Chaminé para banho: dispositivo e instalação
O desenho correto do escapamento de fumaça melhorará a qualidade do banho. Tal dispositivo removerá a fumaça em tempo hábil e não permitirá que o forno esfrie muito rapidamente. A chaminé correta pode ser construída com suas próprias mãos. Considere os recursos do dispositivo e sua instalação correta.
Peculiaridades
O trabalho na disposição da chaminé não pode ser iniciado sem o conhecimento das características do projeto. Por exemplo, cada fabricante de fogão para sauna recomenda seu próprio diâmetro e altura de chaminé. Os indicadores técnicos exigem conformidade máxima com certos requisitos. O desempenho do dispositivo não será melhor se o empuxo for superior aos padrões exigidos.
Com uma tiragem forte, os gases quentes não terão tempo de aquecer o fogão, escapam para a chaminé. Com tiragem insuficiente, pouco oxigênio estará presente no forno. A sala ficará enfumaçada, o que deixará uma pessoa desconfortável no banho e a possibilidade de envenenamento por monóxido de carbono.
Calado é um indicador importante para uma chaminé, que reflete o movimento da fumaça no interior da estrutura.
O ar na chaminé se move de baixo para cima. Para verificar o sentido correto do movimento, utiliza-se uma vela ou folha de papel acesa, que deve ser levada ao forno. O fogo deve ser atraído para dentro. Com um arranjo de chaminé incorreto, freqüentemente ocorre tiragem reversa. A principal consequência desse fenômeno é o cheiro desagradável de fumaça e queimado no interior das instalações. A fumaça e os gases prejudicam a saúde das pessoas, dos revestimentos das paredes, dos tetos e dos móveis dos cômodos.
A chaminé ideal deve ser estritamente horizontal. No entanto, a construção de tal estrutura nem sempre é possível. Se a chaminé requer uma mudança de direção, são usados os chamados cotovelos. Os fabricantes modernos oferecem uma grande variedade de dispositivos que diferem na proporção de ângulos e curvas. Cotovelos na chaminé dificultam a limpeza. Portanto, é recomendável usar esta opção se possível para equipar uma estrutura horizontal.
Outra característica da chaminé da sauna é a possibilidade de instalar uma estrutura dentro e fora do prédio. Cada opção tem seus próprios méritos e deméritos. Acredita-se que a chaminé externa é menos perigosa ao fogo em comparação com a estrutura interna. É mais fácil de instalar, consertar e realizar a limpeza posterior. A principal desvantagem de uma chaminé externa são as grandes perdas de calor.
Se a chaminé for interna, o conceito de perda de calor é automaticamente excluído. No entanto, a instalação dessa estrutura é mais complicada. Além disso, este design não é totalmente à prova de fogo. A chaminé externa e interna terá menos inconvenientes se forem utilizados materiais modernos na obra. As características das matérias-primas e elementos utilizados devem corresponder às características do banho. É necessário levar em consideração a temperatura do ambiente, as normas sanitárias, a própria estrutura do banho (de preferência a presença de materiais de madeira).
Visualizações
As opções de design de chaminé são selecionadas de acordo com o material usado para a construção da banheira. Todos os elementos do dispositivo podem ser adquiridos prontos ou construídos de forma independente. Até recentemente, o principal material da chaminé era o tijolo. Distingue-se pelas características ideais, durabilidade, segurança contra incêndio.
Para a construção de um tubo de tijolos, são necessários conhecimentos e habilidades especiais. Esta opção não é adequada para todos os banhos.Sem falta de experiência prática na colocação de um tubo de tijolo, é quase impossível construir uma chaminé correta. A estrutura do tijolo apresenta áreas rugosas características, que fazem com que a fuligem se acumule na chaminé, o que leva a um rápido entupimento da estrutura. Além disso, os depósitos de fuligem podem causar faíscas ao acender o fogão, o que não é seguro.
Os artesãos modernos costumam escolher uma chaminé de aço inoxidável para o fogão da sauna. A principal vantagem de tal dispositivo é a instalação rápida. Além disso, as chaminés de metal estão livres de problemas que podem surgir em uma estrutura de fogão de tijolos. As chaminés de aço inoxidável costumam ser estruturas em sanduíche. A chaminé reta de ferro da banheira é fácil de instalar com as próprias mãos.
A parte interna do tubo de aço tem uma superfície lisa. A falta de arestas e rugosidade contribui para uma melhor extração dos fumos da estufa. Mas com as mudanças de temperatura, a condensação aparece no tubo de aço. Quando o tubo é fechado com isolamento térmico, este fenômeno não ocorre. Vale lembrar desse efeito ao organizar a disposição da estrutura com as próprias mãos.
Outro tipo de chaminé para fogões de sauna é de cerâmica. Este projeto se distingue por sua resistência ao fogo e confiabilidade. Os tubos de cerâmica modernos são adequados para caldeiras de combustível sólido, bem como dispositivos que operam com combustíveis líquidos.
As principais diferenças entre essas estruturas e outros tipos:
- sistema universal (capacidade de selecionar diâmetros diferentes);
- facilidade de processamento da chaminé, mesmo com passagem lateral;
- estanqueidade à água e ao vapor (disponibilidade para fogões com aquecedor);
- força mecânica.
As variedades de cerâmica, modelos de metal e produtos de tijolo implicam a presença obrigatória nas estruturas de uma base, um tanque para acumulação de condensado, um T para limpeza e inspeção.
As bases de qualquer chaminé devem ser perfeitamente planas e estritamente horizontais.
Opções de construção
As opções de arranjo requerem cálculos que levam em consideração a quantidade de ar fornecida para garantir a combustão do combustível. Existem métodos de cálculo complexos e simplificados.
Para o primeiro cálculo, você precisa das características ideais da chaminé do banho:
- temperatura dos gases na saída da tubulação +120;
- a velocidade mínima de movimento é de cerca de 2m / s;
- o comprimento recomendado é de 5 metros;
- combustível combustível com um enchimento no forno - 10 kg / h.
Para calcular o diâmetro da chaminé, existe uma fórmula: D = √ (2 & 4xVr / 3,14x2)
Aqui, D é o diâmetro do tubo e Vr é a quantidade de ar.
A geometria da seção pode estar envolvida no cálculo da altura da chaminé. Um gráfico é traçado para este cálculo. O cálculo gráfico envolve a área do forno e a área do tubo. Divida o primeiro valor pelo segundo e determine a porcentagem.
Com seção igual a 10%, a altura mínima da chaminé será:
- 7 m - com tubo redondo;
- 9 m - com tubo quadrado;
- 11 m - com um tubo retangular.
Todos os valores são válidos para a construção de uma chaminé direta. Na maioria dos casos, as chaminés requerem estruturas giratórias que reduzem a força de tração. Para evitar isso, ao calcular uma chaminé com curvaturas, o diâmetro resultante pode ser ligeiramente aumentado. Se for adquirido o fogão para banho, pode-se pular a etapa de cálculo do diâmetro da chaminé. Todos os parâmetros necessários para chaminés são normalmente indicados pelo fabricante nas instruções de um determinado modelo.
Os valores internos do tubo são calculados levando em consideração a potência do recuperador. O tubo de banho padrão é 150-200 mm. Vale a pena considerar que com o aumento do tamanho da estrutura, o calor na fornalha não perdurará. Com uma seção transversal pequena, não haverá empuxo necessário. Na construção de uma estrutura pré-fabricada, deve-se ter em atenção que o diâmetro das secções dos tubos não deve ser inferior ao da parte de saída da estufa.
O valor exato da altura do tubo está relacionado com a localização da estrutura no telhado. Se o tubo estiver no meio da encosta, a estrutura deve ser elevada acima do cume até meio metro de altura. Este parâmetro está intimamente relacionado à localização do interior do forno. Se houver mais de um fogão no banho, cada um deles deve ser equipado com seu próprio sistema de chaminé. Caso contrário, não será possível atingir a força de tração normal.
Os especialistas recomendam equipar o sistema de dissecção em casos extremos. Para ela, existem parâmetros especiais que exigem conformidade máxima.
Para manter o calor na sala de vapor, a chaminé deve ser colocada mais próxima da parede interna. É aqui que a tração é mais eficaz. Na ausência dessa possibilidade, as paredes devem ser sólidas e sólidas. Com paredes finas de banho, você nunca pode esperar o calor lá dentro.
Elementos do sistema de chaminé
Os kits padrão incluem:
- tubos ou painéis cilíndricos;
- adaptadores;
- tees;
- elementos de fixação (suportes e grampos);
- tubos de ramificação;
- peças finais de várias formas;
- elementos do ramo.
Em alguns casos, componentes adicionais são aplicáveis. Ao montar qualquer chaminé, é importante orientar-se pelos regulamentos de construção e requisitos de segurança contra incêndio. Todos os componentes da tubulação que entram em contato com chamas ou gases de escapamento devem ser em chapa de aço com características refratárias. Materiais semelhantes equivalentes são aceitáveis para uso.
Na produção, os elementos da estrutura da chaminé costumam ser divididos em dois grupos. O primeiro inclui tubos duplos, painéis sanduíche. Os elementos incluem um tubo externo e interno com diâmetros diferentes. Entre si são isolados com isolamento térmico com características não combustíveis. Este projeto fornece aquecimento mais rápido e melhor. Isso faz com que a temperatura suba em um curto período de tempo acima do ponto de orvalho, o que reduz a quantidade de condensado, que muitas vezes é a causa da corrosão.
Os elementos do primeiro grupo são usados na construção de dutos de ventilação e fumaça que passam pelas partes não aquecidas do banho (por exemplo, pelo sótão). Este projeto é aplicável para a disposição externa da chaminé. Verticais de segunda ordem, que não entram em contato com chamas e gases, são permitidos a partir de base galvanizada ou aço inoxidável. O segundo grupo de elementos de chaminé é geralmente de circuito único e tem um diâmetro de 80 a 400 mm.
Normalmente, o aço inoxidável é aceitável para chaminés na ausência de isolamento. Possui uma superfície lisa ao toque.
Elementos especiais permitem que você monte estruturas que são ilimitadas em altura, local e método de instalação, incluindo:
- suportes de parede;
- locais de instalação;
- portões;
- curvas;
- suportes telescópicos;
- grampos, supressor de faíscas, trocador de calor.
Durante a instalação, tubos duplos não devem ser usados como elemento estrutural inicial.
A parte inicial, instalada na saída da estufa, deve ser um único tubo com comprimento admissível de até um metro e espessura de metal de 1,0 mm. Uma exceção pode ser um fogão com um recipiente para água. Para mudar de um tipo de elemento para outro, são usados sanduíches iniciais.
Como instalar?
Para arranjar uma chaminé com as próprias mãos, os tubos de metal são a opção de material ideal. Eles reduzem os custos de construção, bem como os custos de mão de obra. A instalação da chaminé começa no sentido do forno já instalado no banho. Um tubo de ferro comum é instalado até o primeiro joelho. A correta fixação será garantida por estruturas especiais com características à prova de fogo.
A parte inicial é conectada ao bico do forno. Eles imediatamente instalam uma comporta - uma válvula de gaveta que permitirá a você adicionar ou subtrair a força de tração. Em seguida, é feito um buraco no telhado, que pode ser quadrado. A seguir, é montada uma caixa de metal com um orifício de passagem correspondente ao tamanho da estrutura. Por meio dela, a chaminé será conduzida ao sótão.A altura da caixa deve ser maior do que os materiais da decoração do teto.
A caixa é fixada com segurança no teto. O espaço livre da caixa é preenchido com lã mineral ou argila expandida. No sótão, a estrutura é fechada com uma tampa com furo para o tubo. No ponto de passagem da chaminé, é fixada uma folha de material resistente ao calor. O tubo superior é protegido com lâminas de lã mineral ou amianto. Um manguito especial à prova d'água é usado como isolamento térmico. As lacunas podem ser seladas com selante.
A instalação de uma chaminé externa de metal exigirá ainda menos mão de obra. O dispositivo assume um orifício adequado na parede (não no telhado). Para tirar os tubos da fornalha, eles adquirem um cotovelo especial. As torneiras são diferentes, escolha a opção que você precisa.
O ramal é instalado no tubo do ramal do fogão. Em seguida, um tee é colocado do lado de fora. A partir dele, a chaminé é colocada ao longo da parede, se necessário, para baixo. É correto usar uma caixa de metal semelhante preenchida com material a granel não combustível como isolamento de parede.
No exterior do edifício, a chaminé deve ser fixada em todo o seu comprimento. Para isso, são utilizados suportes especiais. Eles podem ser feitos de materiais não combustíveis disponíveis.
Ao dispor uma estrutura externa, é importante que ela se eleve 50-60 cm acima do cume: tal instalação garantirá uma boa tração. Para proteger a chaminé de pequenos detritos e chuva, um guarda-chuva especial é colocado no topo.
As chaminés de tijolo podem ser indígenas ou montadas. A melhor opção para fogões de sauna é indígena. Se o fogão for feito de tijolo, então uma estrutura do mesmo material é fixada. Se o fogão for de metal, a chaminé de tijolo é conectada ao cano do ramal com um cano especial.
Uma chaminé de tijolo apresenta-se em forma de coluna quadrada, dotada de uma secção bem formada. O tamanho da seção está relacionado com a potência do fogão da sauna, pode ser meio tijolo, um tijolo ou dois tijolos. A base de uma estrutura de tijolos é uma fundação da mesma espessura com um recuperador de calor, formando um único todo com ele. O tubo é elevado até a altura desejada, onde a válvula é instalada.
Marque imediatamente o espaço para a estrutura no teto e no telhado. Use um nível para manter verticais rígidas. Inicie o trabalho com a colocação da parte aérea, para a qual já existe um ponto no fogão. Faça as passagens das filas de tijolos de maneira uniforme: qualquer irregularidade prejudicará a qualidade da força de tração. Controle a posição de cada linha. Para controle, uma linha esticada é adequada entre o ângulo da fileira inicial e o ângulo do buraco no telhado.
Para proteger o teto do fogo, uma penugem é colocada. A penugem é a expansão das paredes externas da tubulação, o que também garante a estabilidade da estrutura. O ponto mais largo da penugem deve estar no nível do material do teto. Depois de concluída a colocação do cotão, a chaminé é fixada com tábuas afiadas. Além disso, a penugem é estreitada, o tubo é alinhado com o valor inicial.
O perímetro externo da chaminé é projetado até que o material de cobertura apareça. No andar de cima está sendo construída uma estrutura que servirá para escoar as águas da chuva. Suas dimensões aumentaram em cerca de um quarto de tijolo. Disponha a estrutura de maneira semelhante com cotão. Sua altura está relacionada ao ângulo de inclinação da cobertura.
Vale a pena considerar uma nuance importante: o início da estrutura deve estar localizado na parte inferior da cobertura e projetar-se acima do ponto superior em várias fileiras.
Em seguida, coloque o gargalo da chaminé. É permitida a instalação de uma tampa metálica no topo da estrutura. É importante selar cuidadosamente as juntas entre a chaminé de tijolos e a estrutura do telhado. Escolha métodos de trabalho e elementos adicionais, dependendo do tipo de material de cobertura. Os métodos deste trabalho são diferentes, as decisões sobre a utilização de um ou outro método são feitas no local onde o tubo é instalado.
É difícil instalar corretamente uma chaminé de tijolos com as próprias mãos. Além disso, o design é caro. Portanto, você não deve iniciar a alvenaria se tiver visto um tijolo e uma espátula apenas no vídeo. Os materiais modernos tornam possível construir designs mais simples e eficientes de tubos para um banho.
Dicas de limpeza
Após a construção da chaminé, bem como algum tempo de uso, é importante cuidar da limpeza regular do sistema. A maneira mais comprovada de limpar uma chaminé é usando ferramentas elétricas. Para isso, rufos especiais, pesos, em alguns casos um pé-de-cabra e uma marreta são adequados.
Trabalhar como limpador de chaminés é um trabalho sujo, porque tudo se tira do banho com antecedência, as superfícies são cobertas com jornal ou filme:
- O método mais fácil é usar uma escova especial que pode ser usada para limpar a chaminé. Basta inserir a escova no tubo e, em seguida, empurrar suavemente para cima até que a resistência devido à fuligem acumulada se esgote. Não deve ser girado em torno do seu eixo, caso contrário, corre o risco de ficar preso no tubo e ter de ser removido por partes.
- Outro método eficaz de limpeza da chaminé é queimar madeira de aspen. O método ajudará com uma pequena quantidade de fuligem na superfície do tubo. Ao queimar toras de álamo, é criada a melhor força de tração, capaz de transportar a fuligem para fora da chaminé.
- A casca da batata tem propriedades semelhantes. Mas para preparar a quantidade necessária de material, você terá que se familiarizar com a limpeza de mais de um quilo de vegetais.
- Métodos modernos de proteção de tubos contra fuligem com o uso de produtos químicos tornaram-se frequentes. As preparações modernas incluem componentes especiais que, quando queimados, liberam fuligem. Os componentes podem atuar como um separador de fuligem, que eventualmente cairá das paredes do tubo.
Acredita-se que a melhor época para limpar a chaminé é depois da chuva. É mais fácil manter o tubo em um ambiente úmido. A limpeza oportuna dos canos será a chave para a queima de lenha de alta qualidade. Isso manterá a sauna aquecida.
Para obter informações sobre como fazer a chaminé certa para um banho, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.