Como fazer uma sala de vapor corretamente?
Um banheiro espaçoso é uma boa adição a qualquer local. Nele você pode não só se lavar, mas também ter um bom descanso na companhia de amigos. Uma sala de vapor é a parte principal dessa sala. Muitos proprietários querem construir uma casa de banhos com suas próprias mãos, então eles tentam considerar todos os aspectos dessa construção. Deve-se notar que isso não é difícil de fazer, pois apenas o forno e as prateleiras precisam ser instalados.
Dispositivo: recursos
A sala mais importante em qualquer banho, seja uma sala de vapor russa ou uma sauna finlandesa, é a sala de vapor. A qualidade dos procedimentos na sauna vai depender dela. Apesar de ser muito importante, não é tão difícil construí-lo, pois é composto por um pequeno número de elementos. O mais importante é que a disposição da sala seja confortável e adequada para um bom descanso.
Em primeiro lugar, vale a pena determinar o número de prateleiras e racks com o cálculo de quantas pessoas estão planejando visitar o balneário. Devem ser feitos de um material que não preencha o ar com resinas quando expostos a altas temperaturas. A melhor opção seria o álamo, que tem um preço baixo e muitas características positivas.
Também é necessário instalar um fogão no banho, que é o elemento mais importante na sala de vapor. Afinal, ele fornece a temperatura necessária no prédio, aquecendo-o totalmente. Atualmente, a sala de vapor permite a instalação de qualquer fogão. Pode ser feito de tijolo, pedra, metal, até modelos elétricos são usados.
Não se esqueça da sala de lavagem. Pode ser combinada com uma sauna a vapor, e a varanda pode ser usada como camarim. No entanto, essa opção não é muito conveniente. Afinal, então será necessário suspender o processo de aproveitamento do vapor durante a adoção dos procedimentos hídricos. Para evitar que isso aconteça, você pode instalar um chuveiro.
A decoração interna da sala de vapor deve ser feita em madeira, pois é ecologicamente correta e também esteticamente bonita.
Projeto
Para evitar problemas com a construção, é preciso fazer um projeto e planejar uma sauna a vapor para o banho. Parece que nada é mais fácil, mas ainda assim exigirá muito tempo e esforço. Se um mini-banho ou sauna está sendo projetado, então certas zonas devem ser incluídas aqui: um camarim, uma sala de lavagem e uma sala de vapor.
O camarim também pode servir de banheiro. Uma sala separada deve ser uma sala de lavagem, onde uma piscina e uma cabine de duche podem estar localizadas. E uma sala de vapor deve ser uma sala separada, cujo projeto deve começar com a instalação de um fogão, que é a parte principal da sala de vapor.
Durante a construção, é necessário escolher as dimensões da salamandra correspondentes às proporções da sala de vapor, ou seja, o volume de toda a sala. Também é necessário levar em consideração a relação entre sua potência e o tamanho de toda a sala. Para isso, são utilizadas as seguintes proporções: deve-se usar um quilowatt de energia térmica por metro cúbico em uma sala de vapor.
O número de pessoas na sauna também é importante. De acordo com os regulamentos não escritos, uma pessoa precisa de aproximadamente 0,70 metros de área útil. Você também precisa levar em consideração a altura do membro da família mais alto, adicionando 20 centímetros a ela. Ao fazer o cálculo do projeto, não se esqueça que o aquecimento da sala de vapor vai ocupar alguns centímetros de espaço e, se deixar a sala muito alta, o calor será desperdiçado.
A altura ideal da sala de vapor é de dois metros e vinte centímetros.
A sala de vapor pode ser construída sem janelas, mas neste caso é necessário cuidar da iluminação artificial. E se ainda houver janela, deve ser surda e ter um tamanho mínimo de cerca de cinquenta a cinquenta centímetros, para não deixar o calor sair para a rua.
Neste caso, vale a pena considerar a qualidade das janelas com vidros duplos. Eles devem ser isolados contra o calor e o som. Não se esqueça do sistema de ventilação. Afinal, se não estiver lá, a árvore rapidamente ficará em mau estado e também se formará bolor, o que terá um efeito negativo na saúde de qualquer pessoa. Para isolamento adicional, você pode usar blocos, forro e outras opções de revestimento de parede.
Como escolher e onde colocar o forno?
A resposta a esta pergunta é muito complexa. Afinal, para decidir qual fogão escolher, é preciso levar em consideração todos os seus tipos, que têm prós e contras.
Forno de metal
Ele tem um tamanho pequeno, um alto grau de potência e a capacidade de aquecer toda a sala. Esse forno aquece muito rapidamente e esfria com a mesma rapidez. Tocá-lo pode causar queimaduras. Portanto, ao escolher esse tipo de fogão, é imprescindível construir uma cerca para evitar acidentes.
Forno de tijolos
Tendo escolhido esse dispositivo de aquecimento, você precisa saber que uma base é necessária para sua instalação. As dimensões da salamandra podem ser selecionadas com base nas características da sala de vapor e nas suas dimensões. Instalar um fogão de tijolo é bom porque, ao contrário dos fogões de metal, os produtos de tijolo aquecem lentamente e não esfriam muito rapidamente. Após a instalação desse fogão, o ar da sala de vapor ficará leve e seco, além disso, ao tocá-lo, é praticamente impossível se queimar. Portanto, pode ser instalado próximo às prateleiras para mantê-lo aquecido por muito tempo.
Fornos elétricos
Para os amantes da tecnologia moderna, os fornos elétricos são adequados. Eles não precisam ser derretidos com madeira. No entanto, eles também têm muitas desvantagens. Os fornos elétricos são capazes de aquecer apenas uma pequena sala, esfriam rapidamente e também têm um preço alto. Além disso, as menores falhas de isolamento podem causar um curto-circuito. Portanto, ao instalar esses fornos, você precisa verificar cuidadosamente toda a fiação.
De pedra-sabão
A pedra-sabão tornou-se popular no mundo moderno e é usada ativamente na construção de fornos, pois é altamente durável. Ele também tem a capacidade de aquecer a sala de maneira gradual e uniforme. A pedra em si é cara, porém muito econômica em termos de consumo de combustível. Depois de aquecer o fogão por apenas uma hora, você pode aproveitar o calor o dia todo. Além disso, esse material tem propriedades curativas, ao mesmo tempo em que fumega em um banho, você não só pode obter prazer, mas também melhorar sua saúde.
Depois de se familiarizar com os tipos de fornos, bem como de ter feito uma escolha, pode prosseguir com a sua instalação. A base para isso deve ser plana. Se for um forno elétrico ou de metal, você precisa fazer uma base de concreto sob eles.
Você pode colocar o produto na porta ou no canto da sala de vapor, economizando espaço. Além disso, é este espaço que será o local mais seguro.
Se este for um forno de tijolos, você precisará lançar as bases.
Além disso, uma grande folha de metal é fixada na abertura do teto. Isso é necessário para fazer uma saída para um dos elementos mais importantes - a chaminé. Um furo deve ser feito no metal para o tubo com antecedência. Um tanque de água está instalado no fogão. E através de uma abertura feita especialmente, um tubo é levantado, isolado com quaisquer materiais não combustíveis.
Após a instalação do recuperador, é necessário realizar um teste de fogo para ver se tudo está feito corretamente. E só então você pode convidar sua família ou amigos para a sauna a vapor.
Materiais (editar)
Os materiais para construir uma sala de vapor podem ser diferentes, por exemplo, tijolo, bloco de espuma, pedra. Mas uma das melhores será, claro, uma árvore.As madeiras mais comuns utilizadas na construção de banhos e saunas são aspen, tília ou bétula, por não emitirem alcatrão. No entanto, o pinho é freqüentemente usado para paredes externas.
Normalmente, as vigas arredondadas são usadas para a sala de vapor. Mas o mais conveniente e acessível é uma viga perfilada, que é resistente a várias deformações.
Para construir uma sala de vapor, é necessário estocar os materiais necessários que serão necessários no processo de trabalho e também fazer o cálculo correto.
A lista de itens essenciais inclui:
- madeira de construção medindo 15 por 15 centímetros;
- madeira para a construção de divisórias de 15 por 10 centímetros;
- solução concreta;
- o reforço necessário para instalar a fundação;
- placas de segundo grau, destinadas a cofragem;
- areia e argila, se o fogão for de tijolos;
- tijolo refratário, para a base do forno;
- pedra britada;
- materiais para impermeabilização;
- pedras para aquecimento;
- isolamento (pode ser estopa e juta, bem como folha para barreira de vapor ou lã mineral);
- forro de 12 milímetros para revestimento de parede;
- forro com cinquenta milímetros para tetos;
- ladrilho, se necessário;
- ardósia, bem como galvanizada;
- anti-sépticos;
- lâmpadas ou faixas de iluminação;
- interruptores de formatos diferentes.
Ferramentas e acessórios
Também é necessário fazer uma lista das ferramentas necessárias para que tudo esteja à mão.
Para começar a construir uma sauna a vapor, você deve ter os seguintes acessórios em estoque:
- pás ou uma pequena escavadeira;
- serra ou elétrica ou gasolina;
- Machado;
- broca de concreto;
- cabo com o comprimento necessário;
- martelo ou chave de fenda;
- pregos ou parafusos;
- grampeador de construção;
- nível.
Instalação e isolamento
Mesmo que a sala de vapor seja inteiramente feita de madeira, ela deve ser isolada. O isolamento térmico economizará dinheiro e criará um ambiente favorável para os procedimentos. Se o processo de isolamento e instalação for feito manualmente, você precisará de instruções passo a passo.
O processo de isolamento é feito de cima para baixo, então o teto, as paredes são processados primeiro e só depois o chão.
Teto: ventilação adequada
Se a sala de vapor for de madeira, seu teto é feito ao longo da estrutura do teto das vigas. Sobre eles é colocada uma película impermeabilizante, com espessura de dois milímetros. Suas tiras devem se sobrepor, presas umas às outras com fita adesiva, e às vigas - com grampos - usando um grampeador de construção.
No topo da fita impermeabilizante, folhas de madeira compensada resistente à umidade são colocadasque são unidos ao longo das vigas. A seguir - tábuas de quarenta milímetros de espessura, que devem ser unidas com muita precisão. A próxima etapa de isolamento ocorre dentro da sala de vapor. Para isso, entre as vigas, é necessário colocar o isolamento de forma que fique firme com os elementos do forro. Isso torna impossível para o frio entrar.
O próximo passo é colocar uma barreira de vapor. Tudo é feito da mesma forma que na impermeabilização. E só depois disso a superfície do teto é formada.
Além disso, não se esqueça do sistema de ventilação, que é absolutamente necessário. Afinal, quem toma banho de vapor respira vapor quente, inalando oxigênio e exalando dióxido de carbono. E não há ventilação, não haverá ar fresco e haverá falta de oxigênio. Nessa sala de vapor, uma pessoa pode simplesmente começar a sufocar.
Portanto, o sistema de ventilação desempenha um papel importante na construção de uma sala de vapor. Ela não apenas fornece ar fresco para a sala, mas também o seca. Para a circulação do ar, são necessários dois tipos de aberturas: exaustão e alimentação. Para que o ar entre na sala de vapor, são necessárias aberturas de entrada, instaladas mais próximas do chão, além disso, localizadas perto do fogão.
Os tubos de escape são instalados mais próximos do teto para que o monóxido de carbono e o ar quente umidificado possam escapar por eles.
Paredes tortas
Depois disso, as paredes são isoladas ou a chamada “torta” na sala de vapor, composta por vários elementos. Esta é uma parede forrada com vigas de madeira, um isolante térmico localizado entre elas, uma barreira de vapor, bem como uma caixa construída com ripas.
O algoritmo de isolamento de parede é o seguinte:
- O primeiro passo é prender as barras na parede.
- Posteriormente, é necessário colocar aqui um isolante térmico, com espessura igual à largura das barras.
- Em seguida, é colocada uma camada de barreira de vapor, que na maioria dos casos é uma folha metálica.
- Em seguida, o torneamento das lâminas de 50x50 mm é fixado. O acabamento nesta fase pode ser feito tanto vertical quanto horizontalmente.
- As venezianas são expostas em um plano e fixadas com parafusos auto-roscantes.
- Em seguida, a linha de pesca é esticada em três linhas e lâminas verticais são fixadas a cada metro exatamente ao longo das linhas de pesca indicadas.
- Após o término do torneamento, é colocado um isolamento laminado.
- Depois disso, toda a parede é coberta com uma barreira de vapor. O espaço entre o teto e as paredes deve ser selado com fita adesiva de alumínio.
Piso
Para fazer o isolamento térmico do piso, é necessário determinar com antecedência o que será: madeira, cerâmica ou concreto.
Para um piso de madeira, a base da sala de vapor do banho é feita de toras, que são instaladas primeiro entre a fundação no mesmo plano. Na parte inferior, ao longo de suas bordas, ripas de 40 por 40 milímetros são pregadas. Sobre elas são colocadas tábuas, a seguir são recobertas com uma película de barreira ao vapor e somente, após isso, todo o piso é revestido com impermeabilizante em duas camadas. O piso das tábuas se encaixa perfeitamente nele.
Para isolar um piso de concreto, uma tecnologia completamente diferente é necessária. Primeiro, o solo é nivelado, para o qual a areia, a brita e o cascalho são despejados sucessivamente. E então a coisa toda é pressionada com força. O próximo passo será colocar a moldura a partir de uma tela metálica, e só então será aplicada uma camada de filme impermeabilizante.
Não se esqueça da ventilação na sala de vapor, que requer cuidados especiais. Afinal, a ventilação ajuda a não acumular umidade e também evita que o ar fresco entre na sala de vapor. Para isso, são feitos canais especiais junto ao recuperador, acima do nível do chão, na parede - mais perto do teto, bem como no próprio teto. Para regulá-los, são feitas válvulas especiais.
Instalação de janelas e portas
Portas e janelas na sala de vapor requerem uma abordagem especial. Afinal, o calor pode vazar por eles. Portanto, esta questão deve ser considerada em detalhes.
Portas
A porta da sala de vapor precisa ser pequena e a soleira alta - até trinta centímetros. Ao mesmo tempo, deve ser fácil de fechar e sempre abrir para dentro. No entanto, as fechaduras não podem ser feitas pelo motivo de uma pessoa ficar doente e, em tal estado, ela não será capaz de abri-las.
As portas podem ser de madeira ou de vidro, mas muitos preferem as primeiras. Porque são fáceis de isolar. Mas as portas de vidro expandem visualmente o espaço na sala de vapor. Mas eles não podem suportar mudanças de temperatura. Portanto, eles devem ser cortados com folha ou outro isolamento ou escondidos sob um forro que seja resistente à umidade.
Janela
As janelas da sala de vapor podem ser omitidas. Afinal, as aberturas das janelas não podem ser grandes e, portanto, praticamente não haverá iluminação delas. Além disso, não são necessários para ventilação, pois já existem sistemas especiais para isso. Mas se o fizerem, então apenas pequenos e surdos. Ao mesmo tempo, eles precisam ser envidraçados com boas janelas de vidros duplos.
Acabamento e arranjo
O material de acabamento mais tradicional para uma sala de vapor é a madeira. Não esquenta muito, e também, graças às suas qualidades, torna a visita ao balneário agradável e confortável. O forro dentro da sala de vapor é feito de forro. Como material, são selecionadas espécies de madeira duráveis que não emitem resinas. Antes de iniciar o trabalho, a madeira deve ser tratada com uma impregnação de óleo especial para reduzir sua higroscopicidade.
A decoração da sala de vapor está diretamente relacionada a um sistema de ventilação de alta qualidade, e também prevê um escoamento de água. Isso evita que o excesso de umidade se acumule na sala de vapor.
Você também deve isolar o teto, as paredes e o piso da sala de vapor. E só depois disso você pode começar a enfrentá-los. As paredes podem ser acabadas com azulejos que imitam pedra ou tijolo. Uma prancha de alta qualidade é adequada para o piso, cujo material será o lariço, considerado muito útil para a saúde humana.
No entanto, muitas pessoas fazem isso com ladrilhos de cerâmica. Ela é escolhida porque lava bem e não está sujeita a mofo.
No entanto, o ladrilho é um material muito frio, por isso são colocadas grades de madeira especiais sobre ele, que podem ser removidas e secadas após os procedimentos.
Configurar uma sala de vapor deve ser o mais simples possível. Esta pequena sala deve ser baseada em um forno. Um dos melhores materiais para a sua construção é a pedra ou o tijolo, que podem ser usados ao mesmo tempo. Afinal, um tijolo acumula bem o calor e uma pedra permite fazer o vapor necessário.
Também na sala de vapor existem prateleiras em duas ou três camadas, localizadas em frente ao fogão. A sua instalação ocorre em simultâneo com a instalação das paredes.
O design dos móveis da sala de vapor é muito simples e bonito. É constituído apenas por espreguiçadeiras, por vezes feitas em forma de sofás de madeira e com confortáveis encostos. Um par de banquetas e acessórios também podem complementar a sala. Todos os móveis devem ser arredondados para evitar cantos vivos. Na verdade, é muito escorregadio na sala de vapor e acertar um desses cantos pode causar ferimentos.
Como as janelas da sala de vapor são pequenas ou nada, é necessário fazer uma boa iluminação artificial. Se instalado corretamente, pode-se criar uma atmosfera na sauna que irá dispor o interlocutor para conversas sinceras. A iluminação não deve ser muito forte, sendo preferível a semi-escuridão. Suaves tons quentes servem, o que só vai enfatizar a atmosfera calma.
Para isso, basta uma lâmpada. No entanto, deve ser posicionado de forma que não interfira com a vaporização, por exemplo, acima da porta. Hoje, as lâmpadas podem ser instaladas de forma a não perturbar o entorno da sala de vapor. Podem ser lâmpadas feitas de um abajur de madeira e estruturas embutidas na parede e fitas especialmente isoladas. Além disso, as lâmpadas costumam ser colocadas sob as espreguiçadeiras, o que cria um ambiente aconchegante e não atrapalha a apreciação do procedimento.
O principal é que a fiação e a própria lâmpada estão isoladas da água e do vapor que entram nelas. Para isso, é necessário colocar a lâmpada em um invólucro de aço inoxidável.
Os fios devem ser isolados com cuidado e o switch deve ser levado para outra sala.
Recomendações
Ao equipar uma sauna a vapor, é preciso levar em consideração as peculiaridades desse espaço. O ponto principal é o equipamento de drenagem completo. Qualquer sala de vapor deve ter um ralo de alta qualidade por onde flui a água. Deve ser equipado de forma que a água escoe para o tubo principal. É por ele que a água sai da sala de vapor. Apesar de muitos desses sistemas parecerem mais adequados para chuveiros ou pias, ele pode ser usado com segurança em salas de vapor.
Ao planejar um sistema de esgoto completovale a pena trabalhar nesse processo desde o início. Para fazer isso, você precisa colocar o tubo no estágio em que a fundação está sendo criada. Idealmente, deve ser retirado para uma cova localizada a pelo menos três metros do banho. Freqüentemente, esse mesmo poço é adicionalmente disposto com tijolos ou anéis de concreto densos. O fundo, neste caso, é feito de cascalho. Tudo isso garante proteção confiável contra vazamento de resíduos.
Outro ponto igualmente importante é o isolamento térmico. Uma boa sala de vapor deve ser devidamente isolada e há muitas maneiras de tornar essa ideia uma realidade.Trata-se também de um revestimento laminado de alta qualidade que, pela sua sutileza, não permite a construção de um acabamento muito denso, assim como lã mineral e outros materiais.
Ao escolher um tipo de isolamento, deve-se ter em mente que a maioria deles reage negativamente a níveis elevados de umidade. Nesse caso, é necessário impermeabilizar adicionalmente a camada protetora.
Também é importante levar em consideração a presença de ventilação total e de alta qualidade. Este é um detalhe muito importante. Se a ventilação for insuficiente, é improvável que você consiga relaxar totalmente na sauna a vapor. Em vez de relaxar e descansar, podem ocorrer dores de cabeça e problemas no sistema cardiovascular.
Os capuzes, segundo os profissionais, devem ficar na parte superior. O fato é que quando o ar esquenta, a temperatura sobe primeiro no topo. Portanto, é nesta área que os orifícios de ventilação e aberturas de alimentação estão localizados. Eles também devem ser complementados com grades de exaustão especiais. São essas estruturas que são responsáveis por garantir que o ar frio entre na sala.
Em alguns casos, os proprietários das salas de vapor preferem fazer com que durante os procedimentos as portas ou respiros sejam abertos periodicamente. É fácil adivinhar que isso não é suficiente e você não pode fazer isso sem um sistema de ventilação completo. A sua instalação deve ser feita com responsabilidade e, se possível, a estrutura deve ser colocada mais próxima do recuperador para que o ar frio vindo da rua aqueça imediatamente, pois o ar frio é contra-indicado nessas condições.
Concluindo, podemos dizer que se uma pessoa conseguir fazer corretamente uma sauna, ou seja, equipá-la e isolá-la, então poderá obter o máximo de prazer. E assim terá a oportunidade de desfrutar não só do trabalho realizado, mas também de uma visita à sala de vapor. O principal é evitar mesmo pequenos descuidos.
Para obter informações sobre como decorar adequadamente uma sala de vapor em um banho, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.