Banho de casa: belos projetos e características de design

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Desenhos de construção
  3. Materiais (editar)
  4. Design de interiores
  5. Acabamento externo
  6. Belos exemplos

Muitas pessoas que planejam construir uma casa particular e amam uma casa de banho muitas vezes têm a ideia de conectar essas instalações. E acontece que o local não é grande e simplesmente não há lugar nele para colocar um banho separado. Quais são as opções para combinar um banheiro com uma casa?

Peculiaridades

Como qualquer outro projeto de construção, a casa e o balneário, construídos como um único complexo, têm suas próprias vantagens e desvantagens.

Vamos falar sobre os profissionais primeiro.

  • Conveniência para proprietários. Não há necessidade de vestir roupas quentes para chegar ao balneário e voltar.

Se é costume da família ir à sauna com as crianças, fica ainda mais confortável.

  • Reduzindo o risco de resfriados. No caso de se usar o banho como prevenção de resfriados, é lógico que depois de cozido no vapor as pessoas não saiam para o resfriado, correndo o risco de ser o resfriado mais comum.
  • O orçamento do projeto. É muito mais barato equipar uma sala de vapor em casa do que construí-la separadamente. Além disso, é mais fácil equipar as redes de engenharia - elas serão combinadas com as redes da casa.
  • Economizando espaço. Isso é muito conveniente quando o terreno é pequeno (menos de 10 acres) ou é impraticável colocar edifícios adicionais nele.
  • Uma sauna equipada dentro de casa não necessita de altos custos de manutenção, como se fosse um prédio separado.
  • No banho, se for parte da casa, pode secar, por exemplo, roupa suja. Ou projete uma lavanderia com secadora durante a construção.

Como você pode ver, existem muitas vantagens e são bastante significativas. Agora vamos nos concentrar nas desvantagens.

  • A principal desvantagem de tal projeto é a necessidade de observar e cumprir as regras e regulamentos de segurança contra incêndio. O material com o qual a casa é construída e o local onde fica o banheiro devem corresponder totalmente a eles. Para casas com banheiros, construídas em madeira, as exigências são especialmente sérias.
  • Ignorar SNiPs e outras regras obrigatórias durante a construção levará ao fato de que os serviços relevantes (incluindo sanitários, incêndio, fornecimento de energia e outros) não emitirão uma licença para comissionar a instalação. Conseqüentemente, será ilegal operar tal objeto. Se você não informar que há uma casa de banho na casa, você poderá sofrer seriamente - multas pesadas serão aplicadas e as redes de serviços públicos serão desligadas.
  • Se as normas e regras técnicas e de engenharia não forem seguidas, você pode, por exemplo, pagar pela alta umidade dentro da casa (isto é especialmente verdadeiro para edifícios de madeira). E isso fica a apenas alguns passos de problemas como mofo ou bolor, que destroem e deformam todas as estruturas da casa. Portanto, é imperativo ficar intrigado com a barreira hídrica e de vapor correta, bem como garantir uma boa ventilação no banho.
  • O sistema de esgoto do banho terá que ser feito separado, pois não é prático escoar toda a água da sala de vapor para um tubo comum - é muita carga.
  • Se um fogão a lenha for instalado na banheira, é necessário ajustar adequadamente a tiragem para que a fuligem não se acumule nas paredes e no teto.
  • Para as seguradoras, as casas combinadas com uma sauna são objetos de maior perigo. Dessa forma, o valor segurado será muito menor e as condições da apólice de seguro serão muito mais rígidas.

Você pode colocar a banheira no porão ou no porão (se disponível) ou ao lado do banheiro e do toalete.

Desenhos de construção

Uma casa e um balneário localizados sob o mesmo teto podem ser construídos de duas maneiras:

  • o projeto foi originalmente desenhado para a construção do complexo;
  • o balneário atua como uma extensão de uma casa já reconstruída.

A segunda opção é mais comum: primeiro eles constroem uma casa - uma casa de veraneio ou para residência permanente, e só depois surgem pensamentos sobre um banho. Você pode usar projetos prontos ou pode desenvolvê-los sozinho.

Atualmente, há uma diminuição na popularidade do layout clássico de casas particulares com edifícios separados: sauna, garagem, gazebo, cozinha de verão. Os projectos modernos de grandes casas e chalés estão a tornar-se cada vez mais difundidos, sob o tecto dos quais se combinam instalações com diferentes finalidades: quartos de habitação, garagem e balneário. Como agora existe uma grande variedade no mercado de materiais de construção - do tijolo ao concreto aerado, não é difícil implementar esses projetos.

Os projetos de chalés com sauna embutida e garagem têm muitas vantagens.

Variabilidade:

  • uma casa de banhos e uma garagem podem ser localizadas na cave (cave), salas - no primeiro;
  • se a casa tiver um andar, então, é claro, todas as instalações estarão localizadas no mesmo andar;
  • pode-se fazer uma casa de banhos e uma casa sob o mesmo teto, mas com entradas diferentes, conectando-as por dentro com uma passagem, então será possível entrar no anexo de banhos contornando a entrada da casa;
  • se o edifício for de dois andares, há ainda mais opções - dois andares permitem que você planeje o layout dos quartos de qualquer forma;
  • há muitas outras casas ditas "uma e meia" - com sótão, que pode conter uma oficina, um escritório, uma sala de bilhar ou um berçário;
  • o tamanho da garagem também pode ser diferente: para um ou dois carros, 6x8 m, 6x6 m, e as dimensões da banheira podem variar - 6x8, 6x9 m, pode ser com ou sem banheiro, junto com banheiro ou separadamente dele.

    Uma das principais vantagens do objeto unido é a comodidade dos proprietários. Coloque o carro na garagem - e você já está de chinelos. Há também um balneário - não há necessidade de passar pelo gelo em toda a área e nas costas. A dona de casa pode ter máscaras no rosto e, sem temer que olhos curiosos a vejam, caminhar calmamente pela casa, depois voltar para a casa de banho novamente e terminar os tratamentos do spa.

    O proprietário pode combinar o vôo livre em uma sauna finlandesa com os amigos com uma partida de bilhar amistosa.

    Uma casa, uma garagem e um balneário combinados economizam muito espaço no território do chalé de verão. Nele, você pode criar canteiros, estufas, uma estufa ou soluções de design interessantes como um escorregador alpino ou um rochedo. A maior parte do espaço é economizada se a casa for pequena, mas de dois andares. Então, por exemplo, pode-se instalar uma caldeira para banho na garagem, e o lavabo do banheiro pode ser substituído por uma cozinha em casa. Você pode colocar a churrasqueira no terraço perto da sauna. Um fogão de sauna pode ser uma fonte adicional de calor para toda a casa. Além disso, as comunicações são muito mais fáceis de montar uma vez do que trazê-las para cada prédio separadamente.

    O layout da casa com a letra “G” também é uma opção muito interessante para um projeto conjunto. Você pode usar toda a área ao máximo batendo nos quartos de canto e organizando-os da forma mais conveniente possível para os proprietários. A área ideal para uma colocação bastante confortável de uma casa com sauna (e garagem) é de 10x12 m. Tudo pode ser construído nela - um sótão, um terraço, uma cozinha de verão com dossel, uma lareira e uma churrasqueira. Também é interessante a disposição das casas de 9 por 15, sendo uma das mais procuradas pelos proprietários de casas de campo. Se não houver tanto espaço no local ou se as opções acima não forem tão orçamentárias, ainda existem 8x8 casas. É um tamanho médio que pode ser igualmente confortável para uma família, desde que tenha uma boa disposição. A opção mais orçamentária é uma casa 6x8, mas requer uma elaboração muito cuidadosa de um projeto para que não fique restrita.

    Materiais (editar)

    A base do banho são as paredes, que determinam a fiabilidade do edifício, a qualidade do isolamento térmico e, em grande medida, o conforto no seu interior.

    Na maioria das vezes, as paredes da banheira são erguidas de:

    • tijolos;
    • concreto espumoso, concreto aerado;
    • concreto de madeira;
    • Madeira.

    As paredes de tijolo são muito difíceis de colocar. Eles têm alta condutividade térmica, portanto, será necessário um maior isolamento térmico. Uma fundação deve ser colocada sob as paredes de tijolos.

      Arbolite é uma mistura de cimento com agregados orgânicos., principalmente madeira picada. Suas propriedades são semelhantes às do concreto espumoso, também é feito na forma de blocos. Você mesmo pode fazer isso no canteiro de obras, a tecnologia é muito simples. A principal desvantagem é - baixa resistência à umidade.

      O concreto espumoso e os blocos de concreto aerado têm qualidades de isolamento térmico muito superiores, além disso, são muito mais leves e não requerem uma fundação maciça sob eles.

      O tamanho de um bloco de espuma de parede padrão é 20x30x60 cm e um é igual a 13 tijolos de silicato. Não é difícil construir paredes com blocos de espuma sozinho.

      Se você construir paredes de concreto de madeira, elas precisam ser estofadas com um revestimento protetor.

      A árvore é mais utilizada para a construção de banhos em nosso país. Existem espécies de madeira suficientes para isso, construtores experientes distinguem o larício, o pinheiro, o cedro.

      Para elevar a estrutura do balneário, os seguintes materiais são adequados:

      • toras (sólidas ou arredondadas);
      • madeira serrada com seção retangular;
      • madeira perfilada;
      • madeira perfilada colada.

        Tanto o material úmido quanto o seco podem ser usados. Para uma casa de toras, o primeiro é melhor. Quanto mais umidade no material, mais a moldura encolherá. A madeira laminada colada praticamente não precisa de retração. Uma fortificação feita de toras encolhe mais e mais do que outras. Não é necessário mencionar que a madeira é o material mais ecológico, por isso é a mais adequada para a construção de uma banheira.

        Design de interiores

        Se falamos de decoração de interiores do banho, então, via de regra, ela não está incluída nos projetos acabados. Os arquitetos desenvolvem apenas o projeto, e então a imaginação do proprietário ou do designer convidado por ele entra em cena.

        A etapa fundamental é a escolha do material para acabamento. Não é necessário levar uma espécie de madeira, sua combinação dará originalidade ao banho. Claro, você precisa levar em consideração as propriedades do material que você escolheu, caso contrário, você enfrentará muitas decepções.

        A decoração de interiores desempenha um grande número de funções:

        • isolamento e impermeabilização de banhos;
        • extensão de sua vida útil;
        • efeito no corpo ao liberar nutrientes no ar em altas temperaturas;
        • função decorativa.

        Os vestiários e banheiros são bem decorados com pinho. É barato, fácil de processar e tem uma estrutura interessante. O pinho não funciona na sala de vapor, pois quando a temperatura do ar sobe ele emite resina, o que vai causar muitos transtornos. Nenhum aglomerado e nenhum linóleo são permitidos - são materiais combustíveis, além disso, este último, ao ser aquecido, emite diversos tipos de substâncias de pouca utilidade para o homem.

          Para terminar a sala de vapor e a pia, a tília ou o larício são mais adequados. Não haverá queimaduras ao tocar nessas rochas quando o ar for aquecido. Além disso, os dois tipos de madeira não perdem sua aparência atraente por muito tempo. Também é bom decorar a sala de vapor com amieiro, bétula, álamo tremedor, cedro. Esses tipos de madeira não conduzem bem o calor, portanto, não aquecem muito. Além disso, eles secam muito rapidamente no final do procedimento de banho.

          Não se pode usar nenhum revestimento químico na sala de vapor, pois todos eles, quando aquecidos, evaporam substâncias tóxicas.

          Para vedar a sala, as paredes são frequentemente recortadas com ripas, sob as quais existe um isolamento mineral e folha de alumínio.

          Se na sala de vapor não existem outras opções de acabamento além da madeira, então na sala de lavagem e principalmente na sala de relaxamento há um espaço para se divagar sobre o projeto e implementar todas as ideias interessantes. Se o espaço e as finanças o permitirem, pode ser feito um piso amovível na casa de banho, debaixo da qual existe uma pequena piscina ou jacuzzi. Não há lugar para piscina - não importa, você pode fazer uma fonte de um barril e relaxar nela.Uma cachoeira em vez de um chuveiro e um estilo "selvagem" natural é uma solução original para uma sauna em casa. Quantos achados os designers não irão surpreender - o que é apenas um chuveiro em forma de um enorme regador ou móveis feitos de barris no vestiário.

          Excelente layout - com dois salões: uma pequena casa de chá decorada com madeira, junto à sala de vapor, e uma grande com bilhar. E as lâmpadas escondidas sob as tábuas supostamente rasgadas ao longo das paredes irão adicionar modernidade ao interior. Externamente, tal edifício com uma casa pode ser projetado como uma torre ou um palácio fabuloso.

          Acabamento externo

          O objetivo da decoração externa do banho é isolar sua fachada. Se você fizer isso ventilado, a deposição de gotas de umidade nas paredes será excluída. Isso aumentará a vida útil do banho. Na hora de escolher qualquer material, é preciso lembrar que ele deve ser combinado com a decoração de toda a casa, já que esses cômodos serão combinados. Ou você pode decorar o balneário com o mesmo material que a própria casa é revestida, sem destacar suas paredes contra o fundo da estrutura principal.

          Os seguintes materiais são adequados para acabamento:

          • tapume (vinil ou metal);
          • forro (madeira, plástico);
          • imitação de uma barra;
          • casa de bloco.

          O revestimento de metal não é inflamável e é ótimo para decorar uma banheira. Os painéis laterais estão disponíveis em larguras de 0,2 a 1,2 m, as cores têm mais de 15 tonalidades. Existem muitos fabricantes na Rússia e no exterior.

          A qualidade superior é considerada estrangeira, mas também é mais cara:

          • bem protege a fachada de precipitação, ventos;
          • resistente a temperaturas extremas;
          • não desaparece por muito tempo;
          • resistente a produtos químicos;
          • não tóxico;
          • permeável ao oxigênio;
          • não sujeito à decomposição, os roedores não estão interessados ​​nele;
          • a prova de fogo;
          • fácil de instalar.

              Também existem desvantagens:

              • o revestimento em si custa um pouco, mas os componentes para ele são caros;
              • para o acabamento com revestimento, é necessária uma superfície perfeitamente plana das paredes, uma leve distorção - e os painéis ficarão desiguais, o que dará à fachada um aspecto desleixado;
              • se os painéis não estiverem bem fixados, podem perder a forma;
              • respeito não ambiental;
              • se a cor dos painéis for escura, eles ficam muito quentes com o sol.

              A imitação de madeira é exatamente igual à alvenaria de madeira.

              Eles podem embainhar um banho tanto por fora quanto por dentro. Na verdade, esse material é um forro de madeira. No verso da madeira imitada, uma reentrância é cortada, o que alivia o estresse da árvore, prolongando assim a vida útil do material. Vários tipos de madeira são usados ​​para a fabricação desse material. Quanto ao acabamento exterior, é óptimo levar coníferas, são menos susceptíveis de apodrecer.

              As vantagens da madeira imitada incluem:

              • limpeza ecológica;
              • facilidade de instalação;
              • resistência a todos os tipos de influências;
              • aparência atraente;
              • régua de tamanho grande;
              • boas propriedades de isolamento térmico;
              • longa vida útil.

              As desvantagens da imitação de uma barra são as mesmas que, de fato, uma barra:

              • inflamabilidade;
              • requer tratamento constante com anti-séptico;
              • sujeito a deformação se mal seco;
              • sofre com os efeitos de insetos e mofo.

              Banhos cobertos com casa de bloco não parecem piores, já que são construídos inteiramente em toras, embora sejam várias vezes mais baratos. Block house é um material que representa mais uma imitação de um bar, mas com uma parte externa redonda.

                      Prós deste material:

                      • ambientalmente amigável;
                      • atraente externamente;
                      • orçamentário;
                      • fácil de instalar;
                      • seu tamanho é conveniente para trabalhar.

                      Praticamente sem desvantagens, a maioria das críticas negativas se deve ao fato de ter sido montado incorretamente.

                      Belos exemplos

                      O layout de canto permite que você faça duas entradas.

                      O sótão com claraboias adiciona originalidade.

                      A casa de tijolos com sauna e garagem parece muito impressionante.

                      Sobre quanto custa para aquecer uma casa de madeira com 95 sq. m., veja o próximo vídeo.

                      sem comentários

                      O comentário foi enviado com sucesso.

                      Cozinha

                      Quarto

                      Mobiliário