Piso de banho: variedades e características de instalação
O pavimento da banheira tem uma série de funções que o distinguem do pavimento das salas. Além de proporcionar liberdade de movimento com umidade constante, também faz parte do sistema de esgoto. Portanto, antes de instalar tal piso, você deve se familiarizar com os recursos de sua instalação.
Peculiaridades
Antes de escolher um piso para o banho, é preciso levar em consideração algumas nuances. A primeira coisa a considerar é em que época as instalações serão utilizadas. Se o banho for usado durante todo o ano, geralmente são instalados chuveiros, um camarim, uma sauna a vapor adicional e banheiros. Em tal banho, um piso principal é instalado: um revestimento isolado com ventilação e drenagem. É o suficiente para fazer com que o piso da sauna de verão goteje.
A instalação do piso gotejante é feita por meio do assentamento de tábuas de 1,5 metros por 50 milímetros. As placas são empilhadas em cima de toras - vigas com um diâmetro de cerca de 150 mm. Ao instalar um lag, é necessário levar em consideração o tipo de base. Por exemplo, para uma fundação colunar, as toras devem ser apoiadas em uma viga de fundação. As toras são colocadas sequencialmente, partindo da parede mais curta, as vigas são colocadas a uma distância de cerca de 60 cm Os pontos de contato da tora com a fundação são tratados com mastique betuminoso ou material de cobertura para garantir o isolamento.
Em seguida, o contrapiso é organizado - uma camada de solo é colocada no topo das placas. O material e sua quantidade são selecionados com base no tipo de solo base. Se o solo absorver bem a água, o contrapiso é coberto com uma camada de entulho com cerca de 25 centímetros de espessura. Solos argilosos que incham quando molhados e não conduzem bem a umidade devem ser cobertos com um material que garanta a drenagem da água. Em seguida, são colocadas as tábuas do piso, deixando uma distância de 2 cm em todo o perímetro.
Também deve haver um pequeno espaço entre as tábuas do piso. As pranchas são fixadas em vigas com pregos. Para proteger contra a umidade e prevenir o desenvolvimento de fungos, o revestimento é tratado com óleo de linhaça.
Um piso com goteiras também é chamado de "frio" porque sua temperatura está sempre baixa. As desvantagens de tal revestimento - é recomendável instalá-lo apenas em regiões com um clima ameno e quente. As instalações com esse tipo de piso são quase impossíveis de usar na estação fria, porque não podem ser isoladas. No entanto, existe a opção de instalar o recuperador abaixo do nível do solo. Este design permite que as placas se aqueçam e as protejam melhor contra a deterioração.
O processo de criação de um piso sem vazamentos é tecnologicamente mais complexo e exige muitos recursos. Antes de colocar as toras, é necessária a instalação do contrapiso. Em seguida, o piso de madeira é coberto com camadas de revestimento impermeabilizante. Para reduzir o vazamento de calor das instalações, o piso deve ser protegido com lã mineral ou placas de isolamento de fibra de vidro. Para que os materiais de isolamento naturais não percam suas propriedades sob a influência da água, um revestimento resistente à umidade é colocado por cima.
O contrapiso é derramado com uma camada de betume e preparado para a instalação das placas de piso. A tecnologia de colocação das placas depende da finalidade da sala. As tábuas do piso da sala de vapor devem estar voltadas para a direção do feixe de luz incidente. No camarim, o piso é colocado no sentido de deslocamento. É importante não se esquecer de deixar um espaço de pelo menos um centímetro ao longo do contorno da sala.Essa distância fornece ventilação.
Um banho russo com piso aquecido lembra uma torta em termos de dispositivo de drenagem. As placas são colocadas em uma leve inclinação, o que garante o escoamento do líquido para o coletor embutido. Além disso, a umidade flui pelos tubos e é removida do lado de fora da extensão. As vantagens do piso radiante são que o revestimento fica adicionalmente protegido do frio, o sistema de desidratação permite aumentar a vida útil das placas.
Qual cobertura você deve escolher?
A sala de um clássico banho russo tem alta umidade, e a temperatura pode chegar a 65 graus. Nessas condições, há uma grande probabilidade de apodrecimento do piso, especialmente do piso de madeira. É importante entender que cada cômodo do banheiro possui diferentes condições de operação e o material de revestimento e a tecnologia de operação podem diferir significativamente em cada cômodo. Além das características individuais, o piso deve ter algumas características físicas e mecânicas gerais.
O revestimento deve ser resistente a uma queda crítica de temperatura: de cima, o chão interage com a água quente, e de baixo, solo frio age sobre ele. Além disso, o piso deve resistir tanto ao estresse mecânico quanto ao contato com reagentes químicos de detergentes. Uma característica obrigatória do revestimento é a resistência à interação constante com a umidade e o vapor de água saturado. É importante lembrar que as tábuas do piso devem ser antiderrapantes e exigir pouca manutenção. Além das propriedades mecânicas acima, o piso da banheira deve ter uma aparência esteticamente agradável.
O pavimento clássico é em madeira. Este método de colocar o chão na banheira ainda é usado hoje. Isso não é apenas uma homenagem à tradição - a madeira tem uma alta capacidade calorífica e uma bela aparência. Uma desvantagem significativa das placas é a baixa resistência à umidade: o revestimento tende a se deteriorar e requer proteção adicional. Antes de decidir pela instalação de um piso de madeira, é necessário se familiarizar com as características de cada espécie de árvore. Por exemplo, o carvalho se torna muito escorregadio quando exposto à umidade.
O piso de concreto não é menos popular do que sua contraparte de madeira. A mesa de cimento possui alta resistência mecânica, o que garante uma longa vida útil. É importante entender que um acabamento deve ser colocado sobre a base de concreto. Os artesãos aconselham o uso de alvenaria de azulejos. As cerâmicas são fáceis de instalar e operar. Uma desvantagem significativa de um piso de concreto é a necessidade de isolamento térmico. Além disso, esse piso deve ser colocado com uma inclinação para garantir a drenagem da água.
Durante a construção de banhos, cada vez mais se dá preferência ao assentamento de pedras e pisos ladrilhados. As cerâmicas imitam perfeitamente a pedra natural e têm um custo relativamente baixo. Além disso, esse revestimento é durável e à prova d'água. Um ponto importante é que as juntas entre os fragmentos de cerâmica requerem processamento adicional para proteção contra umidade e prevenção da formação de fungos.
Para a escolha correta do piso, é necessário levar em consideração todas as características operacionais da sala selecionada. A sala de vapor pode ser equipada com pisos de concreto, pedra ou cerâmica - esses materiais podem resistir a condições extremas. É inaceitável o uso de revestimentos que contenham formaldeído. Quando expostos à água e a altas temperaturas, esses materiais liberam substâncias tóxicas.
Se houver desejo de decorar o piso com tinta ou verniz, algumas restrições devem ser levadas em consideração. A forma mais segura de decorar pisos de madeira é usar tinta acrílica à base de água ou de dispersão. O uso de tinta a óleo ou composição alquídica é estritamente proibido na sala de vapor.
Os requisitos para o piso da sala de lavagem não são tão elevados quanto para o piso da sala de vapor. No entanto, o revestimento derramado deve resistir ao contato prolongado com água e detergentes.Os pisos também devem suportar flutuações extremas de temperatura. Esses requisitos são totalmente atendidos pela cerâmica. A madeira também é usada ativamente na lavanderia, mas deve ser tratada com uma impregnação especial ou envernizada.
O piso do vestiário praticamente não entra em contato com a água e o vapor, portanto não há necessidade de aumentar sua resistência à água. Há uma fornalha no camarim, portanto, o revestimento do piso deve ser protegido de fogo e superaquecimento. Como regra, as placas são colocadas aqui. Uma placa de metal de 60 por 90 centímetros é montada na frente da fornalha. Este dispositivo é necessário para proteger o chão da queda de faíscas e fogo.
No banheiro, você pode colocar carpete ou linóleo. O piso desta sala deve ser confortável e aconchegante. O principal requisito para esse revestimento é que ele retenha bem o calor. Como os banheiros não entram em contato com a umidade e não suportam temperaturas extremas, não requerem proteção adicional. Além disso, eles podem ser colocados no chão ou prateleiras para acomodar as pernas, o que irá adicionar conforto.
Ferramentas e acessórios necessários
Para obter um piso de alta qualidade e longa vida útil, é necessário seguir a técnica de assentamento e a tecnologia de preparação dos materiais. O sucesso da instalação depende muito da escolha correta da instrumentação. O piso pode ser instalado sob a orientação de um especialista ou de forma independente.
Algumas das ferramentas necessárias para construir um piso de concreto em uma banheira:
- A mesa correta não pode ser colocada sem o uso de um ancinho especial. Esses dispositivos são usados para nivelar a massa de concreto durante o processo de assentamento. É importante entender que o revestimento deve ser o mais uniforme possível: violações da tecnologia podem levar a consequências graves.
- Um laser ou nível de água o ajudará a obter a superfície com o nivelamento necessário. Também permite variar o ângulo de inclinação das pranchas. As ranhuras para drenagem da água devem ser lisas: nenhuma diferença de nível é permitida ao longo do fluxo do líquido. Esses momentos devem ser corrigidos tanto nas fases iniciais de instalação quanto durante o assentamento das lajes.
- As espátulas são necessárias para espalhar o cimento por toda a superfície, desde o canto mais distante da sala até as bordas. Com o auxílio de talocha, também se aplica impregnação ou verniz no acabamento da superfície. As espátulas vêm em bordas pontiagudas e semicirculares. As bordas arredondadas da ferramenta não deixam marcas visíveis na mesa.
- Ralador de cimento. Este dispositivo é necessário para obter uma superfície plana. É necessário fazer movimentos circulares na superfície da massa colocada. Com a ajuda deles, o excesso de material também é removido e um revestimento uniforme é obtido.
- Também são necessárias espátulas para obter uma superfície plana. Graças ao seu design, eles são capazes de cobrir e alisar uma área maior do que os flutuadores ou espátulas. As espátulas são utilizadas para o trabalho global de rolar cimento em toda a superfície. Dentre essas ferramentas, destacam-se as espátulas angulares - são utilizadas para obter um revestimento liso na junção do piso com a parede.
- Para misturar qualitativamente a argila expandida ou o concreto de argila expandida, é necessário um misturador de concreto e um recipiente para argamassa. A tecnologia de mistura depende de sua composição e método de instalação. Antes de trabalhar diretamente com o cimento, é necessário familiarizar-se com a tecnologia e o modo de preparo da mistura. Esse processo pode ser feito manualmente, mas existe o risco de se obter uma massa não uniforme. Uma composição incorretamente misturada não fornecerá as propriedades de desempenho exigidas do piso.
- Além disso, não se esqueça das ferramentas simples. A escavadeira facilitará muito o processo de espalhamento da massa de concreto sobre a superfície. Uma toalha de velcro ou qualquer outro material de pano é essencial para limpar as ferramentas durante o uso. Uma mesa lisa só funcionará ao trabalhar com equipamentos limpos.Você também precisa ter um recipiente com água à mão.
Um conjunto diferente de ferramentas é necessário para instalar um piso de madeira.
- Perfil metálico para colocação de placas. Uma grade especial é montada a partir de pequenas calhas de aço, nas quais as tábuas são colocadas. Essa estrutura é necessária para que o piso da sauna seja colocado de forma plana e firme no lugar. Os perfis são vendidos completos com fechos especiais.
- Uma chave de fenda elétrica e uma furadeira são necessárias para prender as placas. Eles podem ser substituídos por um martelo de metal, mas isso exigirá muito tempo e esforço. Além dos parafusos usuais, grampos são usados para fixar as pranchas.
- Para obter as vigas do tamanho necessário, use um avião elétrico e uma serra para madeira. Serrar madeira é bastante empoeirado, por isso os artesãos recomendam colocar um tapete ou folhas de jornal no chão da área de trabalho. Isso reduzirá significativamente o tempo para limpeza subsequente.
- Em qualquer trabalho de assentamento do chão, você não pode prescindir de um nível. O dispositivo a laser é muito mais fácil de usar e ajuda a obter uma cobertura uniforme ou a inclinação desejada.
- A camada de acabamento de madeira freqüentemente precisa ser envernizada ou pintada. Para fazer isso, você precisa estocar rolos e escovas. Além disso, muitos materiais são pegajosos e tóxicos, portanto, todo o trabalho deve ser realizado com luvas.
Como fazer isso sozinho?
O dispositivo de um piso gotejante começa com a instalação de travas. Podem ser vigas de madeira ou vigas de metal. Antes da instalação, as toras devem ser tratadas com um anti-séptico especial que aumenta sua resistência à corrosão. A escolha de anti-sépticos é ótima, mas algumas pessoas preferem usar óleo de motor usado como um análogo. Se as vigas de madeira forem escolhidas para o dispositivo de retardo, elas devem ser secas. Para fazer isso, a madeira é deixada por algum tempo em uma sala com umidade de 10 a 12 por cento. Para economizar tempo, você pode comprar madeira pronta após a secagem em uma câmara.
Os troncos são colocados paralelamente à menor parede. Se o cômodo do banheiro for grande o suficiente, é recomendável criar uma estrutura de reforço. Para isso, estacas de concreto armado são instaladas sob as toras com degrau de no máximo um metro.
Há um guia passo a passo para a colocação adequada do lag:
- A camada superior de solo deve ser removida do local de instalação. Em seguida, estenda uma camada de areia ou brita com espessura de 10 a 15 centímetros e reforce o sistema com uma tela.
- As estacas são colocadas a partir de tijolos ou fragmentos de uma laje de concreto armado. Este projeto fornecerá à base a capacidade de suporte necessária.
- O sistema deve ser tratado com mastique betuminoso para protegê-lo da água.
As estacas fixas são revestidas com duas camadas de impermeabilização. As folhas não devem ser empilhadas muito perto das paredes. É necessário deixar um vão de pelo menos 4 cm em todo o perímetro, para garantir a ventilação da estrutura resultante.
Em seguida, é realizada a aparelhagem do sistema de drenagem de água. A umidade deve ser drenada da fundação. Para equipar corretamente o sistema de drenagem, é necessário familiarizar-se com as características do solo de base. Se o solo absorve bem a umidade, é necessário retirar uma camada de terra de toda a área do banho e cobrir a superfície com entulho. Em solos com baixa capacidade de cultivo, é necessário cavar um buraco com cerca de 40 cm de profundidade e conduzir um sistema de remoção de umidade nele. Um aterro de argila especial garante um fluxo uniforme de água. Com este método, os pisos devem ser colocados em uma inclinação de 10 graus em direção à tomada de água.
As placas de piso radiante são processadas - cortadas da parte frontal e niveladas. É deixada uma folga de dois centímetros entre a alvenaria e a parede para ventilação natural. As placas são colocadas em ângulos retos a partir do local do retardo. Esta tecnologia fornece a resistência necessária ao piso do futuro. É necessário manter a mesma distância entre as pranchas: os mestres aconselham o uso de fragmentos de compensado para esses fins.
Pisos quentes também podem ser colocados em toras. Pelas ações passo a passo descritas anteriormente, vigas ou tubos de aço são colocados. Para obter uma inclinação da superfície nas toras, são feitos cortes de quatro milímetros. Não é permitido cortar toras adjacentes às paredes. O sistema de drenagem do piso radiante é excelente. Um buraco é cavado entre os dois suportes com uma profundidade de pelo menos 300 milímetros e com dimensões de 400 por 400 milímetros.
As paredes da cava resultante devem ser reforçadas com concreto e revestidas com betume. A instalação do tubo de esgoto é efectuada no fundo da fossa com um recuo de dois centímetros. O tubo de drenagem deve ter pelo menos 15 centímetros de diâmetro. O PVC é perfeito para essas finalidades.
As placas são colocadas a partir da camada de rascunho. Isso é seguido por um revestimento impermeabilizante sobreposto. As juntas são revestidas com uma pequena quantidade de mástique betuminoso ou coladas com fita adesiva. Após a fixação da impermeabilização, é colocada uma camada de isolamento. Neste caso, os artesãos são aconselhados a prestar atenção à lã mineral ou ecológica, lajes de argila expandida. Um tipo de isolamento mais ecológico é uma mistura de serragem com PVA.
Uma barreira de vapor deve ser colocada entre o revestimento de acabamento e o isolamento. Também é importante deixar um espaço de pelo menos quinze milímetros entre as camadas: um tubo de escape é puxado através do orifício. As placas da camada final não devem ter fendas nas juntas, portanto os construtores preferem uma placa macho e fêmea. É necessário não esquecer a instalação do sistema de drenagem.
A betonilha de concreto é colocada em várias etapas. A primeira camada de concreto é despejada com não mais de seis centímetros de altura e deixada para não secar completamente. O isolamento térmico de espessura padrão é colocado sobre uma camada ligeiramente úmida. Para dar ao revestimento a rigidez necessária, o isolamento é recoberto por uma malha reforçada. A última camada de enchimento é colocada em um ângulo de 10 a 15 graus para garantir a drenagem.
A camada de acabamento, via de regra, não ultrapassa nove centímetros de espessura. Além disso, a superfície pode ser decorada com cerâmica ou alvenaria de tábuas. É importante não esquecer que o revestimento deve ser resistente a temperaturas extremas e ter uma determinada resistência. Após a instalação do piso, as paredes são polidas.
Madeira
O piso de tábuas é perfeito para pisos com goteiras na sala de vapor. A madeira tem boas características técnicas e requer relativamente pouca mão de obra. Os mestres aconselham os recém-chegados a se concentrarem no dispositivo de piso frio. Não há necessidade de criar uma "torta" isolada da fundação e do assentamento de utilidades. Um piso com vazamentos em uma sala de vapor requer apenas uma drenagem simples.
O piso não precisa ser fixado às vigas, pois o piso deve ser regularmente destacado e seco ao ar livre. Este projeto ajuda a manter o material em boas condições, mesmo com o contato frequente do piso com água quente. A placa requer substituição 4-6 anos após o comissionamento. Se, no entanto, há o desejo de fixar o revestimento nas toras, então as placas devem ser tratadas cuidadosamente com um anti-séptico. Um pavimento frio de lariço ou pinho é considerado o mais óptimo em termos de relação qualidade / preço. O piso de carvalho não é áspero o suficiente e pode causar ferimentos.
O piso de madeira que não goteja é adequado para uso durante todo o ano. No departamento de lavagem e na sala de vapor, esse revestimento vai durar até 10 anos, se você executar corretamente o arranjo da camada de tiragem e não descuidar da instalação de materiais isolantes. Não é recomendado pintar as placas. A composição química pode obstruir os poros da madeira, conferindo ao revestimento um aroma químico duradouro.
Além disso, a tinta não ajuda a proteger as placas da degradação. Os artesãos aconselham deixar a superfície limpa, mas lixar bem. A madeira natural tem um aroma agradável, e o aroma a agulhas de pinheiro é considerado benéfico para a saúde.Para proteger o revestimento da deterioração, são usados compostos especiais. Mas um ponto importante é o dispositivo de drenagem.
Concreto
O concreto tem uma longa vida útil, o que o torna líder entre os materiais para assentamento de piso em banheira. Um revestimento bem aplicado pode durar até 50 anos, não requer condições especiais de operação. A mesa de concreto não é propensa a apodrecer, pois os microrganismos não podem se desenvolver no concreto. Cuidar de tal piso não requer medidas especiais ou a compra de produtos caros.
A betonilha pode ser vertida e utilizada como revestimento de pavimento acabado ou como ladrilho. É colocado no chão ou em troncos. Para fortalecer a base do piso radiante, são frequentemente utilizadas estacas roscadas. Sobre essas estacas já está sendo instalada uma “torta” isolante e lançada uma betonilha. O piso de concreto consome muito tempo e muitos recursos porque é uma estrutura complexa de várias camadas.
Antes de comprar, você deve se familiarizar com a composição do produto. Algumas espécies contêm brita ou cascalho, por isso podem ser difíceis de misturar. Uma massa homogênea será obtida somente com a utilização de betoneira ou perfuradora. Se não houver tais dispositivos, os mestres recomendam a compra de uma solução em uma base de cimento e areia. Este material é muito mais fácil de misturar e despejar.
A consistência e a composição da solução dependem em grande parte das condições para a operação posterior da mesa de cimento. Se o concreto atuar como base para o assentamento de placas, a mistura não requer aditivos especiais. Se quiser colocar ladrilhos cerâmicos na betonilha, é necessário adicionar gesso com uma mistura de anidrido à argamassa. Não é recomendado o uso de piso de concreto como piso áspero para a instalação de um revestimento sintético. Ao interagir com temperaturas críticas, os sintéticos liberam reagentes químicos complexos que podem ser perigosos para a saúde.
Ao instalar uma cobertura de concreto, a impermeabilização adequada é importante. O piso encontra-se sob um ligeiro declive e uma fossa especial com ralo é montada sob a base da fundação. A água move-se ao longo da calha e do solo e é retirada fora do banho. Uma instalação tecnologicamente competente deste sistema protegerá a fundação da corrosão e permitirá que a mesa de cimento funcione por um longo tempo.
Ladrilhado
A cerâmica é amplamente utilizada para pisos frios. Este material não está sujeito à decomposição por microorganismos e não requer condições especiais de operação. O ladrilho é resistente a mudanças extremas de temperatura. A capa também é resistente à umidade, o que permite que seja colocada em qualquer lugar na banheira.
Os designers observam a ampla paleta de cores deste material, por isso costumam usá-lo para criar decoração no banheiro. O ladrilho é amigo do ambiente, não emite substâncias nocivas e não tem odor químico. As cerâmicas são colocadas diretamente no piso de concreto vazado.
A mesa nem sempre oferece um revestimento liso e requer medidas adicionais. A rugosidade da superfície deve ser minimizada, pois este trabalho requer um investimento de tempo e esforço. Um ladrilho colocado sobre uma betonilha com irregularidades não dura muito. A água pode entrar nos vazios, o que levará ao aparecimento de fungos entre as juntas do mosaico. As lacunas entre os fragmentos devem ser tratadas com um agente especial tanto durante a instalação quanto durante a operação.
Uma desvantagem significativa do ladrilho é sua alta condutividade térmica. Para evitar que a temperatura na sala de vapor diminua, é necessário um isolamento térmico adequado. Outra desvantagem significativa é o risco de lesões no revestimento de verniz. É necessário adquirir ladrilhos com superfície rugosa para que não escorreguem ao entrar em contacto com a água. Hoje existem muitos ladrilhos cerâmicos que imitam o piso de pedra.
Os designers destacam o mosaico em estilo de cascalho.Além da estética e da beleza, esse revestimento tem efeito massageador. Esses ladrilhos serão uma excelente solução para decorar um banheiro em estilo náutico. Pequenas partículas de pedra são complementadas com inserções de vidro lapidado. As inserções brilhantes têm um belo brilho e refletem a luz de uma forma interessante.
Para aumentar a vida útil do revestimento cerâmico, ele é envidraçado e queimado várias vezes. Além disso, os artesãos são aconselhados a dar preferência aos ladrilhos grossos. Esse material é resistente às oscilações de temperatura. Você não deve comprar ladrilhos com muitos poros - eles são menos duráveis. Deve-se dar preferência a mosaicos de clínquer ou revestimento de grés porcelânico. Preste muita atenção à textura da superfície: o brilho brilhante deve ser evitado.
Aquecido
O piso de concreto aquecido cria um microclima confortável. Esta opção é necessária ao instalar um piso frio, especialmente em uma zona de clima frio. Além disso, o sistema de piso radiante aquece a superfície por dentro, secando o material. Este sistema permite eliminar a humidade e aumentar a vida útil do pavimento. É importante compreender que esse tipo de piso aquecido é bastante difícil para um iniciante instalar. Requer a instrução de um assistente e controle do processo de instalação.
Aquecimento por piso radiante - um sistema de tubos ou cabos através dos quais um líquido quente se move. A convecção fornece aquecimento uniforme do piso em todo o perímetro da sala, independentemente da localização do dispositivo de aquecimento. Os tubos sofrem forte pressão interna, por isso a superfície deve ser reforçada adicionalmente. Os contornos em si são fáceis de colocar, mas requerem fixação confiável à superfície áspera. Para o dispositivo de tal aquecimento, devem ser adquiridos tubos sem costuras e juntas.
A distância entre os contornos é chamada degrau de alvenaria. Deve ser mantido durante a instalação. A violação da etapa leva a um aquecimento desigual do piso. Um gradiente semelhante é sentido em contato com o chão. Você também deve escolher cuidadosamente o revestimento do piso no caso de piso radiante. A cerâmica tem a propriedade de aquecer rapidamente, por isso os artesãos não recomendam o uso de ladrilhos como camada de acabamento. Deve ser dada preferência a painéis de madeira.
Hoje, existem duas maneiras de instalar um piso quente. O sistema de água é executado pela circulação do líquido de aquecimento da bomba através dos tubos. O refrigerante em tal projeto pode ser água pura ou compostos especiais não congelantes. O sistema de água consiste em uma caldeira, coletor e tubulações. É difícil de instalar e caro. No entanto, esse sistema pode reduzir os custos de aquecimento. O aquecimento por piso radiante de água é frequentemente utilizado como aquecimento adicional em apartamentos e casas.
Outra forma de instalar um piso aquecido é um sistema elétrico. Esses pisos de "cabo" são fáceis de instalar, mas seu preço depende inteiramente das tarifas de energia. O cabo converte eletricidade em calor e aquece a superfície uniformemente. Para controlar o aquecimento, sensores de temperatura são instalados no piso. É importante lembrar que tal sistema não deve ser combinado com materiais de madeira, pois existe uma grande probabilidade de superaquecimento da madeira e incêndio.
A instalação de cada tipo de piso aquecido requer a supervisão de um mestre. O piso é colocado sobre um material isolante de calor. A barreira de vapor é uma camada igualmente importante ao instalar um piso quente. Após o assentamento dos contornos, a superfície é vazada com uma régua de cimento.
Todas as juntas de tubos devem ser fixadas adicionalmente. É importante lembrar que não será possível fazer ajustes após a colocação da camada de cimento. Caso contrário, será necessário remover completamente a alvenaria, limpar novamente a superfície e eliminar as violações na instalação dos contornos. É importante colocar os tubos sobre uma superfície perfeitamente limpa. Depois de feitos os ajustes, a superfície é vazada com uma nova camada de argamassa de cimento.
Antes do uso, os pisos são pré-testados e aquecidos de acordo com as instruções. O problema é corrigido e o sistema é verificado novamente. O ciclo deve ser reiniciado até que a temperatura desejada seja atingida. Somente após os testes finais, a mesa de cimento é nivelada e a instalação do piso de acabamento é iniciada. É importante entender que cada junta do material requer um processamento cuidadoso. Um piso aquecido a água dura muito tempo se todas as suas características forem levadas em consideração durante o processo de instalação, por exemplo, a impermeabilização do piso.
Aconselhamento profissional
Para a fabricação de revestimentos de alta qualidade, os mestres são aconselhados a ouvir algumas recomendações. As razões para a destruição dos pisos podem ser diferentes, mas muitas podem ser evitadas se a tecnologia de aplicação do revestimento não for violada. A escolha de material de qualidade também desempenha um papel importante.
Ao instalar travas, é importante instalar impermeabilização entre os postes. Esse revestimento protegerá a estrutura do apodrecimento e da destruição rápida. Caso contrário, a fundação entrará em colapso rapidamente ao entrar em contato com a água. Os postes também devem ser feitos de materiais com alta resistência ao gelo e à água. A água pode se acumular no solo, o que irá corroer o concreto e fazer com que a estrutura afunde.
Um piso de madeira não deve ser instalado sem ventilação. Seu esquema prevê vãos ao longo de todo o perímetro, tudo dependendo do tipo de camada a ser colocada. Nem sempre é possível corrigir a violação após a aplicação do esmalte, portanto é necessário não violar a tecnologia em todas as etapas da obra.
As tábuas de chão não devem ter menos de 35 milímetros de espessura. Essa prancha resistirá a uma carga crítica e durará muito tempo, ao contrário de uma análogo de espessura menor. Todas as placas de piso devem ser cortadas no mesmo tamanho. Isso não apenas simplificará a instalação, mas também fornecerá a regularidade e inclinação necessárias da superfície. Em períodos de frio, esse revestimento reterá o calor por mais tempo.
A instalação do piso de madeira deve ser realizada apenas com fechos de aço inoxidável. As estruturas metálicas podem ser tratadas adicionalmente para protegê-las da ferrugem. Uma vez que o revestimento é regularmente exposto à interação com água, é necessário prestar mais atenção à escolha de estruturas metálicas e fixadores.
O nível do piso da casa de banho está sempre ligeiramente abaixo do nível das outras divisões. A sauna a vapor e a sala de relaxamento devem aumentar alguns milímetros.
Antes de iniciar o assentamento das placas, o revestimento deve ser processado. O material é impregnado não só com uma mistura que protege contra a umidade, mas também com uma substância que protege contra o fogo. Este último é especialmente importante ao instalar um piso elétrico quente. Todos os componentes do piso devem ser protegidos contra fogo. Esses indicadores estão detalhados em documentos regulamentares e devem ser confirmados por certificados de materiais.
Os artesãos são aconselhados a dar preferência ao pavimento em mosaico. Esta combinação protege de forma confiável contra fenômenos naturais e os efeitos negativos do balneário. A capa é fácil de instalar e usar e economiza na contratação de trabalhadores.
Ao organizar uma sala de vapor, é necessário providenciar corretamente um sistema de ventilação. Caso contrário, o vapor d'água se acumulará e destruirá o teto e as paredes. Os quartos com ventilação insuficiente requerem ventilação constante após o uso. Só que neste caso o balneário durará muito tempo. Para permitir a ventilação do sótão, é necessário instalar um cano pelo qual o vapor d'água e a fumaça serão retirados do ambiente. Com uma base monolítica, os artesãos são aconselhados a fazer orifícios desde o tubo de ventilação para o exterior.
Para diminuir a audibilidade ao movimentar-se na banheira, é necessário colocar uma camada de fibra de vidro sob o revestimento do piso de acabamento sobre a camada impermeabilizante. A fibra de vidro pode ser adquirida em rolo, pois o material é produzido na forma de uma fita larga.As juntas do revestimento podem ser conectadas com fita.
Para obter informações sobre como fazer o piso de uma banheira com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.