Como fazer um fogão a lenha com as próprias mãos?

Contente
  1. Características de um fogão a lenha caseiro
  2. Localização adequada
  3. Qual material você deve escolher?
  4. Como fazer isso sozinho?

A fornalha é uma estrutura projetada para armazenar lenha bem dobrada, indispensável fora da cidade. Permite armazenar o combustível de forma que não ocupe muito espaço e deixe secar. É mais conveniente criá-lo você mesmo para adivinhar o máximo possível com o tamanho e a forma, bem como obter um produto que atenda às necessidades individuais dos proprietários.

Características de um fogão a lenha caseiro

Uma pilha de lenha caseira para lenha é formada de acordo com vários pré-requisitos. A lenha deve ser protegida da chuva e da neve, mas ao mesmo tempo deve ser ventilada. Além disso, é importante que o local escolhido seja na sombra, longe do fogo aberto. Os materiais não podem ser armazenados diretamente no solo, o piso deve ser feito de tijolos ou de tábuas.

No entanto, é muito ruim se o piso se encaixar diretamente no solo, por isso é importante manter um espaço.

A próxima condição é uma aparência de design atraente., que deve ser combinada com o resto dos edifícios no local e com o projeto paisagístico geral. É importante que o edifício seja cómodo para utilização: o proprietário teve a oportunidade de abordá-lo pelo lado pretendido e obter facilmente a quantidade necessária de lenha. Neste caso, o material combustível deve aderir firmemente e não se desfazer.

Localização adequada

É importante dizer que algumas pessoas no país não fazem uma pilha especial de lenha, mas armazenam a lenha apenas ao ar livre, cobrindo-a com material que a protege da água. Mas também para isso, você pode utilizar o galpão usual já disponível no site. Uma construção de rua especial localizada perto da casa será muito mais conveniente. A propósito, se na maioria das vezes a lenha é usada para cozinhar ao ar livre, então é mais lógico colocar um fogão a lenha perto do fogão ou churrasqueira. A localização ideal é considerada a parede de uma garagem metálica ou uma área especial ao lado da casa. O principal é que a lenha tem a capacidade de suportá-la por três lados.

Existem belas estruturas feitas de metal ou madeira que são instaladas nas dependências da casa. Por exemplo, pode ser uma fornalha vertical para uma sala com lareira. Neste caso, uma função decorativa é adicionada à função de armazenamento de madeira. Um mini fogão a lenha portátil geralmente é feito com suas próprias mãos.

Normalmente, ele armazena um suprimento de lenha para acender o fogão, que você deve reabastecer quando sair de casa.

Qual material você deve escolher?

A escolha correta do material dependerá muito de quanto tempo e com que sucesso a fornalha servirá. Para a rua, o uso frequente é o metal, o que possibilita fazer uma estrutura visualmente atraente que vai servir por muito tempo e não se deteriorar com a precipitação e outras manifestações climáticas. Por exemplo, pode ser uma pilha de lenha feita de perfis de alumínio, cuja produção independente leva no máximo algumas horas. A propósito, é muito conveniente utilizá-lo para transportar, pois seu baixo peso simplifica muito este procedimento.

Produtos confiáveis ​​e duráveis ​​são obtidos de peças de ferro ou aço, por exemplo, uma haste ou tubos.

Os mais populares são as pilhas de madeira feitas de madeira. Se o apelo estético da questão não for muito importante, você pode usar os materiais existentes que sobraram de obras anteriores e não comprar novos.Alternativamente, a estrutura de madeira pode ser feita de paletes, paletes, vigas, vigas ou pranchas. A única condição importante é pré-tratar o material com um produto que proteja contra a umidade e também contra danos por insetos. Uma fornalha de madeira é montada rapidamente, é usada por muito tempo, pesa pouco e é orçamentária.

O recobrimento de uma pilha de lenha localizada na rua é obrigatório, e para isso são indicados ardósia, chapas, policarbonato ou mesmo polietileno. Aliás, a estrutura pode até ser tecida a partir da videira, se esta crescer em grande número no local. À parte, vale citar uma pilha de lenha embutida em uma lareira ou fogão, ou seja, é um nicho próximo à fornalha, feito, como você pode imaginar, de tijolo.

As pilhas decorativas de madeira, de tamanho pequeno e localizadas em alojamentos residenciais, podem ser forjadas, representando um saco normal feito de corda ou corda grossa, um cesto feito de material resistente ou mesmo uma caixa de madeira comum com rodas.

Como fazer isso sozinho?

Na Internet, há um grande número de projetos e desenhos de várias pilhas de madeira. Eles podem variar em forma e aparência, ter uma moldura ou dossel, parecer um celeiro comum com paredes de treliça ou ser uma verdadeira obra de arte. Para uma grande quantidade de lenha usada, é mais adequado um galpão, que pode ser comum ou treliça. Neste último caso, será possível proporcionar uma melhor ventilação, o que significa que a lenha permanecerá seca. De qualquer forma, primeiro será necessário preparar a base - cavar uma cova para solo fofo, cuja profundidade variará de 20 a 25 centímetros.

No buraco resultante, camadas de cascalho e areia são colocadas. Em seguida, você pode construir um suporte de seis blocos: o par deve estar no meio e o resto - nos cantos. Os parâmetros do bloco padrão são 200 por 200 e 600 milímetros. Na próxima etapa, uma camada dupla de material de cobertura é aplicada.

Para montar o quadro, você precisará usar barras com parâmetros 100 por 100 milímetros, pré-tratadas com óleo de máquina especial.

A formação da cinta inferior será facilitada pela utilização de parafusos, pregos ou parafusos auto-roscantes, graças aos quais serão fixados os blocos e barras. O arnês é reforçado com cantos especiais, após o que se pode proceder à instalação das estantes - respectivamente, nos cantos e na parte central. Além disso, você pode adicionar duas escoras na frente e uma escora atrás. Eles serão responsáveis ​​pela área de entrada e, consequentemente, suporte adicional. É importante fazer os pilares A ligeiramente mais longos e os pilares C mais curtos para fornecer um sistema de drenagem da água da chuva.

As tábuas são pregadas na lateral, após o que as vigas e a estrutura do telhado são formadas. O material do telhado e a folha perfilada são colocados no topo. Mantenha uma saliência do telhado de 35 centímetros. O chão pode ser colocado de forma a ter folgas de 2 a 3 centímetros. Será mais conveniente montá-lo a partir de placas medindo 100 por 40 milímetros. As paredes, aliás, são instaladas em intervalos de 100 milímetros.

É necessário cobrir o celeiro com uma solução especial que proteja contra insetos.

Uma pequena pilha de lenha geralmente fica ao lado de uma lareira doméstica e é feita de madeira ou metal. No primeiro caso, recomenda-se tomar um barril velho como base e desmontá-lo em pranchas separadas. Uma vez que cada peça é normalmente aparafusada a um aro de metal, será necessário cortá-la com antecedência. A cama é fácil de fazer de aglomerado ou de uma tábua larga comum e as pernas são feitas de blocos de madeira. É importante envernizar a fornalha resultante para uma melhor aparência, bem como para uso a longo prazo.

A pilha de madeira de aço também costuma ser feita por você mesmo. É montado a partir de uma chapa de aço de 2 mm e uma haste de aço com seção transversal de 8 mm.A folha é dobrada ou cortada em semicírculo, o que ajudará um moedor ou cilindro de gás. Pernas e alças são então anexadas ao recipiente resultante. Para beleza, a fornalha deve ser pintada com tinta preta ou prata.

A presença de um grande número de vinhas e a capacidade de manuseio permitem fazer uma estrutura em vime em sua casa.

Em primeiro lugar, um retângulo é montado a partir dos trilhos, que formam a moldura. Vários orifícios são feitos em lados opostos alongados. Um fio de cobre é inserido nos orifícios do meio, transformando-se em alças, e no resto - uma videira. Depois de entrelaçar todos os galhos, você pode consertar a fornalha acabada usando tinta para madeira ou verniz.

Se não houver tempo para criar uma estrutura completa, você pode fazer uma fornalha com ênfase em estacas. Em primeiro lugar, a superfície é processada - é coberta com pedrinhas ou coberta com um material impermeabilizante especial. O material deve ser retângulo de forma que a pilha de lenha tenha quatro cantos pronunciados. Apoios altos são cavados nesses pontos, para a criação dos quais toras comuns são retiradas. Sua espessura dependerá da quantidade de madeira que será armazenada.

Dentro do quadro, o combustível deve ser colocado "nas células" para maior estabilidade. O uso adicional de estacas fornecerá melhor suporte para o empilhamento. De cima, a pilha de lenha precisará ser coberta com um material que não permita a passagem de umidade. Para formar uma pilha de lenha redonda, comece modelando também a superfície. Em uma área seca e suficientemente ventilada, uma área redonda é formada por seixos ou pedaços de casca de árvore.

Uma cruz é instalada na base, montada a partir de dois pinos idênticos. Sua presença permitirá manter a uniformidade do raio da estrutura. Em seguida, a primeira fileira é disposta, é também o contorno de uma pilha de lenha, unida pelas pontas. Ao mesmo tempo, a parte central deve permanecer vazia para que apareça uma espécie de tubo responsável pela ventilação. Isso é seguido por um "acúmulo", e através da terceira ou quarta fileira, uma camada de madeira deve aparecer na direção perpendicular para formar uma inclinação em direção à parte central.

No topo deve estar a lenha mais plana que formará o telhado. Esta camada é necessariamente coberta com casca de árvore para evitar a exposição à umidade. Essa fornalha permitirá que o material combustível seque rapidamente. Além disso, parece muito incomum, permite armazenar uma grande quantidade de lenha em um só lugar e é extremamente conveniente de usar.

Para obter informações sobre como fazer um fogão a lenha com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário