Qual é a melhor maneira de construir uma casa de banhos?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Materiais para construção e decoração
  3. Como calcular a quantidade de material?
  4. Nós desenvolvemos um projeto
  5. dicas e truques
  6. Belos exemplos

O banho russo é uma das tradições mais antigas e úteis do nosso país, pois desde há muito que o banho personificou um símbolo de saúde, higiene e relaxamento. Claro, se estamos falando de uma casa fora da cidade ou de uma residência de verão, é impossível imaginá-la sem um banho, porque a imagem ficará incompleta. Ter um balneário no local é o desejo de cada proprietário, e a este respeito, muitas vezes surgem dúvidas, qual a melhor forma de construir um balneário, como projetá-lo, quais características de sua construção devem ser observadas.

Peculiaridades

Primeiro você precisa decidir sobre o que construir uma banheira. Um banho tradicional russo envolve o uso de materiais de madeira, na maioria das vezes toras aplainadas. Antigamente, os banhos eram construídos inteiramente de madeira, e tanto a fundação quanto o telhado eram feitos de madeira.

Os materiais coníferos e decíduos foram considerados os melhores. Os pilares da fundação, tanto antigamente como agora, são feitos de lariço, e o abeto e a tília são usados ​​na construção de paredes e tetos - têm a propriedade de absorver sons e umidade. Se você realizar o processamento competente e profissional de espécies de árvores como choupo ou bétula, poderá construir um piso, teto e paredes confiáveis ​​com eles.

Se o proprietário quiser construir uma versão econômica de um balneário de pequeno porte em seu terreno, uma estrutura de madeira é a compra mais lucrativa. O preço de um determinado tipo de madeira pode variar dependendo da região, mas em geral será bastante aceitável. Ao escolher os materiais, é importante considerar o quão densos eles são, o grau de porosidade, resistência e como eles se manterão aquecidos.

Se a madeira estiver molhada, a vida útil do banho será muito mais curta.porque o calor é retido muito pior em um ambiente úmido. Para evitar isso, é melhor escolher uma madeira como material e revestir as paredes com revestimento de tábuas de dupla face. É aconselhável utilizar pranchas aplainadas, lisas e limpas.

A madeira também pode ser combinada com tipos modernos de materiais, por exemplo, com tijolos, que muitas vezes são usados ​​para fazer o layout das paredes de banheiros. É importante saber que o tijolo deve ser normal ou perfurado. É impossível usar tijolos com fendas e silicatos para a disposição das paredes. Neste caso, as paredes são acabadas com tábuas, sendo recomendado deixar a folga entre a parede e o revestimento de 3 a 5 cm para que a prancha seja bem ventilada pelo lado posterior.

Outra característica específica do material de madeira seca é sua baixa condutividade térmica. devido ao constante enchimento dos poros com partículas de ar. Se a madeira for umedecida, os poros se encherão de água e a condutividade térmica aumentará várias vezes. Quando a água congela no inverno, ela se tornará ainda maior (em 23-24 vezes), e quando o volume de gelo atingir um limite crítico, a árvore começará a desabar. Daí a conclusão: você não pode prescindir de uma proteção confiável à prova d'água ao construir um balneário.

As paredes do banho podem ser colocadas em várias camadas de toras e vigas. O principal é evitar perdas graves de calor na divisão, garantindo uma boa troca de ar e estanqueidade de toda a estrutura. Quando se trata de acabamento confiável das paredes por dentro, você deve usar tipos de madeira que absorvem umidade e calor com um baixo nível de condutividade térmica.

Vigas ou troncos coníferos são portadores de qualidades únicas e benéficas. Em primeiro lugar, eles absorvem o vapor muito rapidamente e um nível constante de umidade é mantido naturalmente. Em segundo lugar, quando a madeira está saturada de vapor e umidade, começa a liberação de substâncias aromáticas de abetos e pinheiros, que são benéficas para a saúde e criam uma atmosfera indescritível. Se forem utilizadas toras redondas durante a construção, seu diâmetro deve ser de 20 a 25 cm, e devem ser colocadas horizontalmente.

Como base para uma casa de banho, são utilizadas pedras comuns ou de entulho. A fundação pode ser colunar (pilares-suportes separados) ou do tipo fita (na forma de uma parede contínua). No planejamento do assentamento também é necessário pensar que tipo de material isolante térmico será utilizado: concreto, madeira, entulho ou tijolo. Quanto à profundidade da fundação, ela é determinada pela profundidade das camadas do solo - base natural de sua construção.

É importante posicionar corretamente o recuperador - ele deve ser instalado de forma que o vapor que sai não queime as pessoas. Para fazer isso, com antecedência, é preciso levar em consideração as peculiaridades associadas à altura do teto em um banho russo: deve ser muito mais alto do que em uma sauna.

A melhor opção de fogão é um aquecedor.Concebido para ser aquecido com lenha durante muito tempo. O recuperador deve ser instalado no ambiente de forma que todas as partes da banheira sejam aquecidas uniformemente: o camarim, a sauna a vapor e o chuveiro. A fundação do forno deve ser colocada com pelo menos 60-70 cm de profundidade, e entulho de concreto ou tijolo pode ser usado como material. É importante não se esquecer de deixar um espaço entre a fundação da parede e a fornalha de pouco mais de 0,5 cm e, ao final da obra, preenchê-lo com areia.

Uma característica da construção da chaminé é que a chaminé é feita de tijolo ou de um tubo sólido de cimento-amianto com 15 cm de diâmetro. Se o telhado tiver partes de madeira, elas devem estar a uma distância mínima permitida desse tubo - para evitar um possível incêndio.

Os principais componentes do teto na banheira são vigas, isolamento, arquivamento e rolo. Uma barra ou placa é usada como vigas ou pisos. Eles são cortados no topo da casa de toras ou no arnês da estrutura superior. A distância entre as lajes pode variar de 6 a 10 cm.

Se o telhado da banheira é empena, as vigas são seus principais elementos de suporte. Como você sabe, os tetos inclinados são de dois tipos: com tetos inclinados e falsos. A aparência das vigas dependerá do número de vãos e de suas dimensões. Todas as partes suspensas devem ser firmemente presas umas às outras, porque tal estrutura tem apenas dois suportes. As vigas são feitas de vigas coníferas secas e lisas.

Os pisos dos banheiros são feitos de madeira ou concreto. O piso de concreto com grades de madeira é comumente usado para salas de vapor e chuveiros. Para o camarim, é ideal colocar o piso de tábuas de madeira usando isolamento.

O piso da banheira também possui características próprias. Você pode torná-lo com vazamento ou, inversamente, sem vazamento - isso depende da capacidade do sistema de drenagem.

Um piso sem vazamentos é feito colocando-se tábuas em toras, que são preliminarmente aprofundadas em uma camada de concreto ou argila. O piso deve ser feito com uma inclinação mais próxima ao meio ou unidirecional, e deve haver uma ranhura sob a grade que recebe a água. Da ranhura, a água flui para o reservatório ou para o dreno de esgoto, se houver. Instalar um sistema de piso à prova de vazamentos é muito simples, mas a desvantagem é que o piso de tábua quase sempre estará molhado e o piso será frio.

Se possível, é melhor equipar um sistema de piso com vazamentos na banheira. Primeiro, você precisa cobrir o solo com uma camada de areia e cascalho e, em seguida, preencher tudo com argamassa de concreto.Neste caso, o piso deve ser inclinado em direção à parede, onde é necessário colocar um funil, no qual deve ser instalado um recipiente hermético que coleta a água. Geralmente é feito de concreto ou tijolo.

A essência do método é que o primeiro passo é construir a própria capacidadee, em seguida, é colocado o piso - é feito no momento em que todo o sistema de drenagem já está preparado. Além disso, você precisa preparar a base para o forno.

E a última característica que deve ser levada em consideração na hora de construir um banheiro é a ventilação. Claro, o banho será sempre uma zona de alta umidade, por isso é importante secá-lo bem após o uso. O principal é permitir a livre circulação de ar sob o piso para reduzir a umidade. Para isso, é imprescindível instalar um soprador no forno, que deve estar localizado abaixo do nível do próprio piso. O soprador pode ser combinado com o subterrâneo usando uma caixa de lata que deve ser facilmente removível.

Materiais para construção e decoração

Um dos materiais populares para a construção de banhos é o concreto aerado. Ele contém areia de quartzo, cimento e conversores. Para aumentar a resistência, os blocos de espuma são submetidos a um tratamento especial em autoclaves. Isso nada mais é do que uma pedra sintetizada por meios artificiais e com características de resistência aumentadas. É conveniente porque é produzido na forma de blocos com a forma correta - o que acelera significativamente o processo de construção.

As principais vantagens dos blocos de concreto aerado são o aumento da resistência, resistência ao fogo combinada com leveza tanto no peso quanto no manuseio. Entre as desvantagens, deve-se destacar que esse material pode absorver fortemente a umidade e acumulá-la internamente. Para reduzir o nível de higroscopicidade, certos aditivos devem ser incluídos nos blocos de espuma. Além disso, caso pretenda utilizar este tipo de material, será necessário tomar medidas de vapor e impermeabilização.

Os blocos de concreto aerados devem ser colocados sobre um adesivo especial que se assemelhe visualmente ao cimento. A argamassa de cimento em si não pode ser usada durante o trabalho, porque o material irá absorvê-la muito rapidamente, molhar-se e suas propriedades de isolamento térmico irão se deteriorar rapidamente.

Uma das maneiras mais baratas de construir rapidamente um banheiro no país é usar materiais de construção de estrutura. As casas de banho são construídas rapidamente, não requerem uma base pesada. Todos os elementos são leves, o nível de isolamento térmico dessa estrutura é bastante alto, e você pode montar uma banheira de moldura três vezes mais rápido do que uma de tijolo. Em média, sua construção não levará mais de três semanas. É possível construir tal edifício independentemente da estação, mesmo que seja inverno lá fora e a temperatura do ar esteja abaixo de dez graus.

As paredes dos edifícios de estrutura são feitas de material de alta qualidade que é seguro para os seres humanos e para o meio ambiente. Proporciona boa circulação de ar, graças à qual a casa nunca fica abafada e o microclima interno é leve e agradável.

Este design não é isento de desvantagens: normalmente, o edifício "encolhe" nos primeiros dois anos em dez centímetros e, para evitar mais encolhimento, terá de utilizar materiais que possam proporcionar a chamada secagem em câmara. Também na casa será necessário isolar e decorar adicionalmente as paredes. O preço do quadro é certamente muito atraente. Mas depois que os acabamentos internos e externos forem concluídos, não será difícil entender que o custo total dos materiais e da obra não será muito mais barato do que instalar um banho de toras ou madeira.

Deve-se ter em mente que escolher o tipo certo de isolamento não será tão fácil, porque nem lã mineral nem isolamento de espuma são adequados para uma estrutura de banho - você terá que procurar uma opção resistente à umidade que seja menos suscetível ao fogo .

Uma banheira de tijolos custará muito mais, mas sua vida útil pode ser de até centenas de anos ou mais, em contraste com os edifícios de madeira. O tijolo é um material refratário e visualmente esse banho não parece menos atraente e aconchegante do que um banho de madeira. No entanto, esse material durável também tem desvantagens: em primeiro lugar, você precisará de uma base sólida do tipo fita, que estará associada a tempo e custos financeiros adicionais. Durante o aquecimento, uma estrutura de tijolo aquece por muito mais tempo do que uma de madeira. Por exemplo, não levará mais de 1,5 hora para aquecer uma sauna de madeira, e muito mais tempo e combustível serão necessários para aquecer o tijolo.

Ao construir uma banheira de tijolos, é importante pensar não apenas na disposição da fundação, mas também em um bom sistema de ventilação, porque o tijolo "respira" mal, ao contrário da construção em madeira ou em caixilhos. Além do preço alto, o próprio período de construção pode demorar um pouco, até que a fundação seque e fique firme. A alvenaria de parede consumirá o mesmo tempo.

Apesar dessas dificuldades, muitos proprietários preferem tijolos - tem um aspecto bonito, dura muito tempo e é resistente ao fogo. Para a construção, geralmente são escolhidos um material vermelho e uma argamassa de cimento de alta qualidade.

A banheira de tijolos é isolada apenas por dentro, para não prejudicar a bela vista de fora.

Uma banheira também pode ser construída com concreto de argila expandida, que é um material monolítico. Inclui argila expandida e cimento. O concreto de argila expandida é caracterizado pela ausência de toxicidade, baixa absorção de umidade e baixo peso. Isso é muito conveniente durante a construção, uma vez que não é necessária uma base de tira pesada. Além disso, não é possível isolar um banho tão completamente como um de concreto aerado.

Argila expandida - o material é mais durável e durável, e como principal vantagem, deve-se notar que não encolhe. Além disso, para o assentamento, é permitido o uso de argamassa de cimento comum ou misturas especiais à base de cola. O isolamento, que geralmente é usado como lã de basalto com uma densa camada de folha, é colocado no interior. Certifique-se de deixar uma distância de 2,5 cm entre o isolamento e a parede para a circulação do ar.

Um dos materiais de construção mais baratos para um banho é um bloco de concreto. É formado após o vazamento de serragem queimada, carvão e outras substâncias com concreto. É uma opção não inflamável e fácil de usar, com um longo período de operação, que pode chegar a 50 anos. O bloco de concreto é barato, na venda é representado por uma ampla seleção de materiais, portanto pode ser considerado no caso em que as oportunidades financeiras são limitadas.

As especificações do bloco de concreto também devem ser levadas em consideração: como qualquer substância porosa, ela absorve fortemente a umidade, portanto, medidas de impermeabilização serão necessárias sem ambigüidades. O isolamento térmico também será necessário - os blocos baratos não diferem em sua capacidade de reter o calor. Antes de comprar blocos de concreto, é importante levar em consideração o principal: após a fabricação, eles devem ficar em um espaço aberto por pelo menos um ano. Isso é necessário para que as substâncias nocivas desapareçam deles. Claro que esta não é a melhor opção para a construção de uma banheira, mas em alguns casos também é permitida a sua utilização.

A madeira é uma das opções mais aceitáveis ​​e tradicionais. Sabe-se que as espécies arbóreas são diferentes e nem todos os seus representantes são usados ​​na construção.

Para ter uma ideia de qual árvore é melhor para construir uma casa de banhos, você pode considerar as principais espécies de árvores.

  • Pinho. Possui proteção natural contra besouros e bolores. É fácil de encontrar no varejo, tem um custo moderado, mas para banho não é a melhor opção, pois quando aquecido a altas temperaturas, o pinheiro “chora” e sempre precisa de processamento adicional com meios especiais para evitar o apodrecimento.
  • Linden. Adequado para banho, fácil de processar, resistente ao vapor e a altas temperaturas, o que é importante. Não gosta de umidade e tende a escurecer rapidamente se não for envernizado.
  • Aspen. Ela tem uma vantagem sobre a tília, pois a umidade absolutamente não tem medo dela. Quase não encolhe, e se "encolher", não tem fendas.De longa duração, possui excelentes qualidades de cor. Distingue-se pelo seu alto custo e complexidade no processamento, visto que a densidade desta raça é muito elevada.
  • Abeto. Ao erguer edifícios de madeira, é melhor não usá-lo, pois ele se decompõe rapidamente e não difere em resistência.
  • Amieiro. Apesar de seu uso generalizado, é caro, como o álamo tremedor. Tem um excelente esquema de cores: pode ser laranja e castanho. O encolhimento é muito pequeno, a rocha é fácil de trabalhar, por isso é adequada para a construção de uma banheira. Entre as deficiências, vale destacar que esse material pode apodrecer e escurecer depois de alguns anos, por isso é necessário prever a possibilidade de processamento especial.

Espécie de árvoreadequado para a construção de banhos, pode ser revestido de duas formas básicas: troncos e vigas. A casa de toras é considerada um material de alta ecologia. Não precisa de acabamento, porque as próprias toras sempre têm uma ótima aparência, mesmo em estado bruto. Se se trata de uma tora cilíndrica com folgas mínimas na zona das jantes, pode-se garantir que as propriedades de isolamento térmico são elevadas por si mesmas. Durante o processo de construção, as toras podem ser conectadas em qualquer ângulo, o que permite que as idéias de design mais ousadas se tornem realidade. Desvantagens do material: tendência a fissuras, torções e possibilidade de grande encolhimento ao longo do tempo.

As vigas são maciças ou coladas e em suas características quase não diferem das toras. Os indicadores de desempenho para ambos os tipos são bons, especialmente para as vigas coladas: durante a sua fabricação são impregnados com anti-sépticos e substâncias anti-incêndio. No entanto, a madeira maciça é superior em termos de segurança ambiental.

Arbolite pode ser considerado uma boa opção para um banho de baixo custo. É usado na construção há muito tempo e é amplamente conhecido desde os tempos soviéticos. Arbolit é um complexo de resíduos de madeira que foi processado em máquinas especiais e posteriormente preenchido com uma solução - cimento com adição de cloreto de cálcio ou vidro. Essa solução dá resistência ao concreto de madeira e baixa condutividade térmica.

O material tem a capacidade de manter uma temperatura confortável no banho e é ecologicamente correto. Se os blocos de concreto de madeira são de boa qualidade, são ideais para a construção de um banheiro. Como no caso de outras opções de orçamento, impermeabilização e um bom sistema de ventilação serão necessários aqui, e as paredes externas são melhor forradas com forro.

Como materiais de fornecimento de vapor e impermeabilizantes, utilizam-se filmes de polietileno, folha de alumínio ou com adição de fibra de vidro. Além disso, em alguns casos, o uso de glassine e papel de telhado é permitido. No entanto, se houver alta temperatura na sala, o telhado emitirá uma substância com um odor desagradável. Como o banho é um local onde a temperatura está sempre quase alta, não se deve usar coberturas apenas para impermeabilização. É possível isolar superfícies com outro material, colocando-o no topo da camada isolante - sob o revestimento de madeira interno.

O teto da banheira pode ser coberto com diversos materiais. Um dos mais comuns é o aço projetado especificamente para coberturas. É comercializado em folhas, cuja espessura varia de 0,5 a 1,5 mm. As chapas de aço podem ser revestidas de zinco ou vendidas sem revestimento. Se o aço for galvanizado, o telhado vai durar mais, mas é mais caro e precisa de manutenção constante.

Você pode sobreviver com uma opção de telhado mais econômica, fazendo-o de metal. É leve, resistente a altas temperaturas, não queima e pode ter qualquer formato desejado.

Outra opção é o aço sem revestimento de zinco, que os construtores chamam de "preto". Antes de trabalhar com este material, é necessário remover a graxa de fábrica dele e, se houver ferrugem, certifique-se de se livrar dela.A graxa é removida com um pano, que você só precisa umedecer na gasolina, e depois aplicar óleo secante na superfície, adicionando tintas para indicar claramente todas as lacunas.

Para um telhado feito de metal mais simples, você precisará de um revestimento ou placas de calçada. Tanto um como o outro material se ajustam a uma distância não superior a 20 cm, serão necessárias tiras de 10 a 12 cm de largura para colocá-las sob as dobras, localizadas em ordem horizontal. Entre essas dobras, pode-se deixar folgas de até 14 cm e, se a caixa for maciça, o ideal é um piso de material de cobertura que, absorvendo a umidade, evitará a corrosão das superfícies metálicas.

O telhado pode ser coberto com materiais em rolo. Sua vantagem é que trabalhar com material de cobertura é tecnicamente muito mais fácil do que com metal. Tol, como já mencionado, é melhor não usá-lo ou usá-lo como uma opção temporária. Se você colocar cuidadosamente o material do telhado em 3-5 camadas, esse telhado servirá nada menos do que aço galvanizado. Além disso, o material de cobertura é muito mais barato.

No entanto, tem uma desvantagem significativa - é a instabilidade às chamas, portanto, se for planejado cobrir o telhado com material de cobertura, as precauções de segurança devem ser observadas com mais cuidado. É importante saber que a base sob o material da cobertura deve ser o mais uniforme possível e que o trabalho em si é melhor realizado em clima seco, quente e calmo. Antes de colocar o material, todos os rolos são rebobinados na direção oposta.

Para a colocação de multicamadas de material de cobertura, é melhor usar um material de granulação fina como camada interna e colocar uma tela de granulação grossa do lado de fora. As mastics são utilizadas como fixadores e adesivos, que podem ser quentes ou frios. Para o material de cobertura, ambos os tipos de mástiques são adequados.

Um método antigo e barato de cobertura de ardósia ainda é usado hoje para o acabamento de telhados. A desvantagem da ardósia é sua vida útil relativamente curta, que varia de 30 a 40 anos. A ardósia é uma folha ondulada feita de cimento-amianto. Suas características positivas são que ele é leve e, ao contrário do aço galvanizado, não precisa de uma manutenção cuidadosa. Além disso, tintas resistentes se encaixam perfeitamente na ardósia, por isso é possível pintar o telhado na cor que o dono da banheira mais gosta.

Um ripado de madeira é usado como base para um telhado de ardósia. A primeira folha é colocada com orientação de cordão ao longo de toda a encosta, desde a cornija - sem cortar cantos. Usando uma broca, a crista da segunda onda de ardósia é perfurada - o orifício deve ser 2 mm maior que o diâmetro do prego, e a própria folha é pregada na cornija. Ao mesmo tempo, os pregos de ardósia não são obtidos a uma distância de 3 a 5 mm, mas devem ser pregados com juntas feitas de material de cobertura. É permitida a colocação da ardósia longitudinalmente (de baixo para cima) e transversalmente (da direita para a esquerda).

Como calcular a quantidade de material?

Você mesmo pode calcular a quantidade de material, mas no estágio atual será mais fácil usar uma calculadora online que o ajudará a fazer todos os cálculos preliminares necessários. Para tal terá de preencher o formulário proposto, tendo previamente determinado os materiais básicos das paredes, telhado e revestimento.

A calculadora online é melhor usada quando o projeto do banho está pronto.

Ao calcular a quantidade de materiais, uma calculadora pode ser de grande ajuda., no entanto, você deve levar em consideração algumas das sutilezas associadas à fundação do banho, uma vez que é a base do edifício que suporta a carga principal, e quanto tempo o banho irá durar e quão forte será depende disso .Se for planejado erguer a fundação de tira que consome mais tempo na fabricação, então os principais materiais de construção precisarão ser complementados com uma barra e placas afiadas. A estrutura da fita não é tão difícil de implantar, mas o consumo de materiais será maior: as pranchas afiadas para a fôrma precisarão ser adquiridas com margem de pelo menos mais um metro cúbico. Para uma montagem correta e confiável da cofragem, são necessários cerca de 3 kg de pregos e, para fins de impermeabilização, deve-se adquirir pelo menos dois rolos de material de cobertura de alta qualidade. Uma fundação do tipo fita é derramada com uma solução de concreto em uma quantidade de 6 metros cúbicos. me mais, dependendo do comprimento da base da banheira.

Dependendo das características do solo no local, a construção de uma fundação em faixa pode não ser necessária. O dispêndio de verbas para construção, nesse caso, é colossal. Para efeito de comparação, você pode "estimar" com antecedência quantos materiais serão necessários para construir uma fundação colunar mais simples. Muito menos solução concreta é necessária aqui: cerca de 3 metros cúbicos. m, e o material de cobertura pode ser suficiente na quantidade de meio rolo (para cobrir a camada superior de concreto). Não são necessárias tábuas com arestas para tal fundação, exceto que pequenos pedaços podem ser úteis, e mesmo assim nem sempre.

No cálculo, também é necessário levar em consideração o consumo de equipamentos de proteção com os quais será necessário cobrir a madeira se a banheira estiver sendo construída a partir dela. O consumo de um agente retardador de fogo é em média de 90 a 140 g por 1 sq. m de construção.

Nós desenvolvemos um projeto

Não é difícil desenvolver um projeto para um banho russo - é mais procurado nas condições da realidade russa, o que se deve às características culturais do nosso país. Uma tradição secular formou todo um instituto dedicado ao banho russo. Claro, entre os nossos compatriotas há fãs de banhos turcos e saunas finlandesas, mas eles não podem se tornar a fonte daquele aroma e atmosfera únicos pelos quais um verdadeiro banho russo é famoso.

Qualquer projeto de um banho russo é universal, pois pode ser realizado com suas próprias mãos., sem a ajuda de profissionais. É sabido que antigamente essa estrutura de madeira podia ser construída por qualquer homem adulto da aldeia. No estágio atual, a tarefa é muito facilitada pelo fato de que os próprios fabricantes concluem os banhos quase acabados, cujos materiais são tradicionalmente vigas e toras. Depois de entregá-los no local certo, resta apenas a montagem, com a qual se obtém um banho, totalmente pronto para ser utilizado. O tempo de montagem não é mais do que um dia.

As características únicas pelas quais o banho russo sempre foi famoso só podem se manifestar plenamente se todas as regras de construção da estrutura forem cumpridas na íntegra. O projeto clássico e mais simples envolve apenas duas partes: um camarim e uma sala de vapor. É justamente por causa da pequena área que a sala de vapor sempre pode ser aquecida até a temperatura desejada, e com um consumo mínimo de recursos para combustível. Se houver apenas dois quartos no banheiro, isso criará uma melhor circulação de ar. A temperatura ideal é em torno de 70 ° C com umidade de 100%.

Como já foi mencionado várias vezes, os melhores materiais para construção são toras ou vigas. O design externo do banho, sua localização próxima à casa, bem como o tipo de fundação dependerão diretamente da qualidade da árvore. Além de madeira, tijolos ou blocos de espuma são freqüentemente usados ​​na construção de banhos russos. Não deve ser utilizado concreto monolítico, pois será impossível aquecê-lo completamente. Só é permitida a construção de uma estrutura de concreto se as pessoas planejarem morar nas proximidades em uma pequena casa de hóspedes, ou se o projeto incluir outra construção no local em um conjunto com uma futura casa de banhos.

Independentemente de o proprietário do terreno planejar construir por conta própria uma casa de banhos ou recorrer a profissionais para obter ajuda, você precisa pensar com antecedência sobre onde ela ficará localizada. Neste caso, um grande número de sutilezas deve ser levado em consideração, por exemplo, como a área total do terreno, e em que nível as águas subterrâneas se encontram - a força e o serviço de longo prazo da futura estrutura depende nisto.

Do ponto de vista dos construtores profissionais, é melhor construir uma casa de banhos nas margens de um rio ou lago., mas neste caso, é imprescindível que a banheira esteja localizada em um estrado. Sabe-se que durante um derramamento de água durante as enchentes de primavera, existe o risco de inundação de qualquer estrutura na costa. Caso o local possua reservatório e outeirinho adequado, deve-se cuidar também da inclinação do escoamento: não deve ser localizado na direção do rio para evitar sua poluição com esgoto.

As janelas do balneário devem estar tradicionalmente voltadas para o oeste, devido ao fato de que há sempre mais luz do sol no lado oeste. O banho russo é um edifício com apenas uma janela localizada no camarim. Se pretende desenhar uma casa com um grande número de divisões, é permitido fazer duas janelas, mas não mais.

Um ponto igualmente importante no projeto de uma casa de banho são as regras de segurança contra incêndio. Existem normas que estipulam rigorosamente a distância do banheiro até a casa ou casas mais próximas do local. Claro, se o proprietário possui uma área pequena, então vale a pena considerar a opção de um conjunto de edifício residencial com banheiro. A porta do balneário deve estar localizada no lado sul devido ao fato de que haverá muito menos neve aqui no inverno, e no lado norte é necessário providenciar um bom sistema de drenagem para a água do degelo.

A próxima etapa importante do projeto é um sistema de aquecimento de banho em potencial. Agora é possível aquecê-lo de diferentes maneiras: junto com o aquecimento a lenha, o aquecimento a gás é freqüentemente usado, assim como eletricidade, carvão e até óleo combustível. Claro, o aquecimento a lenha será o mais preferível. Em solo russo, as casas de banho sempre foram aquecidas com lenha e são baratas. No entanto, existem duas desvantagens significativas aqui. Em primeiro lugar, este método requer que a pessoa que atira a lenha esteja presente quase constantemente e, em segundo lugar, irá requerer um local para construir um pequeno galpão onde a pilha de lenha possa ser armazenada.

A vantagem de um sistema de aquecimento a gás é que uma caldeira instalada em um balneário pode funcionar sem problemas por muito tempo. Não é necessário jogar lenha na fornalha, então esta opção de aquecimento também pode ser considerada. É menos tradicional, mas mais prático e leve.

Se, no entanto, está prevista a instalação de um fogão no banho, então ele pode ser feito de tijolo ou de metal resistente ao calor. O fogão de tijolos será impossível de mover, além disso, está projetado para o bom aquecimento de um, e no máximo dois ambientes. O fogão metálico pode ser deslocado para outro local e, assim, é possível aquecer várias divisões. No entanto, uma estrutura de tijolo é mais adequada às medidas de segurança contra incêndio, o que, infelizmente, não se pode dizer do metal, que pode se tornar uma fonte de ignição.

Qualquer um dos métodos de aquecimento propostos tem suas próprias nuances., e sua aplicação depende apenas das condições do site. O aquecimento a gás é mais ecológico porque não há emissões que possam ser prejudiciais ao meio ambiente. Porém, apesar da laboriosidade do próprio processo e do armazenamento da lenha, é o método de aquecimento a lenha que cria uma atmosfera maravilhosa de um banho russo, porque a lenha, quando queimada, emite um cheiro especial.

Dependendo do material escolhido para o banho, pode-se presumir se ele precisa de acabamento adicional. Por exemplo, se o material é lixado ou toras arredondadas, não é necessário acabamento, o que simplifica muito a situação.As toras são simplesmente envernizadas e essa estrutura parece muito elegante e bonita. Se a casa de banhos for construída a partir de uma barra, já será necessário o acabamento com forro, azulejos ou tapume (também podem ser usados ​​para decorar uma casa de banhos de tijolos).

Para ter uma ideia visual de como será o futuro banho, você pode criar uma versão tridimensional do projeto. Assim, torna-se possível corrigir certos pontos para não se prender já durante o processo de construção. Se o projeto for desenvolvido detalhadamente com antecedência, isso simplificará todo o andamento da construção e permitirá que seja executado o mais rápido possível.

É igualmente importante determinar com antecedência as dimensões das salas de banho: banhos turcos, camarins e lavabos. É aconselhável planejar as dimensões principais para que haja de duas a cinco pessoas na casa ao mesmo tempo. O banho é um local não só para a tomada de procedimentos hídricos, mas também uma área de recreação e comunicação. Se não estiver planejado combiná-la com a casa, a área total da casa de banho deve ser de pelo menos 10 m². m.

Quanto ao tamanho da sala de vapor, seus parâmetros ótimos são de 6 a 10 m2, e a sala de lavagem e vestiário são de 6 a 7 m2. É desejável ter um pequeno vestíbulo que não deixe passar o ar frio no outono e no inverno. Em banheiras pequenas, os lavabos costumam ser combinados com as salas de vapor, mas se o ambiente for planejado para ser construído separadamente, a presença de um camarim é obrigatória. Terá de ser isolado de acordo com todas as normas, sendo aconselhável desenhar a janela com peitoril alto com altura de pelo menos 150 cm acima do nível do chão.

O camarim deve ter espaço suficiente para cabides, carvão e lenha, e logo atrás dele você pode projetar um banheiro.

dicas e truques

Independentemente de o proprietário do local planejar construir uma casa de banhos por conta própria ou recorrer a profissionais para obter ajuda, existem algumas dicas que podem ser úteis.

  • Antes de iniciar a obra principal, deve-se organizar o processo de forma que as primeiras etapas de construção sejam o mais simples possível. Estamos a falar de uma fundação, que nem sempre tem que ser pesada e monolítica - os tipos de solo no local são sempre diferentes. É provável que você possa se limitar a uma opção de base mais simples, economizando, assim, esforço e dinheiro.
  • Antes de fazer cálculos e iniciar a construção, deve-se definir claramente todos os materiais para que posteriormente não haja cálculos desnecessários.
  • Qualquer construção deve começar com uma ideia clara do tipo de banheiro ideal para a família e seus convidados. O balneário pode ser construído "às pressas", muito simples, ou pode surpreender pelas suas dimensões e comodidade, ao mesmo tempo que é constituído por várias secções, onde a sala de duche e a sala de vapor estão separadas uma da outra. Ao planejar um banho grande, é aconselhável projetar antecipadamente uma esplanada de verão como uma extensão.
  • Se for tomada a decisão de construir por conta própria uma pequena casa de banhos de madeira, pelo menos uma pessoa que conheça bem o ofício de carpinteiro deve estar presente na brigada. Boas habilidades de corte de paredes e um olho bem treinado são indispensáveis ​​aqui.
  • O projeto deve indicar claramente a localização do futuro banho de forma que não cause transtorno aos proprietários do local devido às suas pequenas dimensões.
  • Se o banho está sendo construído como uma casa autônoma, é importante levar em consideração um conceito como o relevo de um terreno para prever a possibilidade de fluxo de água. Se possível, qualquer declive de solo adequado deve ser usado para isso.
  • A melhor opção é sempre a localização do balneário junto com um edifício residencial - isso é cômodo, funcional e confortável.
  • Ao planejar a localização do banho, é imprescindível levar em consideração os desejos que os vizinhos podem expressar para não lhes causar possíveis danos.

Belos exemplos

A opção clássica e mais popular é um prédio de madeira que pode ser colocado próximo ao corpo de água mais próximo. Banheiras feitas de toras arredondadas, processadas com a ajuda de compostos especiais altamente ecológicos, ficam especialmente bonitas, e se você decorar os elementos do telhado com entalhes, isso criará uma atmosfera indescritível não só na própria banheira, mas também no exterior.

As casas de banho construídas com vigas parecem muito mais modestas e menos “fabulosas”, mas as vigas, tanto coladas como perfiladas, são muito mais baratas do que as toras. É tecnicamente muito mais fácil construir um balneário com vigas e, nas condições modernas, essa opção pode se encaixar em qualquer situação devido à sua aparência mais neutra. A madeira é muito utilizada nos casos em que se pretende construir uma pequena mas "atmosférica e tradicional" casa de banhos de madeira, cujas qualidades seriam preservadas ao máximo.

Se houver desejo e oportunidade, você pode projetar e construir um tipo de banheiro muito original com forno de churrasco. Ao mesmo tempo, a própria sala de churrasco está localizada no mesmo complexo com o balneário e parece um terraço espaçoso. O "destaque" de tal projeto é o fogão embutido, que de um lado está voltado para o balneário, e o outro é destinado à churrasqueira e, adicionalmente, ao aquecimento da área de lazer, principalmente na estação fria.

Uma banheira com piscina é um projeto menos original, mas muito mais procurado. Se você planejar corretamente uma pequena piscina sem equipamento para sistema de aquecimento, seu custo será aceitável. Claro, será possível usar tal estrutura apenas na estação quente, mas a ideia em si é incorporada muito mais facilmente do que pode parecer à primeira vista.

A área de lazer com sauna pode ser equipada na forma de um pequeno complexo, que incluirá uma sala de bilhar. Como regra, ao planejar aqui, vale a pena começar pelo tamanho mínimo de uma sala de bilhar de 20 m². m. Neste caso, a área de banho deve estar localizada no primeiro andar, e no segundo andar será confortável e conveniente jogar bilhar, que se recomenda que seja em forma de sótão.

Muitas pessoas perguntam o que fazer se não houver espaço suficiente no site, e eu realmente quero construir uma casa de banhos de madeira, tradicionalmente aquecida com lenha. Para economizar o máximo de espaço possível, ao mesmo tempo que se retira um local para armazenamento de lenha, a pilha de lenha pode ser fixada diretamente na sala de vapor. A lenha bem e bem dobrada parecerá muito autêntica e aconchegante - o proprietário receberá uma solução de design simples e economia de espaço utilizável.

Mesmo em seis acres, você pode equipar uma solução original como uma banheira em forma de barril. A Finlândia é considerada a pátria do banho de barril, mas, dada a realidade russa dos pequenos terrenos, esse banho "portátil" está se tornando cada vez mais procurado. A forma da estrutura garante seu rápido aquecimento e o calor é retido por um período de tempo ideal.

Qualquer tipo de banho, independentemente do tamanho do edifício, também deve diferir em sua aparência harmoniosa. Claro que em primeiro lugar deve estar a qualidade da construção da estrutura e a sua correta localização no local, mas também não se deve descurar as características estéticas. É melhor se o banho estiver bem combinado com a imagem geral do espaço circundante, encaixando-se organicamente nele e sem criar a impressão de desconforto visual.

Tem sido dito repetidamente que os banhos mais bonitos são freqüentemente construídos com troncos ou vigas. Ao mesmo tempo, a escolha correta dos materiais de madeira torna-se um fator importante - eles devem ser idênticos em espessura e cor, porque, caso contrário, a qualidade da estrutura deixará muito a desejar, e o próprio edifício terá uma aparência feia e estranha .

Ao construir uma banheira com materiais modernos e baratos, é importante cuidar da qualidade e do design do revestimento da parede. tanto dentro como fora. Bloco de concreto ou tijolo é melhor revestido com revestimento ou ladrilhos, o que dará à sala uma aparência acabada. O tapume é uma das opções de revestimento moderno, que carrega um certo elemento de rigor e simplicidade.

Também é importante pensar em como a banheira será iluminada por fora e por dentro. Boas e bem pensadas técnicas de iluminação podem destacar as características de qualquer estrutura, mesmo a menor, é claro, apenas se ela se encaixar organicamente no espaço circundante. Uma ótima opção são as luminárias com lâmpadas LED. Uma ampla seleção deles permite que você escolha o kit ideal que é adequado para qualquer tipo de edifício.

Lâmpadas decorativas de cores diferentes são ideais como iluminação adicional. Graças a esta oportunidade, o proprietário pode apresentar a sua casa de banhos aos convidados como uma casa de conto de fadas. Obviamente, a iluminação pública não deve ser apenas bonita, mas também atender aos requisitos de umidade e resistência ao calor. Quanto à iluminação dentro da banheira, a luz deve ser fraca, fraca e calma - esta é a melhor forma de promover relaxamento e descanso.

O design de interiores da banheira é um espaço para as ideias mais ousadas e originais. Por exemplo, se um velho regador de ferro grande estiver no campo, você pode construir um chuveiro maravilhoso com ele pendurando-o na parede da pia. A rega pode ser deixada na sua forma original, mas também pode pintar com tinta acrílica de qualquer cor, dando-lhe assim uma segunda vida.

Barris de madeira velhos também não devem ser jogados fora. - se a árvore estiver em bom estado, com esse barril pode-se construir de tudo para o banho, desde um pitoresco lavabo até peças de mobiliário originais na área de lazer, que fica ao lado do banheiro. Se desejar, você pode construir com o barril a aparência de uma pequena piscina engraçada, enchendo-a de água e colocando-a na rua ao lado da sauna a vapor.

Uma velha quadrilha de lata com duas alças, ainda que com vestígios de tinta ou ferrugem, pode se tornar não apenas um maravilhoso objeto de arte, mas também um verdadeiro abajur para uma espécie de lâmpada. O principal é fornecer eletricidade corretamente e pendurar este maravilhoso lustre da forma mais confiável possível. Gangues com vazamentos também não precisam se apressar para jogar fora - se forem bem limpas e protegidas contra a parede, você poderá obter uma prateleira excelente para guardar toalhas e outros acessórios de banho.

Se os chifres de veado estão espalhados pelo galpão, que há muito tempo saíram de moda e não são usados ​​em casa como cabide para chapéus, você também pode fazer um excelente lustre deles cobrindo os chifres com verniz e equipando seus galhos com espaço para várias lâmpadas. Claro, você tem que mexer na fiação elétrica, mas por que não dar uma segunda vida a mais uma coisa?

Uma vez que uma pequena banheira implica a presença de apenas uma janela, pode-se arranjá-la com a ajuda de peças sobressalentes de uma velha máquina de lavar, transformando a janela em uma vigia engraçada. Se a porta da máquina de lavar mantiver as suas características técnicas, a janela fechar-se-á de forma fiável e a própria casa de banhos tornar-se-á inadvertidamente um local para a instalação de uma "janela com vidros duplos" tão original e divertida.

    Uma casa de banhos pode ser construída em qualquer lugar: tanto em um pequeno quanto em um grande lote. O principal é calcular tudo corretamente e selecionar os materiais básicos de construção para que não caiam no seu bolso e forneçam o melhor resultado no final. Seguindo conselhos simples, qualquer pessoa poderá construir um balneário que servirá por muito tempo e se tornará o orgulho do proprietário e uma decoração digna de seu terreno. Nas fases finais da construção, nunca será supérfluo arrumar coisas velhas, que podem vir a ser fonte das mais ousadas ideias de design, desempenhando funções úteis no banho e proporcionando um bom humor.

    Para obter informações sobre como construir um banho de quadro, consulte o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário