Fireboxes para um banho: tipos e suas características

Contente
  1. Visualizações
  2. Como fazer isso sozinho?

Um verdadeiro banho russo sempre foi aquecido com lenha, mas um bom dono se empenha em prepará-lo com antecedência. É necessário preparar um local especialmente designado para que a lenha esteja à mão, e se você precisar enviar lenha para a fornalha, uma fornalha é usada.

Visualizações

Lenha ou pilhas de madeira pode ser classificado por tipo de construção:

  • portátil;
  • em anexo;
  • rua.

Os primeiros são compactos em tamanho e atraentes na aparência, uma vez que se trata de produtos de metal ou madeira destinados a uma pequena quantidade de lenha. A rua e os anexos representam um pequeno galpão ou galpão onde fica armazenada a principal fonte de lenha para o aquecimento de um banho.

As caixas de lenha são feitas de três tipos de materiais:

  • metal;
  • videira;
  • Madeira.

Os de madeira também podem ser portáteis e ao ar livre, você precisará processar o material com meios especiais para que não se deteriore com a umidade, se quiser que esse produto dure muito tempo. As vantagens de tais fogões a lenha são de baixo custo, mas têm uma vida útil curta. As estruturas de vime são muito frágeis e são mais utilizadas como um complemento ao interior geral. Eles estão disponíveis com ou sem suporte em vários tamanhos.

Os produtos de metal mais duráveis ​​e bonitos podem ser chamados com razão, uma vez que são feitos de um tubo de perfil ou qualquer outra peça em bruto. Eles podem ser de vários modelos e tamanhos, tudo depende da imaginação do mestre. Esses produtos podem suportar muito estresse devido à sua resistência.

Vale a pena tratar o material com um agente especial que evite a formação de corrosão. A fornalha portátil contém exatamente a mesma quantidade de lenha necessária para uma fornalha, portanto, são instaladas no camarim e não ocupam muito espaço.

A vantagem das pilhas de lenha forjadas

O metal, como material, é muito superior em muitos aspectos à madeira e às vinhas, uma vez que possui durabilidade e resistência. Este é exatamente o tipo de produto que durará muitos anos se você limpar regularmente o metal e se certificar de que não apareça ferrugem. Outras vantagens incluem:

  • a possibilidade de utilização do produto não só em ambientes internos, mas também externos, pois as mudanças de temperatura e umidade não prejudicam o metal;
  • você pode fazer uma fornalha maior e ela suportará a carga.

São inúmeras as opções de produtos forjados no mercado, entre elas estão verdadeiras obras de arte com linhas suaves, padrões vazados. Esses modelos diferem entre si na complexidade de execução. Os artesãos oferecem pilhas de lenha que vão se encaixar perfeitamente tanto no estilo clássico, mantido no interior, quanto no moderno. À venda estão caixas de fogo quadradas, redondas, ovais e em forma de meia-lua.

Para maior comodidade, cada produto possui alças para transferência da estrutura.

Como fazer isso sozinho?

É importante notar que pilhas de madeira de metal não são baratas, por isso alguns artesãos tentam fazê-las com as próprias mãos. Todos podem dominar a tecnologia, você só precisa ter a quantidade necessária de material e soldagem à mão. Modelos mais complexos com padrões metálicos requerem um certo nível de habilidade, mas um design simples pode ser feito por você mesmo se você seguir os seguintes passos.

  • Pegue quatro hastes de metal, corte-as de modo que tenham o mesmo comprimento, 350 mm cada.A partir dos espaços em branco, você precisará soldar um quadrado.
  • Pegue duas hastes e faça um desenho delas na forma de um grande Y inglês. O comprimento das hastes é de 1,7 metros. É necessário garantir que o espaço entre os chifres seja igual ao tamanho dos lados.
  • Solde as peças feitas no último ponto ao quadrado no meio dos dois lados.
  • Faça as paredes laterais seguindo o mesmo princípio que foi descrito no primeiro parágrafo, apenas a altura dependerá da vontade do mestre.
  • Corte a folha de metal no formato do fundo e solde-a. Se não estiver, é permitido o uso de varetas, após a soldagem da qual se obtém uma treliça ao longo do fundo.
  • Solde as hastes nas laterais para evitar que a madeira caia.

O metal na junção das soldas precisará ser limpo para remover irregularidades e dar à estrutura uma aparência mais atraente. Em seguida, o produto é revestido com tinta na cor desejada, que protege adicionalmente contra os efeitos negativos da umidade e contra a corrosão.

Se não houver hastes à mão, mas basta um tubo perfilado, então a estrutura pode ser soldada com este material.

  • Primeiro, eles fazem peças brutas, que só precisam ser soldadas.
  • 3 tubos longos são cortados, o que determinará o comprimento da futura fornalha. Entre eles, é calculada a distância que seja confortável para a sala em questão, deve haver 6 desses espaços em branco.
  • Para as paredes laterais, são cortadas 4 seções do tubo de perfil, que vão determinar a altura da estrutura.
  • Agora, dois tubos longos e curtos são soldados para fazer uma base. Outro segmento longo é soldado no meio e dois curtos através dele.
  • Por dentro, os tubos são soldados nos cantos, que vão formar as laterais; por cima, a estrutura se completa soldando pequenos pedaços ao longo da largura da fornalha.

Todas as juntas também são bem polidas, e o produto é revestido com tinta.

Se você não quiser fazer uma estrutura totalmente metálica, pode fazer uma lenha de vime.

Para o trabalho, você precisará de:

  • fio de metal;
  • galhos de salgueiro;
  • barras de madeira.

Antes de iniciar o trabalho, os mestres são aconselhados a tratar o salgueiro com uma composição anti-séptica, pois isso pode prolongar sua vida útil. O processo de criação é o seguinte.

  • Uma base quadrada é martelada com quatro blocos de madeira.
  • Barras de madeira são aparafusadas nos cantos com parafusos auto-roscantes. Entre eles, um fio é enrolado em ambos os lados a uma distância de 50 mm e dobrado para cima, que servirá de suporte para futura tecelagem. Assim, o fio deve ficar paralelo às barras de madeira nos cantos.
  • Nas duas faces, em blanks verticais de madeira opostos entre si, são feitos furos a cada 30 mm, onde o salgueiro é enfiado e a parede lateral é tecida, passando pelo arame, primeiro pela esquerda, depois pela direita.
  • Nos outros lados, você pode repetir o processo de tecelagem, apenas não eleve a parede lateral ao mesmo nível da tecelagem criada anteriormente.
  • Uma alça é instalada no topo da estrutura. O fio é primeiro enrolado em várias camadas nas laterais, depois entrelaçadas entre si e só depois é coberto com uma trepadeira.

A estrutura de madeira é feita de acordo com um princípio diferente.

  • Primeiro, é montada uma moldura, para a qual 2 placas do mesmo comprimento são cortadas e mais 4 de um tamanho ligeiramente menor. Neste caso, você pode levar em consideração o tamanho da área livre da sala. Todos eles são conectados em um retângulo com parafusos auto-roscantes. Os outros dois são aparafusados ​​no meio da moldura, pois farão o papel de fundo que segura a lenha.
  • Para criar duas paredes laterais, corte quatro placas do mesmo comprimento e 2 do mesmo tamanho da parte menor da base. Eles também são interligados com parafusos auto-roscantes, como resultado, também é obtido um retângulo, mas sem um lado, ele é rosqueado na base e aparafusado por dentro.
  • Duas paredes laterais são interligadas por placas transversais, cuja largura é selecionada a pedido do mestre.

Uma quantidade suficiente de lenha está empilhada no interior, este design é muito fácil de transferir e não há necessidade de alças, já que você pode agarrar facilmente as laterais da fornalha. Como você pode ver, fazer a perambulação com as próprias mãos é um processo simples, basta mostrar paciência e habilidade.

Você pode fazer um produto com acessórios, os kits são vendidos em mercados especializados. Em qualquer caso, esse projeto é muito mais barato do que um já pronto, e armazenar lenha nele é igualmente conveniente, mas há uma oportunidade de economizar dinheiro.

Você aprenderá a fazer uma mini-fornalha portátil com suas próprias mãos no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário