As sutilezas de terminar o banho
O balneário é um local onde as pessoas descansam e se recuperam. Antigamente, era usado para fazer partos e também para curar resfriados. Hoje, muitos procedimentos modernos foram adicionados a este tratamento. Eles tornam o corpo humano mais jovem e mais bonito. Muitas pessoas vão ao balneário apenas para relaxar e se divertir. E, portanto, cada pessoa se esforça para fazer isso em casa. Para isso, você precisa saber deixar o banho bonito por dentro e por fora.
Peculiaridades
O edifício pode ser feito de vários materiais, cada um dos quais com um ou outro mérito. Isso inclui um bloco de espuma, concreto aerado, tijolos e muitos outros materiais.
De registros
O material mais comum e tradicional é a madeira. Na maioria das vezes, os proprietários escolhem toras arredondadas. Essa escolha é perfeitamente compreensível, pois um banho feito desse material parece muito bonito e natural. Além disso, você pode economizar tempo na construção, bem como simplificar o fluxo de trabalho. Além disso, a árvore cria um microclima maravilhoso dentro do banho.
Do bloco de espuma
Ao escolher esse material, você precisa se familiarizar com suas qualidades. Afinal, a espuma de concreto tem vantagens e desvantagens. Por exemplo, possui um bom isolamento térmico, cujo nível é muito superior ao do concreto convencional. Além disso, o bloco de espuma possui uma pequena massa, o que simplifica o transporte de cargas. Além disso, é um material ecologicamente correto, cujos elementos constituintes são areia, cimento e água. O bloco de espuma é resistente ao gelo, não tem medo de fogo. Mas às vezes você pode comprar material de baixa qualidade com baixa resistência. Será de má qualidade, especialmente se você comparar tal falsificação com concreto aerado ou argila expandida.
De concreto aerado
Tem quase as mesmas qualidades do bloco de espuma, sua única diferença é que é permeável ao vapor e absorve a umidade lentamente. Mas o material úmido seca bem.
Tijolo
Ao contrário das regiões do norte, onde a madeira é preferida, no sul os tijolos são usados com mais frequência para construir banhos. É feito de argila, que é um material ecologicamente correto, pois em um prédio assim eles não só lavam, mas também melhoram sua saúde. Além disso, esse material é durável e não tem medo de fogo. Sua única desvantagem é sua alta condutividade térmica. Mas, tendo feito um bom isolamento, ficará tão quente em uma banheira de tijolos quanto em uma construção de madeira.
De bloco de concreto
O bloco de concreto é utilizado para tornar a construção do prédio mais rápida e barata. Ao mesmo tempo, a qualidade do banho não é prejudicada, pois este material não é menos durável que o tijolo.
De blocos de silicato de gás
Construir uma casa de banhos com esse material será mais barato do que construir uma de madeira. Contém cimento, areia, gesso, cal e água. O silicato de gás não tem medo de mofo, é imune à geada, resistente ao fogo, ecologicamente correto e à prova de som. A única desvantagem é que ele tem uma alta absorção de umidade.
Ao determinar os materiais necessários para a construção e decoração do banheiro, deve-se lembrar que eles não devem emitir vapores nocivos em condições de alta temperatura. A decoração interior deve reter bem o calor e dá-lo à divisão após o aquecimento.
O balneário, como qualquer sala, consiste em diferentes superfícies, materiais para os quais são selecionados separadamente. Por exemplo, a decoração da parede em cada segundo banho é feita de madeira natural.Isso é feito porque ele absorve bem a umidade, é resistente a altas temperaturas e também tem uma longa vida útil. Além disso, a árvore, pelas suas qualidades, preenche a sala com um ambiente único.
Para o revestimento de paredes em banheiras e saunas, são utilizadas com mais frequência ripas ou imitações de vigas. Além disso, as superfícies são revestidas com uma placa não cortada feita de vários tipos de madeira. O material mais barato é o pinho, mas não pode ser usado para decorar a sala de vapor, pois contém uma grande quantidade de resina, portanto, ao tocar nessas superfícies, uma pessoa pode se queimar.
A melhor opção para o revestimento interior da banheira serão tipos de madeira como tília ou lariço. Linden não só não escurece com o tempo, mas também não racha. Além disso, seu uso aumentará o efeito curativo de estar na sauna a vapor. Larch tem uma longa vida útil e não tem medo de mofo.
Não se deve fazer o forro OSB com placa, pois contém muitas substâncias nocivas, que só aumentam com o aumento da temperatura.
Para pisos, utilizam-se pranchas de madeira ou ladrilhos de cerâmica, mas os azulejos esmaltados são mais adequados para isso. Afinal, ele tolera as diferenças de temperatura melhor do que qualquer outro. Mas as paredes ao redor do fogão podem ser revestidas com pedra ou ladrilhos resistentes ao fogo.
Decoração exterior
Existem várias opções para terminar o banho no exterior. Um deles está se afastando. Ele não tem medo de temperaturas extremas e também não corrói. Mas se o banho tiver uma construção de vigas arredondadas, então não vale a pena revesti-lo com tapume. Afinal, uma árvore deve respirar e ela não pode provê-la. E então as paredes podem ficar pretas, o que reduzirá sua vida útil.
A próxima opção é o revestimento de ripa. Este acabamento não é difícil de fazer com as próprias mãos. Porém, ao comprar, deve-se atentar para o teor de umidade do material, que não deve ser superior a 15%. Você também pode usar uma casa de bloco que imita a superfície de toras arredondadas, que custa um pouco mais do que forro. Você também precisa prestar atenção ao seu teor de umidade. A instalação desses materiais é uma tarefa muito difícil, por isso é melhor confiá-la a especialistas.
A decoração das paredes pode ser feita com azulejos de fachada com placas especiais. Com a ajuda deles, ele é preso à caixa com parafusos auto-roscantes.
O tipo mais comum de acabamento de banho é o reboco da superfície., que pode decorar até mesmo um prédio muito modesto. É melhor comprar a mistura seca pronta. Só precisa ser diluído em água e, se necessário, adicionar o pigmento desejado. É aplicado por meio de movimentos em diferentes direções. Nesse caso, forma-se um sulco que lembra a casca de uma árvore.
Construir um banheiro é apenas metade do trabalho. Afinal, ao final do trabalho externo, é necessário começar o acabamento por dentro. Este é um marco importante na construção. Um edifício bem executado não só parece bonito, mas também protege o teto, o piso e as paredes.
Ao planejar a decoração do banheiro, é preciso saber que ele é composto por três cômodos. Este é um camarim ou, por outras palavras, um vestiário, uma casa de banho ou duche e uma sala de vapor. Se a banheira for grande, então você também pode fazer uma área de cozinha, uma piscina ou até mesmo uma sala de bilhar nela. No entanto, também aqui você não deve negligenciar os requisitos básicos para o banho. O ideal é que as instalações não tenham apenas um acabamento atraente, mas também sejam muito práticas.
É necessário iniciar a decoração de interiores dos quartos com uma seleção de materiais necessários para o trabalho. Se você escolher corretamente, isso irá estender sua vida útil e também dar a você a oportunidade de relaxar com conforto.
Madeira
A madeira é mais adequada para decoração de interiores. Larício ou tília podem ser escolhidos aqui. Recentemente, a árvore abasha tornou-se popular, que tem propriedades interessantes.Esta é uma madeira africana muito macia, que tem apenas uma desvantagem significativa - manchas e quaisquer marcas permanecem em sua superfície. Esse material tem uma condutividade térmica muito baixa e, quando uma pessoa se senta sobre ele, ela mede a temperatura corporal.
Existem também materiais que não devem ser usados na decoração de banheiros. Por exemplo, o pinho não pode ser usado para decorar a sala de vapor, que emite muitas resinas durante o processo de aquecimento. Como já mencionado, isso pode causar queimaduras. Além disso, o revestimento feito de aglomerado ou de fibra incha muito e, ao mesmo tempo, exala substâncias que podem até levar ao envenenamento. Pelas mesmas razões, o linóleo não pode ser colocado.
Se o uso de pinho for proibido para uma sala de vapor, então para um camarim ou uma sala de reunião, pelo contrário, será melhor do que qualquer outro material. A árvore dará seu aroma ao ambiente e assim será possível criar a atmosfera de um verdadeiro balneário russo.
Resina
A ripa também é ativamente usada como material de acabamento. É muito fácil de instalar e os painéis individuais podem ser substituídos. Esse material será ideal para decorar banheiros, além de tudo, se você colocar um aquecedor por baixo, o ambiente ficará o mais quente possível.
Telha
O material mais comumente usado é a telha. No entanto, não é recomendado o seu uso em sala de vapor, mas é perfeito para uma área de relaxamento e banho. Afinal, esse material não apodrece, não fica exposto à umidade e não tem medo de altas temperaturas, o que significa que vai durar muito tempo. Ele pode ser sem esmalte e envidraçado. A última opção é ideal para o acabamento de superfícies no banho. Mas os ladrilhos não esmaltados não toleram temperaturas extremas.
Antes de iniciar a execução do revestimento, é necessário distribuir os processos de trabalho. Eles são executados de baixo para cima. A primeira etapa é o acabamento do piso. Isso é seguido pelo teto e, em seguida, pelas paredes.
Você precisa começar a terminar o banho pelo chão. Para fazer isso, você pode usar placas ou ladrilhos de lariço com bordas. Primeiro, é feito um revestimento áspero. Para isso, o concreto é executado levando-se em consideração o sistema de desidratação. Então, depois de alguns dias, necessários para a solução endurecer, você pode começar a fazer o acabamento do piso.
Se uma árvore for escolhida para seu revestimento, então as toras são instaladas primeiro e, em seguida, tábuas com bordas de até trinta centímetros de espessura são colocadas. Antes de iniciar o trabalho, toda a madeira deve ser tratada com anti-sépticos para evitar mofo e bolor.
Se for utilizar ladrilhos para acabamento, é necessário fazer uma betonilha antes de instalá-la e só então proceder à instalação. Você também deve prestar atenção à sua base. Afinal, em uma base porosa, como você sabe, o fungo pode se espalhar. Portanto, é melhor usar ladrilhos lisos. Para começar, primeiro você precisa embebê-lo por alguns minutos para economizar cola. Afinal, o material úmido absorverá menos. Em seguida, o azulejo, rebocado com cola, é aplicado na parede. Suas bordas devem ser levemente fixadas com um macete. Ao final do trabalho, é necessário limpar as costuras. Para evitar acidentes, grades de madeira podem ser colocadas em cima dos ladrilhos.
Para embainhar uma sala com ripa, é necessário nivelar as superfícies das paredes, caso contrário irá em ondas. Em seguida, uma caixa é criada com ripas, que são fixadas a uma distância de 60-70 centímetros uma da outra. De acordo com a tecnologia, os trilhos extremos são primeiro fixados com parafusos auto-roscantes galvanizados. O fio de prumo e o nível são usados para garantir que tudo seja feito de maneira organizada e uniforme. Se as paredes forem uniformes, é possível instalar o forro sem usar o ripado. Ele é preso com suportes grandes ou parafusos auto-roscantes.
Freqüentemente, os iniciantes se deparam com a questão da necessidade de uma barreira de vapor. Isso depende principalmente dos materiais básicos usados para construção e decoração de interiores.Se a estrutura for de madeira e acabada com ripas, não é necessária uma barreira de vapor. Para edifícios de tijolo, é obrigatório. Não se esqueça do tratamento de todo o sistema de moldura, bem como do próprio material, com agentes anti-sépticos. Não é necessário cobrir o revestimento com tinta ou mesmo verniz incolor, pois não deixam passar vapor.
Antes dos trabalhos de instalação, é imperativo isolar o banho. Para fazer isso, você pode usar lã mineral, que é colocada na caixa. A espessura do isolamento varia de 10 a 20 centímetros, dependendo do material usado para construir o banho.
Depois de terminar o revestimento, você pode começar a terminar a sala. Instale as prateleiras e também decorar com vários objetos. Isso pode ser feito em um estilo moderno ou semi-antigo.
Banho turco
Ao decorar uma sala de vapor, é preciso levar em consideração suas características. São temperaturas extremas, umidade elevada e a presença constante de vapor. Portanto, ao escolher os materiais para decoração, é preciso levar em consideração as condições extremas da sala de vapor. A madeira deve estar seca, sem nós ou outros defeitos. O tratamento anti-séptico também deve ser feito. Isso aumentará sua durabilidade. Para isso, é adequada uma placa afiada que atenda a requisitos como resistência à umidade, imunidade a mofo ou bolor, e também não contenha resinas.
O forro em tília apresenta boas características. Tem uma baixa densidade, o que permite não ficar muito quente na sala de vapor. Além disso, esses painéis não emitem resinas, além de terem um bom isolamento acústico. Não é pior do que a tília e o forro de choupo ou cedro, que têm quase as mesmas qualidades.
Para a sala de vapor, não se podem usar materiais como linóleo ou placas de madeira, pois quando o ar é aquecido liberam substâncias que fazem mal à saúde humana. O mesmo vale para o plástico. Ladrilhos também não são recomendados, pois podem rachar em altas temperaturas e podem ocorrer queimaduras graves ao tocá-los.
Não requer sala de vapor e processamento adicional, pois todos os anti-sépticos possuem um aditivo químico, que em altas temperaturas começará a se destacar ativamente dos materiais utilizados, o que terá um efeito prejudicial à saúde e tornará a adoção de procedimentos mais perigosa .
A decoração da sala de vapor começa com a elevação do piso em cerca de quinze centímetros para que não haja correntes de ar e seja melhor retido o calor. É preferível fazer o revestimento com tábuas afiadas ou ladrilhos de cerâmica.
Começando a cobrir a sala de vapor com ripa, deve-se imediatamente fazer o seu isolamento. Para este propósito, lã mineral ou basalto é adequada. Também pode utilizar aglomerado de cortiça, cuja principal vantagem é hipoalergénico. O revestimento em si deve ser feito com muito cuidado. A distância entre as venezianas deve ser de pelo menos 50 centímetros.
Ao final da instalação do forro, pode-se proceder à instalação das estantes ou espreguiçadeiras. Eles devem ser arredondados. Para a sua confecção, é preferível levar a madeira de menor densidade para que não aqueçam muito. Pode ser tanto de tília como de álamo, e para os amantes de aromas fortes, as placas de cedro são adequadas. É melhor colocá-los contra uma parede sem janelas. É necessário diferenciar as espreguiçadeiras, medindo de meio metro a metro para um passatempo confortável.
Lavabo
A sala de lavagem é utilizada não só para o fim a que se destina, ou seja, não só para se lavar no duche, mas também para mimar o corpo com massagens ou outros procedimentos. Tudo isso precisa ser pensado com antecedência, antes mesmo de terminar as obras ou mesmo durante a construção de uma banheira.
Ao escolher os materiais de acabamento para o mesmo, é preciso levar em consideração todas as funções que serão necessárias na lavanderia. Para decoração, azulejos ou madeira são os mais adequados. Ao contrário de uma sala de vapor, as agulhas de pinheiro são mais adequadas para uma sala de lavagem.Pode ser abetos e pinheiros, bem como lariços. Essa escolha é muito fácil de explicar. Afinal, as agulhas têm a propriedade de repelir água e na sala de lavagem vão se mostrar da melhor forma. Ela não só servirá por muito tempo, mas também encantará o visual com sua aparência. Os materiais coníferos são muito benéficos para a saúde e seu perfume cura o coração, os pulmões e o sistema nervoso.
A tarefa mais importante é o acabamento do piso. Deve ser antiderrapante. Para isso, a base do piso é de concreto. A telha fica em sua superfície. E para evitar escorregões, grades de madeira são colocadas em cima. Devem ser removidos periodicamente e levados ao ar fresco, a fim de secar e prevenir fungos. O ladrilho suporta bem grandes quantidades de água. Mas o piso do banheiro pode ser inteiramente feito de madeira. Porém, é importante considerar que não removem totalmente a água, o que significa que sua estagnação pode causar mofo ou apodrecimento.
Lajes de madeira e linóleo também não são recomendados para uso na sala de lavagem. Afinal, eles passam por um processo de decomposição, além de se inflamarem rapidamente.
O acabamento dentro de uma sala como essa não requer regras estritas como uma sauna a vapor. Mas mesmo que não haja altas temperaturas, a umidade no banho ainda é muito alta. Os artesãos aconselham o acabamento com materiais respiráveis naturais. Pode ser ripa, pedra e ladrilho. Até mesmo plástico pode ser usado aqui, porém, de qualidade muito alta, porque um de baixa qualidade emitirá toxinas quando aquecido.
Além disso, se a fornalha for feita em um compartimento de lavagem, é necessário isolar as paredes e o teto localizados próximo ao fogão. Isso pode ser feito com uma folha de metal.
Banheiro
Para decorar uma sala como uma sala de recreação, não há necessidade de pegar os materiais meticulosamente. Para isso, pode-se usar qualquer tipo de madeira, pelo que a decoração de tal quarto custará muito barato ao proprietário. O uso de linóleo e painéis à base de madeira é permitido aqui. Para paredes e tetos, o forro ou outros materiais que utilizam imitação de vigas são adequados.
A decoração da parede consiste em duas etapas - áspera e final. Iniciando um acabamento áspero, é preciso lembrar que é imediatamente necessário vedar a sala. Este estágio inclui isolamento de parede e teto com lã mineral e folha.
Então eles começam a terminar. Para isso, é adequado um forro, que inclui espécies naturais de madeira. Você também pode combinar seus tipos para aumentar o efeito de cura. Além disso, uma opção tão simples adicionará alguma extravagância ao banheiro.
Para colocar placas em tal sala, é necessário usar uma opção de acabamento vertical ou horizontal. Isso é feito para que a água que flui pelo forro não se acumule entre as tábuas.
Para o acabamento do piso, assim como nas salas anteriores, pode-se utilizar madeira e ladrilhos. Tendo escolhido a primeira opção, você pode começar a fazê-lo em etapas. Primeiro, as toras são colocadas na base de concreto. Antes disso, é feita a impermeabilização. Em seguida, os atrasos são tratados com um anti-séptico. As barras são fixadas ao longo de suas bordas e só então um contrapiso de madeira é colocado sobre elas.
O próximo passo é colocar o material de isolamento. Isso pode ser, por exemplo, material de cobertura. Sobre ele é despejada uma camada de argila expandida e, em seguida, aplicada novamente a impermeabilização. A última etapa envolve o assentamento das placas de acabamento.
Tendo escolhido os ladrilhos para o acabamento do piso, é necessário saber quais os tipos de ladrilhos mais adequados para isso. Você pode usar grés porcelânico e azulejos de faiança. Para colocar, primeiro você precisa cobrir a área sob a sala com areia e nivelá-la bem. Em seguida, coloque a espuma e o material isolante por cima, sobre o qual repousa uma malha especial. Em seguida, o concreto é derramado e depois de alguns dias você pode começar a instalar as telhas.
Na hora de escolher os materiais para decoração, é necessário levar em consideração que uma sala de recreação é um ambiente onde você pode relaxar e se divertir. Portanto, o interior e a decoração desempenham um papel importante nisso. Se você escolher as cores certas, além de combinar todos os tipos de acabamentos, será agradável relaxar em uma sala assim não só para os proprietários, mas também para os convidados.
Adendo
Para poder relaxar confortavelmente no banho, é necessário terminar bem o quarto. Para tal, é necessário planear com antecedência não só o interior de todas as divisões, mas também o seu isolamento térmico. Os materiais utilizados devem ser ecologicamente corretos, resistentes a altas temperaturas e também ao mofo.
É melhor levar lã mineral para aquecer a sala, que é um material natural com alto grau de condutividade térmica, além disso, sua vida útil pode chegar a 50 anos. Você também pode usar isolamento feito de folha metálica. A vantagem é que têm apenas um centímetro de espessura.
Não use lã de vidro. É ligeiramente inferior em propriedades à lã mineral, além disso, com o tempo, emite um odor desagradável. Você pode usar material de juta de feltro para isolar uma banheira de lenha. Não pode ser usado para isolamento dentro da espuma, que pode emitir substâncias tóxicas. Para o piso, pode-se usar uma camada de argila expandida, cuja espessura deve ser de 25 centímetros.
É melhor decorar as saunas por dentro com madeira, que é um material durável e ecológico. Além disso, nenhum outro material pode substituir a aparência ou o cheiro da madeira. Afinal, não é apenas agradável tocá-lo, mas também andar descalço. Não há necessidade de tratar as superfícies de madeira com tinta ou verniz, é preferível desfrutar do seu aroma natural.
Se uma árvore for usada para decoração, ela deve ser trazida para a sala com antecedência, dois a três dias antes do início dos trabalhos. Isso dará ao forro a vantagem de não sentir umidade ou secura. Para a instalação do torneamento, é necessário utilizar vigas com dimensões de 50 a 50 centímetros.
Não se esqueça da instalação de um piso áspero e final em todas as casas de banho. Deve permitir a passagem de ar para que as placas ou qualquer outro substrato não apodreçam ou se moldem com o tempo. É imprescindível instalar aberturas no teto para ventilar o ambiente. Afinal, eles são vitais. Se uma pessoa ficar doente, então, com a ajuda dela, você pode baixar o nível de vapor em um instante. Além disso, se o banho não for aquecido, os respiradouros devem ser deixados abertos para que as paredes não fiquem úmidas.
Na hora de instalar o recuperador, preste atenção à estrutura da chaminé para que a fuligem não entre em combustão. Além disso, não se esqueça da fiação elétrica. Para evitar quaisquer problemas de segurança, luzes LED seguras devem ser usadas para iluminar a sala de vapor e a sala de lavagem.
Embora os trabalhos de acabamento do banho sejam muitos e não sejam fáceis, ainda podem ser feitos com as próprias mãos, bastando seguir os conselhos e recomendações de especialistas, e também prestar atenção ao processo de instalação.
Belos exemplos
Existem muitas ideias interessantes para decorar banhos, muitas das quais podem ser usadas como inspiração para renovação ou construção.
O primeiro exemplo é uma sauna clássica com paredes, pisos e até teto de madeira. Tudo isso feito de uma tora coberta apenas por uma camada protetora de verniz. Somente em uma sauna a vapor assim você pode realmente relaxar. Ela parece tradicional, e este é seu principal charme. O balneário é dividido em duas partes principais - um local para relaxamento e a própria sauna a vapor. Ambos são feitos no mesmo estilo e decorados com vassouras de ervas secas. Esta decoração não só parece bonita, mas também enche a sala com aromas incríveis. Ao mesmo tempo, este tipo de decoração é bastante orçamentário, pois ervas para vassouras no verão podem ser colhidas por você.
Quanto ao conteúdo funcional dos quartos, tudo é simples. A sala de vapor contém tudo o que necessita para um bom descanso e natação. O camarim pode se tornar um lugar para encontros íntimos com amigos. Há uma grande mesa e cadeiras com costas confortáveis. Também vai servir um samovar russo tradicional, comida deliciosa e um pouco de álcool para animar.
A área de relaxamento no balneário pode ser feita não apenas no estilo tradicional russo. O próximo exemplo é uma sala grande e luxuosa, com estilo clássico caro. Dos materiais de acabamento, madeira, laje e pedra são usados aqui ao mesmo tempo. Apesar de serem muitos, todos estão organicamente combinados uns com os outros.
O quarto está decorado em aconchegantes tons de marrom e cinza. As paredes e tetos de madeira são combinados com poltronas marrons aconchegantes e uma parede de pedra elegante com piso frio. Como a sala de recreação é grande o suficiente, ela pode ser dividida em várias zonas ao mesmo tempo. O principal destina-se a encontros de amigos. Existem cadeiras e várias mesas. O resto do espaço é mais livre e pode ser usado a seu critério.
Os detalhes decorativos merecem atenção especial. Eles, juntamente com acabamentos atenciosos, criam uma atmosfera de luxo neste quarto. Os detalhes decorativos incluem pinturas nas paredes, lâmpadas forjadas e almofadas macias.
A última versão da sala é uma sala de vapor, decorada em estilo moderno. Tudo é muito simples e minimalista aqui. Toda a sala tem acabamento em madeira clara, assim como o recinto para um pequeno fogão cheio de pedras. É confortável, elegante e seguro. Apenas uma das paredes tem acabamento em pedra. Está localizado atrás do fogão, o que aumenta sua segurança. Os detalhes decorativos na sala de vapor seriam supérfluos, por isso só resta o necessário para um bom descanso.
A construção de uma banheira e o acabamento de todas as suas superfícies é uma tarefa de responsabilidade. Na verdade, não só a aparência da sala depende da escolha dos materiais, mas também o quão saudável será o ambiente nas salas. Portanto, vale a pena considerar todas as informações fornecidas sobre os diferentes tipos de acabamentos, e então o banho ficará exatamente como você deseja, e será realmente gostoso poder relaxar nele e passar o seu tempo livre na companhia de entes queridos.
Para as complexidades de terminar o banho, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.