Fornos elétricos para um banho: características de escolha

Fornos elétricos para um banho: características de escolha
  1. Características: prós e contras
  2. Tipos e características
  3. Como escolher?
  4. Fabricantes
  5. Recomendações de instalação

As tecnologias modernas permitem tornar o processo de aquecimento de banhos fácil e simples. O aquecimento elétrico elimina a necessidade de uso de combustível líquido inflamável ou gás explosivo, o aparecimento de fumaça e fuligem, e permite não acumular estoques de carvão e lenha. É importante escolher o projeto com cuidado, a fim de excluir a ocorrência de problemas. Considere os meandros do dispositivo e as características de escolher um forno elétrico para um banho, estudaremos suas vantagens e desvantagens.

Características: prós e contras

Um forno elétrico para banho não requer manutenção complexa, como uma opção de queima de lenha. A corrente elétrica é muitas vezes mais cara do que a lenha, por isso não funcionará para montar o dispositivo sem um eletricista profissional. Se você convidar um especialista, ele pode indicar que a fiação não dá conta da tarefa em questão ou que a fonte de alimentação em um local específico não é potente e confiável o suficiente. Além disso, a dificuldade está no aterramento obrigatório da estrutura, parte da obra necessária deve ser realizada durante o processo de construção.

Aqueles que não decidiram imediatamente sobre o tipo de forno ou decidiram usar aquecimento elétrico depois de algum tempo, terão que fazer grandes reparos caros e demorados. A camada impermeabilizante é recoberta por uma tela especial, o perímetro é delimitado por uma faixa de aço, toda a estrutura é eletricamente conectada à fase zero da blindagem. Mas isso não significa que os fogões a lenha clássicos sejam cada vez mais fáceis de instalar. Uma base deve ser preparada para eles (de preferência, uma fundação separada). Ao escolher uma fornalha remota, você precisará criar uma parede resistente ao fogo, e a construção de uma boa chaminé é repleta de muitas sutilezas.

Tipos e características

O fogão, movido a eletricidade, em sua versão mais simples, é alimentado por elementos de aquecimento escondidos no corpo por meio de uma tigela. As lacunas entre os aquecedores são preenchidas com pedras de banho especiais. Unidades elétricas aquecem as próprias pedras e o ar recebe calor delas. Este formato é denominado "aquecedor elétrico". O recuperador é colocado no chão ou montado na parede (com pés e suportes). Alguns modelos elétricos permitem ambos os tipos de instalação.

Um controle remoto independente deve ser selecionado com cuidado: nem sempre tem comprimento suficiente para uma determinada sala de vapor. Para alguns modelos, o controle remoto está incluso no kit, para outros é adquirido de forma independente. Ao avaliar fornos elétricos, deve-se estar interessado na presença de um gerador de vapor. A qualidade do aquecimento e do conforto ao lavar depende disso.

Um parâmetro importante é a massa das pedras utilizadas. Quando atinge 100 kg ou mais, o forno atinge as condições exigidas em 90 a 120 minutos após o início. A gravidade do aquecimento do ar diminui, a temperatura é distribuída de maneira mais uniforme por toda a sala. Como a quantidade de pedras é grande, pode-se despejar água: a parte de pedra não terá tempo de esfriar, os elementos de aquecimento não entrarão em contato com o líquido (ele irá evaporar mais cedo). Os modelos que podem ser regados operam com uma tensão de 380 volts e consomem muita corrente (isso é previsível, pois pedras grandes precisam ser aquecidas).

O tipo descrito de fornos custa cerca de 60 mil rublos, mesmo quando operando com um elemento de aquecimento (não elementos de aquecimento de fita). Fogões contendo relativamente poucas pedras (até 40 kg) permitem que você aqueça uma pequena área em 30 minutos. Só será possível deitar água ocasionalmente e em pequenas porções. Antes de fazer isso, você deve verificar se as pedras estão aquecidas.Fogões pequenos são preferíveis para saunas, uma vez que este modo permite que funcionem por muito mais tempo do que em um banho russo tradicional.

Daí a conclusão: usando um forno de pequeno formato operando em rede 220 V, é fácil preparar uma sauna elétrica em um apartamento. A sala vai aquecer rapidamente e não há necessidade de criar muita umidade. O custo da construção é de 20 a 40 mil rublos. Não há necessidade de reforço adicional da fiação se estiver em boas condições.

As garrafas térmicas são fornos com circuito fechado. A parte superior do produto está equipada com uma tampa. O volume interno contém pedras: elas, rodeadas por isolamento térmico, aquecem. Uma fornalha deste tipo pode operar em modo de prontidão constante, gastando 1 kW por 4 horas para manter as pedras aquecidas. Essa caldeira é ideal para quem prefere ir ao balneário no final da jornada de trabalho: eles voltaram, ligaram o sistema, fizeram coisas urgentes e depois de algumas horas foram se lavar com calma. São as garrafas térmicas que fornecem vapor fino totalmente aquecido, o que é conhecido na tradição russa.

Essa circunstância é valiosa, porque as garrafas térmicas custam cerca de 70 a 90 mil rublos. Os modelos com gerador de vapor dentro são abastecidos com água (e quente é melhor, pois permite chegar rapidamente ao modo desejado). Em uma banheira de madeira, a potência ideal de um forno elétrico é de 1,3 a 1,5 kW por 1 metro cúbico. m. sala de vapor. Se for equipado em uma casa de painéis com bom isolamento, esses indicadores podem ser reduzidos para 800 - 1000 W por m3.

Independentemente do isolamento térmico dos recintos, é aconselhável preparar uma cerca de madeira. Isso é importante no caso de fornos elétricos caseiros, que podem ter muitas desvantagens. Dispositivos mais potentes do que 7 kW funcionam bem apenas quando alimentados por fontes trifásicas - e linhas de fonte de alimentação adequadas não estão disponíveis em todos os lugares. No momento de ligar ou desligar o forno, a rede pode estar sujeita a picos de tensão, o que nem sempre é conveniente para outros consumidores. Mesmo o equipamento na mesma casa pode ser danificado. Os estabilizadores ajudam a evitar esse problema.

Se a estufa atingir o máximo ou próximo disso, então dependendo da potência da caldeira, da qualidade do isolamento térmico e do volume da divisão, o aquecimento necessário é alcançado em 30 - 120 minutos. Após atingir o valor desejado, a estufa deve passar para o modo de manutenção do aquecimento, o que pode ocorrer nos modos manual e automático. Os aquecedores elétricos são equipados com termostatos, versões avançadas que podem até estabilizar a umidade do ambiente.

Um parâmetro importante nas saunas é manter um equilíbrio entre a conservação de energia e a ventilação. A entrada de ar fresco aumenta o consumo atual. Se a entrada de massas de ar fresco for pequena, existe o risco de desmaio ou sufocamento nas lavadoras. Verifique se a proteção térmica dos fornos é boa: na maioria dos casos são revestidos com várias chapas de aço. O revestimento com ladrilhos de cerâmica e pedras naturais também protege contra queimaduras. Ao comprar um forno elétrico, você precisa se preocupar com o diâmetro dos fios resistentes ao calor necessários para um equipamento específico.

Em comparação com as contrapartes elétricas, os fogões de sauna de ventilação forçada são significativamente inferiores e não tão práticos. A lareira pode ser combinada com um fogão de sauna em um dispositivo. Essas soluções são boas porque permitem que você sente e relaxe no calor após o término do procedimento principal. A porta de pedra da parte da lareira é feita principalmente de cermets. O Firebird é um fogão elétrico que atende plenamente todos os requisitos básicos para aquecimento de sauna.

Os desenvolvedores resumiram todas as conquistas da indústria russa e estrangeira. Isso possibilitou aumentar o tempo de atividade em 40% em comparação com as contrapartes de aço. O próprio dispositivo é feito de ferro fundido de alta qualidade e contém uma série de inovações. A transferência de calor é boa, a retenção do calor na sala de vapor não é difícil de realizar.Existem modificações econômicas, padrão, clássicas e de elite no mercado. As duas últimas versões estão disponíveis com revestimento de bobina e hipoclorito à sua escolha.

Como escolher?

Inicialmente, fogões elétricos foram adaptados para a sauna (banho finlandês). São ideais para ar seco e aquecimento forte. Em um banho russo, o ar deve ser mais frio e úmido, não convém qualquer vapor, mas apenas luz, emitida por pedras aquecidas. Jogar água em um forno elétrico é simplesmente perigoso: os elementos de aquecimento podem quebrar. A solução é adquirir um gerador de vapor, que pode ser embutido e com projeto autônomo.

Diferentes vapores têm diferentes efeitos, apenas alguns modelos permitem a liberação de vapor finamente disperso. Mesmo os melhores ingredientes finlandeses não são muito adequados para essa tarefa. É muito mais preciso usar produtos russos, eles são acessíveis. A regra, familiar para muitos dos fogões a lenha (“corrigir o vapor apenas em fogões fechados”), funciona apenas para um fogão a lenha.

Quanto mais potente for o dispositivo, mais rápido ele aquecerá o banho. Os fornos elétricos potentes são racionais apenas em grandes salas de vapor. Recomenda-se a escolha de um fogão do tipo “garrafa térmica” para um balneário russo, que custa pelo menos 100 mil rublos. As opções com elementos de aquecimento são consideradas as mais baratas, mas o elemento de aquecimento não é forte o suficiente (em design aberto). O bloco de aquecimento da fita é mais forte, consome menos corrente, a parte de aquecimento fica escondida dentro da fita de cerâmica.

Um ponto importante é o sistema de controle. A versão embutida implica a colocação de botões, alavancas e alças no corpo, a versão remota - em um painel separado. Um conjunto típico de opções é a correção de temperatura, atrasando a inicialização por um determinado período e desligamento após um determinado período. Sem essas funções, mesmo que haja um gerador de vapor, o modelo não pode ser considerado. Não existem fornos elétricos com reservatório de água, além dos reservatórios para abastecimento do gerador de vapor.

Fabricantes

Os fornos elétricos de diferentes fabricantes devem ser divididos em dois grupos principais: fabricados na Rússia e produzidos no exterior. Entre as empresas russas, vale a pena prestar atenção aos produtos da Polytech com a marca Christina. As vantagens indiscutíveis de tal produto são a acessibilidade e o uso de aquecedores do tipo fita no circuito do dispositivo.

A categoria de orçamento inclui:

  • Ermak;
  • "Forno elétrico";
  • "Vesta".

Entre os fornecedores estrangeiros no mercado russo, as primeiras posições são ocupadas por empresas finlandesas. Os fornos elétricos da Alemanha são considerados bons. Críticas de produtos alemãs EOS mostram que ele produz aquecedores elétricos de funcionamento não muito elegantes, mas estáveis. A resistência mecânica e a confiabilidade para os desenvolvedores dessa preocupação estão em primeiro lugar. Na linha da empresa alemã existem fogões cilíndricos. A instalação de muitas opções é possível no chão, na parede ou sob uma bancada. Alguns projetos operam em uma rede de 400 V.

germânico Empresa Klafs produz modelos exclusivos de alta qualidade. Eles são feitos e decorados com materiais extremamente caros, e os mais recentes avanços tecnológicos são usados ​​ativamente.

Se você quer economizar, vale a pena comprar sueco Fornos Tylo, que são capazes de funcionar no modo de uma sauna e um fogão russo tradicional.

O produto finlandês é representado por três marcas principais - Narvi, Harvia e Saunatec... Todos eles são opções relativamente acessíveis, adequadas para pequenos banhos. Na maioria dos casos, esses modelos são montados na parede. Harvia desenvolveu o forno elétrico Symphony, que está pronto para ser usado a qualquer momento.

Recomendações de instalação

Na falta de conhecimento sobre o desenho de fogões para saunas e banheiras, como ligá-los e a mínima incerteza quanto ao seu preparo, é melhor entrar em contato com um especialista.As tentativas de não profissionais de montar independentemente um forno elétrico podem ser mortais, até mesmo provocar um incêndio. De acordo com a tecnologia, é permitido conectar apenas a redes estacionárias. Se a potência ultrapassar 4500 W, será necessário criar uma rede trifásica; para resistências menos potentes, uma monofásica também é adequada.

A instalação de dispositivos de controle remoto não pode desviar-se nem um pouco dos requisitos das instruções elaboradas pelo fabricante. Prepare com antecedência a entrada para os fornos de cabos de alimentação de cobre de uma seção transversal estritamente especificada. As folgas entre as partes dos aquecedores e as superfícies das banheiras, saunas devem ser mantidas no mínimo nos valores recomendados. É terminantemente proibida a instalação de fogões sobre materiais inflamáveis, sendo mais correto dispor a base com ladrilhos de cerâmica.

Do invólucro de proteção do forno elétrico às prateleiras de materiais facilmente combustíveis, deve-se manter uma folga de pelo menos 70 mm. As pedras da sauna são minuciosamente lavadas com água corrente, retiradas na quantidade necessária e instaladas de acordo com as instruções. É fundamentalmente inaceitável colocar o forno em operação sem colocar o número necessário de pedras preparadas dentro. Na sala onde está instalada a resistência eléctrica, é necessária a utilização de lâmpadas de concepção à prova de salpicos. Isso se deve a requisitos de segurança.

O ajuste da ventilação é um pré-requisito. A entrada de ar deve estar disposta a cerca de 50 - 100 mm do rebordo do chão, a saída é feita em frente ao recuperador. Ao instalar, leve em consideração a diferença de localização. Uma abordagem é usada durante a instalação em uma sala de vapor, outro princípio é necessário se o forno for colocado em um camarim.

A escolha do modelo deve ser em loja de boa reputação. Isso eliminará a compra de um produto falsificado ou de qualidade inadequada. Preste atenção aos componentes, às capacidades da unidade, à facilidade de instalação: isso permitirá que você entenda melhor o funcionamento do forno e o escopo do trabalho de instalação. Para fazer a compra bem-sucedida, você pode primeiro percorrer as avaliações do modelo de sua preferência.

Assim será possível entender como o desempenho do aparelho corresponde ao declarado pelo fabricante. Preste atenção a uma pequena nuance: um produto de qualidade não é barato, não pode ser comprado em liquidação. Além disso, os produtos de marcas conceituadas distinguem-se pela presença de documentação em forma de certificado de qualidade e cumprimento de normas de segurança.

Para uma visão geral do forno elétrico para banho, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário