Pedras de banho: tipos e sutilezas de escolha

Contente
  1. Requisitos básicos para pedras
  2. Variedades e propriedades
  3. Como escolher?
  4. Recomendações de uso

Para tirar o máximo proveito da sala de vapor, não basta escolher a madeira certa para as paredes e levar em consideração a perda de calor pelo telhado. A sala de vapor sempre foi o coração do banho russo, e o coração da sala de vapor sempre foi um aquecedor. O forno emite um vapor leve e até mesmo calor. O coração do aquecedor são pedras, que devem cumprir muitas funções e ter propriedades correspondentes. O recuperador deve aquecer rapidamente e não deve desprender calor imediatamente, e as próprias pedras não devem estalar com as mudanças de temperatura.

Requisitos básicos para pedras

Na hora de escolher as pedras para um fogão, é preciso conhecer suas características, forma, características, composição mineral. Aqui está uma visão geral de alguns dos requisitos básicos.

  • Resistência ao calor - a raça deve tolerar bem os extremos de temperatura grandes. Quando a água chega ao aquecedor quente, a rocha tem que suportar cargas enormes, porque a princípio esquentam ao máximo, depois sua temperatura cai abruptamente, já que a energia térmica vai para evaporar a água, e diferentes partes de um mesmo pedaço de as rochas perdem a temperatura de maneira desigual.

Nem todas as pedras podem resistir a tais condições e não rachar. Quanto maior esta característica, mais condições críticas a pedra irá suportar sem rachar. Existe uma maneira simples de verificar a densidade da rocha - basta bater nela ou expô-la a uma diferença de temperatura (como aquecer e jogar um pedaço de rocha em um recipiente com água gelada).

Caso a pedra permaneça intacta após esses testes, é perfeitamente adequada para uso no fogão de sala de vapor. Se aparecerem fissuras, não se deve colocar no fogão, corre-se o risco de a rocha se partir e os seus pedaços em brasa caírem sobre a pele dos fumegantes.

  • O nível de capacidade de calor da pedra eles chamam o tempo durante o qual ele é capaz de permanecer quente, ou o tempo durante o qual ele desistirá completamente desse calor. A capacidade de aquecimento é o principal requisito para um aquecedor. Pedaços de rocha com alta capacidade calorífica devem ser bastante pesados, e sua estrutura deve ser o mais homogênea possível, sem inclusões estranhas, só que neste caso irão combinar capacidade térmica e resistência ao calor.
  • Ao escolher as raças necessárias que diferem nas características acima, você deve se lembrar de suas dimensões. - um grande pedaço de rocha simplesmente não cabe em uma pequena sauna a vapor. Um erro comum é tentar escolher uma raça por motivos estéticos. Isso está errado - apenas a funcionalidade da raça deve ser colocada em primeiro plano.

Uma pedra de 8-16 cm de diâmetro servirá perfeitamente em fogões onde a lenha é usada como combustível. Para fogões de sauna em que é utilizado aquecimento elétrico, a melhor opção seria um diâmetro menor - 5-7 cm.

  • Ao escolher uma pedra, não se esqueça que a rocha é capaz de acumular, absorvendo pelos poros as substâncias que chegam até ela do ar, da água, do solo, ainda que em pequenas quantidades. Entre eles, não os mais seguros são aqueles que foram produzidos como resultado da atividade humana técnica e que inevitavelmente caem na natureza. Quando uma pedra é aquecida, o que está contido nela começa a se destacar.

Conseqüentemente, a segurança ecológica das pedras não pode ser desconsiderada, deve-se tentar recolhê-las em áreas distantes dos empreendimentos industriais.

Variedades e propriedades

Hoje, é oferecida uma grande quantidade de pedras, próprias para uso no banho.

Sal

A rigor, a "pedra de sal" não é uma pedra - Este é um pedaço de sal estruturado natural puro, que era usado nas chamadas "saunas de sal" artificiais ou "cavernas de sal" há pouco tempo, onde, entre outras coisas, as paredes são revestidas com ele.

Não é proibido usá-lo no fogão - evaporando, o sal tem efeito tônico no sistema respiratório, no sistema imunológico, auxilia em doenças de pele e alergias.

A pedra de sal contém potássio, magnésio, iodo, cloro, cálcio, ferro, bário, cromo, manganês.

Você não deve usar uma pedra de sal em uma banheira quando:

  • Temperatura alta;
  • exacerbação de doenças broncopulmonares (aqueles que estão doentes ou tiveram tuberculose no passado, tais procedimentos são proibidos de todo);
  • intoxicações;
  • problemas de coração e pressão arterial;
  • doenca renal.

Está provado que uma temperatura de 60 ° C e uma umidade de 20 a 40% dão o melhor efeito terapêutico, o sal é mais útil nessas condições. E se a umidade ultrapassar 74%, a pedra irá "fluir", portanto, ao usá-la no banho, a umidade deve ser monitorada.

Bobina

(outros nomes para a pedra são serpentinita, pedra boticária) é caracterizada por uma tonalidade esverdeada e padrões característicos de "cobra". Na Idade Média, esta pedra era reverenciada como uma das mais valiosas - por isso era valorizada por suas propriedades únicas. Ele também foi creditado com a capacidade de proteger o proprietário da influência cruel ou "mau-olhado" de alguém. As decorações com essa pedra eram de considerável importância na cultura russa, inclusive sendo apreciada na construção de banheiras.

Atualmente, é preferível usar como um material de armazenamento de calor forte, durável e excelente para superfícies de revestimento de paredes ou fornos.

As propriedades curativas do serpentinito foram descobertas pela primeira vez por curandeiros na Rússia Antiga. Servia como material para morteiros, recipientes para armazenar pós e poções e, no balneário, melhorava a saúde geral, acalmava os nervos, ajudava contra resfriados, doenças renais e estabilizava a pressão arterial. Hoje, os médicos determinaram que a pedra de alguma forma ajuda a curar os ossos em fraturas.

Jaspe

Os ricos russos usaram jaspe no banho por muito tempo. Esta pedra semipreciosa não tem uma estrutura muito pronunciada, mas manchas multicoloridas verdes, amarelas e vermelhas na superfície são claramente visíveis. Eles tentaram curar seus órgãos internos, coração. Acreditava-se que ele acalma e fortalece o sono.

Costumava-se acreditar que aquecendo o jaspe no fogão, o vapor se tornaria curativo e ajudaria a mulher, a curar a "obsessão", a curar os danos. Muitas dessas propriedades medicinais hoje têm sua própria base científica.

Quartzo branco

Ele difere em suas propriedades incomuns - quando aquecido, o oxigênio começa a se desenvolver a partir dele. Além disso, quartzo branco capaz de liberar compostos que contêm ozônio, que são especialmente agradáveis ​​para a parte feminina da população, pois com a ajuda do ozônio a pele é rejuvenescida e limpa.

Basalto

As pedras de basalto são relativamente baratas, mas são duráveis, absorvem o calor e podem resistir perfeitamente a mudanças bruscas de temperatura.

Além disso, observa-se que, devido às suas propriedades antibacterianas a rocha basáltica limpa a pele, ajuda o funcionamento do sistema respiratório, cura enxaquecas e constipações.

Rio

Se a escolha recaiu sobre um rio ou seixo do mar, você pode aceitar parabéns, você pode economizar dinheiro com isso e, além disso, os seixos são mais fáceis de encontrar na natureza, simplesmente digitando do solo nas margens de qualquer rio ou baía. Claro, você pode comprar pedras por dinheiro, mas coletar é claramente mais barato.

A escolha é melhor parar nas pedras, tendo contornos ovais ou achatados, pois darão menos folgas na alvenaria, mas não bloquearão a circulação do vapor, pelo contrário, até melhorarão.

Os seixos do rio são mais duráveis ​​do que os do mar. Se contiver manchas de tonalidade vermelha, é indesejável o uso da pedra, pois o ferro oxidado (FeO, Fe2O3, etc.) dá a elas uma tonalidade vermelha.

O uso mais comum deste tipo de pedras é na camada inferior, para não gastar muito dinheiro com pedras de outras rochas, que não são tão fáceis de recolher debaixo dos pés.

Em geral, seixos em um banho não são muito lucrativos, uma vez que não têm alta resistência, devem ser inspecionados e substituídos com relativa frequência.

Dolerite

Dolerita é um nome desatualizado para uma variedade de basalto, mas a maioria de todas as suas propriedades correspondem a outra pedra de fogão comum, também uma variedade de basalto - gabro-diabásio.

Gabro-diabásio é uma rocha de origem vulcânica. Esta pedra tem:

  • excelente capacidade de acumulação de calor, bem como sua preservação a longo prazo;
  • boa resistência a mudanças bruscas de temperatura;
  • alta resistência ao calor;
  • alto grau de homogeneidade (praticamente sem tendência a trincas);
  • a tabela de classificação afirma que o grau de sua absorção de água é de 0,19-0,2%

Se uma pedra de gabro-diabásio estiver superaquecida, ela pode exalar um odor desagradável, o que não a torna muito popular entre os amantes da sauna a vapor, apesar de seus preços serem bastante democráticos.

Também é possível que apareça uma camada escura na superfície, o que ocorre após um longo e intenso uso no aquecedor. Essa placa deve ser removida ou as pedras trocadas, pois é prejudicial.

Cromita

Muitos amantes da sauna a vapor enchem seu aquecedor com um nobre enchimento preto - cromita. "Pedra heróica" (este é o segundo nome da cromita, e às vezes é chamada de "Pedra negra" por causa de sua tonalidade) é um mineral magmático de alta densidade com uma grande massa, que, como resultado de procedimentos de banho, pode ter um efeito positivo na capacidade de uma pessoa de ter filhos. Além disso, desde os tempos antigos, eles foram tratados para resfriados.

A cromita é muito refratária (só pode ser derretida quando a temperatura da estufa supera em 2 vezes o ponto de fusão do alumínio), o que, dada a sua alta densidade, garante seu uso seguro mesmo em temperaturas de estufa muito altas, e seu coeficiente térmico a expansão é praticamente zero.

Cerâmica

O uso de cargas de cerâmica artificiais para o fogão está ganhando cada vez mais popularidade. Pode ser uma alternativa às pedras naturais porque pedras de cerâmica podem receber as propriedades desejadas, torná-las mais seguras, aumentar sua capacidade e resistência ao calor. Certamente eles nunca serão capazes de substituir completamente a pedra natural, mas podem perfeitamente colocar a camada superior em um aquecedor.

As cargas de ferro fundido podem ser uma alternativa às cargas artificiais de cerâmica. Eles se distinguem por boas características - capacidade de calor, transferência de calor, segurança (não estão sujeitos a trincas), mas também apresentam desvantagens significativas - não trazem nenhum benefício ao corpo humano e estão sujeitos à ação destrutiva da corrosão, e, portanto, têm vida relativamente curta e a classificação dos profissionais do setor de banhos é bastante baixa.

Como escolher?

A aparência, ao escolher uma raça que está planejada para ser usada em um aquecedor-aquecedor, é claro, desempenha um papel, você também não deve se esquecer dela. Pedras lisas com uma superfície na qual inclusões estranhas não são visíveis podem ser uma opção adequada e, além disso, seu uso é seguro.

Acontece que veios de mica ou traços de outra rocha são visíveis no corpo da pedra - tais pedras não suportam mudanças constantes de temperatura, pois sua solidez (homogeneidade) está quebrada, e a formação de fissuras é mais do que provável. Levar esse material para um aquecedor significa enfrentar a necessidade de substituí-lo em breve.

A pedra do fogão pode ser lascada ou polida. Aqui estão suas diferenças.

  • Pedra lascada são preferidos pelos frequentadores da sala de vapor devido ao facto de possuir grandes faces de aquecimento que são capazes de formar um maior volume de vapor quando a água é espirrada nelas.
  • Pedra polida pelo fato de haver mais espaço livre entre os lados arredondados, cria uma melhor circulação, mas é preciso esperar mais tempo para que aqueçam do que na brita.
  • Na hora de optar por encher o aquecedor com pedras, é importante levar em consideração sua origem. Essas pedras, cuja rocha é ígnea (vulcânica), têm um alto grau de resistência ao calor. Rochas sedimentares e metamórficas não são adequadas para uso em uma sala de vapor.
  • Se a rocha contém muita sílica, ela é ácida.... Também não é usado no aquecedor.
  • Ao escolher uma pedra de fogão, cadeias de retalho especializadas você deve sempre verificar se a embalagem contém uma menção ao monitoramento especial de radiação.
  • Usando apenas pedras tamanhos médio e grande (supostamente reduzem a área de evaporação, portanto, o volume de vapor será insuficiente) não se justifica, pois sem o uso de uma pedra de frações muito pequenas, muita água terá tempo de fluir e chegar ao metal do topo do forno da fornalha. Isso resultará em um gosto de vapor "metálico" desagradável e desgaste prematuro do forno devido à ferrugem.
  • A firmeza necessária para assentar a pedra pode ser determinada empiricamente. - se o vapor não entrar bem na sala de vapor - o penteado está quebrado, algo está errado.

O resultado ideal é a espessura da alvenaria de um quarto a um terço de um metro. Nesse caso, toda a água provavelmente terá tempo de entrar em estado de vapor, pois atingirá tanto as pedras mais frias quanto as mais quentes. Como resultado, diferentes camadas de vapor se misturarão e ele adquirirá a "maciez" desejada, não será nem muito seco para queimar, nem muito úmido.

Em nenhum caso as rochas calcárias devem ser usadas na sala de vapor., uma vez que o calcário pertence a rochas de fundo mole e, não possuindo resistência suficiente a mudanças bruscas de temperatura, tem altos indicadores de hidrofilicidade e, quando seco, está sujeito à destruição ao estado da fração de poeira, que posteriormente passa a estar nos pulmões dos subindo.

É fortemente desencorajado a coleta de pedras onde passam as linhas férreas, porque todas as substâncias e materiais que estão próximos à ferrovia contêm creosoto. Este é um produto químico nocivo que, quando aquecido, com seus vapores, pode causar intoxicações graves se inalado. O mesmo se aplica a pedras coletadas nas proximidades de canteiros de obras, depósitos de lixo, etc.

As rochas de granito para a sala de vapor não são adequadas pela mesma razão - têm um alto teor de sílica.

Se as pedras forem coletadas sozinhas, é melhor afastar-se dos corpos d'água e coletá-las no campo. Por exemplo, nos tempos soviéticos, pedras excelentes eram usadas para encher as bases das linhas de transmissão de energia (linhas de energia).

Recomendações de uso

Freqüentemente, surgem dúvidas sobre a ordem em que as pedras devem ser colocadas. Uma sala de vapor de alta qualidade requer um certo arranjo de pedras para criar condições favoráveis ​​para a passagem de massas de ar aquecidas.

Você precisa agir em uma determinada ordem.

  1. É necessário iniciar o trabalho com lavagem e secagem meticulosas de todas as pedras.Isso deve ser feito de forma muito eficiente, uma vez que quaisquer substâncias estranhas queimarão quando aquecidas, liberando aromas indesejáveis ​​no ar da sala de vapor.
  2. É necessário assentá-los, observando o princípio "do grande para o menor", ou seja, a camada inferior será constituída por pedras grandes. Com um aumento gradual na altura, seu tamanho diminuirá.
  3. As pedras de formato oblongo devem ser colocadas "em pé", pois sua superfície é grande e esquenta mais rapidamente.
  4. Se o recuperador for aquecido a eletricidade, é necessário soltar as pedras durante o assentamento para que o espaço livre separe os elementos de aquecimento das pedras. Isso ajudará os aquecedores tubulares a durar mais tempo e evitará danos acidentais.

Durante o ano, os especialistas recomendam "revisar" as pedras do fogão: verifique se há rachaduras, lascas, placas nocivas e, se necessário, substitua-as imediatamente por novas.

Ao usar óleos essenciais, você precisa estar preparado para o fato de que por causa deles, as pedras ficarão cobertas de depósitos de carbono e você terá que limpar e mover o fogão com muito mais frequência do que o normal.

Existe um hack de vida para fazer o aquecedor aquecer mais rápido. Para isso, as pedras são dobradas, adicionando-se substitutos de aço ou ferro fundido (têm um tempo de aquecimento menor, mas também uma transferência de calor mais rápida do que uma pedra natural de fogão).

É fácil verificar a qualidade da pedra batendo nela com um pedaço de ferro / martelo. O aparecimento de um som baço significa um defeito oculto - a pedra é heterogênea e há uma rachadura em seu interior, e vice-versa - um som sonoro confirma que não há rachaduras.

Para informações sobre como escolher as melhores pedras para o banho, veja a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário