Jade para banho: propriedades e características de uso
Recursos benéficos
O âmbito de aplicação do jade é muito extenso. Acredita-se que tenha propriedades medicinais e seja uma cura para quase todas as doenças. Está provado que o jade ajuda a melhorar a qualidade do sono, aumenta o tônus muscular, inicia processos de autopurificação do corpo e também melhora o bem-estar geral de uma pessoa. Nos tempos antigos, vários pós e amuletos eram feitos de pedra.
A ciência moderna comprovou o efeito curativo da nefrite em doenças renais e órgãos geniturinários. Salienta-se que o desgaste constante do mineral no organismo ajuda a normalizar a pressão arterial, melhorar o funcionamento do músculo cardíaco e dos pulmões. A pedra pode aliviar dores de cabeça, reduzir o risco de derrame, aterosclerose e algumas doenças oculares.
Na China, o jade ocupa uma posição especial: é quase mais valorizado do que o ouro. Até o momento em que a porcelana foi inventada, todos os pratos eram feitos de jade - desde palitos para arroz até taças para vinho. Presentes de jade eram considerados o auge do luxo: acessórios para fumar, canetas, perfumes em frascos de jade e até instrumentos musicais.
Foi um prazer para uma noiva na China apresentar joias de jade como um presente em sinal de votos de amor e prosperidade.
Além disso, devido à força especial e variedade de padrões internos o jade é considerado um excelente material de construção. Foi usado para construir palácios e fontes. Nas câmaras de reis e imperadores, muitas vezes você pode encontrar elementos de decoração feitos de jade. Pelas suas belezas naturais e excelente capacidade térmica, a pedra é hoje ativamente utilizada na decoração de banhos e saunas.
As altas temperaturas não são terríveis para o jade. Em caso de mudanças repentinas, a estrutura e a superfície da pedra não se deformam... Pelo contrário, quanto mais alta for a temperatura de aquecimento da pedra, mais tempo ela reterá seu calor. Isso permite que você economize não apenas em carvão e madeira, mas também em eletricidade.
À medida que a pedra aquece, ela revela suas propriedades curativas, então os médicos recomendam que você visite regularmente as salas de vapor com aquecedores de jade. O vapor de jade tem efeito terapêutico. Tem um efeito benéfico na pele, mantendo-a em boa forma, ajudando a acelerar os processos metabólicos do organismo. Esta é uma ótima maneira de aliviar o estresse e a fadiga crônica.
Após a realização de procedimentos com o uso desse mineral, a qualidade do sono e o estado geral são melhorados. As visitas regulares ao banho de vapor de jade têm um efeito curativo nos rins. O Jade é considerado um excelente anti-séptico. Em uma piscina com esse acabamento, a água não se deteriora e não floresce - aqui é justo lembrar os sábios chineses que usavam pratos de jade.
Além disso, a madeira nas proximidades desta pedra mantém suas propriedades por muito mais tempo.
Como escolher a pedra certa?
Ao construir banhos, muitos prestam atenção principalmente à qualidade da madeira, mas não prestam atenção suficiente à qualidade da pedra. E em vão, porque a qualidade do vapor depende da correção da pedra. Para não se enganar na escolha de um material de construção para um fogão, antes de mais nada, a pedra deve ser examinada cuidadosamente para não se adquirir outra coisa, por exemplo, uma bobina.
Exteriormente, essas duas rochas são semelhantes, no entanto, a última é muito inferior ao jade em força e se deteriora rapidamente em uma sauna.
Para minimizar o risco de comprar um produto de baixa qualidade, várias recomendações devem ser seguidas.
- Antes de comprar, se possível, vale a pena testar a resistência da pedra. Para fazer isso, os especialistas aconselham bater os ladrilhos uns contra os outros e examinar cuidadosamente a ausência de lascas e arranhões. É impossível deixar riscos no jade, mesmo de uma faca ou lima. Esta pedra é famosa pela sua tenacidade, pelo que é impossível danificá-la e mais ainda quebrá-la.
- Musicalidade. Quando os pratos se batem, você pode ouvir um toque melódico, o que está absolutamente ausente na raça falsa.
- Aparência. Na hora de comprar, lembre-se que o jade lascado é uma farsa. Uma pedra verdadeira sempre tem um corte uniforme e correto. Outra forma de testar a adequação do jade para a construção de um fogão é aquecê-lo ao máximo e, em seguida, borrifá-lo com água fria. A superfície da pedra deve permanecer inalterada e se manter aquecida por muito tempo, mesmo em climas frios. Jade é capaz de resistir a temperaturas de aquecimento de até 1200 graus. Portanto, é recomendável colocá-lo bem no fundo do forno, próximo à fonte de ignição.
- Preço. O custo muito baixo da pedra deve ser alarmante. Para trabalhar com esse tipo de pedra, são usados equipamentos diamantados caros, e isso afeta o custo do produto, portanto, nem todos podem se dar ao luxo de um acabamento em jade. O jade barato simplesmente não existe na natureza.
- É aconselhável comprar o material de acabamento diretamente das empresas envolvidas no seu processamento. Só eles podem ter o preço mais favorável e garantia de qualidade.
Como a pedra natural silvestre não tem uma aparência muito estética, ela é polida. Para isso, é usado um método de processamento em tambor. A pedra é extraída da pedreira por meio de uma explosão. Em seguida, pedaços de minerais são enviados para uma trituradora, onde ganham forma idêntica. Em seguida, o material é carregado em um tambor rotativo com paredes serrilhadas internamente.
Outros abrasivos são adicionados a ele: areia, corindo, etc. A água é despejada no recipiente e a rotação é ligada. Como resultado, obtêm-se na saída rochedos com formas arredondadas, agradáveis ao toque, que lembram seixos do mar.
Nesse caso, a superfície é visualmente lisa, mas áspera ao toque. Não escorrega, o que é muito importante em condições de alta umidade em banhos e saunas.
As lojas modernas oferecem placas de jade em vários tamanhos. O menor deles tem cerca de 4-5 cm. Pratos de tamanho ligeiramente maior 6-8 cm são adequados para fogões elétricos de sauna, de tamanho médio (de 8 a 12 cm) são usados nos fogões de lareiras a lenha, e as placas, com tamanhos de 12 a 24 cm, formam grandes fornos com um método direto de aquecimento do forno.
Na natureza, esta pedra é adjacente a outras rochas, portanto não existe jade 100% puro. Ao mesmo tempo, o jade com a menor quantidade de impurezas é considerado o mais valioso - eles têm uma grande influência na resistência da rocha. E para a construção de uma sala de vapor, a qualidade do material adquirido é especialmente importante, uma vez que as propriedades do vapor gerado dependem diretamente disso. Quanto menos inclusões brancas e cinzas no produto, indicando a presença de impurezas de talco e clorita, mais o jade de alta qualidade é considerado.
No mercado russo, o sortimento de placas de jade para banhos e piscinas é convencionalmente dividido em 3 grupos, dependendo da densidade.
- 1 ° ano - com o maior índice de resistência de 900 MPa. Vai durar mais de um quarto de século.
- 2 º grau - resistência média 700 MPa. Os produtos dessa variedade duram cerca de 20 anos.
- 3ª série - resistência 460 MPa e vida útil média de 15 anos.
O jade siberiano é usado em nosso país. É extraído na Sibéria Oriental e na Buriácia. A Rússia é considerada um dos maiores fornecedores dessa pedra junto com Cazaquistão, Estados Unidos, México e Canadá. O material de melhor qualidade é o jade, extraído da Nova Zelândia. Tem uma cor regular, quase uniforme e, por assim dizer, brilha por dentro.
Para as características do jade para banho, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.