Escolhendo móveis para o banho: tipos e design

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Materiais de manufatura
  3. Tipos e design
  4. Como fazer isso sozinho?
  5. Dicas de Seleção

Tradicionalmente, os banhos são considerados um local onde não só são realizados procedimentos de higiene, mas também onde se podem relaxar, se encontrar com os amigos e discutir questões de negócios. É famoso pelo seu efeito curativo no estado de todo o organismo, ajuda a restaurar a vitalidade, o equilíbrio mental. Por isso, durante a construção, decoração de uma sala de banho ou sauna, é necessário prestar especial atenção a todas as pequenas coisas, e principalmente aos móveis, pois são eles que ajudam a criar um ambiente especial de tranquilidade e relaxamento.

Peculiaridades

Há uma sauna a vapor e uma área de relaxamento no balneário. Cada uma das zonas possui características próprias que devem ser consideradas na escolha do mobiliário.

Na sala de vapor, objetos simples em forma de bancos e bancos são freqüentemente usados. O principal ativo são as prateleiras. Soluções atípicas em design e disposição de móveis só são bem-vindas, porém, ao incorporar ideias ousadas, você deve se guiar pela segurança, comodidade e funcionalidade.

Atenção especial é dada à área de lazer. A divisão é destinada a um passatempo mais prolongado, pelo que os móveis devem ser estéticos, confortáveis ​​e acolhedores. Muita atenção deve ser dada à disposição dos objetos. O uso de peças grandes deve ser evitado, especialmente no centro da sala.

Ao escolher móveis para sauna ou banho, deve-se levar em consideração as peculiaridades do microclima. Nem todo material é capaz de suportar mudanças constantes de temperatura, números elevados de termômetros ou umidade elevada. Se materiais contendo impurezas químicas forem usados ​​na produção de móveis, com o aumento da temperatura do ambiente, eles irão evaporar. A liberação no meio ambiente de substâncias perigosas para a saúde humana pode levar a consequências adversas, por exemplo, piorar a saúde ou provocar o agravamento de uma doença crônica.

Portanto, ao escolher um material, você deve dar preferência a ingredientes naturais que sejam resistentes a condições ambientais "extremas". A opção mais durável e ecologicamente correta é a madeira. Os belos móveis de madeira dão um toque especial ao ambiente.

No entanto, deve-se ter em mente que todas as espécies de árvores têm suas próprias vantagens e desvantagens que devem ser consideradas ao fazer os itens.

A criação de uma atmosfera acolhedora está no cerne do design de qualquer sala de sauna. As pessoas vêm aqui para relaxar, descansar, por isso é muito importante pensar no desenho dos móveis, na sua colocação. Existem diferentes estilos, direções, aderindo aos quais você pode criar uma atmosfera especial. Dependendo das preferências, o esquema de cores da mobília é selecionado. Acessórios temáticos, artesanato e tecidos adicionam completude ao visual.

Além do belo interior, se o tamanho da sala permitir, você pode providenciar uma TV, um aparelho de som, utensílios de cozinha, uma geladeira, uma lareira. Pequenos pufes e sofás para dormir podem ser usados ​​como lugares para dormir. A iluminação pode ser clara ou fraca. Para isso, utilizam-se lâmpadas, lanternas, pequenos lustres.

A presença de plantas permite reanimar a atmosfera, melhorar o microclima.

Graças à presença do mobiliário necessário, correctamente colocado em todo o perímetro, poderá criar um local ideal para o relaxamento, após a visita do qual sentirá uma onda de vitalidade, energia, que o carrega de positivo por muito tempo.

Materiais de manufatura

Na produção de móveis, diversos materiais podem ser utilizados, desde que observadas sua qualidade, resistência, resistência à umidade, respeito ao meio ambiente, resistência a temperaturas extremas.

Vários materiais são distinguidos entre os tipos populares.

  • Madeira. O material natural é durável, ecológico e estético. Você pode fazer qualquer item de interior a partir dele.
  • Pedra. Difere em uma longa vida útil, durabilidade. Possui paleta de cores variada. Pode ser usado para fazer mesas, bancos.
  • Rattan. O material são os caules secos de uma palmeira tropical. A madeira possui grande durabilidade e respeito ao meio ambiente. Permite que você crie uma atmosfera bonita e confortável. O material é adequado para a fabricação de qualquer móvel.
  • Plástico. O material é macio, resistente à umidade, mas deforma-se facilmente sob o efeito de altas temperaturas, portanto não é utilizado na área de banho turco. Ele pode ser usado para fazer pratos, bandejas, prateleiras, recipientes, pequenas bases para copos, banquinhos.
  • Metal. Possui força, ductilidade, elasticidade, resistência ao desgaste e tem uma longa vida útil. Pode ser usado para fazer pernas, puxadores para cadeiras, bancos, prateleiras.

No entanto, devido ao facto de o metal aquecer muito rapidamente, por razões de segurança não é utilizado na sala de vapor.

A escolha de um determinado tipo de material é feita com base nas condições de funcionamento da sala, soluções de design, bem como preferências pessoais. O estofamento de móveis com tecidos ou couro é permitido. Deve ser dada preferência a têxteis naturais.

Tipos e design

O design de móveis em uma banheira ou sauna pode ser feito em vários estilos. Os tipos mais comuns de móveis em uma sala de descanso são:

    Banco de sentar

    O banco geralmente é feito de madeira ou madeira escovada. Existem várias formas que diferem em tamanho e altura. O banco semi-antigo é caracterizado pela presença de linhas simples e ásperas. Se houver costas, entalhes são feitos ao longo dela na forma de belos ornamentos. Como decoração, você também pode usar pinturas em várias cores - vermelho, rosa, amarelo, marrom.

      Os bancos modernos têm formas retas e simples. A versão clássica pode ser apresentada em forma de banco com espaldar alto de estrutura arqueada, presença de moldura em estuque. O banco de estilo japonês terá formas simples sem encosto.

        Mesa

        A mesa, em estilo rústico ou russo antigo, tem formas retas e simples. O principal material de produção é a madeira maciça. As pernas da mesa podem ser decoradas com entalhes. O estilo clássico é caracterizado por grandes dimensões, ornamentos em forma de estuque moldado nas pernas.

          Os designs modernos são feitos de qualquer material, por exemplo, pedra, metal, madeira. Uma combinação deles é permitida. Não há restrições de forma ou tamanho. No estilo japonês, o principal diferencial é a altura baixa.

            Cadeiras

            As construções rústicas ou de estilo russo antigo são feitas de madeira. Madeira escovada é freqüentemente usada. A simplicidade das linhas é enfatizada. Para decorar as costas ou as pernas, usa-se escultura ou pintura padronizada. A versão clássica distingue-se pelo seu tamanho grande, costas profundas, presença de enfeites nos puxadores, pernas em forma de estuque ou colunas semelhantes.

              O design moderno é caracterizado pela presença de quaisquer modelos, tamanhos, onde todas as variantes da forma dos bancos estão presentes. As cadeiras podem ser feitas de qualquer material. A combinação é possível. Couro e tecidos duráveis ​​são usados ​​para estofamento. O esquema de cores depende da preferência pessoal.

              Os assentos em estilo japonês são pequenos. Eles geralmente têm formas geométricas retangulares ou quadradas simples, sem costas. Eles podem ser feitos de qualquer material. O couro é freqüentemente usado para estofamento.

                Prateleiras

                Prateleiras - designs antigos ou rústicos têm uma forma retangular simples. O material principal é a madeira. Galhos trançados ou entalhes são colocados ao longo das bordas como decoração. A versão clássica é caracterizada pela severidade das linhas.

                  Os designs modernos têm várias formas e tamanhos. Madeira e metal são usados ​​como material. O estilo japonês é caracterizado por tamanhos pequenos e formas geométricas simples.

                    Sofás

                    Os sofás são feitos de madeira sustentável. Móveis estofados podem ser apresentados em diferentes tamanhos e formas. Couro, tecidos densos são usados ​​para estofamento. Não há restrições na escolha da paleta de cores.

                      O tipo clássico é caracterizado pela presença de tamanhos grandes. Materiais caros exclusivos são usados ​​para estofamento. O uso de tons monocromáticos de tons neutros é característico.

                      Os sofás de estilo japonês, via de regra, têm forma geométrica regular, dimensões reduzidas e ampla área de estar. Material de couro é usado para estofamento.

                      A sala de vapor ou a área da sauna costumam ser pequenas. Eles tentam equipar as instalações com o máximo de funcionalidade. O móvel principal é uma prateleira, que geralmente é feita de madeira e tem formas simples e confortáveis. Além da prateleira, a sauna pode conter prateleiras, um conjunto de apoios de cabeça, conchas, apoios para os pés.

                      A escolha de um determinado estilo de objetos depende da área da sala, das preferências individuais. Para uso pessoal, uma casa de banho ou sauna geralmente é construída no país. Neste caso, o design do mobiliário é geralmente combinado com o design geral da casa.

                      Como fazer isso sozinho?

                      O principal atributo de qualquer banho ou sauna - prateleiras, pode ser feito com as próprias mãos, após fazer cálculos precisos e fazer os desenhos necessários. É importante traçar um plano de construção caseira com antecedência, para decidir sobre o número de bancadas. A largura da bancada não deve exceder 90 cm.

                      Vamos considerar as etapas do trabalho.

                      • Preparatório. É necessário preparar uma superfície sólida sobre a qual o trabalho será realizado. Isso exigirá uma bancada ou mesa sólida. Você precisa pegar uma furadeira, um martelo, uma plaina, uma ferramenta de retificação. Você também precisa preparar um alicate, fita métrica, nível, parafusos auto-roscantes, serra, serra, barras de madeira.
                      • Trabalho básico. De acordo com o desenho, as peças em bruto são cortadas em madeira. As bordas são cuidadosamente lixadas e secas. Em seguida, o quadro é montado com o auxílio de parafusos. Pranchas são colocadas nele.
                      • Final. A superfície é limpa de poeira, aparas, os orifícios são selados com massa. As prateleiras acabadas são fixadas na parede.

                                Pelo mesmo princípio, você pode construir qualquer elemento do interior, seja uma mesa de madeira, prateleira, cadeira esculpida ou banco. Na confecção de móveis para banheiro, ao final de todas as obras, a madeira pode ser envernizada ou pintada.

                                Para obter informações sobre como fazer as prateleiras para o banho com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

                                Dicas de Seleção

                                Ao escolher um design de interiores em madeira para um banheiro ou área de lazer, é recomendável dar preferência a pedras mais duráveis ​​e confiáveis.

                                O pinho tem uma longa vida útil, enche a sala com um aroma refrescante. Porém, deve-se lembrar que a madeira contém resinas que são liberadas no meio ambiente quando exposta a altas temperaturas. Portanto, móveis feitos com esse tipo de madeira costumam ser colocados em banheiros. Bancos, cadeiras, mesas, estantes, cabides, armários são feitos de pinho.

                                A solução de maior sucesso na criação de móveis para banhos turcos é a tília. A madeira é caracterizada pela baixa condutividade térmica, respeito ao meio ambiente, facilidade de processamento e cheiro agradável.Linden pode ser usada para fazer prateleiras, baldes, conchas, apoios para os pés.

                                O carvalho tem uma bela textura, força e não é afetado por condições adversas. Os móveis de carvalho podem ser colocados na sauna a vapor e na sala de relaxamento. Na maioria das vezes, o carvalho é usado para criar objetos enormes, por exemplo, camas, poltronas, mesas e uma prateleira.

                                Amieiro é caracterizado pela suavidade, resistência à umidade, não sujeito a deformação, tem um efeito benéfico em todo o corpo. Móveis Alder são adequados para salas de vapor e salas de descanso. O amieiro pode ser usado para fazer prateleiras, bancos, cadeiras, poltronas.

                                O cedro canadense tem uma textura sólida de alta qualidade, tem um aroma de alta resistência, tem um efeito benéfico no corpo. Os móveis de cedro são adequados tanto para uma sauna a vapor quanto para uma sala de relaxamento. Prateleiras, bancos, mesas e cadeiras são feitos com ele.

                                Aspen e o freixo, por sua maciez e rápido desgaste, são ideais para a confecção de acessórios de banho. Eles podem ser usados ​​para fazer baldes, apoios de cabeça, apoios de pés.

                                O larício é durável, tolera facilmente altas temperaturas. No entanto, o material é fácil de rachar e também difícil de processar. Móveis de larício podem ser colocados na sauna a vapor e na sala de relaxamento. O larício pode ser usado para fazer apoios para os pés, apoios de cabeça, baldes, mesas, bancos, cadeiras, cabides.

                                Na escolha de um material para a fabricação de móveis, deve-se dar preferência à madeira com superfície seca e plana, sem rachaduras.

                                Após o trabalho, a superfície é tratada com um composto especial. Isso é feito para evitar o aparecimento de mofo, apodrecimento e, assim, estender a vida útil da árvore. Ao usar madeira em altas temperaturas, não é recomendável aplicar nenhuma composição química.

                                sem comentários

                                O comentário foi enviado com sucesso.

                                Cozinha

                                Quarto

                                Mobiliário