Banho de blocos de espuma: características de design

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Projeto
  3. Materiais (editar)
  4. Como construir com as próprias mãos?
  5. Belos exemplos

Ninguém pode negar os benefícios do banho para a saúde física e emocional de uma pessoa. Os banhos são populares entre diferentes povos há muitos séculos. E agora ela desfruta de uma popularidade bem merecida. Muitas pessoas querem ter um complexo de banho para seu uso pessoal, em seu site. Infelizmente, devido ao alto custo da madeira, nem todos podem pagar a construção de um balneário clássico. Neste caso, uma opção de material moderno - blocos de espuma ajudarão.

Peculiaridades

Quase qualquer pessoa pode construir uma pequena sauna com blocos de espuma. Devido ao seu peso leve, ao mesmo tempo, não demorará muito para colocar as paredes em blocos de espuma. Observando toda a tecnologia construtiva, o tempo que será gasto nela levará cerca de meia lua, enquanto a estrutura será de alta qualidade e terá durabilidade.

Os blocos de espuma são um material de construção feito de uma mistura de uma certa proporção de cimento e areia com a adição de uma substância formadora de ar misturada com água.

As cavidades no corpo dos blocos de espuma servem como uma fonte adicional de alta capacidade de calor.

Deve-se ter em mente que o banho é um objeto onde são utilizadas altas temperaturas e umidade. Levando esses fatores em consideração, os blocos de espuma precisam ser adquiridos da marca M25, embora seja desejável que sua densidade seja D700. Seu custo é um pouco mais caro, mas isso é compensado pela durabilidade e resistência da banheira que está sendo construída. Para minimizar o efeito destrutivo da água no material de construção, as paredes devem ser muito bem impermeabilizadas por dentro e por fora.

As características positivas do uso de blocos de espuma na construção de um banho incluem, como já mencionado, o custo dos materiais de construção. Para efeito de comparação: o custo de uma casa de toras de madeira é duas vezes mais alto do que o custo de uma estrutura construída com blocos de espuma.

A resistência deste material de construção difere de forma positiva. Os banheiros podem ser construídos em dois ou até três andares. A condutividade térmica dos blocos de espuma pode ser comparada com a condutividade térmica da madeira, ao contrário dos tijolos, cujo desempenho é três vezes pior.

Devido à leveza dos blocos de espuma devido às cavidades de ar no concreto, a construção pode ser executada sem o envolvimento de ajuda externa e equipamentos especiais - com suas próprias mãos e de forma relativamente rápida.

Uma vantagem significativa é também a compatibilidade ambiental do material utilizado.

Comparados com a maioria dos tipos de madeira, os blocos de espuma não são radioativos, não possuem impurezas perigosas ou tóxicas.

Os banhos de madeira são caracterizados por um maior risco de incêndio, enquanto um banho de espuma de concreto, ao contrário, não queima, não pode sustentar a combustão e inflamar. Também não apodrece, os roedores e os insetos não se reproduzem em edifícios de espuma de concreto, a espuma de concreto não é suscetível ao ataque de fungos.

Devido à facilidade de processamento, os blocos de espuma são perfeitamente cortados com uma simples serra, a instalação praticamente não é difícil. Quaisquer elementos de construção são fáceis de cortar em qualquer forma e tamanho, após o que são colados com uma mistura especial adequada.

Uma característica distintiva é a resistência do material à deformação, os blocos não deformam ou racham, não incham sob a influência de flutuações de temperatura e alta umidade.

Infelizmente, os poros do material absorvem a umidade, por isso é necessário adquirir blocos para tais estruturas, que são tratados com uma composição especial na forma de um solo hidrorrepelente. O custo desse material será mais caro, mas compensará devido à durabilidade do edifício.

Existem também algumas desvantagens. Estes incluem baixa resistência em caso de flexão do material, falta de homogeneidade da estrutura dos poros, o que cria certos problemas de retenção dos fixadores. Nestes casos, é desejável o uso de ferragens (buchas, âncoras), projetadas especificamente para fixação em estruturas porosas.

Desvios na densidade do material são possíveis devido às diversas tecnologias utilizadas para a sua produção e violações das proporções, bem como mistura insuficiente da mistura.

Recomenda-se que a construção seja executada em temperaturas positivas. devido ao fato de que as propriedades do adesivo são significativamente enfraquecidas ou completamente perdidas em condições de congelamento. Se você seguir todas as recomendações, mesmo depois de 10 anos a estrutura parecerá nova e as desvantagens serão invisíveis.

Uma vez que, devido à sua estrutura porosa, os blocos absorvem a umidade, é necessário impermeabilizar adicionalmente as paredes e divisórias a serem erguidas, e também aplicar o acabamento adequado da estrutura.

Projeto

Como em qualquer construção, antes de iniciar a construção de uma banheira, é necessário escolher um local, planejar cuidadosamente, selecionar e calcular o material necessário. Descubra também como será o telhado, por exemplo, um telhado inclinado.

É aconselhável imaginar imediatamente o que você deseja ver no layout de sua banheira. Na versão clássica, nos desenhos de quase todos os banhos há uma sauna a vapor e uma pia, uma sala de relaxamento também é desejável. Os espaços em diferentes casos são distribuídos de acordo com as solicitações emergentes. Pode haver opções com uma grande sauna a vapor e uma pequena pia, também com distribuição reversa, uma grande sala de relaxamento e muitas outras opções possíveis.

Escolher uma opção adequada não será difícil. Cada pessoa tem uma ideia própria da funcionalidade, do uso correto e da organização das instalações do edifício a ser erguido.

Atenção especial deve ser dada à construção do vestíbulose você planeja usar o banho para o fim a que se destina no inverno. Além disso, a localização das portas não é de pouca importância, devem ser planejadas para que não ocupem muito espaço.

O fogão deve ser selecionado levando em consideração o volume da sala de vapor, não esquecendo que geralmente é aquecido a partir do camarim, portanto, parte do calor vai para o aquecimento. Com base nesses parâmetros, a potência do forno é selecionada.

Atualmente, o banho não é usado apenas para lavar, é frequentemente usado para alívio emocional e psicológico. Com base nos requisitos, um projeto de construção é selecionado e implementado.

Pode incluir não apenas o conjunto clássico: banho turco, sala de lavagem, vestiário, mas pode incluir as instalações do lavabo, terraço, sótão, piscina.

A opção mais econômica seria a implantação de um projeto de construção de um balneário com três cômodos.

O tamanho desse banho é de aproximadamente 400x400 cm.

São muitos os projetos de banho, entre eles os mais comuns são aqueles em que o banheiro é conjugado com um camarim. Ao mesmo tempo, é aconselhável aumentá-lo em relação às outras divisões, no que diz respeito à colocação dos móveis necessários.

Planos de banho com terraços são muito comuns. Os terraços são equipados com o mobiliário necessário na forma de cadeiras e mesas, são instalados churrasqueiras e fornos de churrasco. A construção é realizada sob uma única cobertura e projeto correspondente. Em vez de um terraço, pode adicionar, por exemplo, uma garagem ou outro anexo. A ideia original é uma casa de campo combinada com a construção de uma sauna.

Muitas vezes, um sótão é construído como um segundo ou terceiro andar. Este prédio de dois andares pode ser usado como sala de estar ou de hóspedes ou para relaxamento após os procedimentos realizados. Essas estruturas também podem ser de um só andar. Os tamanhos mais comumente usados ​​são 6 por 4, 3 por 5 e 6 x 6 metros.

Com toda a responsabilidade você precisa abordar a escolha de um local para construção. O local deve cumprir todas as regras de segurança contra incêndio e os requisitos do SNiP 30-02-97.

Com base nesses requisitos, o edifício deve estar localizado a uma distância de um metro da cerca, enquanto a casa vizinha deve estar a pelo menos oito metros, incluindo cinco metros até o limite do local.

O local deve ser escolhido em local seco, de preferência plano, devido ao fato dos blocos de espuma serem higroscópicos.

Materiais (editar)

Dependendo de qual material foi usado na construção, depende de quão funcional e durável será. Você deve prestar atenção ao momento em que os blocos foram fabricados. A resistência necessária dos blocos de espuma é estabelecida após 28 dias a partir do momento de sua fabricação. Conseqüentemente, não é recomendado o uso de blocos que não tenham passado pelo período de endurecimento.

Há vários fatores a serem considerados.

  • É aconselhável adquirir produtos de empresas confiáveis ​​que valorizem sua autoridade. Essas empresas realizam testes de laboratório de seus produtos e, posteriormente, os vendem acompanhados dos certificados de qualidade adequados.
  • O custo dos materiais adquiridos não deve diferir significativamente da média do mercado. Caso contrário, você deve descobrir o motivo do desconto para não adquirir material de baixa qualidade.
  • Preste atenção ao aperto da embalagem e às condições de armazenamento em local seco.

    Também é desejável realizar uma inspeção visual do material adquirido, embora seja necessário determinar qual é a estrutura dos poros dos blocos, isso é claramente visível no bloco dividido. Em um material de alta qualidade, as superfícies interna e externa são iguais, enquanto os poros são isolados e pequenos em tamanho. Se os poros estiverem conectados, então os blocos de espuma são higroscópicos, com um tamanho de poro grande, a resistência do produto é reduzida.

    Você precisa comprar o material em cinza, que corresponde a GOST 25485-89se a cor for clara, isso pode sinalizar uma violação de proporções e uma diminuição na qualidade. Também é necessário verificar o quão corretos os produtos adquiridos estão. Para isso, dois ou três lados são unidos e a presença de vãos entre eles é verificada. Se houver lacunas, será necessário um maior consumo de massa adesiva.

    Você mesmo pode calcular a quantidade necessária de material para a construção. Isso exigirá dados sobre as dimensões do futuro banho e as dimensões da unidade do material aplicável.

    Para calcular o número total de blocos de espuma, primeiro é calculado o número de blocos na parede. A largura da parede é dividida pelo tamanho do comprimento do bloco, a altura do banho é dividida pelo tamanho da altura do bloco de espuma, então ambos os resultados são multiplicados. Com base no resultado obtido, o perímetro é calculado. Consequentemente, o número de blocos de espuma nas partições é calculado. Em seguida, você precisa calcular quantos blocos de espuma contêm aberturas de janelas e portas e aberturas para o forno, subtraia-os do resultado total, todas as paredes e divisórias. É assim que se apura a quantidade exata de material necessária para a construção da banheira.

    Separadamente, é realizado o cálculo do número necessário de vigas para vigas e pisos, madeira compensada, Mauerlat, fixadores, isolamento necessário e materiais de acabamento.

    O bloco de espuma sempre pode ser substituído por um bloco de gás, conforme evidenciado pelos comentários dos construtores. O principal é que a espessura do material seja escolhida corretamente. Além disso, não se esqueça de isolar o edifício.

    Como construir com as próprias mãos?

    Depois de decidir sobre a quantidade de material e as ferramentas necessárias, prosseguimos com a construção. Isso requer instruções passo a passo. Você mesmo pode construir esse tipo de construção, mesmo que não tenha nenhuma habilidade especial.

    Devido ao fato dos blocos de espuma serem um material leve, é possível fazer uma base de faixa não muito cara, e isso será suficiente.

    Em primeiro lugar, determinamos a densidade do solo no canteiro de obras, dependendo disso, contamos com a profundidade da fundação: quanto mais solto o solo, mais profunda é a fundação.

    A durabilidade e funcionalidade do banho dependem da resistência da base.

    A largura é um pouco maior do que a largura do bloco de espuma. Em profundidade, é considerada uma almofada de areia e cascalho, que é colocada diretamente sob o concreto.

    Depois de decidir a profundidade da fundação, é necessário marcar o futuro banho com barbante e estacas. Em seguida, é cavada uma vala, dependendo do solo: até um metro de profundidade e cerca de 40 cm de largura, soca-se a almofada de areia derramada e despeja-se cascalho por cima, assentada com ferragens soldadas.

    A cofragem é martelada a partir de materiais de refugo, sem esquecer os orifícios de ventilação. O concreto preparado é derramado, de preferência usando uma classe de pelo menos M200. É necessário esperar até que o concreto endureça completamente. Se possível, a impermeabilização na forma de feltro ou material de cobertura é pré-colocada no fundo da vala cavada, o que evitará que a fita de fundação se molhe com o solo.

    Para uma fundação de alta qualidade, o concreto é despejado de uma vez, interrompendo durante a operação por no máximo três horas. Durante os primeiros dois dias, o concreto é umedecido com água até três vezes ao dia para evitar rachaduras, devendo também ser protegido da luz solar.

    A fôrma é removida após três dias.

    O endurecimento completo do concreto pode levar até seis semanas em condições climáticas adversas.

    Em seguida, é necessário preencher a base para instalação do forno e fiação das redes de engenharia para organizar o escoamento da água utilizada. Para isso, prepare um dreno ou equipe uma fossa especial, se possível, a saída de esgoto é conectada à rede de esgoto central. Em qualquer caso, um canal especial com uma ligeira inclinação é criado dentro da área cercada pela fundação. Quando o piso estiver sendo construído, um orifício especial será feito para drenar a água usada do local. Não se esqueça de que um poço ou outro dispositivo para o escoamento de água é equipado fora dos contornos do balneário que está sendo erguido.

    Antes de erguer paredes, você precisa isolar a fundação com polietileno, cobertura de telhado ou material de cobertura. Você também pode revestir com mástique de betume.

    Para colocar a primeira linha, você precisa puxar a linha de pesca ou fio ao longo do nível e, em seguida, começar a colocar os blocos de espuma com argamassa de cimento, semelhante à usada para alvenaria. É importante dispor a primeira linha corretamente, a qualidade de toda a estrutura depende disso. Para evitar irregularidades e diferenças na altura dos blocos, é utilizado um martelo de borracha, com o qual são desmontados até a altura desejada.

    Começar a segunda linha tornará mais fácil trabalhar. É aqui que começa a aplicação da cola especial. O preparo da cola não é difícil, para isso basta a mistura ser combinada com água e mexida. A cola é aplicada em uma camada fina e uniforme, cerca de 0,5 cm.

    Para tornar as paredes mais duráveis, o reforço ou malha reforçada são colocados a cada poucas linhas. Se a altura e a dimensão do banho forem bastante grandes, utiliza-se um reforço metálico, colocado em reentrâncias especiais nos blocos, no reforço dos cantos e divisórias, o reforço é arredondado sem cortes. Ao remover aberturas de janelas e portas, são utilizadas hipotecas especiais, implementadas com blocos de espuma.

    Após a conclusão da construção da parede, é necessário aguentar até cinco dias para que fiquem completamente secas, tendo previamente coberto toda a estrutura com uma película especial.Durante esse tempo, a resistência da caixa aumenta e você pode começar a fazer o telhado.

    Para edifícios construídos com blocos de espuma, geralmente é feito um telhado de duas águas comum. Ao escolher pernas de caibro, você precisa levar em consideração a largura do banho, a inclinação pretendida das encostas. As pernas do patim são unidas por uma conexão espinhosa. Neste caso, é aconselhável colocar a saliência da cobertura acima das paredes cerca de 50 cm.

    O telhado é construído com elementos de madeira e coberto com papelão ondulado. As pontas são costuradas com feltro ou material de cobertura. A sobreposição entre o teto e o espaço diretamente sob o telhado é isolada por dentro com espuma de plástico devido à sua leveza e não higroscopicidade. Para retirar o excesso de vapor, são feitos furos nos tetos, para que haja uma boa ventilação, é necessário instalar respiros e grades. Para os proprietários dos dados, a estrutura não deve esquecer todas essas nuances.

    Decoração de interior

    Devido ao teor de umidade dos blocos de espuma, é necessário prestar atenção especial à decoração das paredes do banho. Para fazer isso, você precisa fazer o vapor. O isolamento da superfície interna dos blocos de espuma é feito para evitar a condensação de vapor quente. Para isolamento, a folha de alumínio é usada na forma de um escudo térmico reflexivo ou uma membrana permeável ao vapor especial. Previamente, os blocos devem ser impregnados com um agente repelente de umidade e secos.

    É necessário realizar um competente isolamento do banho. O isolamento térmico é realizado em várias etapas. A fundação e toda a área do subsolo são pré-isoladas. A base é isolada com lã mineral, enquanto o porão é isolado com argila expandida e escória.

    Nos banheiros é utilizado material de madeira para decorar as paredes, podendo ser tábua, forro e outros tipos de madeira serrada. O forro de madeira é fixado à moldura instalada, devendo a distância do forro à parede ser de no mínimo cinco cm, sendo que para o acabamento também se utilizam ladrilhos cerâmicos ou gesso, os quais são posteriormente pintados.

    Para pisos, eles usam principalmente placas lixadas, bem como ladrilhos especiais não lisos para segurança a fim de evitar ferimentos. No caso de utilização de pranchas, são empilhadas em toras. O ladrilho é colocado sobre uma régua de betão, a seguir é necessário aplicar uma argamassa resistente à humidade, caso contrário a argamassa é destruída na zona das costuras e o ladrilho desloca-se da base.

    Para manter o vapor quente na sala de vapor, o nível do chão nesta é feito mais alto do que no resto da banheira, em cerca de 20 cm.

    Recomenda-se usar apenas madeira para decorar as paredes da sala de vapor.e, de preferência, madeiras nobres. Esses tipos de madeira são resistentes à degradação em condições de alta umidade de temperatura, se possível, pode-se usar madeiras de espécies exóticas, muitas das quais, quando aquecidas, formam aromas específicos, podendo também ser utilizadas para fazer pisos ou prateleiras em um sala de vapor.

    Design exterior

    As paredes externas são pré-preparadas nivelando e preenchendo cavacos, amassados ​​e irregularidades com argamassa, que é utilizada para o assentamento de blocos, e friccionada com flutuador.

    A poeira das paredes é removida e uma primeira camada de gesso é aplicada. A malha de reforço é aplicada e pressionada no gesso fresco com uma espátula de metal.

    Um primer é aplicado na tela prensada, depois de esperar que ela seque, e completado com uma fina camada decorativa de gesso. Se desejar, uma certa textura é dada a ele usando um raspador.

    A decoração externa do banheiro é equipada com fachadas decorativas ventiladas articuladas. O uso de tal acabamento ajuda a remover o excesso de umidade, o que ajudará a proteger de forma confiável as paredes da sala de vapor de condições externas adversas.

    O balneário foi construído. Resta instalar janelas e portas externas, fazer bancos, prateleiras. Ligue o forno. Faça o primeiro teste e aproveite o resultado.

    Belos exemplos

    • Um banho de bloco de espuma pode ser pequeno. Essa estrutura não ocupará muito espaço, mas proporcionará o máximo de prazer.
    • Essa estrutura pode consistir no próprio banho, bem como em uma bela varanda. Você pode tomar um chá no terraço e se refrescar um pouco.
    • Se o espaço permitir, você pode criar um complexo de banho inteiro com blocos de espuma.

    Para os prós e contras do bloco de espuma, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário