A base para um banho: variedades e características da construção DIY

Contente
  1. Dispositivo
  2. Preparação e cálculo
  3. Layout e escavação
  4. Construção faça você mesmo
  5. Base de forno
  6. Recomendações

A vida útil de qualquer estrutura depende muito do lançamento de uma fundação confiável. O banho não foge à regra: ao montá-lo é necessário levar em consideração as características e características de instalação da base. Este artigo discute as variedades da base de banho e as características de sua construção com suas próprias mãos.

Dispositivo

A fundação é criada levando-se em consideração não apenas o tipo de solo sobre o qual a banheira será construída, mas também os materiais da futura fundação. As informações do solo devem ser registradas a partir de trabalhos de construção anteriores no local. Se por algum motivo estiver ausente, os levantamentos geológicos devem ser realizados de forma independente. É importante entender que uma base de qualidade não pode ser construída em solo inexplorado.

A exploração geológica é realizada por organizações especiais: uma máquina de perfuração faz poços dos quais são retiradas amostras de solo. Em um laboratório especial, o solo é examinado - sua composição química e propriedades físicas e mecânicas são determinadas. Os trabalhos de solo são realizados em todo o perímetro, abaixo das comunicações e em diferentes profundidades, a fim de se obter um mapa geológico completo da área. Este processo leva muito tempo e dinheiro, mas também existem opções mais econômicas.

As propriedades básicas do solo podem ser determinadas de forma independente. Para isso, é necessário cavar vários poços, tentando torná-los o mais fundo possível. O ideal será um buraco que alcance a profundidade do congelamento do solo. Como ferramenta, os artesãos são aconselhados a usar uma furadeira de jardim. Os poços cavados determinam a espessura da camada fértil de solo, o limite da água subterrânea e a composição do solo.

A base deve passar pela camada fértil mole e repousar sobre uma estrutura mais dura. Se o solo no território estiver se levantando (colinas e rachaduras são visíveis na superfície), então a fundação deve ser reduzida ao nível de congelamento do solo. O solo ao redor dos suportes é coberto com uma mistura de areia e cascalho para que a água subterrânea não desloque a base ao congelar. Uma fundação rasa é colocada apenas em condições padrão.

Se houver mudanças bruscas de elevação no local da construção, uma fundação de parafuso de estaca é adequada para tal território.

Não é recomendado instalar estacas em áreas com níveis elevados de água subterrânea. A interação dos suportes com a água levará à rápida corrosão e subsidência da fundação. Antes de instalar as estacas, é necessário tratar com uma solução especial que proteja a estrutura da umidade.

Para a movimentação de solos, uma base gradeada por pilha é adequada. Este tipo é adequado como base para estruturas de tijolos e blocos. As estacas seguram a estrutura em caso de deslizamentos e deslocamentos, proporcionando estabilidade à fundação. A grade é uma fita que conecta os suportes, projetada para distribuir uniformemente a carga. É feito de metal, madeira ou concreto armado.

A fundação colunar é destinada a regiões com congelamento profundo do solo. Além disso, este tipo de fundação é usado na construção de edifícios em áreas alagadas, solos pantanosos. Em áreas sujeitas à movimentação do solo, não é instalada uma fundação colunar. Não tolera mudanças e deslizamentos de terra.

O tipo de fundação mais confiável é monolítico.A laje de concreto é capaz de resistir a quaisquer condições difíceis, mantendo a integridade e estabilidade. A base inteiriça distribui uniformemente a carga no solo, evitando o assentamento. A principal desvantagem dessa base é o preço alto.

Entre os materiais de construção da fundação de um banho, deve-se dar preferência aos materiais naturais. Para uma fundação de pilha, a madeira é melhor. É comum construir lajes e tiras de fundações de materiais pesados ​​- pedra e concreto.

A estrutura de fita é o tipo de fundação mais confiável. Os mestres aconselham escolher esta opção para quem quer fazer o trabalho com as próprias mãos. Este tipo de fundação é adequado para estruturas de qualquer tamanho. É uma fita de concreto ou tijolo que fica no chão abaixo do lençol freático. Não mais do que vinte centímetros da base são deixados na superfície.

Uma fundação de faixa é adequada para qualquer estrutura, mas os especialistas identificam vários dos casos mais adequados para a instalação de tal fundação:

  • O porão é usado para instalação de bomba e comunicações, armazenamento de utensílios domésticos. As paredes do porão devem ser protegidas dos efeitos dos níveis variáveis ​​de água, vento e baixas temperaturas.
  • A construção do balneário é muito pesada e atinge um tamanho impressionante. A faixa de fundação recebe bem a carga da estrutura e a transfere para o solo. Este tipo de base é adequado para edifícios de alvenaria.

Existem vários métodos para montar uma base de tira. Cada um dos métodos tem uma série de prós e contras. As tiras de tijolos são instaladas em solos arenosos secos. Com lençol freático elevado, a estrutura é colocada sobre um travesseiro de pedra britada de tijolo, reforçado e concretado com uma mesa de concreto. A base de tiras de tijolo é leve e fácil de instalar.

É importante entender que, para criar essa base, você deve escolher o material certo.

A fundação é montada apenas com tijolos vermelhos. O material de silicato branco não é resistente à interação com a água, portanto, entrará em colapso rapidamente. As costuras entre tijolos devem ser tratadas com mástique impermeabilizante - o cimento tem boa capacidade de bueiro.

Uma fundação de faixa feita de blocos de concreto é adequada para um pequeno banho. O concreto armado é um material pesado, portanto peças grandes só podem ser erguidas com equipamentos de construção. As peças medindo 20 por 40 centímetros são consideradas ideais. Esses blocos são instalados em um padrão quadriculado em um substrato arenoso. A instalação da fundação pode ser concluída em dois dias.

A fundação de pedra é erguida com pedra do rio e cimento. Outro nome para este tipo de fundação é alvenaria de concreto com entulho. Este tipo de fundação é fácil de instalar e de baixo custo. As pedras devem ser planas e de tamanho uniforme. Camadas de alvenaria são derramadas com concreto.

A fundação por estaca é adequada para edifícios leves, fácil de fabricar e confiável na operação. A construção deste tipo de base requer poucos materiais, o que reduz significativamente o custo e o tempo de sua instalação. Recomenda-se a instalação de estacas para iniciantes, pois não requerem habilidades especiais de construção.

A fundação por estaca não é adequada para solos elevados - os suportes não suportam bem as cargas horizontais. Para proteger a fundação da destruição, é necessário reduzir a distância entre as estacas. As fundações de madeira nobre são mais resistentes à água. No entanto, as estacas de madeira praticamente não são utilizadas na construção hoje.

Existem cerca de vinte opções de estacas em construção. Destes, pode-se destacar três tipos de suportes adequados para edifícios baixos e banheiros:

  1. Estacas cravadas de concreto armado. Este tipo raramente é usado na construção de banhos. Os suportes são pesados ​​o suficiente para que seja impossível martelá-los sem a ajuda de um equipamento especializado. O custo desse trabalho pode ser muito alto.A vantagem indiscutível das estacas cravadas é sua confiabilidade.
  2. Parafuso de suportes de metal pode ser instalado manualmente. Essa base é fácil de instalar, porque não requer habilidades especiais. Uma desvantagem significativa do aço é sua alta condutividade térmica. Este tipo de fundação não é adequado para pisos sem isolamento. Com esse arranjo de base, uma sala sem aquecimento sempre será fria.
  3. Pilhas furadas - a forma mais comum de construir uma base em suportes. O trabalho de instalação requer um bom investimento e muita mão de obra. A vantagem dessa base é a economia de materiais.

Os apoios estão localizados na junção das paredes. A distância entre as estacas não deve ser superior a dois metros. O diâmetro popular é de 20 centímetros. Com o aumento da área da seção transversal da estaca, sua capacidade de carga aumenta, mas aumenta o risco de deslocamento do suporte sob a influência das forças de levantamento. A fundação é baixada abaixo do limite de congelamento do solo. Em solos soltos, as estacas são instaladas na camada de suporte.

A fundação colunar serve de base para edifícios de madeira. Não percebe cargas elevadas, por isso pode afundar debaixo de uma casa de pedra e tijolo. As paredes nessa base são deformadas e cobertas por rachaduras. Posteriormente, o edifício entrará em colapso.

Para fazer a estrutura durar muito tempo, os artesãos usam uma tecnologia e uma técnica especiais. Esse processo é muito caro, o que é irracional para um orçamento modesto.

A base monolítica é uma laje montada sobre um substrato de areia e brita. A espessura da almofada pode atingir de vinte a cinquenta centímetros, dependendo do tipo de solo e das características da estrutura. A fundação pode ser rasa e rasa.

Este tipo de fundação distingue-se pelas suas propriedades físicas e mecânicas: é considerada a mais forte e durável. A sola ocupa uma grande área, portanto retira toda a carga de conhecimento. O peso é distribuído uniformemente e a pressão sobre o solo é reduzida. O reforço é colocado para reduzir os danos à fundação quando ela é instalada em solos elevados e gelados. Uma fundação monolítica serve como uma boa base em solos instáveis ​​e alagados.

Entre as vantagens de uma mesa monolítica, existe um preço de instalação acessível. Durante a construção, não há necessidade de envolver especialistas com equipamentos complexos. A betonilha é despejada do misturador de concreto no molde. A construção monolítica permite trabalhos de escavação reduzidos. Este tipo de fundação tem uma longa vida útil devido à preservação da integridade.

A principal desvantagem da base é a impossibilidade de construção de cave. As especificidades da instalação não permitem projetar uma divisão abaixo do nível da cave. Além disso, este tipo de fundação requer uma grande quantidade de material e reforço.

A postura não requer equipamento específico, mas não pode ser realizada em condições climáticas adversas.

A fundação é um contrapiso e, portanto, precisa ser isolada. Uma mesa monolítica permite que você organize um piso de água aquecida. É necessário lembrar sobre a impermeabilização e o dispositivo de uma estrutura isolante. Caso contrário, a sala ficará fria. Um “tapete” feito de materiais isolantes pode ser usado como suporte para uma mesa de cimento.

O “bolo” isolante é resistente à corrosão mesmo quando interage com águas subterrâneas. Os materiais de construção modernos são duráveis ​​e altamente duráveis. As lajes monolíticas, como o substrato, são dispostas principalmente em solos difíceis.

Todos os materiais de construção devem atender a requisitos rigorosos de acordo com os documentos regulamentares.

Preparação e cálculo

Para começar, você precisa desenhar um diagrama do local de acordo com a escala, designar um local para um balneário e conduzir as comunicações com ele. A localização do edifício depende muito do dispositivo de drenagem.Ao conectar o dreno de água ao sistema de esgoto central, o banho pode ser localizado em qualquer lugar na área suburbana. Se o dreno estiver isolado, é melhor colocar o prédio longe de corpos d'água.

A área pré-banho deve ser isolada de estranhos - uma cerca é necessária no local. O edifício pode ser cercado por uma cerca viva. Todas as plantações ou anexos adicionais também são marcados na planta do terreno.

O trabalho começa com o corte da camada superficial do solo. Em seguida, o site deve ser nivelado. Isso pode ser feito usando uma técnica especial. Devem ser evitadas diferenças de altura - isso complicará a marcação e impossibilitará o assentamento uniforme. A marcação é feita com base no projeto em papel, portanto, a posterior disposição da fundação depende da precisão da imagem do terreno.

O perímetro externo da fundação é marcado com uma fita métrica e um ângulo de construção. Os pontos extremos são marcados com pinos através dos quais a corda é puxada. É necessário verificar a perpendicularidade dos cantos em cada etapa da marcação. Para verificar a precisão da colocação das marcas, as diagonais da estrutura são medidas. Se a construção for retangular ou quadrada, as medidas diagonais serão iguais.

Para a precisão da colocação do pino, você deve usar uma técnica geodésica especial - teodolito ou nível. Você deve verificar o comprimento de cada lado e a medida do grau dos ângulos várias vezes. O cabo esticado é o nível de altura da futura fundação. Depois de definir o contorno do edifício, a área é decomposta.

Se a futura fundação for em faixa, então da borda externa é necessário recuar uma distância igual à espessura futura da mesa.

Ao instalar as pilhas, os pinos marcam a localização dos futuros poços. Seu número depende da área do banho. A etapa de funcionamento não deve exceder dois metros. As estacas também devem estar localizadas nas junções da parede de suporte com as divisórias. Se o número de andares do futuro edifício atingir dois ou mais andares, a distância entre os apoios deve ser reduzida. Solo denso permite reduzir o número de pilhas, e solo solto, ao contrário. A profundidade do poço depende do tipo de solo: em solo pesado, a pilha deve ser baixada 30-50 centímetros mais abaixo.

Uma fundação monolítica pode ser derramada sem cálculos preliminares - a espessura ideal da base deve ser de até 25 centímetros. A redução da mesa pode exigir reforço de reforço adicional. Com uma espessura de fundação de trinta centímetros ou mais, obtém-se uma estrutura robusta, mas essa construção não pode ser considerada econômica. É comum cobrir um substrato de areia e cascalho em camadas não superiores a dez centímetros de espessura.

A laje de isolamento não deve exceder dez centímetros. A base de concreto também precisa de uma estrutura de reforço. De acordo com os documentos regulamentares, para uma construção confiável, o reforço não deve ser inferior a 0,3 por cento da massa total da estrutura. As dimensões das hastes podem ser calculadas manualmente com base na área da seção transversal da laje. Para economizar tempo, os artesãos são aconselhados a instalar uma estrutura feita de galhos de 12-13 milímetros de diâmetro em duas camadas.

Layout e escavação

Conforme descrito anteriormente, a marcação é realizada de acordo com um esquema previamente traçado levando em consideração as peculiaridades do tipo de fundação. O curso da corda entre a estaca - marcando as linhas das paredes da fundação. Após o contorno, é necessário desenvolver valas para o assentamento. A profundidade da escavação depende das propriedades do solo e do tipo de fundação.

A construção da fundação em faixa começa com a escavação de uma trincheira. Depois de marcar e cortar a camada superior, a superfície é coberta com uma almofada de pedra esmagada com areia. Antes do preenchimento, a superfície rugosa deve ser compactada com dispositivos de vibração. Para edifícios pequenos com dimensões de 4x6, 6x4, 5x5 metros, você não deve projetar uma fundação profunda. Um substrato de 300 milímetros de espessura será suficiente.

A espessura do aterro de areia varia com o tipo e as propriedades do solo.Se o solo estiver saturado de água, o substrato deve ser aumentado para 40 centímetros. A camada de areia é colocada horizontalmente, abundantemente molhada com água e comprimida. Um grande travesseiro é dividido em camadas de 5 a 7 centímetros de espessura e colocado gradualmente. Após o preenchimento e compactação, é necessário deixar o revestimento por dois ou três dias até que o solo esteja completamente seco.

A seguir, é feita a cofragem com uma altura de cerca de 50 centímetros. A cofragem pode ser feita de qualquer tábua ou material semelhante. A estrutura pode ser utilizada muitas vezes se for bem limpa e cuidadosamente armazenada sob uma camada de polietileno. As paredes escarpadas da cofragem são sustentadas por estacas ou escoras especiais.

A moldura deve ser reforçada para que a mistura de concreto não destrua a estrutura durante o processo de secagem.

Começando pelas bordas, você precisa fazer uma superfície plana e horizontal. As paredes são muito mais fáceis de instalar em uma base plana. Os escudos são fixados com pregos e as juntas cobertas com terra. A precisão do trabalho pode ser monitorada usando um nível de laser. Após a fôrma, a primeira camada da mesa é colocada no fundo e a gaiola de reforço é imersa nela. Todo o volume da fôrma deve ser preenchido com cimento, nivelando a superfície.

O trabalho de escavação no dispositivo de uma pilha ou base colunar começa com a perfuração de poços. Tal como acontece com as fundações de tiras, um suporte de pedra triturada deve ser colocado para as pilhas. O travesseiro geralmente não ultrapassa 250 milímetros. Em seguida, eles colocam os pilares de entulho ou tijolo. Em alguns casos, um aparelho é imerso nos orifícios esgotados, enchendo o poço com concreto. É assim que as estacas de concreto são feitas.

Construção faça você mesmo

Não é tão difícil preencher a base da laje com as próprias mãos. Entre a camada isolante térmica e a mesa de concreto, é necessário colocar uma camada de polietileno. Isso é feito para que a mistura de concreto não vaze: a água da composição pode penetrar nas camadas superiores do solo. Isso levará a uma violação da consistência da argamassa de cimento e ao encolhimento desigual da base. Camadas de polietileno são colocadas sobrepostas, as costuras são coladas com fita adesiva. Depois de despejar os blocos, a estrutura é deixada para secar completamente. A profundidade do suporte é calculada antecipadamente.

Pequenas estacas de parafuso podem ser instaladas manualmente. Suportes de até 2,5 m de comprimento são aparafusados ​​por duas pessoas, a terceira monitora a precisão do trabalho. É melhor escolher estacas com altura de cerca de um metro e meio. Depois de instalar o último suporte, a uniformidade deve ser verificada com um nível de laser. Para lançar estacas de concreto, primeiro é aparafusada uma base de metal e depois vazada. À medida que o concreto endurece, os suportes são conectados com uma grade de um canal. Tal dispositivo une as estacas e distribui a carga do edifício uniformemente para cada suporte.

Há uma instrução passo a passo para lançar uma grade de pilha. Para instalar a grade, você deve primeiro criar uma gaiola de reforço, misturar a solução de concreto e preparar a fôrma a partir da fôrma. A forma pode ser feita por analogia com a tecnologia de fundição de uma fundação de tira - de escudos ou uma moldura de madeira.

Uma malha é fixada nas estacas armadas, ao longo de todo o contorno da edificação, seu degrau não deve ultrapassar trinta centímetros. A sua instalação é efectuada em fixadores especiais inseridos nos orifícios da estaca. A estrutura metálica é inserida parcialmente nas estacas, alinhada com os chicotes longitudinais. No caso de estacas de concreto, a armadura é conectada a cabos metálicos que se projetam dos apoios.

A fôrma é endireitada, o quadro deve ser plano. A uniformidade da distribuição da massa da estrutura sobre a superfície dependerá da qualidade do trabalho realizado. A curvatura da estrutura levará a uma colocação irregular do solo. O vazamento do concreto na fôrma é feito a partir das cabeças das estacas. O reforço da estrutura consegue-se aprofundando os apoios na grelha numa curta distância.

Se não for possível preencher a grade com concreto, os artesãos recomendam fazer tal estrutura a partir de uma barra.

Para uma construção de madeira, será o mais lucrativo. A madeira deve ser pré-seca e tratada com um composto especial à prova de umidade. A instalação da grade começa com o corte do material em fragmentos - as pontas das vigas são recortadas em forma de cadeado. A estrutura é montada por aparafusamento às estacas.

As fundações colunares, em faixas e monolíticas podem ser feitas à mão. Mas em nenhum caso a tecnologia de instalação deve ser violada. É melhor realizar o trabalho sob a supervisão de um especialista, levando em consideração todas as sutilezas. Um esquema detalhado com dreno é utilizado ao longo de todo o processo de trabalho, portanto, não subestime esta etapa de preparação.

Os materiais devem ser selecionados de acordo com os documentos regulamentares - cada produto deve ter um certificado de qualidade.

Base de forno

Muitos artesãos novatos não sabem se é necessário instalar uma base especial sob o forno. A presença da fundação é determinada pelo peso da estrutura de aquecimento. Um pequeno fogão pesando até 250 kg não requer reforço de piso adicional. Neste caso, o revestimento não pode ser reforçado, mas apenas tratado com um agente de proteção contra incêndio. O material sob o forno deve ser protegido de forma confiável contra superaquecimento.

Para um forno de tijolos, você precisa fazer uma base especial. Para essas unidades, o peso pode variar de centenas de quilos a dezenas de toneladas, o que gera um aumento de carga na base da estrutura. Se o peso do dispositivo de aquecimento chegar a 750 kg, então, neste caso, é necessário projetar uma base individual. O recuperador cria uma carga irregular no piso da banheira, o que levará ao afundamento parcial da base fraca. Portanto, a base de tal banho deve ser forte, a estrutura deve resistir ao movimento do solo.

É possível construir a base correta levando em consideração a profundidade de congelamento do solo. Para uma construção competente, você precisa considerar uma série de pontos importantes:

  • A estrutura de suporte para o banho está sendo erguida simultaneamente com a construção da fundação básica do banho. A profundidade da armadura adicional e a fundação da estrutura são mantidas ao mesmo nível. Verter a betonilha após a montagem da armadura é inaceitável devido à diferença no grau de encolhimento. Essa diferença levará à destruição do sistema de aquecimento. Para tal, os artesãos recomendam prestar atenção à fundação por estacas.
  • Visto que as paredes do banho não são erguidas simultaneamente com a construção da fundação, uma distância de 50 milímetros deve ser mantida entre o dispositivo da estrutura do forno da futura parede. Esta lacuna é posteriormente coberta com areia e compactada bem. Esse sistema resiste ao assentamento desigual da base.
  • As dimensões da fundação devem ser correlacionadas com as dimensões do forno no estágio de desenvolvimento da documentação do projeto. Os limites da laje de fundação devem se projetar além dos limites do sistema de aquecimento em pelo menos 50 milímetros. A distância ideal é 60-100 milímetros.
  • A chaminé deve ser localizada o mais próximo possível do centro da fundação. Tal arranjo do forno fornecerá uma carga igual em toda a estrutura. Uma chaminé potente requer proteção e reforço adicionais, portanto, corre o risco de criar uma carga excessiva na fundação. Independentemente da escolha do tipo de fundação, essas características devem ser levadas em consideração.
  • Ao instalar um sistema de aquecimento, é necessário equipar adicionalmente uma camada impermeável. O material do telhado é forrado em duas camadas e preso à fundação. Como cola, os artesãos usam mástique betuminoso. Este material fornecerá proteção adicional para a estrutura.

A alvenaria do recuperador é suscetível à corrosão, portanto, neste caso, é necessária proteção contra a influência da água. Além disso, o uso de um fogão aumenta o nível de umidade no ambiente.

Recomendações

Existe uma grande variedade de designs de porões, cada um com uma série de vantagens e desvantagens. É impossível escolher a melhor opção, pois a escolha da base depende das características do território.Na montagem da fundação, é necessário consultar profissionais, pois a duração da vida operacional do banho depende da competente disposição da fundação.

Uma camada de areia e cascalho deve ser protegida com uma camada de geotêxtil. Esse material pode ser colocado entre as camadas de solo, dobrando as bordas para cima. O tecido protegerá o travesseiro de assoreamento e erosão. O material passa bem a umidade por si mesmo e, devido à sua composição, não sofre destruição por muito tempo. Os geotêxteis são produzidos em rolos especiais, o que os torna fáceis de usar.

É necessário drenar a água do banho. Para fazer isso, instale um ralo especial que vai para o solo.

É importante lembrar que a saída do tubo não pode ser localizada nas proximidades das áreas vizinhas. Você também precisa se certificar de que a água usada não escoa para o reservatório.

Como começar a construir a base para o banho, você aprenderá mais.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário