Banho de tijolos: características de design
Acredita-se que a madeira seja o melhor material para o banho. A madeira tem sido usada na construção há mais de uma dúzia de anos. No entanto, a realidade moderna não implica um monopólio exclusivo da madeira. O mercado oferece muitas opções igualmente decentes para você escolher.
Peculiaridades
Uma das opções é um tijolo, com o qual pode realizar qualquer projeto de banho com as próprias mãos. Confira os prós e os contras de uma banheira de tijolos, bem como estude as instruções de construção. Para que você tenha a melhor ideia sobre as características de uma banheira de tijolos, considere as vantagens e desvantagens fundamentais do material utilizado na construção.
Prós do tijolo:
- Excelente resistência ao fogo. Os indicadores de segurança contra incêndio dos tijolos são os melhores em comparação com outros materiais.
- Longa vida útil. Um banho de tijolos pode durar até 50 anos ou até mais.
- Amizade ambiental. Diferentes tipos de bases naturais são usados para tijolos. O tijolo é considerado seguro para humanos.
- Uma ampla gama de soluções arquitetônicas. Não apenas caixas simples podem ser construídas com tijolos, mas também banheiras de formas mais complexas.
Contras de tijolos:
- Maior capacidade de aquecimento. O aquecimento de uma banheira de tijolos requer mais combustível do que uma banheira de madeira.
- Alta absorção de umidade. O tijolo é um material higroscópico e, portanto, requer um isolamento cuidadoso.
- Preço substancial. O tijolo não é um material barato, então uma estrutura de banho acabará sendo cara. Para a construção de uma banheira, só é permitido o uso de tijolo vermelho, que se distingue pela durabilidade e maior resistência ao calor.
- Outra nuance: um banho de tijolos exigirá a construção de uma base mais sólida.
Durante a construção, é permitido o uso de várias opções para a construção de paredes. Por exemplo, alvenaria de poço é considerada uma opção aceitável, o que permite montar o isolamento dentro da parede. Outra forma racional é construir uma parede fina com a instalação de isolamento de alta qualidade na parte externa.
O sistema de alvenaria mais inadequado para uma construção de banho é um tipo sólido. Para tal banho, a construção de paredes muito grossas será necessária, o que levará a um gasto excessivo de material. Além disso, a operação de tal banho só será possível na temporada de verão.
Projetos
Ao construir com as próprias mãos, a principal dificuldade é o planejamento das instalações dentro do edifício. Projetos prontos ajudarão na solução do problema. Você pode construir exatamente com os desenhos encontrados, ou pode tomar o projeto como uma ideia e modificá-lo para seus próprios fins. Considere banheiras de tijolos pequenos que são mais fáceis de construir.
Banho 6x4 m
A versão original do projeto pressupõe a presença de três salas:
- Sala de descanso (10,4 m²).
- Sala de lavagem (1,75 m²).
- Sala de vapor (4,75 m²).
O layout da banheira é fácil de alterar trocando as portas. Lembre-se de que ir diretamente para a sala de descanso não é a melhor opção, principalmente no inverno. Afinal, ao abrir as portas, o frio vai fluir para dentro. Para eliminar a desvantagem, um vestíbulo anexado ao lado de fora servirá. Para eliminar a entrada de ar frio da rua na sala, é importante isolar adequadamente o vestíbulo. Outro método semelhante é a construção de um terraço.
Uma divisória instalada na sala de recreação servirá como proteção contra o frio. Com a ajuda de uma estrutura, você pode separar uma pequena seção da sala.Como resultado da remodelação, você terá um longo banheiro.
A sala resultante servirá como corredor, onde será mais conveniente pendurar roupas ou acessórios de banho em cabides.
Balneário de um andar 6x5 m
Uma estrutura com dimensões suficientes pode ser transformada em casa de banho para hóspedes.
Aqui são fornecidos no interior:
- corredor;
- sala de estar de tamanho decente;
- banheiro;
- sala de vapor;
- banheiro.
Uma característica distintiva é a varanda anexada ao exterior.
Banho 3 por 4 metros
Apesar de suas pequenas dimensões, o banho de 3x4 m é bastante adequado para uso familiar. Além disso, a construção envolve várias opções para a colocação dos quartos no seu interior. Alguns layouts também incluem uma entrada para a sala de recreação diretamente da rua. É inútil cercar um pequeno cômodo e, portanto, um vestíbulo anexo servirá como proteção do banheiro do ar frio.
Outra opção para mudanças é a exclusão de uma sala de lavagem separada. O banho russo pressupõe que você pode lavar e cozinhar ao mesmo tempo. A construção de um banheiro separado é uma interpretação moderna de uma sauna tradicional. É importante aqui prever o correto posicionamento do aquecedor. Por exemplo, um fogão de canto não interfere nas pessoas durante os procedimentos de abastecimento de água. Você pode aumentar ligeiramente a área útil do banho construindo um subsolo. Uma adega é necessária, por exemplo, para armazenar utensílios domésticos ou como depósito para suprimentos domésticos.
Em um banho grande, é importante levar em consideração a posição correta do fogão. É necessário que aqueça todas as instalações. Ao mesmo tempo, é importante escolher uma opção de fogão, pois também funcionará como aquecimento. Ao construir banheiras de tijolos, é importante já possuir a técnica de alvenaria. Você pode aprender a assentar tijolos estando presente no canteiro de obras. Por exemplo, se seus vizinhos estão construindo um celeiro. Tente analisar o processo, verifique com eles as questões de interesse. Preste atenção especial à construção dos cantos do edifício. A geometria e a resistência da estrutura dependem desta etapa.
Projeto
Ao projetar uma casa de banho você mesmo, não se esqueça das regras. A principal regra é o cumprimento das normas de segurança contra incêndio. Por exemplo, a madeira, assim como outros objetos inflamáveis, devem ser colocados a um metro de distância do fogão. A decoração interior do banho é desejável natural, amiga do ambiente. Portanto, você não deve usar uma alternativa de plástico barata que pode ser pintada como uma árvore. Apesar do benefício monetário, o plástico não é prático, pois não permite a passagem de vapor. Além disso, ele irá liberar substâncias nocivas sob a influência do vapor e da temperatura.
Ao tentar salvar uma banheira de tijolos dentro, você não consegue terminar com nada. O design moderno do banho às vezes envolve o uso de tijolos de acabamento para decorar as paredes. A melhor opção para acabamentos de banho baratos é a madeira. Requer habilidades mínimas no trabalho com ferramentas, tal acabamento não será difícil. Se olharmos com mais detalhes, então é melhor ler o projeto do banheiro do camarim. Na hora de escolher as opções, vale a pena considerar que elas descansam na sala após os procedimentos de água, portanto é importante proporcionar a funcionalidade mais confortável em seu interior.
Por exemplo, um guarda-roupa completo, bem como locais para relaxar. Um conjunto padrão de itens necessários: mesa, bancos, guarda-roupa. O material de decoração de parede e a cor do mobiliário podem ser escolhidos de acordo com o seu gosto.
A sauna a vapor padrão inclui: fogão fogão, prateleiras, que geralmente são erguidas em níveis diferentes. A sala de vapor é uma sala muito importante para o banho. Organize as prateleiras de acordo com as preferências individuais. Quanto mais alta a prateleira, mais quente ficará nela.
Dentro da sauna a vapor, itens de design como banheiras de bétula, conchas, etc. podem ser colocados.
Se as prateleiras e paredes da sala de vapor são recortadas com madeira, então o local próximo ao fogão é necessariamente de tijolo ou, opcionalmente, de pedra natural.Se a sala de lavagem for uma sala separada, também será necessária uma abordagem de design para o design. Em um banheiro padrão, bancos, um chuveiro ou uma banheira de água fria devem estar presentes (como antes, em um banho russo). A cabina de duche não implica o acabamento obrigatório em madeira. Ladrilhos decorativos ou painéis de parede são adequados como materiais de acabamento.
Materiais (editar)
Um problema especial dos banhos de tijolos é a condutividade térmica e a capacidade de calor. O isolamento térmico dos banhos de tijolos é executado corretamente a partir do interior. Desta forma, consegue-se uma boa condutividade térmica e o ar quente também é eliminado do material de construção. O calor necessário permanece dentro das instalações e o tijolo do lado de fora não congela.
Ao escolher os materiais de isolamento, deve-se ter em mente que um tijolo pode suportar um número diferente de ciclos de degelo e congelamento. Além disso, este parâmetro é diferente para tijolos vermelhos, de silicato (branco) ou ocos. Os banhos feitos de tijolos de silicato requerem acabamento externo adicional, que desempenha o papel de isolamento, por exemplo, dos tijolos de revestimento.
As paredes de uma banheira de tijolos são freqüentemente construídas de acordo com o princípio de uma garrafa térmica. Pode ser um par de finas verticais, entre as quais existe uma lacuna. Uma tela vazia agirá como isolante de calor, porque o ar tem excelentes características de absorção de calor. A distância entre as verticais pode ser preenchida com material isolante. Por exemplo, pode ser argila expandida. Mas, neste caso, a estrutura exigirá uma boa impermeabilização.
Opções de materiais ideais: espuma de polipropileno, espuma de polietileno. Os materiais não absorvem umidade, não são afetados por fungos. O isolamento de uma banheira de tijolos pode variar. Por exemplo, em salas úmidas, é necessária uma boa ventilação dos materiais de isolamento. A ventilação proporcionará um aquecimento rápido, sem condensação.
A melhor opção para uma banheira de tijolos é uma parede combinada:
- torneamento para a sala de vapor, se for usado um isolante térmico, um perfil de alumínio para drywall;
- lã mineral - para uma sala de vapor 10 cm, para outras salas 5 cm;
- um desbaste vertical feito de madeira compensada resistente à umidade ou outro material de painel que impeça o aparecimento de mofo e bolor;
- isolamento de vapor e umidade "Izospan";
- torneamento de controle vertical;
- revestimento externo, por exemplo, forro ou prancha de madeira comum.
A alvenaria ficará com esta opção de espessura considerável. Considere isso ao planejar. Afinal, o volume interno das instalações será reduzido devido ao uso de uma mistura de isolamento e impermeabilização.
Como construir?
Instruções de construção passo a passo do-it-yourself vão ajudá-lo a fazer corretamente sua própria casa de banho no local.
Qualquer construção começa com a escolha de um local para uma estrutura. No ponto selecionado, é feita uma marcação e, em seguida, inicia-se o arranjo da fundação. Para um banho de tijolos, uma base de fita seria a melhor opção. Tal fundação requer a preparação de uma trincheira, que deve ser cavada e então fixada com tábuas. É necessário cobrir as paredes da vala com fôrma, e o fundo é coberto com areia. A almofada de areia distribuirá a carga uniformemente. Depois disso, o reforço é realizado.
A malha é colocada a uma certa profundidade dependendo das características climáticas da área.
Você mesmo pode preparar a solução de concreto para um pequeno banho. Para grandes volumes de construção, você pode solicitar uma solução pronta. Leva tempo para a base encolher. Este período depende das características da solução de concreto. Às vezes, a fundação é tratada com materiais impermeabilizantes.
Se a banheira estiver sendo construída com as próprias mãos, é mais fácil usar um tijolo vermelho e meio no trabalho. A colocação de paredes para um banho é permitida em um tijolo. Para calcular a quantidade de material, a largura e a altura planejadas das verticais devem ser divididas pelo produto da altura e largura de um tijolo. A quantidade de material é selecionada levando em consideração o número necessário de portas e janelas.
As fileiras de paredes começam com tijolos externos. Ao colocar, o material deve ser umedecido, principalmente se estiver quente o suficiente do lado de fora. Coloque tijolos ao redor de todo o perímetro do prédio, só então passe para uma nova fileira. O uso de tijolos quebrados é inaceitável para estruturas de suporte. Durante o processo, preste muita atenção à qualidade das costuras.
Devem ser preparadas aberturas adequadas para as lajes de telhado. As extremidades das vigas que vão repousar sobre os tijolos devem ser envoltas em material de cobertura. A versão mais simples do teto da banheira é um tipo de passo único. No topo das vigas colocadas, é feito um piso de tábuas. Como material impermeabilizante, o amianto de tecido é adequado. Sobre ela é aplicada uma mistura de serragem e argila. A base seca é polvilhada com areia.
Preste atenção ao local da chaminé. É importante destacar esta área com uma folha de metal.
Além disso, o metal isola o local dentro da sala onde ficará o fogão.
Concluir o torneamento do sistema de treliça de banho de tijolos. Coloque o material de cobertura em cima das vigas. Pode ser ardósia ou folhas perfiladas.
A próxima etapa na construção em fases de uma banheira de tijolos é colocar o piso. Para isso, a parte inferior do piso é recoberta com uma mistura de areia. Logs são instalados nas bordas da fundação. O chão pode ser costurado com tábuas. Outra opção adequada é o grés porcelânico. Os ladrilhos garantem uma elevada segurança contra incêndios da estrutura.
Para forrar o teto, o forro é adequado, na sala de vapor pode ser madeira de tília e no camarim pode usar pinho. As paredes internas também podem ser revestidas com ripas. Faça as prateleiras paralelas ao revestimento da parede. Use madeira de lei. As tiras das prateleiras são fixadas com alfinetes de madeira, você pode se queimar com os de ferro.
Instale as portas. A estrutura externa pode ser comum, de metal, e a porta da sala de vapor só pode ser feita de madeira. Observe que ele será usado em um ambiente úmido e em altas temperaturas.
dicas e truques
Ao escolher os materiais para decoração de interiores de uma banheira de tijolos, preste atenção especial ao conforto e ao uso. Por exemplo, o grés porcelânico é frio, para que seus pés fiquem confortáveis, você terá que andar com sapatos. A instalação de paletes especiais de madeira contribuirá para o melhor conforto.
Materiais incomuns podem ser usados para decorar as paredes de alguns banheiros. Por exemplo, uma opção de alta qualidade e não perigosa será feita de pedra natural. Pedras de sal especiais serão mais úteis. No entanto, a julgar pelas avaliações dos proprietários, isso exigirá não apenas custos adicionais, mas também uma reflexão cuidadosa sobre o design de interiores.
A melhor opção de design para um banho é a madeira. No entanto, devido à alta umidade e mudanças de temperatura, a árvore tende a escurecer. Percebendo isso, não desanime, pois não necessitará de reparos, esta situação é considerada normal.
Belos exemplos
- Considere a opção de uma banheira de tijolos com um terraço original que se parece mais com um gazebo. Dentro do banheiro existem: uma sala de vapor, uma sala de lavagem, um quarto. Também possui uma casa de banho.
- Outra boa opção para um banho simples. É bastante espaçoso. O tijolo amarelo escolhido para a construção vai bem com a cobertura metálica. O balneário tem janelas padrão e uma incomum - uma de canto.
- A terceira opção é uma pequena construção feita de tijolos vermelhos. Os tijolos individuais são mais claros - dispostos nos cantos. O edifício combina bem o telhado castanho e a mesma porta exterior.
Sobre qual banheiro é melhor - feito de tijolo ou de uma casa de toras, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.