Usando abash para um banho
Quem não ama um banho russo? Amieiro, aspen, tília, cedro, lariço eram tradicionalmente usados para sua decoração na Rússia. Desde a década de 90 do século XX, o abash começou a ser usado.
O que é isso?
Abash é chamado de carvalho ou bordo que cresce nas florestas tropicais africanas, principalmente nos países do Congo, Camarões. Pertence à família da malva, suas folhas são semelhantes às do bordo, lembrando palmas abertas. Os habitantes da África chamam esta árvore de forma diferente: samba, abachi, obche. O nome envergonhado vem do enorme tamanho da árvore. A especificidade da raça é a seguinte:
-
Abash cresce isoladamente e ocupa uma grande área;
-
em altura pode atingir 50 m, e em circunferência de 2 a 2,5 m;
-
os galhos da árvore ficam próximos ao topo, portanto não há nós nos troncos, assim como tábuas acabadas.
A madeira abasha começou a ser usada há relativamente pouco tempo devido à praticidade dos alemães. Nos anos 50 do século XX, perto de Bremen, durante o reparo do duto de vapor, placas de embalagens de produtos africanos foram utilizadas como revestimento.
Com um poderoso jato de vapor de água quente, as tábuas do abash não aqueceram, apenas aqueceram ligeiramente. A partir de então, os alemães e, depois deles, os noruegueses, começaram a usar o banho-maria para banhos e saunas.
Propriedades básicas
A madeira deste carvalho africano tem uma estrutura porosa, daí a leveza, mas na quebra é dura e elástica... Baixa condutividade térmica é observada em madeira desta espécie de madeira. Portanto, você não pode se queimar nele. Essa madeira é ótima para sentar em bancos de saunas seca ou a vapor, pois não fica muito quente. O teor de umidade da madeira abasha é de apenas 12%, portanto, o material manterá sua forma original por muito tempo.
Aqui estão as principais características técnicas do abash.
-
Depois que a madeira secar até 12% de umidade, sua densidade será 350 kg / m3. Na estrutura, o abash é semelhante ao poliestireno.
-
A gravidade específica atinge 0,55 g / cm2. Pode-se concluir que quanto menor a massa da madeira, menor sua densidade e, portanto, aquece menos.
-
A força máxima de flexão é 528 kg / cm2.
-
A madeira serrada tem bordas suaves, sem nós, sem odores resinosos, mesmo em altas temperaturas.
-
Carvalho africano resistente a várias pressões atmosféricas e a influência do ambiente externo.
-
Coeficiente de condutividade térmica e capacidade de calor reduzidos... Ao entrar em contato com o corpo humano, rapidamente percebe sua temperatura.
De acordo com a tecnologia de processamento, o carvalho africano, depois de cortado, deve ser seco em 2 dias, pois a madeira fica azul ou enegrecida. E não será mais possível eliminar esse defeito.
As principais qualidades positivas do Abash são vários pontos.
-
Fácil de processar, passível de lixamento e polimento. Por muito tempo não deforma e não encolhe.
-
Devido à baixa umidade, a aparência da madeira serrada permanece apresentável por muito tempo e não muda de cor.
-
Cor atraente da madeira serrada. Bem matizado.
-
Tábuas de carvalho africano podem fácil de serrar e fazer furossem medo de quebrar. A superfície da madeira é muito agradável ao tacto.
As propriedades negativas da madeira desta árvore são as seguintes:
-
custo bastante alto, portanto, a sauna a vapor na banheira, forrada de vergonha, não é acessível para todos;
-
pequenas remessas de materiais de construção de alta qualidade são importadas para o mercado russo;
-
a área de cultivo dessas árvores está diminuindo catastroficamente a cada ano.
Visão geral das opções de madeira
Actualmente, está à venda no mercado da madeira serrada uma madeira especial para revestimento da marca "abash", que apresenta propriedades específicas, estrutura e cor invulgares. As lojas de materiais de construção para acabamento da sala de vapor no banho oferecem os seguintes produtos em madeira abasha: tábua, forro, carril, tábua térmica, folheado, tábuas.
A madeira abasha não vem apenas do carvalho africano, mas também da Ásia Central.
O abache natural tem textura inexpressiva, as fibras formam um padrão ligeiramente visível na superfície, portanto, este material pode ser submetido a marcenaria em qualquer direção.
Abash African tem um espectro de cores desde claro, quase branco, até a rica cor do leite cozido. A madeira asiática é a mais leve e arejada na estrutura, por isso é imediatamente tratada termicamente ou cortada em folha, ou usada como material de revestimento em áreas menos críticas do banho.
Esta é a base para a produção de madeira para banhos turcos e a comercialização de placas lixadas com acabamento individual, partindo do forro e das tábuas, terminando com os elementos para decoração de um banho.
Os tamanhos padrão dos painéis de acabamento variam de 1200 ma 2300 m de comprimento.
Pranchas
Tábuas não cortadas e regimentais feitas de abash africano são 15% mais caras do que os mesmos produtos feitos de madeira asiática.
Ao escolher um interior para um banho, você precisa levar em consideração que nem todos os materiais de construção dessa maravilhosa madeira, à venda em feiras, têm características semelhantes... O próprio tronco, com cerca de 30 m de comprimento, é serrado em pranchas pré-processadas no local de corte. Assim, madeira com diferentes qualidades do material pode ser encontrada em um pacote.
As espreguiçadeiras e prateleiras para o complexo de banho são feitas de placa mais sólida.
Resina
Para decoração de paredes com ripas ou ripas, utiliza-se madeira macia. Ao vender no atacado, é muito difícil saber a qualidade do forro da embalagem. Eles não terão permissão para abrir a embalagem com ripa antes de vender e selecionar o material de qualidade necessária, portanto a compra de revestimento para decoração de banho ainda é um sorteio. Somente um especialista pode distinguir o material bom do material ruim em termos de suas características, e um comprador comum aprenderá a ver as sutilezas da madeira abasha dentro de 2 a 3 anos de uso de seu banho.
Nas lojas de varejo, você pode encontrar à venda revestimentos de carvalho africano de vários tamanhos e qualidades a vários preços. É dividido em três classes:
-
extra;
-
classe A;
-
classe AB.
Pode-se concluir que nem toda madeira africana possui propriedades extraclasse.
As dimensões gerais diferem para diferentes empresas envolvidas na venda de materiais de construção. A espessura do forro varia de 12 a 13 mm, a largura de 85 a 96 mm e o comprimento de 2 a 4 metros.
Placas Térmicas
Para o acabamento da sala de vapor, é preferível utilizar tábuas, forro ou corrimão com tratamento térmico. Thermoabash tem uma cor particularmente brilhante e saturada, que é mais escura do que a versão clássica natural. O tratamento térmico da madeira aumenta suas propriedades mecânicas e biológicas.
A razão pela qual o abash ainda não suplantou a tília e o álamo tremedor é o cheiro específico de madeira fresca, que é bastante persistente e desagradável. Para combater o odor persistente, eles também usam fritar na sala de vapor antes de usar um novo banho, colocar blocos de cedro no fogão do fogão e processar madeira africana fresca com óleo de linhaça.
Para uma solução radical, placas tratadas termicamente são usadas. O carvalho africano ou asiático recozido é utilizado para a fabricação de soleiras e lâminas em forma de ângulo para prateleiras de banho, maçanetas e alguns elementos de acabamento que estão localizados perto do aquecedor ou são feitos de ventilação.
O tratamento térmico aumenta a resistência da madeira à degradação e distorção e aumenta a vida útil do acabamento em barra em até duas décadas.
Onde e como usar no banho?
Os verdadeiros conhecedores de banhos russos preferem o revestimento abachi por dois motivos.
-
Agradável e confortável ao toque na superfície polida de abache em uma sauna a vapor quente ou sauna não permite que você se queime em comparação com coníferas e álamos. Visitantes ávidos da sala de vapor garantem que as prateleiras de madeira africanas e o encosto de cabeça são semelhantes à espuma extrudada em termos de densidade e frescor.
-
A árvore abash natural, cultivada em uma floresta tropical úmida, é caracterizada por altas propriedades desinfetantes. Portanto, quando um grande número de pessoas visita a sala de vapor, os patógenos não se acumulam na prateleira.
A madeira de carvalho asiática tem seus prós e contras. Além do alto custo, o material possui baixíssima dureza. É melhor não cravar ou aparafusar pregos e parafusos nessa madeira. O piso da casa de banhos feito de tábuas de abachi é rapidamente permeado por um fogão pesado. Prateleiras, ganchos para acessórios de banho e cabides não são pendurados nas paredes decoradas com essa madeira.
Deve-se ter cuidado ao cobrir as paredes da banheira com um material tão caro. Virar desajeitadamente ou manuseio incorreto do instrumento pode deixar marcas e cicatrizes no verniz.
De acordo com as respostas dos proprietários dessas salas de vapor, o uso de carvalho asiático é aceitável sob três condições.
Se as prateleiras de uma sala de vapor relativamente quente ficarem muito quentes, especialmente na parte superior, será muito difícil usá-las. Abachi é uma opção ideal para o acabamento das prateleiras em uma sauna, média - para uma sauna a vapor em um banho russo, e em banhos turcos não é usado de todo.
Material muito confortável para crianças na sala de vapor ou camarim. A madeira do carvalho africano ou asiático é macia, não apresenta riscos ou abrasões. Andar descalço em tal piso é muito agradável.
Na sala de vapor, o chão apodrece rapidamente com a umidade. Isso acontece quando a ventilação é feita de forma incorreta e o piso é forrado com placas de abachi.
Freqüentemente, as treliças são feitas de pranchas de carvalho africano, colocadas no chão esculpido perto do fogão. Você pode ficar em pé descalço. A opção de usar o abachi como revestimento do piso na seção de lavagem do banho é praticada, pois o piso de cerâmica não é adequado para isso e é traumático. Os tapetes de borracha têm uma aparência feia e não atendem aos requisitos de higiene, e as grades de madeira africanas têm uma aparência esteticamente agradável e duram muito tempo.
Percebe-se que na sala de vapor de um banho russo, a madeira cara absorve ativamente a água, a condensação, os cheiros de bétula, eucalipto e vassoura de carvalho, que são usados no procedimento de banho.
O carvalho africano, junto com outras espécies de árvores, absorve facilmente vários odores e remédios populares para a pele do corpo, mãos e rosto. Não se pode entrar na sala de vapor decorada com essa madeira com sabonete líquido e xampus, máscaras de mel e chocolate para a pele.
Se a sala de vapor for forrada com ripa de abachi, depois de todos os procedimentos de banho, o forro é lavado com água limpa e uma toalha de linho para tirar o suor e a sujeira.
O uso de carvalho africano ou asiático para banhos e saunas é economicamente lucrativo. Assim, na Finlândia, durante a construção de saunas e banhos, quase metade das superfícies são revestidas com ripas ou ripas de madeira e avaliam isso como um investimento lucrativo.
O comentário foi enviado com sucesso.