Banho de estrutura: os prós e os contras dos designs
A construção de estruturas está ganhando cada vez mais popularidade entre os amantes de procedimentos de banho e proprietários de lotes pessoais. A construção de uma banheira de armação é uma excelente opção para quem não pode dar muito dinheiro, mas quer encontrar no local um edifício que, em termos de parâmetros básicos, não seja inferior a projectos semelhantes mais caros. Além disso, as banheiras com moldura têm uma aparência bastante agradável, que, com a ajuda do acabamento externo, pode ser feita de forma muito original e estética. Vamos considerar em detalhes as características de todas as fases da construção de uma estrutura de banho, as sutilezas da seleção de materiais para a construção e as tendências atuais de design.
Vantagens e desvantagens
A construção de uma casa de banhos com base numa moldura garante a rapidez da construção, porque o princípio da construção é bastante simples. Existem várias outras vantagens na tecnologia de wireframe.
- A construção será muito orçamentária. Isso é possível devido à disponibilidade e ao baixo custo dos materiais.
- Não há necessidade de uma base sólida. Uma versão leve será suficiente.
- A sala aquece rapidamente. Isso é possível devido à baixa condutividade térmica.
- Todas as comunicações podem ser realizadas dentro das paredes. Isso preserva a aparência estética do edifício.
- A oportunidade de usar o banho imediatamente após a conclusão da construção. E tudo graças à falta de encolhimento.
- Todos os materiais utilizados são ecológicos. Cozinhar no vapor é muito útil aqui.
- Não há necessidade de usar equipamentos de construção. Mas alugar um pode ser muito caro.
- Nenhuma habilidade especial é necessária para a construção independente de uma estrutura de banho. Até mesmo um iniciante neste negócio dominará a instalação.
A construção pode ser realizada em qualquer temperatura e clima. As condições climáticas não afetarão o processo de forma alguma.
Na ausência de erros graves na construção, essa estrutura terá uma longa vida útil. O principal é seguir as instruções.
- O próprio método de construção já sugere que tal edifício é fácil de consertar. Você pode substituir um dos módulos e isso não afetará negativamente o outro módulo ou todo o edifício como um todo. Se desejar, o balneário pode ser móvel (transportável), mas poucas pessoas recorrem a esse método.
Todas essas vantagens indiscutíveis contribuem para a crescente popularidade dos banhos com estrutura. É verdade que eles também têm uma desvantagem bastante tangível: durante a precipitação, a umidade pode penetrar nas barras.
A observância cuidadosa de algumas regras ajudará a evitar isso.
- O uso de isolamento térmico durante a construção é necessário. Permite reter o calor por mais tempo, promove a estanqueidade e não permite que a umidade penetre. Lã mineral ou fibra de vidro são bons materiais isolantes.
- O equipamento de barreira de vapor ajudará a evitar a condensação e a prolongar a vida útil da madeira.
- Um tipo simples de fundação (pilha, colunar) é ideal para arranjar em solos densos.
Tendo se familiarizado com as principais características da estrutura do quadro, você pode começar a projetar o futuro banheiro.
Projetos
Opções 2 x 4, 3 x 4, 4 x 4 m
Iniciando a construção de um banho tão pequeno, você precisa ser capaz de usar todo o espaço interno da forma mais eficiente possível. Esses mini-banhos são muitas vezes construídos em lotes onde é necessário salvar território ou como uma extensão da casa. Ao mesmo tempo, não mais do que duas pessoas podem tomar banho de vapor em uma banheira tão pequena.
No projeto finalizado do futuro banheiro, o número de quartos deve ser detalhado (banho turco, duche, vestiário, piscina, etc.). Projetos típicos de banheiras 3x4 incluem salas separadas para a sauna a vapor, área de relaxamento e chuveiro. Para aquecimento, costuma-se usar uma caldeira ou fogão a lenha.
Esses pequenos edifícios têm seus próprios méritos.
- A capacidade de economizar em materiais de construção. Uma madeira padrão tem um comprimento de 6 metros, o que significa que pode ser simplesmente cortada ao meio (se a parede tiver 3 metros de comprimento), praticamente sem deixar resíduos. Ou em 3 partes com um comprimento de parede de 2 metros.
- Esses banhos são construídos muito rapidamente. Com o projeto e o desenho finalizados, você pode concluir o trabalho em 2 semanas.
- Economizar na quantidade de material permitirá que você se concentre em sua qualidade. Uma boa madeira com impregnação de alta qualidade durará muitos anos.
Ao planejar a construção de um banho, vale lembrar que qualquer nova construção no local deve ser cadastrada no cadastro.
Projectos de uma casa de banho de caixilharia 6x6 com sótão
Se o tamanho do local permite que você construa um banheiro luxuoso e espaçoso, por que não fazê-lo? Principalmente para quem não só gosta de se cozinhar, mas também de convidar amigos.
Os banheiros com sótão são geralmente projetados de forma que uma escada leve do banheiro ao sótão. A vantagem de um prédio de dois andares é que o segundo andar dá muito espaço adicional, enquanto os custos não aumentam muito, porque a maior parte dos custos vai para a construção da fundação.
Projeto
A última etapa da construção de uma casa de veraneio é a decoração interna e externa.
É claro que é feito ao gosto do proprietário, mas existem algumas regras universais que é melhor seguir.
- O revestimento interno da banheira não pode ser pintado. Quando aquecida, a tinta exala um odor desagradável e substâncias nocivas.
- É melhor iniciar o revestimento interno seis meses ou um ano após o término da construção. Durante esse tempo, o prédio encolherá naturalmente.
Os principais métodos de decoração exterior são o reboco, o revestimento ou a ripa de árvores coníferas, as casas de blocos, os ladrilhos. Painéis térmicos e tijolos de revestimento são menos comumente usados.
Absolutamente todos os materiais usados para decoração de interiores de uma banheira devem ter uma série de características:
- resistência à umidade, ar quente e contato direto com água;
- em nenhum caso o material deve liberar toxinas sob a influência de altas temperaturas;
- força e longa vida útil;
- Amizade ambiental.
Naturalmente, o material mais comum que combina todas as características acima é a madeira. Ele absorve facilmente a umidade e seca rapidamente, é absolutamente seguro para os humanos e tem seu próprio cheiro único (que todos associam há muito tempo aos procedimentos de banho).
A seguir, vale a pena decidir sobre o tipo de forro, que são muitos. Afinal, se você escolher um forro de baixa qualidade, ele pode acumular água e inchar. Ou, ao contrário, diminui de tamanho, formando fissuras (isso é possível na compra de um forro bruto).
Decoração de sala de vapor
Tradicionalmente, as árvores de folha caduca são usadas para o revestimento interno da sala de vapor. Não emitem alcatrão quando aquecidos, não esquentam e secam muito rapidamente. Consequentemente, o aparecimento de fungos é quase excluído.Freqüentemente, as saunas e os banhos turcos têm acabamento em cinza, o que é conhecido por sua durabilidade. Além disso, esta árvore tem um design interior muito bonito, que vai dar ao quarto um aspecto estético.
Amieiro também é bastante popular para revestimento de interiores. E não é por acaso: a árvore não absorve odores e tem uma cor incomum natural (marrom-rosa). Os fabricantes estrangeiros de saunas muitas vezes as decoram com amieiro.
Acabamento lava carro
Construtores experientes aconselham embainhar a pia com ripas de abeto. Tem uma bela cor laranja brilhante e é resistente à umidade. Mas não há regras rígidas, então você pode escolher entre várias opções: ladrilhos, painel de fibra resistente à umidade, drywall.
Decoração de banheiro
Este é talvez o único cômodo do balneário em que o design vem em primeiro lugar, depois a praticidade e a funcionalidade.
O único requisito para o design do banheiro é a resistência dos móveis e elementos decorativos a altas temperaturas e alta umidade.
Tradicionalmente, a decoração é feita com materiais ecológicos (não será muito agradável passar da sala de vapor para uma sala com um design sintético sólido).
O mais lógico seria decorar em estilo étnico. Inclui móveis de madeira, cortinas de renda, um samovar e outros atributos da cultura russa antiga.
Com menos frequência, a sala de recreação é decorada em estilo minimalista ou escandinavo.
Para quem gosta muito de decorar quartos por conta própria, mas não sabe o que escolher para o banho, existe uma excelente solução - um vitral caseiro. Com a invenção do filme adesivo colorido, o vitral deixou de ser a arte da elite, e a seguir descreveremos em detalhes o processo de sua criação.
A tecnologia é ridiculamente simples - o filme colorido é cortado em pedaços (podem ser certos personagens, formas geométricas ou abstrações) e colado na janela. Assim, uma bela imitação de vidro colorido pode ser obtida. A fita de chumbo pode ser colada nas juntas entre as formas coladas. Tal vitral tem uma grande variedade de variações, não requer grandes custos de fabricação, aumenta a resistência do vidro e serve como um elemento de design original.
Followket para se familiarizar com o esquema passo a passo para criar um vitral original. Pensando no design dos diferentes ambientes do banheiro, deve-se atentar para a correta organização da iluminação. A luz não deve ser muito forte, pois inicialmente as pessoas vêm ao banho para relaxamento e descanso. Mas a luz suave e difusa irá atender perfeitamente a função de acalmar e relaxar os visitantes. Portanto, vale a pena abandonar dispositivos para iluminação com alta potência.
Freqüentemente, a iluminação é organizada usando pequenas lâmpadas que são distribuídas igualmente por toda a sala ou ao redor do perímetro do teto. As lâmpadas LED são perfeitas - fornecem iluminação quente de alta qualidade, proporcionando uma carga mínima na rede elétrica.
Materiais (editar)
O cálculo dos materiais deve ser feito ainda na fase de planejamento do banho. Tendo decidido o tamanho, tipo de fundação, material de isolamento e tipo de ventilação, pode-se proceder aos cálculos.
Para a construção de um balneário com base em painel de armação, não é necessária uma grande quantidade de materiais de construção. Considere as variações dos materiais usados para a construção de cada elemento da estrutura.
O material para a moldura pode ser uma viga de madeira ou um perfil de metal. Na maioria das vezes, os moradores de verão preferem madeira: ela pesa pouco e é fácil de montar. A seção ideal é considerada 5 por 10 para suportes e 10 por 10 para racks nos cantos. As placas para revestimento do teto são tomadas com 34 cm de espessura e 13-15 cm de largura.
Vale a pena escolher um material para o revestimento da moldura na fase de projeto. Porque ao montar a estrutura, resta apenas espaço suficiente entre os racks para encaixar uma placa. Isso ajuda a evitar lacunas desnecessárias. Muitas pessoas optam por pranchas de reforço orientadas.Trabalhar com isso não requer habilidades especiais e equipamentos de construção. Enquanto as placas de partículas de cimento só podem ser cortadas com um amolador.
Para isolamento, lã mineral, espuma ou fibra de vidro são adequadas. A espessura do material de isolamento deve ser igual à espessura da madeira de que a estrutura é feita.
Para organizar adequadamente o vapor e a impermeabilização, é indesejável o uso de material de cobertura. O fato é que quando aquecido passa a emitir um cheiro não muito agradável.
É preferível utilizá-lo apenas para impermeabilizações externas e no assentamento. E o filme laminado vai lidar perfeitamente com a tarefa de barreira de vapor.
A decoração interior é geralmente feita com forro de madeira, mas pode ser decorada com materiais completamente diferentes, tudo depende da imaginação do proprietário.
Você também precisará de placas de metal e tijolos para equipar o espaço ao redor do fogão da maneira mais segura possível.
A maior parte da estimativa costuma ser gasta em materiais para a fundação. Aqui, a lista depende do tipo específico de fundação (por exemplo, estacas roscadas não são necessárias para a construção de uma fundação em faixa convencional). Mas o concreto é usado para quase todas as fundações. Portanto, vale a pena saber em que consiste e como escolhê-lo corretamente.
Cimento
Este material é composto por argila, cal e aditivos especiais. Inicialmente, apresenta-se sob a forma de areia, após diluição com água adquire a consistência de uma massa, depois endurece e endurece como uma pedra. O concreto vazado começa a endurecer em cerca de 50 minutos e levará vários dias para secar completamente. O concreto seco pode perder sua resistência se armazenado ou manuseado incorretamente. O material possui classes de resistência às quais você deve prestar atenção na hora de comprar.
Areia
A areia é usada como enchimento na mistura de soluções de concreto. Pode ser rio ou carreira. O rio é de alta qualidade porque contém poucas impurezas diferentes. A pedreira geralmente contém muita poeira e argila. A areia deve ser peneirada e lavada antes de ser adicionada à argamassa de cimento.
Cascalho
Pequenas pedras de origem natural são chamadas de cascalho e também são utilizadas como agregado na mistura de concreto. O cascalho é dividido em rio, mar e montanha.
Pedra britada
Também são pedras pequenas, mas são obtidas a partir do esmagamento de pedras maiores. Podem ser pequenos, médios e grandes. Ao escolher a pedra britada, deve-se prestar atenção a todas as suas características: resistência, resistência ao gelo e o nível de radioatividade. A pedra triturada utilizada na preparação do concreto não deve conter argila ou quaisquer impurezas inorgânicas.
A água é um componente muito importante de uma solução concreta. Água potável é ótima para fazer concreto manualmente ou para compactar camadas de fundação. Água industrial ou natural também funcionará se for suficientemente limpa. O requisito mais importante para a água é a ausência de gordura, óleo, açúcar e outros aditivos artificiais na composição.
Variedades decíduas de madeira são perfeitas para fazer a estrutura do futuro banho. Eles são bons por sua baixa suscetibilidade à deformação e alto grau de isolamento térmico.
Claro, muitas pessoas optam por um material mais barato (por exemplo, madeira de pinho), mas ele só funcionará na montagem da moldura. É indesejável utilizá-lo para acabamento, pois ao ser aquecido libera-se resina que pode ser queimada.
Naturalmente, um grande número de fixadores será necessário para a construção. Suas variedades e número são determinados pelo projeto do futuro banho. É melhor levar pregos, parafusos, parafusos com uma margem grande, porque é muito difícil calcular quantos deles serão necessários durante a construção.
Como isolar?
O material mais comum é o isolamento do rolo com cerca de 4-5 cm de espessura. Menos comumente, tapetes ou lã mineral são usados.O isolamento deve ser colocado entre os racks e, em seguida, as ripas devem ser pregadas neles. O polietileno é adequado para isolamento térmico. Não é aconselhável o uso de material de cobertura, pois emite um odor desagradável ao ser aquecido.
Não é muito comum, mas é um material de isolamento de alta qualidade e ecologicamente correto - lajes de junco. Sua espessura é geralmente de 15 centímetros, o que é ótimo para a construção de quadros. Não há nada na tecnologia de sua montagem que o diferencie da instalação de outros materiais de isolamento. Há uma nuance importante que deve ser levada em consideração ao usar placas de junco para isolar um banho. Isso é inflamabilidade. Portanto, vale a pena prestar atenção especial ao tratamento anti-prine antes de iniciar o trabalho.
Uma mistura de gesso e serragem também é usada por alguns construtores como isolamento. Essa mistura é muito fácil de preparar misturando serragem seca com cimento ou gesso na proporção de 10 para 1. Este isolamento é talvez o mais barato dos existentes.
Materiais de polímero também podem ser usados para isolamento. As vantagens são óbvias: baixo custo, instalação fácil e rápida, baixo peso e bom isolamento térmico do material. Mais importante ainda, é completamente insensível à umidade. Mas também há desvantagens: os materiais poliméricos queimam rapidamente, não se destinam ao uso em ambientes com altas temperaturas e podem emitir odores desagradáveis com o tempo.
O isolamento de basalto era bastante popular em uma época. Este é um tipo de algodão feito de fibras minerais e cola.
Este material tem muitas vantagens.
- A lã basalto retém bem o calor.
- A capacidade de resistir a temperaturas de até 900 graus.
- Pode servir por mais de vinte anos, pois com o passar dos anos não se deteriora e não perde suas características.
- O isolamento acústico em um banho, isolado com lã de basalto, aumentará várias vezes.
- O material não absorve umidade, o que permitirá que não permaneça no quadro.
Parece que aqui está - o isolamento perfeito. Mas nem tudo é tão simples. A principal desvantagem da lã basalto foi descoberta apenas em 2014. Até então, era considerado um dos materiais mais ecológicos. Mas descobriu-se que o adesivo que cola as fibras libera vapores de formaldeído. Naturalmente, a popularidade desse isolamento caiu drasticamente.
Argila expandida ou outros aterros podem lidar com o isolamento do piso do revestimento; a espuma pode ser usada para o teto.
Você deve ter uma abordagem muito responsável para o estágio de aquecimento do banho. Na verdade, com um trabalho de alta qualidade feito nesta fase, o calor irá embora muito mais lentamente, o que significa que haverá menos custos para aquecer o banho.
Fundação
Para edifícios com estrutura, uma base poderosa não é necessária, graças à pequena massa da estrutura em si, o mais simples pode ser feito. A opção mais popular é uma fundação colunar. Tubos de cimento-amianto preenchidos com concreto servirão de suporte aqui.
Instruções passo a passo para equipar uma fundação colunar.
- Primeiro você precisa selecionar e comprar tubos de cimento-amianto. O diâmetro ideal de tais tubos é de 10 cm e o comprimento é de 3-4 metros. Seu número depende da área do futuro banho. O número de apoios pode variar, mas devem ser instalados em todos os cantos da estrutura.
- A segunda etapa será cavar buracos com um diâmetro de cerca de 20 cm e cerca de 1,5 metros de profundidade. Será mais fácil se você tiver uma furadeira a gasolina, mas você também pode cavar buracos manualmente, só que leva muito mais tempo.
- Em seguida, você precisa cortar os tubos ao meio e colocá-los nos poços resultantes. O local ao redor dos tubos é coberto com areia e compactado com muito cuidado.
- Então você precisa misturar a solução de concreto. Isso pode ser feito de acordo com o esquema de proporções padrão - 1 unidade de cimento propriamente dito, 2 unidades de areia, 4 unidades de brita e água.
- Na última etapa, os tubos são preenchidos com concreto. Depois que a base estiver completamente seca, você pode começar a construir o resto do banho.
Fundação de madeira
Para edifícios menores medindo 3 x 4, 3 x 5, 4 x 5 ou 3 x 6 metros, uma base de madeira simples pode ser instalada. Esta também é uma boa opção para mover solos argilosos. Não se esqueça de que o telhado e as paredes de pequenos edifícios devem ser leves. Caso contrário, você precisará pensar em uma base sólida.
Fundação para parafuso de estaca
Para uma estrutura de quadro grande, esta opção é mais adequada.
A tecnologia de construção é simples:
- a marcação é feita para a localização das pilhas;
- são feitos furos no solo para as estacas, sendo a profundidade determinada de acordo com o tipo de solo e o nível de ocorrência das águas subterrâneas;
- as pilhas são aparafusadas nos orifícios;
- a última etapa é a montagem do chicote.
Fundação tira
Para solos pesados, uma base em faixa é ideal.
Você também pode equipá-lo com suas próprias mãos, seguindo as instruções.
- No local do banho, é preciso cavar uma vala com cerca de 45 cm de largura e cerca de meio metro de profundidade.
- Esta trincheira está cheia de areia até o topo. Como um bolo, a base é colocada em camadas e cada camada de areia precisa ser compactada, adicionar água ajudará.
- A seguir é colocada uma fôrma com dimensões aproximadas de 45 por 30 cm, podendo a base da fôrma ser reforçada com tubos e hastes metálicas.
- Em seguida, o concreto pode ser derramado.
- Depois que o concreto secou completamente, a fundação é coberta com material de cobertura. Isso fornecerá a impermeabilização necessária da estrutura do quadro.
Paredes e chão
Para construir paredes fortes de uma estrutura de banho, basta seguir algumas regras:
- É necessário secar bem a madeira. Não é recomendável construir em bétula, pois apodrece rapidamente. Aspen, tília ou lariço, que têm boas propriedades de isolamento térmico, são mais adequados.
- Os painéis de todos os quartos, com exceção da sauna a vapor e do chuveiro, são tratados com um antisséptico interno. Do lado de fora, normalmente é aplicado verniz. O arnês inferior é feito de vigas fixadas com pregos.
- É necessário bloquear os postes de canto em concreto.
- No forro com ripa, deve ser sobreposta para evitar a formação de vãos entre as telhas. Além disso, este método protege contra a penetração de umidade.
É mais conveniente montar a estrutura em uma área livre no pátio. A distância entre os montantes depende do tipo de material de revestimento usado. Para que as telhas organizem uma parede sólida e não precisem de ser reguladas, pode-se dar um passo de 60 cm.O mesmo tamanho é adequado para instalar o isolamento, que é colocado entre as estantes.
Nos locais onde serão feitos orifícios de ventilação, os vãos podem ser aumentados em mais 30-35 cm, sendo a distância entre os apoios verticais preenchida com isolamento térmico.
O revestimento externo geralmente é feito de forro de madeira colocado horizontalmente.
Arranjo do piso
O design e o piso podem ser diferentes dependendo do tipo de banheiro para o qual está sendo feito. Onde a água fluirá constantemente, é melhor fazer um piso para derramar. Ele é montado a partir de placas comuns não próximas umas das outras, mas com pequenas lacunas para que a água flua para o solo. O isolamento não é necessário para tal piso.
O trabalho de assentamento do chão começa com o assentamento das toras. Serão necessários postes de apoio se a distância entre os pontos de apoio for superior a 3 metros. Em locais onde as defasagens tocam a base, o material de cobertura é colocado em várias camadas. As placas são montadas no topo das vigas. Na maioria das vezes, um piso derramado não é fixado para que possa ser levantado e seco adequadamente.
Nas restantes instalações (sala de vapor, balneários e sanitários), os pavimentos estão também instalados de forma bastante simples. As barras são fixadas às toras e as tábuas do contrapiso são colocadas no topo. Sobre eles são colocados material de cobertura e isolamento com cerca de 10 cm de espessura.Ao instalar as placas para o piso final, você não deve esquecer o equipamento de barreira de vapor usando glassine.
É necessária uma tecnologia completamente diferente para o piso do chuveiro. Você pode até fazer uma fundação separada para esta sala. Os atrasos para esse tipo de piso são os tubos de cimento-amianto.Por cima delas é colocada uma tábua orlada com uma espessura de cerca de 5 cm, devendo ser deixados pequenos espaços de 5 a 6 mm entre as tábuas. Ao final de toda a etapa, o piso é pressionado com rodapés.
Cobertura
Para resumir, a estrutura do telhado é composta por dois elementos principais: o sistema de vigas e o próprio piso com ripado. Também pode incluir um piso de sótão, mas muitas vezes os telhados planos são feitos sem ele. O telhado para um banho pode ser de uma única inclinação ou empena. Estruturas de quatro inclinações são muito menos comuns. O esquema de sua construção é bastante simples e até mesmo um construtor iniciante pode lidar com isso.
Um telhado com uma inclinação é construído quando o banheiro é anexado à área de estar ou, se necessário, para economizar dinheiro. Suas vantagens são a ausência de requisitos de altura de cobertura, baixo custo e facilidade de construção.
Um telhado de duas águas geralmente é feito em banhos de toras. A altura e o declive são escolhidos pelo proprietário, tendo em consideração as condições climatéricas da região e a existência de planos de aproveitamento da cobertura.
Os tipos de sistemas de vigas são mostrados no diagrama.
O ângulo de inclinação do telhado pode ser determinado de forma independente, quanto maior for, mais fácil será a precipitação deslizar do telhado. Um declive muito íngreme não deve ser feito em áreas com fortes rajadas de vento. Nas regiões cobertas de neve do norte, um ângulo de 45 graus será o ideal, e em locais com precipitação abundante de inverno, é melhor equipar um telhado plano. É preciso lembrar que quanto menor o ângulo do telhado, menos material será necessário e o custo, claro, será menor.
Apoio, suporte
As vigas e a base das vigas, que se encontra ao longo do perímetro das paredes (mauerlat), servem de suporte. As vigas podem se estender além das paredes em não mais do que meio metro, caso contrário, serão necessários suportes adicionais. O sistema de telhado inclinado é suportado por paredes em diferentes níveis, e as treliças são fixadas com barras de caibro e terças.
Métodos para instalar vigas
As vigas são a base do futuro telhado. É mais fácil construir a partir de elementos prontos, conectando-os com parafusos ou parafusos auto-roscantes. Os entalhes devem ser feitos exclusivamente nos pontos de apoio, quais e onde estão indicados no diagrama.
As vigas estão suspensas e em camadas. Vamos dar uma olhada em cada uma das variedades.
Vigas suspensas
Essas vigas encostam-se umas nas outras em seu ponto mais alto, formando uma pressão horizontal perceptível. Para reduzi-lo, é necessário construir uma correia inferior, que neste projeto pode ser chamada de base do "triângulo".
Vale a pena prestar atenção especial às conexões em tal sistema de vigas, elas devem ser tão confiáveis e rígidas quanto possível, a fim de lidar com cargas significativas.
Vigas deslizantes
Este tipo é mais comumente usado para telhados inclinados. Não há necessidade de baforadas para colocar as vigas. Eles são instalados simplesmente ao longo da rampa e repousam no Mauerlat, que, por sua vez, fica apoiado nas paredes de suporte. As opções para a construção de um sistema com vigas em camadas são mostradas no diagrama:
Vigas do telhado de duas águas
A base desta cobertura são as vigas do mesmo tamanho, instaladas alternadamente. Sobre esta base são posteriormente colocados telhado, isolamento, barreira hídrica e de vapor. Dependendo das características do projeto, o "triângulo isósceles" é complementado com elementos de reforço adicionais.
Por conveniência e segurança, você pode montar o sistema de viga no solo. É verdade que então terá de ser erguido, o que exigirá toda uma equipe de operários ou equipamento especial de construção.
Os construtores profissionais recomendam começar com um modelo que terá exatamente o mesmo formato de todas as treliças subseqüentes. Para fazer isso, você precisa conectar duas treliças no topo com um prego. Em seguida, as extremidades opostas são colocadas no ponto do futuro suporte e fixadas. É importante controlar ao longo de todo o trabalho que a instalação das vigas seja claramente vertical.Isso pode ser feito usando cabos de prumo.
A instalação começa com a instalação das treliças frontais, entre as quais é necessário puxar o cordão (futuramente servirá de guia). A distância padrão entre as vigas é de 1,2 metros, mas o valor pode variar tanto para cima quanto para baixo, dependendo das características de cada telhado individual.
Vigas do telhado do galpão
A base para o isolamento é estabelecida para tais telhados com uma inclinação ideal de 0,5 metros. Se a distância entre os suportes for inferior a 5 metros, suportes adicionais podem ser omitidos.
Para além do perímetro do edifício, as vigas são normalmente retiradas de 40-45 cm, o que ajudará a equipar as cornijas. Para o material do torneamento, uma viga ou placa é adequada. O degrau entre seus elementos é determinado de acordo com o tipo de telhado. Para um telhado mole, é adequado um revestimento de pranchas com intervalos de 1-2 cm. Para um telhado de telha, é feito de uma barra com uma distância entre os elementos de 20 a 45 cm.
A tecnologia de instalação envolve começar o trabalho a partir da crista e mover-se gradualmente para as cornijas. Para a fixação, são usados parafusos comuns ou parafusos auto-roscantes.
Ventilação
O equipamento do sistema de ventilação é uma das etapas mais importantes na construção de uma estrutura de banho. A sua qualidade depende não só da confortável condução dos procedimentos de banho, mas também da segurança das pessoas no seu interior.
Para gravetos, carvão ou madeira são usados. Para não ser envenenado pelo monóxido de carbono e para evitar a penetração de produtos da combustão no seu interior, é necessária uma ventilação de alta qualidade. Também ajudará a lidar com a formação de fungos e condensação.
Em determinados intervalos, o ar não deve ser expelido da sala de vapor, o que significa que a ventilação deve ser bem fechada. É desejável organizar um sistema com a capacidade de controlar manualmente o movimento do ar no banho.
É importante pensar sobre o sistema com antecedência, mesmo na fase de design. Introduzir a ventilação no edifício acabado será muito problemático.
Os sistemas de ventilação separados destinam-se a diferentes tipos de edifícios. Isso também se aplica a banhos de quadro.
É muito importante que haja um lugar para o excesso de umidade e calor irem. Para estruturas de moldura, os profissionais aconselham a instalação de ventilação adjacente. Ela será capaz de se livrar do excesso de vapor e, em vez disso, trazer ar fresco.
Você precisará de dois orifícios - por um, o ar entrará na sala e pelo outro sairá. Neles são instalados tubos, que podem ser complementados com a instalação de ventiladores. Esse sistema funcionará em todas as condições meteorológicas.
Para obter uma boa ventilação, você precisa colocar esses orifícios da forma mais correta possível. Então o ar poderá, grosso modo, entrar onde precisa e sair onde precisa.
Existem vários padrões de orifícios padrão. A primeira coisa a considerar é a localização da fornalha na banheira. Se estiver dentro da sala de vapor, precisará funcionar de acordo com um esquema, se fora dela - de acordo com outro.
O tubo de alimentação deve estar localizado bem próximo à fornalha, mas abaixo do nível da chaminé. Freqüentemente, as chaminés são colocadas na parede oposta, logo abaixo do teto.
Às vezes, em banhos de quadro, duas saídas são feitas (não muito longe uma da outra, mas em alturas diferentes) e uma entrada. Isso ajuda a controlar o movimento das massas de ar no banho. Existe uma regra prática clara: quanto mais alta for a porta de escape, mais forte será a tiragem. Ou seja, não é necessário fazer um tubo de saída tanto no meio da parede quanto próximo à entrada. Caso contrário, a ventilação perderá sua funcionalidade.
As válvulas de gaveta são de particular importância. Isso permitirá que você regule o fluxo de ar na sala. Isso é muito importante se estiver ventando lá fora. Recomenda-se fazer não apenas válvulas para fechamento de tubos, mas também instalar um ventilador em seu interior.
Isso tornará possível ventilar bem o banho mesmo na completa ausência de vento externo.
Ao usar uma sauna a vapor, é necessário abrir as válvulas a cada três horas e renovar o ar. Caso contrário, estar no banho pode se tornar inseguro.
Ventilação para sauna com fogão em sala adjacente com sauna a vapor
Este tipo de colocação de fogões é o mais comum. Sua grande vantagem é a ausência de lixo na sala de vapor e preservação do calor (já que não é necessário abrir a porta com frequência).
A ventilação adjacente é adequada e, para o vapor quente entrar na sala de vapor, é necessário organizar uma espécie de túnel sob o piso. Seu papel pode ser desempenhado por um cachimbo comum. Uma grade deve ser instalada em ambas as extremidades deste tubo, e uma válvula de gaveta é necessária na saída para regular o fluxo de ar no interior.
A parede oposta (ou diagonal) será o melhor local para o equipamento do exaustor. Seu papel pode ser desempenhado por uma caixa com dimensões de cerca de 25 por 30 cm.
É importante lembrar que todas as aberturas devem ter o mesmo tamanho. Caso contrário, o sistema simplesmente não será capaz de funcionar normalmente: por exemplo, o ar quente sairá mais rápido do que o ar frio tem tempo para entrar e aquecer.
Sistema de ventilação para sauna com fogão na sala de vapor
A opção de colocar a fornalha diretamente na sala de vapor não é popular. Afinal, ele ocupa muito espaço, e constantemente sobra lixo de lenha e carvão no chão. Mas para tal sala, existem regras separadas para organizar a ventilação. Curiosamente, tudo é muito mais simples aqui.
Alguns proprietários de sauna nem perdem tempo organizando um sistema de ventilação adicional, simplesmente desabafando pela porta aberta. Neste caso, o ar fresco entra na sala de vapor com o auxílio de um soprador, que está presente em todos os fogões. Se o recuperador não tiver cano completo, deverá equipar a ventilação de acordo com todas as normas - com canos de entrada e saída.
É melhor colocar um fogão sem cachimbo em uma espécie de pódio, para que seja mais conveniente trazer o cachimbo da rua. Também permitirá que o ar circule silenciosamente no edifício.
Avaliações
Se você tiver dúvidas sobre a construção de uma casa de banho de verão em um sistema de estrutura, pode perguntar sobre as opiniões dos proprietários de tais edifícios em fóruns da Internet. Aqui, é claro, as opiniões divergem: alguns escrevem que estão insatisfeitos com o banho por causa do fungo que aparece rapidamente nas paredes. Isso geralmente se deve ao fato de que a sala esfria muito rapidamente.
Isso pode ser resolvido com isolamento de alta qualidade. Afinal, a espuma ou a lã mineral de baixo grau não serão capazes de desempenhar plenamente as funções necessárias. Além disso, o isopor barato pode pegar fogo repentinamente.
Mesmo nas resenhas, eles costumam escrever sobre o encolhimento significativo do banho. Alguns exemplos indicaram um encolhimento de cerca de 10 cm em apenas 1,5 anos. Isso, portanto, leva à deformação dos acabamentos externos e internos.
Provavelmente não será possível evitar completamente o encolhimento do banho, mas pode ser minimizado com o uso de madeira serrada após a secagem em câmara.
Os proprietários que não economizaram em isolamento e outros materiais de construção notam uma grande vantagem - em comparação com uma estrutura de toras, a versão com moldura é muito menos trabalhosa e complexa.
Se resumirmos as análises mais populares, os principais problemas desses banhos podem ser chamados de altos custos de isolamento, encolhimento e resistência insuficiente ao fogo. Apesar disso, os banhos com estrutura estão ganhando cada vez mais popularidade devido a uma extensa lista de benefícios.
dicas e truques
- Os pilares que servirão de base às paredes da banheira devem ser colocados nos locais de maior carga: nos cantos e nas paredes de suporte, sob o fogão.
- Quanto mais espesso for o material de isolamento, melhor será o isolamento do edifício. A largura das placas do quadro também é de grande importância. Recomenda-se uma prancha com largura de pelo menos 15 cm.
- Antes de proceder à construção da própria moldura, é importante certificar-se de que a base está completamente seca. A secagem adequada deve ser gradual. Para isso, cubra toda a estrutura com polietileno por cerca de 3 dias, depois remova e aguarde mais alguns dias.
- Ao equipar a base do pavimento é imprescindível deixar espaço para a base do recuperador.
- Os materiais de construção modernos são praticamente incombustíveis, mas a abundância de madeira faz pensar em técnicas de segurança contra incêndios. A parede, à qual o fogão está adjacente, é melhor assentada com tijolos. Não será supérfluo colocar tijolos no local ao redor do fogão, e o chão deve ser coberto com uma folha de metal para que as brasas (fagulhas) que caíram do bruto não o queimem.
- Se o recuperador da banheira for de metal, será necessário primeiro reforçar a moldura no local da sua instalação. Para um forno de tijolos, é necessário equipar uma base separada. Também é necessário providenciar um cômodo onde haverá um recipiente com água, caso a água não seja fornecida para o banho.
- É claro que se você precisa economizar espaço, você pode projetar banheiros de qualquer tamanho. Mas a sala de vapor tem um limite de tamanho mínimo - 2,5 por 2,5 metros. Se for menor, criará muitos transtornos ao usá-lo.
- Após o assentamento do contrapiso, ele deve ser tratado com uma solução impermeabilizante. Isso estenderá sua vida útil e o protegerá da penetração de umidade em pequenas rachaduras no concreto. Este último, por sua vez, pode prejudicar não só o material do piso, mas também o isolamento.
- Para evitar a umidade, é necessário colocar uma barreira de vapor na frente da camada de isolamento, que será capaz de coletar o condensado.
- Ao escolher um aquecedor, atenção especial deve ser dada às suas características de alta temperatura. Na verdade, para um banho, este é um fator determinante. Vale lembrar que muitos materiais desempenham perfeitamente a função de aquecimento, mas sob a influência das altas temperaturas passam a liberar várias substâncias que podem prejudicar a saúde.
- Por não ser um construtor profissional e por não ter muita experiência, vale a pena gastar muito tempo na elaboração de um projeto. Nele, você precisa descrever em detalhes todas as etapas da obra, os materiais necessários e estimar quantas pessoas podem ser necessárias para concluir a obra. Afinal, será muito desagradável no meio da construção entender que você não tem a oportunidade de continuar devido à omissão de alguma etapa importante na elaboração de um plano.
- Se houver uma grande necessidade de economizar recursos materiais, palha, serragem e outros materiais disponíveis podem ser usados para isolamento. Mas seu uso é a priori inseguro, porque eles têm uma inflamabilidade muito alta. Você precisa encontrar a melhor opção para não gastar muito, mas também para não arriscar a vida toda vez que aquecer o banho.
Belos exemplos
A casa de banho está decorada em estilo tradicional: bancos de madeira, um samovar e uma iluminação cálida e calma contribuem perfeitamente para o relaxamento após o banho.
De forma tão original, você pode colocar um forro de madeira em uma sala de vapor. Neste exemplo, as lâmpadas estão muito bem disfarçadas: elas próprias não são visíveis, e a luz é lindamente espalhada pelos elementos de madeira peculiares.
Uma variante de uma banheira com uma pequena varanda. Parece bastante simples e ao mesmo tempo, todas as regras básicas de decoração são observadas.
Esta sala de descanso é totalmente acabada em madeira, o que não impede que o espelho e os móveis estofados entrem de forma harmoniosa. Para combinar com a cor do material principal, as lâmpadas para este projeto foram escolhidas em amarelo.
Um exemplo marcante de design em estilo ecológico: todos os elementos são feitos de materiais naturais, a tela com padrões étnicos é ótima para cortinas e toalhas de mesa. As armações dos móveis também são feitas de madeira quase natural.
Nesse caso, o design acabou sendo muito brutal. Peles de animais, elementos de ferro e uma mesa de bilhar de madeira maciça criam um verdadeiro "covil masculino" onde você pode passar horas com os amigos.
O minimalismo raramente é usado para decorar banheiras, mas este exemplo pode ser chamado de padrão. O contraste das cores das paredes fica ótimo em combinação com uma composição de pinturas e móveis elegantes.
Esta decoração foi claramente feita por verdadeiros artesãos. Há móveis entalhados, mosaicos de pequenos ladrilhos e elegantes composições de madeira nas paredes. Tudo isso cria uma composição única e dispõe ao descanso.
E aqui está um design interessante em estilo náutico. Uma mesa caseira em forma de bobina com corda é uma solução original que pode ser repetida por todos os amantes de móveis inusitados.
Esta opção de design parece muito rica e cara. Quase nenhum proprietário privado o projetou sozinho, mas ele claramente tem um senso de estilo. Obviamente, esta decoração demorou muito, só a alvenaria na parede posterior exige muito esforço e tempo. Equipar uma lareira também é um processo muito trabalhoso, mas o resultado é incrível.
Nesse projeto, eles conseguiram combinar com competência madeira clara e escura, uma luminária forjada e cortinas românticas nas janelas. Esta decoração dificilmente pode ser atribuída a qualquer estilo particular, mas tudo parece muito original esteticamente.
Um elemento de decoração chique é um lustre de chifre. Claro, para simular chifres, muito provavelmente, uma árvore comum foi usada, mas é tão bem trabalhada que as associações surgem naturalmente. Tal lustre, com uma lâmpada não muito potente, será capaz de projetar sombras extravagantes nas paredes, complementando a atmosfera.
Lavabo social com desenho bastante simples, mas interessante, com chão em mosaico cerâmico, churrasqueira artificial e vitral na janela. Também vale a pena prestar atenção ao método de iluminação do equipamento: as lâmpadas ficam escondidas no suporte de teto. Portanto, eles não são uma decoração especial deste interior, mas também não distraem os olhos de seus elementos principais.
Móveis de vime de alta qualidade são uma excelente solução para decorar um banheiro. Combina com madeiras de cor clara. Mas é importante notar que os donos dos banhos muitas vezes não pintam as paredes por dentro, deixando-as em sua forma original.
A atração de qualquer prédio de dois andares é a escada. Este exemplo mostra uma estrutura curva elegante com grades de ferro forjado. Na maioria das vezes, esses projetos são feitos sob encomenda e exigem grandes investimentos financeiros, mas esse elemento pode transformar uma casa de banho simplesmente bela em uma deslumbrante.
Levará muito tempo e esforço para projetar uma sala de vapor, mas o resultado parece incrivelmente grande e majestoso. Você vai querer trazer convidados para um banho assim o tempo todo, porque as dimensões permitem que você acomode muitas pessoas.
Vitrais caseiros são uma solução de design ideal para decorar uma janela em uma sauna a vapor. Parece muito mais impressionante do que uma simples cortina e ao mesmo tempo obscurece a visão do lado de fora do edifício. A técnica para fazer tal janela de vitral com suas próprias mãos é fornecida acima no artigo.
Aqui vemos um dispositivo original em forma de cabine de duche com base de madeira. Você pode, é claro, trabalhar duro e fazer algo semelhante você mesmo (ou pedir de um mestre), mas pode novamente obter um efeito semelhante usando um filme com um padrão que imita um padrão amadeirado. É verdade que esse filme não vai durar muito dentro da cabine.
Como equipar um banho de quadro, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.