Banho: características e tipos de estruturas

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Projetos
  3. Dispositivo
  4. Como aquecer?
  5. Materiais (editar)
  6. Fundação
  7. Quadro
  8. Paredes e chão
  9. Cobertura
  10. Ventilação
  11. Acabamento externo
  12. Estilo
  13. Zoneamento do espaço
  14. Design de interiores
  15. Mobiliário
  16. Adendo
  17. Belos exemplos

Tomar um banho de vapor é uma tradição nacional russa que sobreviveu até hoje. Há muitas razões para isto. Balneário é tanto um local para procedimentos de higiene, que é necessário em uma casa particular ou no campo após um dia duro, quanto um local de relaxamento para o corpo e a alma, e uma forma de manter a saúde e a beleza. Os banhos modernos distinguem-se pelos seus próprios tipos de estruturas e pelas características por elas provocadas, mas as funções principais permanecem inalteradas.

Peculiaridades

Existem muitos edifícios com uma finalidade semelhante: sauna, hammam, terma, sento, balneário finlandês. Todos eles têm uma finalidade própria e realizam um excelente trabalho num determinado leque de tarefas: higiene, relaxamento, procedimentos de bem-estar, manutenção da beleza.

A diferença e peculiaridade do banho tradicional russo de outros tipos em um design de forno especial. É chamado de aquecedor.

O recuperador possui um compartimento com pedras quentes. Devido ao fato de que água é regularmente derramada sobre eles, o vapor sobe na sala. É conveniente - o nível de calor e umidade podem ser ajustados independentemente.

O recuperador aquece rapidamente e gera calor uniformemente na divisão, pelo que não é necessário "insistir" no banho o dia inteiro.

A temperatura de aquecimento das pedras é muito alta - 500-700 graus Celsius. Graças a isso, o vapor finamente disperso é formado e o entupimento não é criado. O calor e a umidade no banho são facilmente tolerados pela maioria das pessoas, exceto em casos individuais.

É impossível não mencionar essa característica de se lavar em um banho russo como o uso de uma vassoura. Para que o procedimento seja eficaz e agradável, a vassoura deve reter suas propriedades em um determinado nível de temperatura e umidade. Isso só é possível no balneário. E em uma sauna ou hammam, onde o ar não é tão macio e úmido, a vassoura seca.

O balneário tem várias funções.

  • Ajuda a manter a higiene pessoal. Numa casa de veraneio, no jardim ou numa casa privada de estilo antigo, onde não haja comunicações na casa ou não haja espaço para instalação de duche, é simplesmente necessário um banho. Não é necessário aquecê-lo a ponto de permitir a utilização da sala de vapor. Calor adequado logo acima da temperatura ambiente e água quente.
  • Serve como um local de relaxamento. O banho é freqüentemente chamado de local de descanso para o corpo e a alma - e essas não são palavras vazias. Em altas temperaturas, o sangue é drenado dos órgãos internos e do cérebro, o sistema endócrino é inibido, os vasos se dilatam e os músculos relaxam. O corpo está completamente em repouso, daí a sensação de profunda satisfação e calma.
  • Promove a cura do corpo. Os adeptos da medicina tradicional costumam recomendar o banho como uma panacéia. É claro que não alivia todas as doenças e, para alguns, é até contra-indicado, mas há uma explicação lógica para suas propriedades curativas. O efeito é obtido através do aumento do fluxo sanguíneo. Isso ajuda a eliminar a congestão, se livrar de processos inflamatórios, problemas com o sistema músculo-esquelético.
  • O vapor no banho, se saturado com óleos úteis ou pedras de rega com decocções de ervas medicinais em vez de água comum, funciona como inalação e cura o trato respiratório. A madeira natural tem propriedades antibacterianas e hipoalergênicas.
  • Prolonga a beleza e o tom do corpo.Quando a pessoa sai da sala de vapor, o sistema endócrino volta ao normal, os músculos descansados ​​estão prontos para novas cargas e, em geral, há uma sensação de vigor e renovação. Os procedimentos de banho são úteis, pois aumentam o efeito da massagem anticelulite e envolvimentos corporais.
  • A alta temperatura abre bem os poros. A eficácia dos esfregaços e dos procedimentos de limpeza da pele aumenta, os nutrientes são melhor absorvidos.
  • É útil lavar os cabelos no banho com água derretida, decocções de ervas e folhas de bétula, que são fáceis de se recolher no verão na dacha.
  • Isso endurece o corpo. No banho, é eficaz realizar o procedimento de "duche" de contraste, regando com água quente e fria alternadamente. No inverno, você pode "mergulhar" nos montes de neve e depois voltar para a sauna a vapor. Nem todos podem expor o corpo a tanto estresse, mas ele endurece perfeitamente e previne resfriados.
  • Aumenta a eficiência do sistema de aquecimento doméstico. Esta função não é realizada em todos os banheiros, mas apenas naquele que está localizado no primeiro andar da casa. Devido ao facto de se manter uma temperatura elevada na sala de vapor, salas que têm partes comuns da estrutura com a casa de banho - paredes, chão, aquecimento.

Projetos

O dispositivo de um banho clássico pressupõe a presença de duas salas adjacentes de tamanho pequeno e médio - um camarim e uma sala de vapor.

A finalidade da sauna já é conhecida, e o camarim serve como um local onde você pode se despir e descansar após uma sauna quente. Normalmente, o camarim é equipado com um sistema de armazenamento simples para acessórios de banho, bancos ou sofás, cabides.

Num bom banho, no qual o dono investiu de coração, pode ser equipado um espaço com refrigerantes, há uma decoração a um certo estilo.

Para alguns, essas coisas são consideradas um excesso, para outros, estão na ordem das coisas, de modo que a escolha da disposição interior depende apenas das preferências individuais.

Os banhos modernos raramente se limitam a apenas uma sauna a vapor e um camarim. Quanto maior o tamanho do local em que o banho está sendo construído, mais oportunidades de equipá-lo com extensões úteis.

Mas isso não significa que um banho incomum e funcional não possa ser construído na área modesta de um terreno privado. É possível e até necessário. As tarefas do campo e da casa obrigam isso.

Projetos de diferentes tipos são populares: um andar, dois andares, um andar e meio (com um sótão ou porão).

Os projetos de banheiros de um andar diferem no número de quartos e na sua finalidade.

  • Com quarto de vestir e despensa. Tal edifício deve ser escolhido quando não são necessários excessos no banho e uma sala de vapor é suficiente. Também é relevante quando o tamanho do site é pequeno. Um pequeno balneário pode ser organizado a partir de uma casa de toras com dimensões de 3x4 a 6x8 metros. A despensa é usada para guardar utensílios domésticos para banho, lenha, pedras, cestas de vassouras, produtos de limpeza e outras coisinhas. Eles não requerem um espaço aquecido, portanto, podem ser construídos separadamente de madeira de qualidade inferior ou outros materiais.
  • Com sauna ou banho turco. A sauna costuma ser anexada a um banho russo tradicional - esta é uma sala com vapor seco ou um hammam, que tem uma instalação para procedimentos de recebimento de água. A água é morna e tem um efeito curativo quando você adiciona várias ervas e óleos. Para tal estrutura, você precisará de uma sala de 6 por 8 a 8x8 metros.
  • Com piscina ou duche. Um banho com piscina também implica a adoção de procedimentos de água, mas já em água fria. Ele tempera e relaxa. A piscina e o chuveiro podem ser usados ​​separadamente da banheira. A presença de um não exclui a presença do segundo.
  • Com sala de bilhar. As salas de jogos são um atributo comum de um bom banho. Um anexo separado ou uma zona dentro de um camarim espaçoso é adequado para eles.
  • Com sala de descanso. Essa sala é necessária para um banheiro, que é separado do campo ou edifício residencial.Conveniente no inverno, quando você precisa secar e esfriar antes de sair. Pode ser utilizado como área de lazer, local para chá e outras bebidas.
  • Com varanda aberta ou fechada. Uma varanda fechada pode substituir um gazebo, área de lazer e área de recreação.
  • Com anexo residencial. Banhos de um andar raramente são combinados com um complexo residencial completo. Por exemplo, no jardim ou no campo, uma casa de banhos pode tornar-se o elemento principal e ser composta por várias divisões, podendo, para além desta, ser anexada uma cozinha e uma sala de convívio.

Existem duas opções para projetos de banhos de um andar e meio, que também são populares entre os residentes de verão.

  1. Com sótão. Um banho com sótão é relevante numa área pequena, uma vez que não se estende em largura, mas as áreas funcionais são construídas em altura. O piso do sótão pode servir para diversos fins: área de lazer, zona de refeições, despensa, sala de bilhar, sala de jogos.
  2. Com cave. O piso da cave caracteriza-se pelo facto de ser habitualmente fresco e húmido, pelo que necessita de medidas reforçadas para providenciar o isolamento térmico e a impermeabilização. É conveniente organizar uma sala de bilhar ou piscina na cave ou cave.

Também há projetos de banhos de dois andares.

  • Com terraço aberto ou fechado. As dimensões dos banhos de dois pisos permitem incluir no projecto não só os elementos necessários, mas também zonas adicionais para a beleza e comodidade do edifício. Eles podem consistir nos mesmos elementos de projetos de uma história, mas mais frequentemente são equipados de forma diferente. Uma casa de banhos e uma casa com terraço são populares. Um terraço aberto na casa de campo é adequado para uso apenas no verão, e um terraço fechado durante todo o ano pode desempenhar o papel de uma área de relaxamento após um banho.
  • Com aposentos. Esta é uma casa de pleno direito, cujo piso inferior está parcial ou totalmente ocupado pelas instalações do balneário. A sua disposição é difícil, visto que é necessário ter em conta todas as normas e requisitos de segurança contra incêndios e prever uma barreira de vapor no segundo piso. Mas essa casa também tem vantagens, uma vez que os pisos residenciais são removidos do solo e o piso não congela. Além disso, requer menos energia do sistema de aquecimento. O fato é que nos fogões (e há mais de um, se o hamam também estiver incluso na estrutura) o calor se acumula e aquece também os andares superiores. A construção integral de uma casa + um balneário com um segundo andar pode ser complementada com garagem, sótão, cave, varanda e outros elementos a pedido do proprietário.

Obter a aprovação para tal projeto nem sempre é possível na primeira vez. Uma banheira autônoma será aprovada mais rapidamente.

O projeto pode ser solicitado de uma organização licenciada ou compilado por você.

Ele deve descrever em detalhes o zoneamento do cômodo interno, a localização do sistema de aquecimento, a luz, o abastecimento de água, a localização e o tamanho das janelas, a disposição da ventilação.

Ao criar um projeto combinado com uma casa de banhos, também leva em consideração como os aposentos serão colocados em relação à casa de banhos.

É difícil para os desinformados na construção obter permissão para construir uma casa de banhos de acordo com seu próprio projeto pela primeira vez. Muitas nuances podem ser perdidas por ignorância, então faz sentido recorrer a profissionais.

Qualquer desenvolvedor de projeto precisa ser guiado por códigos de construção e sanitários.

Implicam as dimensões mínimas do cômodo, o zoneamento correto da cabana de verão (a distância até a cerca vizinha, as árvores, o banheiro e as dependências do seu próprio terreno). As dimensões da fornalha, sua localização, ventilação, drenagem de água, fornecimento e proteção das comunicações contra umidade e alta temperatura também são regulamentadas por códigos de construção.

Dispositivo

Um verdadeiro balneário russo de design moderno é projetado com base em um certo número de metros por membro da família. É constituída por 3 ou 4 quartos: vestiário, sala de vapor, sala de lavagem e área de relaxamento. O último tipo nem sempre está presente. As zonas internas não precisam estar na ordem listada.A localização depende do tamanho e da forma da casa de toras para o banho e de sua colocação no local.

O tamanho normal é o camarim, cuja área é de 1 m2. m. por pessoa mais um metro de estoque.

Em alguns casos, o camarim é ampliado devido ao fato de nele ser instalado um rack para armazenamento de lenha.

Além da pilha de lenha, o camarim deve ter bancos, cabides ou armários para roupas.

Após o camarim, geralmente há uma sauna a vapor. Precisa de mais espaço para uma pessoa - cerca de 1,8-2 m². m. Para preservar o calor dentro de casa, é importante instalar uma porta vedada e fornecer um bom isolamento térmico do teto e das paredes por onde ocorre a perda de calor. A sala de vapor pode ser com ou sem janelas. É importante selecionar vidros de alta qualidade para as janelas.

No interior da sala de vapor existem prateleiras, bancos e sofás, ganchos para vassouras, um tanque com água fria para pulverizar sobre as pedras, um recipiente com água quente para a lavagem, bacias e acessórios de lavagem. Na sala de vapor, todos os itens devem ser sólidos, de alta qualidade e feitos de materiais de origem natural.

Uma casa de banho ou duche também não será uma divisão supérflua na banheira. É conveniente remover o suor com todas as secreções da pele, para realizar procedimentos de higiene para os quais está muito quente na sala de vapor.

Uma sala de descanso não é obrigatória, mas sim um elemento funcional de uma casa de banhos separada da casa de campo. Pode ter uma mesa, grupo de jantar, área de jogos, geladeira, espaço de armazenamento e outras áreas conforme necessário.

Como aquecer?

O sistema de aquecimento é a base de um banho adequado.

Os principais tipos de aquecimento:

  • forno;
  • gás;
  • elétrico;
  • combustível líquido;
  • misturado.

O aquecimento por fogão é considerado tradicional e o mais eficiente. O fogão usa combustível sólido, principalmente lenha.

O forno em si pode ser de tijolo ou metal. Fogões de metal são mais comuns. Eles são mais fáceis de ajustar e mais duráveis. A vantagem do aquecimento em estufa é que é fácil de organizar e a lenha é uma fonte de calor amiga do ambiente durante a combustão.

É eficaz utilizar aquecimento de fogão com combustível sólido no interior, onde o banho não é constantemente aquecido.

A desvantagem do aquecimento com combustível sólido é que a lenha deve ser adicionada regularmente e o ambiente deve ser aquecido por um longo período.

Manter uma temperatura uniforme com o aquecimento do fogão é mais difícil do que com o aquecimento elétrico ou a gás controlado.

E não se esqueça que o balneário não é aquecido "a preto" há muitas décadas, e só é possível aquecê-lo "a branco" com um bom sistema de remoção de fumos e produtos da combustão.

Ao usar um aquecedor de fogão em uma pequena banheira, todos os quartos adjacentes são aquecidos a partir dele. Num grande balneário, o aquecimento dos restantes quartos terá de ser efectuado separadamente.

O aquecimento a gás é mais adequado para uma casa de campo ou uma casa privada. Permite-lhe manter regularmente uma temperatura uniforme no banho para que a divisão não congele e aqueça rapidamente.

O uso de gás tem uma série de vantagens: é fácil regular a temperatura com alta precisão, aquecer água, aquecer todas as instalações do banho.

É conveniente combinar o aquecimento da casa com o aquecimento do banho. O gás é mais barato do que eletricidade e lenha, mas não menos eficiente. Não há necessidade de arranjar um sistema de chaminé.

É proibido o uso de gás de botija, por isso nem sempre é possível dar preferência ao gás como sistema de aquecimento.

Um sistema de aquecimento elétrico é simples. Não há necessidade de pedir lenha e construir uma pilha de lenha com antecedência, não há problema se a casa não for aquecida a gás, você pode instalar o sistema imediatamente na casa e no balneário, é conveniente regular a temperatura para dentro de um grau e aquecer regularmente o balneário para que não congele. As instalações vizinhas também serão aquecidas por um sistema único.

Existem duas desvantagens.

  • O aquecimento elétrico é muito caro. Possui alta eficiência energética e o mesmo alto consumo de energia.
  • O sistema deve ser cuidadosamente protegido contra umidade e vapor. E, é claro, não há dúvida do crepitar aconchegante da lenha.

Os combustíveis líquidos significam coisas diferentes. Alguns mestres referem-se a esta categoria como aquecimento de fogão com óleo diesel (o que não é recomendado para banho) ou com combustível para lareiras biológicas. Outros entendem o aquecimento da água como um líquido.

Na verdade, este é um piso de água: a água quente se move através de canos e aquece o ambiente.

O aquecimento da água é econômico, mas ineficaz. Ele aquece a sala em 30-35 graus no máximo, e o calor é perdido conforme a distância da fonte de calor aumenta.

Portanto, o aquecimento líquido é adequado para combinação, mas não como o principal.

Você pode combinar diferentes tipos de aquecimento. Para um banho de verdade, é preferível ter aquecimento por recuperador de calor na sala de vapor e aquecimento a gás nas restantes divisões.

Materiais (editar)

A escolha dos materiais é realizada na fase de criação do projeto. Isso não obriga você a comprar imediatamente tudo o que precisa, ainda podem ser feitas alterações no projeto, mas para a comissão de seleção da entidade receptora é necessário indicar os materiais para que estejam em conformidade com as normas de segurança contra incêndio e SNiP.

A escolha dos materiais é influenciada não apenas pelo cumprimento das normas, mas também por vários outros fatores.

Portanto, é importante levar em consideração o custo do material por 1 metro quadrado de edifício, sua resistência ao congelamento, mudanças de temperatura e um microclima úmido no interior do edifício.

Fundação

Esta é a base de todo o edifício. Ele carrega uma grande carga e, quanto mais pesados ​​os materiais, mais forte é a base necessária. O tipo de solo também influencia.

Se o solo for sólido com pedras, areia ou argila, é considerado estável e a fundação não precisa ser profunda e contínua.

Em solo fraco e "rasteiro", é necessária uma base monolítica sólida e profunda. Em solos úmidos e pantanosos, uma base elevada em estacas é desejável.

Quatro tipos de fundações são adequadas para um banho.

  • Monolítico. Uma cova é cavada sob tal fundação. Deve ter uma profundidade tal que caia 30-40 cm abaixo do nível de congelamento do solo. O fundo da fossa é coberto com uma densa almofada de areia e a impermeabilização é instalada no topo. Uma base monolítica será forte se for derramada em um dia. A mistura é preparada com grau de cimento não inferior a M300, areia, brita e aditivos para dar resistência à solução. A base da fundação deve ser reforçada com tela de aço. Uma fundação monolítica suportará uma estrutura feita de qualquer material, mesmo um tijolo raramente usado na construção de uma banheira.
  • Fita. A opção é um pouco mais simples do que a monolítica. Uma depressão também é cavada no solo. A largura da fundação deve ser várias dezenas de centímetros mais larga do que a largura da casa de toras para o banho. É aplicado da mesma forma que uma base monolítica - sobre uma almofada de areia e impermeabilizante. Adequado para estruturas de bloco e madeira.
  • Colunar. Não exige muito esforço, já que os postes são instalados apenas nos cantos e no meio da base da casa de toras. É adequado para banhos de madeira e blocos pequenos e não muito pesados. Pilares feitos de concreto ou tijolo são enterrados abaixo do nível de congelamento do solo. Areia e impermeabilização são desejáveis. A distância entre os postes é de 2 metros, não mais. Os postes devem ser de concreto ou tijolos sólidos.
  • Pilha. São utilizadas pilhas de madeira, concreto armado ou aço. Eles são literalmente "cravados" no solo usando um equipamento especial. Isso elimina a necessidade de terraplenagem e espera que a fundação de concreto endureça. O comprimento da pilha pode ser de até 8 metros, e o nível de penetração é determinado pelo nível de umidade do solo. Uma fundação por estaca é mais barata do que uma fundação em faixa ou monolítica e é adequada para qualquer tipo de banho, por isso muitas vezes é escolhida mesmo com solo denso.

Quadro

Existem três maneiras de construir a base de uma casa de banhos: uma casa de toras, uma casa de banhos em uma estrutura, tijolo ou bloco.

A moldura é a escolha mais fácil em todos os aspectos. Materiais: um perfil de madeira feito de tábuas ou um perfil de metal para montagem - são mais baratos que uma moldura feita de um bom tronco ou barra, e ainda mais uma banheira de tijolos. O peso de uma prancha ou peça de perfil de aço é mínimo, portanto o trabalho pode ser realizado sem uma equipe contratada com um ou dois auxiliares. O peso total de toda a estrutura também é mais leve do que o peso de uma casa de toras ou de uma banheira de tijolos, portanto, a menor carga possível é dada à fundação.

Além disso, as vantagens de um edifício com moldura incluem o fato de poder ser erguido em qualquer época do ano, o que não se pode dizer de um tijolo e um bloco, e a estrutura não encolher.

A moldura também apresenta vantagens em termos de acabamentos decorativos. É conveniente montar materiais externos e internos nele. É conveniente "esconder" a fiação para o fornecimento de energia elétrica nos espaços entre os materiais e os detalhes da moldura. Portanto, ele é protegido de forma confiável contra umidade e calor.

Um banho de estrutura vai durar um período mais curto do que um banho de toras ou blocos.

Deve ser revestido com materiais para isolamento térmico, hídrico e de vapor, e nem todos podem competir em termos de vida útil com uma boa estrutura de lariço ou carvalho. Muitos materiais se tornarão inutilizáveis ​​mais cedo devido ao clima úmido interno.

Montar uma estrutura de banho é um processo bastante rápido. Inclui várias etapas.

  • Montagem das cintas da estrutura inferior e superior. Todo o trabalho de montagem é executado ao nível do edifício. Uma madeira de coníferas ou tábua é mais adequada. Previamente, é impregnado com compostos anti-sépticos em várias camadas. O quadro é montado sobre uma base revestida com impermeabilizante.
  • Montagem do telhado. Recomenda-se montar a estrutura da futura cobertura no solo e, em seguida, transferi-la para a moldura, observando rigorosamente a precisão da localização das estruturas de caibro acima dos racks.
  • Revestimento da moldura com instalação simultânea de barreira de vapor, impermeabilização e isolamento térmico.
  • Acabamento decorativo. O revestimento de camada única nem sempre é confiável e não parece tão esteticamente agradável quanto gostaríamos. O revestimento decorativo do interior pode ser feito de madeira ou pinho. Tal revestimento terá uma aparência bonita e compensará as desvantagens de um banho de armação com seu cheiro e propriedades antibacterianas. É conveniente realizar o acabamento externo de painéis sanduíche ou SIP.

A moldura dos perfis metálicos é montada da mesma forma.

Um banho de toras é superior a um edifício de estrutura em muitos aspectos.

  • Com os mesmos custos de materiais para isolar a moldura e uma casa de toras, você terá que consertar uma casa de toras em muito menos tempo. Todas as toras já possuem ranhuras especiais, portanto a estrutura é montada e desmontada de forma elementar.
  • Uma moldura de madeira resistente à umidade durará pelo menos um século.
  • A madeira natural conserva as suas propriedades e odores benéficos, graças aos quais se consegue o próprio efeito de cura e relaxamento num banho tradicional.
  • A condutividade térmica da sala de vapor é muito baixa. Ou seja, aquece rapidamente e perde calor lentamente.
  • Não é necessário acabamento interno e externo. O banho de toras já parece esteticamente agradável.
  • Na montagem da estrutura, o espaço útil é maior do que após o revestimento da moldura com isolamento e uma camada decorativa.

Existem também desvantagens no banho de toras.

  • As toras são pesadas e exigirão uma equipe de montadores para montá-las.
  • O tronco arredondado encolhe. Depois de montar a casa de toras, você pode começar a trabalhar no máximo seis meses depois.
  • Qualquer tipo de fundação é adequado para um banho de quadro, e uma versão sólida e forte é necessária para um banho de toras. Pelo menos fita. Será mais caro, mais longo e mais difícil de preencher do que um simples colunar.

Paredes e chão

Para a instalação de paredes e pisos na banheira, não apenas os tipos tradicionais de materiais são adequados.As paredes podem ser construídas com tijolos ou blocos: blocos de espuma, arbolita, argila expandida e à base de escória.

O tijolo foi escolhido porque esse material é bonito e atende aos padrões de segurança contra incêndio., que são apresentados ao banho. Com sua ajuda, ideias de design originais são realizadas e nenhum acabamento decorativo adicional é necessário. Isso economiza tempo e dinheiro para construir uma banheira. E também o tijolo é bio-resistente e não tem medo de umidade, portanto não precisa de processamento.

No entanto, todas as vantagens de um tijolo não o tornam a melhor opção para a construção de uma banheira.

O tijolo não pode ser construído em clima frio e úmido, e a estrutura encolhe ligeiramente. O peso de uma banheira de tijolos é muito grande, então a base deve ser a mais forte possível.

Sua vida útil será menor do que a de uma estrutura de toras.

Uma banheira de tijolos precisa ser aquecida por muito tempo. Afinal, o tijolo não tem nenhum dos benefícios para a saúde da madeira natural. Não haverá cheiro agradável, nenhum vapor leve ou qualquer efeito especial na sala de vapor.

Uma boa alternativa aos tijolos são os blocos. O mais próximo em suas propriedades da árvore natural apreciada são os blocos de arbolitos. São 80% de fibras de madeira.

Arbolite, como material de construção, combina as vantagens da madeira, embora não todos, e tijolos. O prédio acaba sendo robusto, mas leve, é erguido mais rápido devido ao grande tamanho dos blocos, não encolhe, não tem medo da umidade e dos organismos vivos. O Arbolit é um material barato, pois é feito a partir de resíduos de diversas indústrias. Ao mesmo tempo, não contém componentes prejudiciais à saúde. Tem uma condutividade térmica adequada para um banho - aquece rapidamente, arrefece lentamente.

A desvantagem dos blocos de concreto de madeira é que eles não contêm propriedades úteis da madeira, apesar de sua presença na composição do material.

A fibra foi processada repetidamente com diferentes compostos, após o que não tem mais efeito e cheiro curativos.

Externamente, o concreto de madeira tem uma aparência desagradável, portanto, serão necessários ornamentos decorativos de dentro e de fora. Este é um investimento adicional de tempo e dinheiro, assim como camadas extras dentro da sala escondem a área útil.

Materiais de chão

O piso do balneário é diferente do piso da área de estar. Desempenha duas funções importantes ao mesmo tempo: garante uma movimentação confortável e segura em condições de alta umidade e faz parte do sistema de drenagem.

A escolha dos materiais e a instalação do pavimento são necessárias para que fique quente, resistente, não apodreça e não se desgaste muito rapidamente. Duas opções atendem a esses critérios: uma base de concreto e um piso de tábuas colocadas sobre toras.

Pisos de concreto na banheira são bons porque são duráveis, não estão sujeitos a deterioração e são comparáveis ​​em termos de vida útil ao projeto da própria banheira. Pisos de madeira terão que ser acabados novamente pelo menos uma vez, pois se desgastam mais rapidamente.

Um piso de concreto sem isolamento térmico ou aquecimento será muito frio. Com ela, a sauna e todo o balneário como um todo perderão muito calor, por isso é importante cuidar para aquecê-lo.

A melhor opção para isso é considerada um dispositivo de aquecimento de piso de água na espessura de concreto. Ele aquecerá de forma rápida e uniforme e a vida útil de tal sistema será a maior possível.

É importante apenas evitar que os tubos congelem no concreto, caso contrário, o sistema irá falhar.

Outra vantagem da base de concreto para piso é a versatilidade para revestimento com outros materiais de acabamento. Por exemplo, em uma banheira, azulejos (antiderrapantes), porcelanato e piso de madeira removível são perfeitos. Todos esses tipos de piso são fáceis de limpar e instalar sem habilidades especiais.

O piso de concreto da banheira requer um sistema de drenagem de água bem planejado. Haverá uma grande quantidade dele, então a opção mais simples - uma fossa de drenagem - é adequada apenas para solos arenosos com boa absorção.Em solo denso, é necessário equipar um dreno e uma fossa de drenagem fora do porão do banho.

Não se esqueça de algo tão importante como a ventilação.

É necessário não só na parte superior da sala para retirar a fumaça e o excesso de vapor, mas também na parte inferior. Se não houver ventilação no chão, odores de água estagnada e umidade podem penetrar facilmente na sala de vapor. Há poucas coisas agradáveis ​​e úteis nisso.

Ao instalar um piso de concreto diretamente no solo, uma espécie de "torta" deve ser formada dentro da qual sistemas de drenagem de água também devem ser fornecidos. Componentes importantes da "torta" são a impermeabilização, que protegerá o concreto do congelamento, e o isolamento térmico para que o piso não fique gelado, e uma malha de reforço para maior resistência. A estrutura pode ser composta por camadas repetidas de concreto, isolamento e materiais isolantes.

Para aqueles que são categoricamente contra um piso de concreto e azulejo em uma banheira, um de madeira é adequado. O piso de madeira é dividido em dois tipos: com vazamento e sem vazamento.

Pisos com vazamento têm várias vantagens:

  • arranjo simples em duas camadas: toras e tábuas de chão;
  • mais barato do que concreto ou piso sólido que não vaza;
  • o piso já faz parte do sistema de drenagem e não requer esforços adicionais para sua organização.

Mas o piso com vazamentos revelou ser frio, já que permanece um espaço de vários centímetros entre as toras e as tábuas do piso e ocorrem grandes perdas de calor através dele.

Esse tipo de piso pode ser traumático. É fácil tropeçar em uma superfície que não é sólida e plana.

Um piso sem vazamentos não tem essas desvantagens. A drenagem de água nele é organizada devido a uma ligeira inclinação do piso e orifícios de drenagem. Os orifícios de drenagem são grades de aço ou PVC, nivelados com as tábuas do piso, de modo que são invisíveis ao caminhar e não são visíveis.

Pelos ralos, a água entra nos tanques de drenagem e, de lá, segue por canos para o esgoto ou fossa de drenagem fora do local.

Equipar um piso com um sistema de drenagem é mais caro e a tecnologia do piso é mais complicada. Devido ao fato de que as placas de piso são encaixadas o mais firmemente possível umas nas outras e há um contrapiso abaixo, a perda de calor é minimizada e o piso dura mais.

Cobertura

O telhado na construção do banho é de particular importância. Se não estiver devidamente equipado, com o uso de impermeabilização, barreira de vapor e isolamento, ocorrerá perda de calor pela parte superior da sala. A eficiência do sistema de aquecimento ambiente diminuirá.

Para erguer um telhado sobre uma banheira, você precisa decidir sobre dois pontos principais: o tipo de telhado e os materiais de revestimento.

Para edifícios de um andar, é relevante o uso de estruturas do tipo simples: única inclinação, empena ou empena (quatro inclinações). Ele é montado mais rápido, requer menos custos de material e é mais fácil de calcular e montar.

Para banheiros de dois andares com sótão, varanda, terraço ou sala de estar, são adequados os tipos de telhado em empena, quatro inclinações, multi-empena e mansarda vista de cima.

Depois de determinar o tipo de telhado (empena - uma opção universal), você precisa determinar sua altura e inclinação. Quanto maior for a altura, maiores serão as oportunidades de usar o espaço sob o telhado para quaisquer necessidades. Quanto maior o ângulo da encosta, melhor o fluxo de chuva cairá e menos massas de neve permanecerão.

É arriscado escolher uma altura de telhado alta devido aos ventos fortes em algumas regiões do nosso país.

Mas se um cômodo completo para descanso, moradia ou armazenamento for equipado acima do banheiro, a altura no ponto central deve corresponder à altura do membro mais alto da família. Caso contrário, as instalações serão simplesmente impossíveis de usar confortavelmente.

Se não estiver planejado usar o local como residencial no segundo andar, faz sentido reduzir ao máximo o declive. Quanto menor for, mais fácil de construir, menos materiais serão necessários e não há necessidade de temer que o revestimento seja danificado pelo vento.

Um detalhe importante: para revestimentos em relevo, a inclinação da inclinação deve ser maior do que para o material em folha.

Quando o tipo de telhado e o destino do espaço sob ele são determinados, é a vez da escolha dos materiais.

O sistema de viga de suporte é exclusivamente montado a partir de fragmentos de madeira. É aconselhável tratar a árvore com impregnações anti-sépticas, o que prolongará a vida útil do material. A montagem do telhado é realizada de acordo com o projeto.

Recomenda-se recolher o telhado no solo e, em seguida, movê-lo para o seu devido lugar acima da casa de toras. Você pode prosseguir com o dispositivo de isolamento.

É importante entender que para um telhado de banho, não só e não tanto as influências externas (precipitação, vento, poeira) representam uma ameaça, mas a umidade constante na sala de vapor, altas temperaturas e mudanças freqüentes de temperatura. Isso afeta especialmente o estado dos materiais na estação fria.

Para evitar a formação de condensação sob o telhado, é necessário cuidar de um bom isolamento térmico do forro e de partes do telhado. O teto da sauna é isolado do lado de fora em camadas.

Primeiro, uma camada de barreira de vapor é colocada. Este material é necessário para que o teto do banho não congele e não apareça condensação do vapor que sai do lado de fora. A barreira de vapor é melhor feita com materiais de folha densos com uma propriedade reflexiva. Polietileno espumado com uma base de folha de até 10 mm de espessura, insol de folha com fibra de vidro na base e nanoisol são adequados.

Assim, o teto será protegido de forma confiável contra condensação, e o calor da sala de vapor e do banho não tenderá para o exterior.

Um material isolante de calor é colocado no topo da barreira de vapor. Ele irá proteger contra congelamento e perda de calor através do telhado do edifício. Os mercados de construção oferecem uma variedade de materiais de isolamento. Para um banho, material leve, resistente à umidade e congelamento, com camadas espessas e barato é o mais adequado.

Dos métodos comprovados, ainda é relevante o uso de serragem, escória ou argila. Eles são cobertos com uma camada espessa no topo da barreira de vapor e cobertos com materiais impermeabilizantes.

Uma opção mais moderna é a argila expandida. Você pode usar o mesmo para isolar a mesa de piso. Este material granular poroso é uniformemente distribuído pela superfície, quase não encolhe, é leve e barato. Ao mesmo tempo, proporciona um bom efeito isolante.

Se considerarmos materiais mais caros em custo e melhores em termos de eficiência, vale a pena prestar atenção aos vários tipos de algodão em rama e isolantes pulverizados. Da lã, a lã mineral, basalto e à base de fibra de vidro são relevantes.

Espuma líquida de poliuretano, poliestireno expandido e fibra de vidro expandida são pulverizados. Esses materiais requerem equipamentos especiais e equipamentos de proteção para aplicá-los em uma camada uniforme de líquido. Custa muito dinheiro, mas a eficiência do material justifica o custo.

Os materiais pulverizados fornecem um acabamento uniforme, denso e uniforme. Não tem medo de umidade, vapor, frio, temperaturas extremas, roedores e microorganismos, tempo.

De cima, o isolamento deve ser protegido com filme ou rolo impermeabilizante para que não caiam sobre ele precipitações e sujeira de fora.

O telhado em si é coberto com ondulin, papelão ondulado, telhas de metal, ardósia, euro-ardósia ou telhas macias.

Ventilação

O sistema de ventilação na sala de vapor garante que o suprimento de oxigênio seja renovado na sala, uma temperatura confortável seja mantida, que um vapor muito leve seja criado e o cheiro de queimado e fumaça não permaneça. Devido ao sistema de chaminé e à circulação de ar, acaba por aquecer o banho “a branco”.

Uma tarefa igualmente importante da ventilação é eliminar os odores da água estagnada. Também evita a formação de bolor e mofo.

E os respiradouros próximos ao fogão evitam que o piso superaqueça e as tábuas pegem fogo.

Existem três tipos de ventilação.

  1. Natural. A circulação de ar quente e frio ocorre devido à diferença de pressão entre o exterior e o interior da sala. As aberturas de entrada e saída de ar são feitas no piso, no teto, na parte superior ou inferior das paredes, atrás e na frente do forno. A localização depende do tipo de banho e do tamanho da sala. É importante lembrar que a ventilação não é apenas um buraco na parede ou no teto. Está equipado para que essas aberturas possam ser abertas e fechadas. Amortecedores ou travas devem ser fornecidos imediatamente e bem apertados.
  2. Artificial. Um sistema complexo controlado por dispositivos. Quando a temperatura sobe para um determinado nível, eles iniciam os mecanismos de ventilação por conta própria.
  3. Combinado. Combinação de controle automático e ventilação tradicional.

Acabamento externo

Decorar a banheira por fora e por dentro nem sempre é necessário. Uma banheira de troncos fica linda por si só e é escolhida com mais frequência do que outras opções.

Mas os edifícios de tijolo, bloco e estrutura precisam de revestimento.

Os materiais adequados em termos de resistência, aparência, desempenho e qualidades estéticas são diversos:

  • tapume - vinil, madeira, metal;
  • a fortificação parece um tronco arredondado após a instalação;
  • o forro imita a aparência de um tronco ou barra;
  • bordo afiado;
  • Painéis OSB;
  • gesso;
  • telha.

Estilo

Muitas vezes, para decoração externa, o fator decisivo não é a praticidade do material, mas a aparência da banheira. Populares são o tradicional balneário russo com uma cabana de madeira, o edifício no estilo de "cabana rústica esculpida" e outras modificações do estilo russo.

Possui duas direções de desenvolvimento:

  • Banhos antigos são projetados em um estilo simples e bruto. É assim que o designer vê a personificação da tradicional sala de vapor do século passado.
  • Banhos no estilo "a la russe" É uma visão europeia das tradições russas. Esse banho terá uma decoração intrincada, cores vivas e muitos elementos decorativos. Talvez até um fogão russo de azulejos em vez do fogão normal.

Zoneamento do espaço

É necessário dividir em zonas funcionais não só todo o espaço interno do banheiro, mas também cada cômodo separadamente.

Tradicionalmente, o balneário deve ter um camarim ou um local onde você possa se despir, deixar seus sapatos, agasalhos, toalhas sobressalentes. Se o camarim desempenha apenas as funções de guarda-roupa, pode ser pequeno e, além de bancos e cabides, não se exige nada nele.

Se o camarim for ao mesmo tempo uma área de estar, deve ser alargado, pense onde instalar bancos, mesa, armários e cabides.

Tal camarim requer aquecimento próprio e portas hermeticamente fechadas.

Se o banho possuir sala de relaxamento, recomenda-se entrar pela sala de banho ou pelo camarim.

No zoneamento da sala de vapor, a distância do aquecedor é de fundamental importância. Os padrões de segurança prevêem 4 zonas.

No primeiro, que fica mais próximo do fogão, podem ser colocados apenas caixas d'água e acessórios para o fogão. Mas também deve ter uma janela de ventilação. Na segunda, terceira e quarta, já podem ser colocadas prateleiras e bancos. É importante ter em atenção que deve haver uma grande distância entre a bancada e o recuperador para que em nenhuma circunstância toque no recuperador quente.

Deve haver uma sala de lavagem atrás da sala de vapor. É conveniente quando as zonas da sala estão localizadas em um círculo: do vestiário, a entrada para a sala de banho, para que não haja queda acentuada da temperatura do corpo, daí para a sala de vapor, e daí para a área de lazer. Da área de lazer - volta ao camarim. Você pode organizá-los em uma ordem diferente. Do vestiário para a sala de vapor, da sala de vapor para a sala de lavagem, da sala de lavagem para o banheiro.

Não há regras de zoneamento para essas instalações. É realizado de acordo com as preferências dos proprietários ou a conselho do designer.

Design de interiores

A atmosfera dentro de cada cômodo do banheiro é importante.É conseguido através de design, design bonito de áreas individuais, decoração com vários acessórios de banho.

Você pode decorar um banho lindamente sem envolver um designer.

O principal é seguir várias recomendações de profissionais para não estragar as belezas naturais da árvore.

  • A vantagem da madeira é a naturalidade, proximidade com a natureza e naturalidade. Você não deve violar essa harmonia com excessos na forma de um sofá de veludo, TV de plasma e uma lareira elétrica sem aro. É melhor escolher os elementos de decoração adequados em cores naturais calmas e de materiais naturais. Se a decoração for de pedra e madeira, se os têxteis forem de linho, algodão e feltro, se a decoração for feita de folhas secas, galhos e bagas, se o chá for com um belo samovar elétrico.
  • Em um banho pequeno, você precisa tentar usar cantos e alisá-los, então não parecerá apertado.
  • A madeira para decoração e móveis é escolhida em uma, no máximo duas cores.
  • Não há lugar para laca e decorações de plástico no banho. Eles parecem não naturais e se deterioram com a umidade e o calor.
  • Não havia luz elétrica na tradicional casa de banhos russa. Você pode usar esse fato para decorar quartos com lâmpadas aconchegantes de parede e de mesa, que lembram lâmpadas e tochas.
  • Elementos clássicos definem perfeitamente a atmosfera - vassouras, chapéus, toalhas bordadas, buquês de ervas aromáticas, samovares, móveis entalhados e outros.

Mobiliário

É preferível escolher móveis para banho em madeira, independentemente do tipo de edifício em si. Cria a atmosfera certa e tem um efeito benéfico na saúde.

Se os bancos de madeira parecerem duros, você pode usar travesseiros removíveis recheados com aparas de feltro, cedro ou pinho.

Existem também materiais mais modernos com propriedades antibacterianas - bambu e fibra de coco.

Não se esqueça que não só os bancos, mas também vários tipos de banheiras para água e infusões, mesas, estantes e armários são úteis para a beleza e o benefício.

Adendo

Muitas pessoas sonham com seu próprio banho, focando nas críticas positivas de amigos, conhecidos e atendentes profissionais de banhos em fóruns na Internet. Para atender às expectativas, vale a pena levar em consideração as recomendações de proprietários de banhos russos experientes.

Eles se relacionam com a construção e operação das instalações.

Ao construir uma banheira, é importante levar em consideração algumas das nuances.

  • SNiP é o melhor assistente do designer. O balneário deve estar localizado a pelo menos 3 metros da área vizinha.
  • Deve haver um poço com água subterrânea perto do balneário, a 15-20 metros de distância.
  • Os melhores materiais para a construção de uma banheira são o cedro, o lariço e o pinho.
  • O combustível sólido está queimando ativamente no forno, então deve haver um supressor de faíscas no tubo acima do telhado.
  • Não envernize o chão - ele escorregará.
  • Todas as partes metálicas (exceto o fogão) devem ser revestidas com madeira, feltro ou outro material para não se queimar.
  • O banho requer instrumentos de medição. Usar ventilação baseada apenas em como você se sente é uma maneira ruim e um risco para a saúde.

Ao usar um banho, você também precisa seguir algumas regras simples.

  • Não visite a sauna a vapor quente se você tiver doenças crônicas com as quais não é recomendado ir à sauna.
  • Beber álcool é proibido.
  • É útil para realizar procedimentos cosméticos e envolvimentos na sala de vapor.
  • É útil para borrifar pedras no forno com tinturas de ervas medicinais alternadamente com água limpa.
  • Para obter um "vapor leve", é necessário regar as pedras com pequenas porções de água - 500-1000 ml cada.
  • No banho, você precisa respirar pela boca.
  • Use uma vassoura corretamente. Bétula - massagem, é chicoteada sobre o corpo. Carvalho - macio, cozido no vapor com ele. O zimbro é apenas para os pés, mas o eucalipto precisa ser esfregado para dar óleo.
  • No banho, o corpo perde muito líquido. Só pode ser reabastecido com água limpa.

Belos exemplos

Um belo banho caseiro não precisa se parecer com uma torre de troncos.

Existem também soluções de design mais originais:

  • banho em forma de barril;
  • em estilo japonês;
  • com piscina na rua;
  • sauna no sótão;
  • terminou com tapume, fortificação, telhas de cerâmica.

Você aprenderá mais sobre como construir uma banheira com suas próprias mãos no vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário