Decoração interior do banheiro com ripa: um guia passo a passo
O uso de um banho é considerado não apenas higiênico, mas também um procedimento que melhora a saúde. As pessoas que vão ao banho têm menos probabilidade de contrair resfriados, doenças cardiovasculares e do sistema nervoso. Uma banheira de madeira é considerada tradicional: as paredes da sala de vapor nela "respiram", o que contribui para uma melhor ventilação do ar quente.
Peculiaridades
Hoje, existem muitas opções diferentes para a decoração de interiores do banho - são blocos de silicato de gás e tijolos, e até agora apenas magnelita, que está ganhando popularidade. No entanto, considera-se que o acabamento mais adequado é o de materiais naturais, nomeadamente a madeira. Graças ao forro de madeira, é possível criar um microclima específico e uma atmosfera acolhedora necessária para um banho ou sauna. Ao planejar embainhar a banheira com ripa com as próprias mãos, é preciso levar em consideração não apenas todas as nuances, mas também seguir atentamente as regras para tal decoração dentro do ambiente.
A escolha do forro e o cálculo da área
Para um trabalho de alta qualidade, é necessário escolher o material certo e calcular sua quantidade.
É necessário embainhar a superfície interna de uma sala, como uma casa de banho, apenas com os materiais que podem suportar:
- grandes quedas de temperatura;
- alta umidade;
- contato constante com água e várias substâncias.
Tipo de placa e grau de material
Até o momento, o mercado de materiais de construção está repleto de uma variedade de tábuas de muitos fabricantes. As lamelas são produzidas na Rússia e no exterior. Eurolining é produzido com várias opções de seção de perfil. Além disso, o forro de madeira pode diferir na qualidade da superfície da parte posterior e frontal da placa, o formato da fechadura e seu tamanho, o tipo de material e outros parâmetros igualmente importantes.
Na maioria das vezes, eles usam forro de vários perfis populares.
- Forro europeu, com bordas bem definidas e costuras visíveis a olho nu durante o revestimento.
- Softline com cantos mais arredondados.
- Calma. A costura com esse acabamento é quase invisível, pois não possui reentrâncias nas prateleiras. Pode imitar uma madeira, tem bordas arredondadas suficientemente afiadas e mais lisas.
- Loundhouse, cuja frente não é lisa, mas com padrões diferentes. O padrão nas lamelas da lamela é aplicado usando moagem encaracolada em materiais mais caros e usando estampagem a quente em materiais mais baratos.
- Fortim (tapume).
- Forro frente e verso. A ranhura e o espigão dessa placa estão exatamente no meio, então os dois lados são igualmente planos - você pode escolher entre eles. No entanto, este material quase não tem ventilação (capacidade de "respirar"), pelo que não é muito adequado para decoração de interiores em zonas húmidas como banheiras, piscinas ou saunas.
Para determinar o grau do revestimento adquirido, você pode usar o padrão DIN europeu. A dificuldade reside no fato de que muitos fabricantes usam vários GOSTs e até suas próprias especificações, portanto, antes de tudo, é necessário olhar para a qualidade da superfície do próprio material, e não para a marcação. Todo o forro é feito com o mesmo equipamento e com a mesma tecnologia, portanto, o grau do material é determinado durante a inspeção após a finalização do processo de fabricação.
- Premium (ou extra). Qualidade de revestimento quase perfeita. Não são permitidos galhos ou rachaduras nas lamelas. Uma tonalidade azul clara, pequenas lascas, aspereza e irregularidades são possíveis apenas por dentro.
- Classe A. Os ramos dessa placa não devem ter mais de 1 cm de diâmetro e não devem ocorrer mais do que uma vez em uma seção de um metro de comprimento. As rachaduras, se houver, devem ser muito pequenas e, é claro, cegas. É aconselhável que o fabricante aplique a massa por conta própria. Todos os outros defeitos são permitidos apenas no interior.
- Classe B. O diâmetro dos nós não pode ultrapassar um terço da lamela, mas em qualquer quantidade. A presença de trincas e bolsões abertos também é permitida.
- Classe C - este é todo o forro restante, no qual tanto os pontos azuis quanto um grande número de nós grandes são visíveis. Eles podem ser desconfortáveis mesmo na superfície do lado que fica visível após a instalação. No entanto, acredita-se que o forro desta classe não pode ser usado para acabamento de paredes.
Madeira
O banho não é apenas uma sala de vapor, mas também uma sala de lavagem, um camarim ou mesmo uma piscina. Para cada uma das instalações, será mais adequado escolher um determinado tipo de madeira.
A madeira é dividida em duas categorias:
- coníferas: pinheiro, abeto, cedro;
- decíduas: tília, aspen e outros.
Uma das opções de material mais populares para forro europeu é o painel de cal. Linden é bastante forte, não altera a estrutura das fibras por muito tempo e é resistente a vários fatores negativos. A atmosfera do banho de tília está saturada de frescor e pureza.
É fácil trabalhar com ripas de álamo, o tempo torna este material ainda mais resistente. Se a superfície desse revestimento escurecer, é fácil retornar à sua aparência original lixando a superfície. Tanto a tília quanto o álamo são usados para decorar a sala mais quente e úmida das saunas - a sauna a vapor.
Também é permitido o uso de cedro para sua decoração, porém, pelo fato de o cedro esquentar muito rapidamente, pode surgir desconforto ao tocar nas espreguiçadeiras e paredes feitas com este material. As coníferas são utilizadas principalmente para revestir as lavagens ou vestiários. O pinho e o abeto emitem resina em abundância e, como o cedro, têm uma alta taxa de aquecimento, mas usar esse material vai economizar dinheiro e escolher entre uma extensa linha decorativa de forros. Deve-se notar que a madeira de coníferas deve ser primeiro desengomada para evitar um grande número de estrias nas paredes.
Opções de montagem
Existem duas opções de colocação dos elementos no revestimento da sauna. Você pode estofar a parede com eurolining colocando as placas horizontal e verticalmente. Para cada uma das opções, é necessário um determinado tipo de moldura, que também é feita de uma barra conectada com pregos comuns. Cada um dos métodos tem vantagens e desvantagens.
As vantagens da opção horizontal são:
- diminuição da chance de a água entrar e estagnar nas costuras, uma vez que a fixação é feita com espinho para cima, o que permite que a água que já entrou no interior escorra;
- a moldura para este método de fixação do forro é feita na vertical e permite que o ar circule mais uniformemente na sala;
- mesmo a madeira da mais alta qualidade está sujeita a processos de degradação, e o método horizontal de fixação das lamelas permitirá substituir apenas o material que está localizado abaixo e foi mais danificado, sem desmontar toda a parede;
- ao colocar o forro na horizontal, a secagem da madeira é menos perceptível, o que ocorrerá inevitavelmente com qualquer tipo de material.
É mais rápido e fácil terminar uma sauna vertical com forro europeu do que uma horizontal. Este método também tem suas vantagens:
- drenagem rápida de umidade ao longo das costuras verticais da parede;
- ao usar o sistema "groove-comb", o risco de estagnação da água e destruição das fibras do material devido à umidade constante é reduzido;
- este acabamento mantém melhor a alta temperatura da sala.
Instruções passo a passo
Antes de iniciar o revestimento propriamente dito, é necessário calcular a área da superfície a ser embainhada e escolher exatamente como o forro será fixado nas paredes: horizontalmente ou verticalmente. O piso e o teto da sauna podem ser isolados por dentro com algodão ou outro tipo de isolamento. Qualquer isolamento deve ser não apenas selecionado e instalado corretamente, mas também coberto com uma camada de material isolante com uma folha na parte superior para evitar a exposição à umidade. Esse material deve ser pregado na parede antes de instalar as ripas. É necessário também montar um sistema de ventilação e uma salamandra, e só então a moldura pode ser pregada às paredes, onde é fixado o próprio forro. Primeiro instala-se o caixote e o teto é forrado com tábua de madeira, só então se começa a trabalhar as paredes.
Torneamento
Após a conclusão de todo o trabalho preparatório, você pode prosseguir com a criação de uma moldura de madeira - torneamento. Primeiro, você precisa preparar cuidadosamente a própria viga. Pode ser aplainada ou deixada na sua forma original, o principal é que a madeira seja tratada com impregnações. Em primeiro lugar, os racks são fixados - eles são instalados perpendicularmente à futura localização do forro. Em alguns casos, é necessário calcular com clareza a localização da madeira com antecedência, uma vez que os layouts vertical e horizontal podem ser combinados na mesma parede. O perfil pode ser fixado com pregos comuns se o balneário também for de madeira, mas é melhor montá-lo na parede com cavilhas. Deve-se observar que o comprimento da madeira deve ser ligeiramente maior que o comprimento do isolamento pregado na parede.
Em seguida, os racks são montados a uma distância de 50-60 cm um do outro. Para cálculos mais precisos, você pode usar um fio de prumo, fita métrica ou nível. Se a parede não for uniforme, você pode adicionar um pedaço extra de placa ou usar uma suspensão para uma moldura de gesso.
Ventilação
Para o pleno funcionamento de um banho ou sauna, bem como para cumprir os cuidados de segurança, é imprescindível que haja uma boa ventilação.
A tecnologia de sua instalação é a seguinte.
- Já durante a instalação das ripas, é necessário marcar com antecedência os locais que se destinam aos orifícios de ventilação. Um orifício é colocado perto do teto e o outro não está mais alto do que 150-300 mm acima do nível do chão. É melhor se o segundo orifício estiver localizado perto do forno.
- Para o duto, é melhor usar uma corrugação de alumínio com um diâmetro de seção transversal de 100 mm. É necessário colocar os orifícios para montagem da ondulação em locais de fácil acesso para poder ajustar rapidamente a entrada de ar fresco.
- O uso de espuma como um material isolante de calor ao instalar a ventilação é fortemente desencorajado. É melhor usar materiais não combustíveis, como lã de basalto (mineral).
Aquecimento
É necessário deter-se mais detalhadamente no isolamento das paredes. O banheiro, devido à umidade constantemente elevada, necessita de fixação especial e isolamento multicamadas.
Primeiro, você precisa colocar um material impermeabilizante na parede para que a umidade não comece a destruir o isolamento. Pode pregar o impermeabilizante na própria parede ou, adicionalmente, fixá-lo na superfície da parede com ripas de madeira. A própria lã deve ser colocada entre a moldura (vigas) da caixa com uma sobreposição de 10 mm.
Por cima da lã mineral, é necessário colocar uma película metálica, que não só protege o isolamento da humidade e do vapor, mas também reflecte o calor que sai da divisão. Essa barreira de vapor pode ser fixada com um grampeador de construção diretamente às ripas sobrepostas do revestimento.
Você também pode usar um método mais simples e isolar as paredes da sauna com a lã de basalto já revestida com papel alumínio, que é colocada com papel alumínio no forro.
Montagem
A fixação do forro euro em banheiras e saunas é feita apenas por um método oculto.Em primeiro lugar, o hardware usado para prender as lamelas à moldura esquenta tanto que pode causar sensações dolorosas ao tocar sua cabeça. Em segundo lugar, o metal do fixador pode enferrujar devido ao contato constante com a água e danificar a superfície da lamela. E, finalmente, em terceiro lugar, essas montagens parecem muito desleixadas, especialmente quando se usa um forro de cor muito clara.
O chapeamento da sala de vapor no banho deve ser sempre realizado primeiro no teto. Tudo começa na porta da frente. O forro é fixado em pregos ou com tesoura, pois um pequeno prego de acabamento não conseguirá suportar o peso da lamela pendurada no teto nesta posição. Kleimer é uma espécie de grampo (prendedor de roupa, suporte), que é feito de materiais inoxidáveis e preserva melhor a placa de revestimento de danos durante a instalação. As últimas tábuas são bastante difíceis de martelar na ranhura com um prego ou colocar as pinças, portanto, você pode usar um prego secreto sem cabeça. Ao martelar um tal prego é muito fácil atingir a própria tábua e danificá-la, por isso é necessário o uso de um doboiner. Nas juntas com as paredes, é necessário deixar uma folga de 40-50 mm para que o ar circule livremente e as lamelas, levemente inchadas pela umidade, não se quebrem.
O revestimento das paredes da sala de vapor é efectuado por analogia com o revestimento do tecto. É melhor começar pelo canto, deixando uma folga perto do chão de 10-30 mm para evitar o apodrecimento das placas nas suas juntas com o chão. Não vale a pena unir partes individuais do forro próximo ao acabamento de um ambiente, como um banheiro. É preferível deixar uma pequena margem para que durante o inchaço todo o revestimento da parede não se deforme e não entre em "ondas" devido ao contacto constante com a água.
A lacuna é feita da seguinte forma:
- inicialmente, a lamela é empurrada até o encaixe de outra lamela já instalada, pequenas marcas são feitas com um objeto pontiagudo ao longo da linha de costura da união das duas tábuas;
- o tabuleiro é ligeiramente removido em relação às marcas feitas e nivelado;
- o algoritmo é repetido com cada lamela seguinte;
- as juntas do forro ficarão mais perfeitas se você mantiver recortes iguais em todas as paredes e no forro do teto.
Com a ajuda de lamelas, você também pode embainhar as portas cortando as tábuas no comprimento necessário. As próprias aberturas podem ser posteriormente emolduradas com platbands.
A inclinação da janela é instalada usando uma tira inicial fixada a uma lamela de plástico. Neste caso, o forro de madeira é fixado com uma extremidade na viga de madeira e o resto no plástico. Essa opção simples é adequada para janelas de plástico reforçado. Você também pode usar um método mais complexo: instale uma estrutura separada na encosta e coloque um forro de madeira sobre ela. Este método funciona bem para janelas de madeira com uma profundidade decente. Se a inclinação da parede não for grande, você pode simplesmente revesti-la com uma tira de madeira.
O acabamento da casa de banho é efectuado da mesma forma que o acabamento da sala de vapor, no entanto, é imprescindível que as extremidades inferiores das tábuas (ou as próprias tábuas, que são empilhadas junto ao chão com um método de instalação horizontal) , deve ser fixada a uma altura de pelo menos 30 mm do chão. Além disso, na sala de lavagem, você pode usar forro de PVC ou painéis de plástico, que são decorados com madeira para criar um design único. Ladrilhos e cerâmicas também são ótimos para acabamentos alternativos.
A instalação do camarim não difere da instalação da lavanderia, mas o forro não pode ser montado próximo à fornalha. É melhor revestir as paredes próximas ao fogão com tijolos ou pedra. Folhas de metal ou outro revestimento não combustível são freqüentemente usadas. Não é permitido aderir a chaminé a nada que não seja uma tela de metal fixada no teto. É aconselhável envolver a chaminé atrás do biombo com lã mineral.
Acabamento
Para que a madeira não escureça, apodreça e não perca a atratividade, pode ser tratada com meios especiais.No entanto, é ainda melhor não processar o forro na sala de vapor, caso contrário, devido às altas temperaturas, os fumos nocivos dessas impregnações atingem a pele e os pulmões. Obviamente, com o tempo, as lamelas não tratadas se deterioram e devem ser substituídas, mas isso não acontece antes de uma vez a cada 2-5 anos. Se for necessário processar a sala de vapor, apenas podem ser utilizadas composições especiais para sauna ou banho.
Os meios com os quais o forro é processado são divididos em vários tipos.
- Impregnações e óleos especiais - estes são os produtos mais populares vendidos prontos a usar. É necessário aplicá-los na superfície das lamelas e impregnar completamente a madeira.
- Verniz regular. É aconselhável abandonar o uso de verniz na sala de lavagem e ainda mais na sala de vapor, mas pode-se pintar o forro do camarim com verniz.
- Acrylac - um produto destinado ao tratamento de superfície em ambientes com alta umidade. O mercado de materiais de construção é representado por fabricantes russos e estrangeiros. Com a ajuda de verniz acrílico, é formada uma superfície repelente de água e sujeira que pode suportar temperaturas de até 120 graus sem alterações. Também protege a madeira de mofo e pode até ser usado em estruturas de concreto.
Ideias de design: exemplos
O forro, em combinação com outros tipos de decoração de interiores, permite incorporar até as decisões de design mais ousadas. Você pode colocar o forro em diferentes direções, formando um padrão intrincado nas paredes ou no teto.
Também é importante escolher e instalar a iluminação certa na sauna - ela deve ser fosca e não deve ser cortada nos olhos. Os dispositivos de iluminação devem ser resistentes ao calor, à umidade e seguros. As lâmpadas LED ou de fibra óptica são perfeitas. A classe de proteção deve ser pelo menos IP-54. É preferível montar as luminárias na sala de vapor sob as bancadas, pois os aparelhos funcionarão de forma mais estável na parte inferior, onde a temperatura do ar é mais baixa. As lâmpadas nas paredes podem ser acabadas com grades decorativas.
Para evitar a substituição frequente da parte inferior do forro da casa de banho devido à humidade, pode combinar o assentamento de ladrilhos e o revestimento de madeira. Os ladrilhos cerâmicos são colocados no chão e na metade inferior das paredes, e o teto e a parte superior da parede são revestidos com tábuas de madeira. O processo de assentamento de ladrilhos para banhos e saunas não difere do assentamento em outras salas, bastando escolher a cola e o rejunte com mais cuidado. Devem ser repelentes à água, tolerar bem o impacto de um ambiente agressivo e não desmoronar por uma grande queda de temperatura.
Para informações sobre como fazer a decoração de interiores do banheiro com ripa, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.