mais simples, com abastecimento de água ao tanque por meio de um fluxostato mecânico. As opções automatizadas são imediatamente conectadas ao sistema centralizado de abastecimento de água. Eles mantêm o nível ajustado do líquido no tanque, se necessário, ativam o seu próprio enchimento.
  4. Material do tanque. A melhor opção é o aço inoxidável. É ele quem resiste ao contato constante, mesmo com água dura, sem o aparecimento de corrosão. O aço comum se deteriora rapidamente e o dispositivo precisa ser substituído.
  5. Potência do equipamento. Este parâmetro determina se o nível de umidade na sala de vapor é suficiente. Em média, 1 m3 requer cerca de 1 kW de potência. Ou seja, para uma sala de no máximo 6 m3, é necessário um dispositivo de 6 kW. Além disso, vale a pena prestar atenção às especificações do dispositivo indicadas pelo fabricante.
  6. Disponibilidade de sistemas de proteção. Os geradores de vapor para banho turco devem ter seguro contra quedas de tensão da rede, umidade dentro da caixa e superaquecimento do equipamento. É importante que o equipamento não necessite de reconfiguração após um mau funcionamento, desligamento em modo de emergência. Em modelos caros, sistemas de programação adicionais podem ser apresentados.
  7. Disponibilidade de funções adicionais. Dentre as opções atuais, destaca-se o escoamento automático da água, que ajuda a evitar sua estagnação no tanque quando o equipamento é raramente utilizado. Além disso, a opção de vapor rápido é útil para garantir que a sala de vapor seja configurada o mais rápido possível. Alguns modelos suportam escurecimento na sala de hammam, eles são controlados remotamente.
  8. Facilidade de manutenção e reparo. Ao escolher, você deve dar preferência a modelos de fabricantes conhecidos com uma extensa rede de centros de serviços. As opções embutidas para limpar o tanque, um elemento de aquecimento substituível no kit, também serão úteis.

Dicas de instalação

Cada modelo desse tipo de equipamento possui um diagrama de conexão de um gerador de vapor para um hammam, isso depende muito do tipo de dispositivo, de suas dimensões. Para opções de gás, você também precisa fazer um cálculo, fazer um acordo para conectar o equipamento à rede elétrica. Existem recomendações gerais que são relevantes para a instalação de quaisquer geradores de vapor.

  1. A instalação é realizada em uma sala técnica especialmente designada. O gerador de vapor é montado na superfície da parede a uma altura de cerca de 120-130 cm ou o mais próximo possível do chão. É importante que o aparelho não fique nivelado com o bico de distribuição de vapor. Caso contrário, bloqueios de ar ou água podem se formar dentro do sistema.
  2. O sensor de temperatura está localizado na sala de vapor. É montado a uma altura de cerca de 1,7-1,9 m na linha de visão. É importante que permaneça uma distância de pelo menos 40-50 cm das paredes isolantes de calor das esteiras elétricas.
  3. O botão que fornece vapor está colocado na sala de vapor. É ideal se você puder alcançá-lo sem se levantar da espreguiçadeira.
  4. A linha de vapor é colocada com um número mínimo de voltas, mudanças de direção. É um tubo de cobre de 1/2 "ou 3/4" de diâmetro. É imperativo lembrar a inclinação correta para que, quando a condensação se formar, ela não caia nos bocais. A escolha correta do comprimento da tubulação - até 5 m - ajuda a prevenir a formação de vapor d'água em forma de sedimentos.
  5. A secção de escoamento do líquido do gerador de vapor está equipada com um sifão. Oferece proteção contra a propagação do cheiro de esgoto, bloqueia-o na canalização.
  6. Se houver um painel de controle, ele é instalado em uma sala técnica. Este elemento estrutural é externo, serve para alternar os modos de operação do equipamento, para utilizar suas funções adicionais.

Seguindo essas dicas, você pode facilmente instalar um gerador de vapor para seu hammam e tomar todas as precauções de segurança necessárias.

Uma visão geral do gerador de vapor para o hammam Grandis, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário