Características dos banhos finlandeses, designs e seleção de fogões
Com muitas vantagens do banho russo, seu homólogo finlandês também tem suas vantagens. É necessário abordar sua criação de forma completa e clara para evitar erros de projeto e construção. Considere as características dos banhos finlandeses e a escolha do fogão.
O que é isso?
Ambos os banhos finlandeses e russos estão subordinados à mesma tarefa: eles são projetados para limpar o corpo, relaxar em um ambiente calmo. Mas a tradição escandinava implica que o ar no banheiro deve aquecer até 70-100 graus, enquanto sua umidade não pode ser superior a 20%. Esta combinação irá ajudá-lo a sentir um verdadeiro prazer, além de se livrar do cansaço físico, limpar facilmente os poros da pele abrindo-os.
Diferença do russo
O banho finlandês é o mais quente e seco entre todos os análogos nacionais de edifícios. O estado normal para ela é aquecer até 90 - 100 graus. Você não deve ter medo de quaisquer consequências negativas. Se não houver contra-indicações médicas, a baixa umidade permitirá que você suporte tal efeito com segurança. A abordagem russa é diferente: o ar nessa sala é úmido. Sentado ou deitado nos bancos superiores, ele não esquentará mais de 80 graus. Não há nada de surpreendente nisso, a umidade e a temperatura nos banhos devem ser inversamente proporcionais.
Se o aquecimento do ar em um banho finlandês atingir o ponto de ebulição e a umidade subir para 25% (apenas 1/4 a mais do que o valor máximo permitido), inevitavelmente aparecerão queimaduras nas membranas mucosas. E se as condições piorarem, além disso, a ajuda será fornecida tarde demais e os pulmões podem ser queimados, possivelmente fatais. É por esta razão que as pedras do banho finlandês não devem ser regadas, exceto em doses microscópicas para melhorar o ar seco ou na necessidade de dar-lhe algum tipo de aroma. O menor deslize pode aumentar a umidade do ar para um valor crítico e com risco de vida.
Recursos do dispositivo
Para garantir os parâmetros especiais do banho finlandês, é necessário prepará-lo de acordo com um esquema incomum (diferente do russo). As pedras não são colocadas dentro do forno, mas sim sobre a superfície do mesmo. Como resultado, a sala aquece mais rapidamente, mas também esfria rapidamente. Os próprios fornos também são diferentes. A tradição russa implica fogões nos quais queima combustível sólido. A abordagem escandinava depende de pontos de acesso elétricos.
Piso
Começam a equipar a sauna do chão, depois vão para o teto, a última etapa é o trabalho nas paredes. Não é adequado decorar o chão com madeira: apodrece muito rapidamente. Só para os banhos pouco frequentados, pode-se preferir um piso de madeira, e então apenas de rochas mais resistentes à ação da água e do calor. Mais frequentemente, os ladrilhos são escolhidos como revestimento do piso, uma base de concreto é colocada sob eles. Através do poço, a água é redirecionada para o tubo de despejo (o buraco deve ter uma inclinação de 1 - 2 graus).
Ladrilhos de clínquer são melhores do que ladrilhos de cerâmica, eles não escorregam mesmo quando molhados. O forro é aplicado principalmente nas paredes e no teto. Linden dá uma atraente cor rosada, perfuma bem o ambiente, é bastante durável. Abashi (madeira dura) é caro, mas não contém um único nó ou bolsa de resina. Esta madeira é comparativamente leve e não queima a pele quando exposta a forte calor. O maciço de cedro também tem suas vantagens.Esses incluem:
- facilidade de usinagem;
- risco zero de apodrecimento e entupimento com fungos;
- aparência agradável e aroma luxuoso;
- propriedades medicinais.
Não é recomendado o uso de larício: contém muitas resinas, o que aumenta a carga do corpo durante a evaporação. Aspen é relativamente barato e pode durar muitos anos, o que o torna uma solução decente na classe econômica.
Paredes e ventilação
As paredes costumam ser decoradas com abetos canadenses e bálticos. Na hora de escolher a madeira, é recomendável usar áreas que não contenham inclusões de resina. Aproximadamente um sexto de toda a árvore varietal é adequada para o trabalho, e apenas a partir da parte inferior do tronco, com exceção do tronco. Madeira tratada termicamente é mais adequada para paredes, sua vida útil aumenta notavelmente.
Qualquer que seja a árvore utilizada na sauna, as suas qualidades só se manifestam se os restantes requisitos de construção forem cumpridos com elevada qualidade. Entre eles, a ventilação ocupa um lugar importante. Um passo totalmente lógico é usar um sistema do tipo bastu, já que o banho finlandês precisa ser ventilado apenas no momento em que está esquentando. O soprador do forno mantém a circulação de ar durante todo o procedimento. Nas salas menos quentes, a simples circulação natural do ar pode ser dispensada, o que é suficiente para manter um microclima agradável.
Escolhendo um fogão
Para visitar a sauna a vapor só trará alegria, é preciso escolher o fogão ideal para a sauna. Os aquecedores elétricos são em sua maioria feitos de aço inoxidável ou galvanizado de alta qualidade. Por isso, os indicadores ambientais e sanitários das estruturas estão sempre em patamares elevados. Esses fornos podem aquecer rapidamente o ar, eles são controlados por consoles (embutidos no corpo ou separados). Vale a pena prestar atenção nas versões que possuem gerador de vapor embutido, o que permite que você não se limite ao tradicional modo finlandês (pode-se vaporizar como em um banho russo).
Quanto aos fabricantes, as primeiras linhas da classificação são ocupadas por produtos de: Helo, Harvia, Sawo... A qualidade dos produtos dessas três empresas é estável e o envolvimento dos principais designers permite que você crie uma aparência única. Se o objetivo é escolher um fogão a lenha, você precisa se concentrar em produtos feitos de tipos de aço caros, contendo uma quantidade significativa de cromo. Devido a este aditivo, as estruturas são caracterizadas por uma maior resistência ao calor, têm uma durabilidade muito longa e não desiludem os consumidores.
Empresa "Rícino" produz corpos de fornos com espessura de 0,5 - 0,8 cm, e o dispositivo é capaz de atingir uma eficiência de 70% (sujeito às regras de manuseio). A competição séria para eles pode ser feita por produtos lançados sob a marca "Harvia", cujos fornos são de ferro fundido e o corpo é feito à base de aço multicamadas. A emissão de resíduos gasosos é 80% menor (o que vai deliciar os conhecedores de ecologia).
Um fogão para um banho finlandês deve ser equipado com uma caixa de convecção. Somente tal dispositivo pode fornecer a taxa de aquecimento de ar necessária. Deve circular continuamente, caso contrário não será possível sustentar o próprio regime que tornou famosos os banhos finlandeses. Para evitar queimaduras e amortecer a radiação severa, os usuários têm duas opções: instalar grades especiais preenchidas com pedras ao redor dos fogões e revestir toda a superfície do gabinete com placas de pedra cuidadosamente selecionadas.
Projetos
O projeto deve ser compilado sem falhas, não há ninharias nele. Um banho finlandês como um barril pode até ser feito com suas próprias mãos. Primeiro você precisa selecionar as placas (abeto ou pinho, de 9 cm de largura e 4,5 cm de espessura). Na maioria dos casos, as dimensões variam de 250 a 400 - 450 cm, o tamanho exato é determinado pela capacidade necessária da estrutura. Como base, você deve usar vigas coníferas fortes, conectadas para a maior resistência.Ao colocar o chão, é necessário criar uma ligeira inclinação, com a ajuda da qual a água escoará melhor.
É imprescindível fornecer aberturas para a entrada de fios elétricos. Mais frequentemente, nos banhos finlandeses, um telhado feito de telhas betuminosas é usado, preso com pregos e colado por dentro. É importante pensar na impermeabilização e no acabamento adicional do telhado por dentro para torná-lo mais atraente. Mas não basta fazer um bom projeto, é preciso escolher uma madeira de boa qualidade, pois a tentativa de economizar material se tornará um problema adicional. Quanto à beleza, você deve se concentrar em seu próprio gosto.
Sutilezas de construção
Construir uma sauna com terraço não é tão difícil. A cobertura pode ser feita com duas inclinações desiguais, isolamento interno. Para uma estrutura de 7,65 x 7,65 m². m deve ser guiado pelos seguintes parâmetros:
- telhas de telhas;
- aquecedor;
- preparação de uma sala de vapor e de uma sala de lavagem;
- atribuição de uma sanita e de uma sala de descanso;
- sala técnica separada;
- uma fundação com um aprofundamento raso do tipo fita (em cima de uma almofada de areia);
- forro de cave e chaminé com pedra natural;
- cobrindo as aberturas de ventilação com grades decorativas;
O principal material estrutural é madeira laminada colada com um lado externo lixado. Rolos de lã mineral (10 cm de espessura) são usados como material de isolamento. Para isolamento térmico do teto e das paredes da lavagem, sala de vapor, escolha folha de alumínio. Não há necessidade de criar tetos em outras salas: eles são substituídos com sucesso pelo revestimento das vigas. Esta solução vai ajudar a aumentar o espaço na banheira, torná-la original. O piso é de madeira natural, com exceção apenas para o lavabo, onde um piso totalmente aquecido é executado sobre uma base de espuma de concreto.
Construir um banho finlandês em casa não é pior do que em uma versão independente. No entanto, você terá que criar uma sala de vapor menor que o normal, pois ela deve manter a temperatura por muito tempo e não consumir muito combustível. O recuperador deverá ser aquecido constante e intensamente, o que prejudica o seu rendimento e durabilidade. Na maioria dos casos, um balneário em uma casa não tem mais de 6 metros quadrados. m. Se você equipar adequadamente a sauna a vapor, 3 a 4 pessoas poderão visitá-la ao mesmo tempo.
O teto é colocado a uma altura de cerca de 200 cm: isso permitirá que mantenha uma proporção ideal com as aberturas da porta. As prateleiras superiores devem ficar cerca de 1 m abaixo do teto, procuram estreitar as inferiores. A sauna da casa é sempre feita sem janelas, as arandelas são utilizadas como dispositivos de iluminação. Alguns designers recomendam a escolha de sistemas de iluminação projetados para relaxar o sistema nervoso. É melhor criar paredes de madeira ou troncos. Para tetos, são escolhidas vigas de pequena seção, espaçadas de 0,65 a 0,85 m uma da outra. O piso de uma sauna doméstica é geralmente formado por três camadas:
- feltro à base de betume;
- betonilhas de cimento;
- telha ou ladrilhos de cerâmica.
Ao selecionar os ladrilhos, você precisa prestar atenção ao fato de que eles escorregam o menos possível. Para isso, no momento da compra, é necessário selecionar um material com propriedades antiderrapantes, que se distingue por uma textura superficial rugosa ou levemente gofrada. A abertura do capô é feita 0,3 m abaixo do nível do teto. A entrada de ar frio deve ser colocada em frente à saída. Apesar disso, a sauna embutida na casa não permitirá o uso da piscina. Simplesmente não há lugar adequado para ele. No entanto, nem o chão nem a ventilação ajudarão a manter um bom microclima se forem utilizadas pedras erradas no fogão.
Recomenda-se usar apenas quatro tipos de rochas:
- jade;
- diabásio;
- quartzito carmesim;
- vulcanito.
Para simplificar o trabalho, pode-se adquirir um banho finlandês totalmente acabado, que é feito de uma barra vertical e uma tábua de madeira com isolamento térmico e de vapor.No entanto, o tamanho de um bloco típico nem sempre é adequado para uma casa em particular.
Benefícios e precauções de segurança
Não basta construir uma sauna finlandesa e equipá-la: uma sauna a vapor desse tipo exige um tratamento inusitado. Você não pode usar vassouras, você só pode sentar e relaxar o máximo possível. Máscaras de mel, esfoliantes e hidratantes para a pele são aceitáveis, mas nada mais. Mesmo um golpe suave com uma vassoura de bétula pode causar queimaduras na pele.
Normalmente, os visitantes dos banhos finlandeses tomam banho sem sabão e outros detergentes e, quando entram na sauna a vapor, sentam-se e relaxam. A primeira corrida é limitada a um máximo de 5 minutos, mesmo para pessoas saudáveis e em boa forma física. Você não pode tomar esse tempo como uma espécie de norma. Se as sensações negativas surgiram antes, é hora de sair imediatamente da sauna e ir para o camarim. Nos primeiros minutos, você precisa ficar embaixo de uma ducha fria ou mergulhar na piscina.
Como com qualquer outro banho, você deve evitar beber álcool, café, refrigerante doce, cacau, barras de chocolate e produtos semelhantes. Eles suam muito na sauna, você deveria beber mais. Cada entrada subsequente na sala de vapor permite um aumento no tempo despendido, mas você não pode entrar lá mais de seis vezes e ficar mais de 15 minutos. Nenhuma quantidade de aptidão física e bem-estar pode justificar violações desta restrição. Vale a pena passar apenas uma vez na sauna (mesmo na parte relativamente fria dela) por no máximo 3 horas.
Sentado na sala de descanso, vale a pena beber:
- água morna limpa (parada);
- chá (não muito forte);
- suco de fruta;
- kvass ou outra bebida natural.
Após a saída final da sala de vapor, pode-se usar shampoo, sabonete ou gel de banho. Os benefícios de estar em uma sauna são inquestionáveis. Esse procedimento fortalece o coração e desenvolve os pulmões de maneira tão eficaz quanto o exercício físico intenso na rua. Quaisquer órgãos e tecidos são melhor supridos com oxigênio, a perda de peso é possível (uma sauna tem um efeito duradouro apenas em combinação com uma redução na dieta e um aumento na atividade física). A pele e os músculos são restaurados rapidamente, há um relaxamento geral do corpo.
Contra-indicações
É importante não esquecer as contra-indicações para uma visita à sauna. Você não pode ir lá se:
- a temperatura corporal está mais alta do que o normal;
- uma doença infecciosa foi confirmada;
- uma doença não infecciosa piorou;
- ter uma doença oncológica;
- encontrou problemas graves com o coração, vasos sanguíneos, pele e pulmões.
Somente com a permissão de um médico pode visitar um banho finlandês para qualquer pessoa com mais de 60 anos que sofre de inflamação crônica ou pressão alta. Cozinhar na sauna é inaceitável até os 4 anos de idade; para crianças mais velhas, um exame completo e o consentimento de um médico são necessários. Observando as recomendações para a construção de uma banheira finlandesa, a disposição do seu espaço interno e o uso da sauna, você pode obter um bom resultado na construção e melhorar sua saúde.
Veja abaixo para mais detalhes.
O comentário foi enviado com sucesso.