Design de interiores da banheira: opções de disposição
O balneário é o principal elemento constituinte da cultura russa. Os procedimentos de banho serviam para fins higiênicos. Várias doenças foram tratadas na sala de vapor. Até hoje, o vapor quente ajuda a lidar com várias doenças, equilibra o sistema nervoso e restaura as forças. Invernos longos e gelados ensinaram nossos ancestrais a se aquecerem dentro de casa: soleiras altas, janelas pequenas, portas baixas.
As casas de banho eram construídas fora do pátio, melhor na margem de um reservatório, para que uma pessoa com vapor pudesse mergulhar na água, porque naquela época não havia água corrente. A gente tomava banho em certos dias, às vezes a rua inteira tomava um banho. Hoje, conhecendo os benefícios desse procedimento, muitos constroem banhos pessoais em seu terreno particular ou equipam uma sauna em um apartamento na cidade. O balneário privado tornou-se símbolo de um estilo de vida saudável, este tipo de construção tornou-se quase obrigatório no local.
Peculiaridades
A tradicional sauna campestre consiste em três salas:
- provador;
- sala de lavagem;
- sala de vapor.
Eles geralmente são organizados na mesma ordem. Primeiro, o visitante entra no camarim - uma sala quente e seca para trocar de roupa e relaxar entre os procedimentos de banho. Em seguida, entra no departamento de lavagem, de onde, depois de enxaguar e se acostumar com a temperatura elevada, segue para a sala de vapor.
A sala de vapor é o ramo principal do banho, para o qual está sendo construída. A temperatura aqui chega a 60-70 graus, com alta umidade de até 90 por cento, esse calor penetra nas camadas profundas dos músculos, relaxa e aquece todos os órgãos. O uso de vassoura de vidoeiro, carvalho e zimbro atua como uma massagem. Após a sauna a vapor, é necessário enxaguar ou regar com água fria e, em seguida, descansar. As características de design da banheira proporcionam a realização confortável de todos os procedimentos listados.
Os banheiros modernos não vão além dos limites de um terreno privado; pequenas cabanas de madeira confortáveis ou estruturas de tijolos de dois andares são erguidas no pátio para uso frequente e conveniente. O conjunto de instalações inclui um terraço aberto ou varanda no segundo andar. Aqui você pode deitar-se ao ar livre ou tomar uma xícara de chá após a sauna a vapor. A casa de banho está equipada com duche normal ou duche de massagem. Para quem gosta de deitar no banheiro, está instalado o equipamento necessário.
O camarim recebe espaço adicional, é mobiliado com sofá, poltronas, mesa com samovar. Esta sala é frequentemente utilizada para alojamento temporário de hóspedes, por isso, o design da sala de descanso é de grande importância: está equipada com dispositivos para um passatempo confortável - uma televisão, um frigorífico. Os proprietários criam com as próprias mãos muitos itens de decoração e utensílios domésticos para seu próprio banheiro. Dentro ou fora, as paredes são cuidadosamente adornadas com troféus de caça ou esculturas.
Além da tradicional sauna a vapor russa com vapor úmido, uma sauna seca de ar quente é popular entre muitos povos do norte. Os fabricantes produzem toda uma linha de equipamentos para saunas campestres ou de apartamentos. As saunas podem ter uma grande área ou caber no tamanho de um chuveiro. As unidades de aquecimento de várias modificações criam efetivamente a temperatura e a umidade necessárias em ambientes de qualquer área.
O complexo de banhos pode ser arranjado no sótão. Para isso, são tomadas medidas para isolar o telhado, uma escada confortável com corrimão é montada.Este detalhe é necessário, uma vez que o efeito das altas temperaturas em uma pessoa causa perda de atenção e concentração, os degraus devem ser o mais confortáveis e antiderrapantes possível. Se a banheira tiver chanfros no teto, então nas partes inferiores são instaladas prateleiras para guardar acessórios de banho e pilhas de lenha para que zonas mortas não utilizadas não se formem nas partes inferiores do ambiente. Para evitar lesões, a área ativa de vaporização e lavagem fica na parte mais alta, sua altura não deve ser inferior a 2,3 metros.
Fogões de sauna são usados em várias modificações. As unidades de combustível sólido provaram-se bem: lenha, pellets, carvão. Os mais recentes modelos ergonômicos de combustão longa com circuito de água permitem que você aqueça ambientes adjacentes e outro andar. O regime de temperatura é mantido durante todo o período de aquecimento. Se o balneário estiver conectado ao gasoduto principal, gás barato é usado para operar o fogão. As contrapartes elétricas são menos convenientes devido ao alto custo da eletricidade. Ao escolher o volume da fornalha, você precisa calcular o volume da sala de vapor e salas adjacentes e selecionar o fogão da potência necessária.
O cumprimento das regras de segurança contra incêndio é essencial. O uso contínuo do forno por muitas horas pode causar a ignição das estruturas circundantes. Todas as partes aquecidas do fogão e da chaminé devem ser isoladas de forma confiável das partes de madeira. A chaminé na junção com o teto e a cobertura é feita de tubos "sanduíche" e adicionalmente protegida com uma camada de argila expandida. A altura da chaminé, de acordo com os requisitos de operação segura, é medida pelo menos 50 centímetros acima do nível da cumeeira.
As paredes à volta do recuperador têm acabamento em gesso cartonado, grés porcelânico, minerite, inox com camada de lã mineral ou tijolo e pedra natural. Superizol pode suportar o aquecimento de até 1000 graus, leve e incombustível - um novo material isolante para unidades de fornos de alta temperatura. A altura da camada isolante deve ser 15-20 centímetros mais elevada que o nível da estufa e na mesma medida mais larga. Na decoração das paredes e estruturas internas da sala de vapor, são utilizados materiais incombustíveis e ecológicos que não emitem substâncias nocivas quando aquecidos. Eles tentam manter o design no mesmo estilo.
Materiais de acabamento
O microclima com alta temperatura e alta umidade dita o uso de materiais naturais. O balneário, construído de tília maciça, álamo tremedor, toras de cedro, não requer revestimento de parede adicional. Esses materiais, quando aquecidos, iluminam o ar para liberar óleos curativos. Este material é flexível quando as condições de temperatura e umidade mudam e é durável. O belo entrelaçamento do grão da madeira cria uma experiência visual agradável.
Uma sala de vapor, forrada com tijolos ou blocos de pedra artificial, é revestida por dentro com tábuas da mesma espécie de madeira. O uso de pinho não é desejável, pois a alta temperatura do ambiente pode liberar resina, o que cria riscos inestéticos na superfície. O pinho não é resistente à umidade e deforma-se fortemente com a umidade. Embora seja um material acessível e barato com boas qualidades decorativas, pode ser usado para decorar uma sala de descanso e uma área de entrada.
O forro tem diferentes perfis de guarnição, retangulares ou cilíndricos, que imitam uma moldura de toras. Para o revestimento, você pode usar uma placa de borda lixada. É melhor tomar a espessura de 2-4 centímetros. Isso permitirá que a madeira resista por mais tempo à deformação e retenha bem o calor. O revestimento de placas não cortadas parece original. Isso dá um toque rústico ao interior.
O interior fica lindo, totalmente decorado nas paredes e no teto com o mesmo material do mesmo tipo de madeira. É melhor escolher tons claros de madeira. Uma pequena sauna a vapor parecerá mais espaçosa. Os painéis de madeira são tratados com óleo ou cera em tons naturais. Não use verniz ou tinta na sala de vapor.
Em um prédio de tijolos ou blocos, a parede é revestida com um trilho e isolada com um material de barreira de vapor. Em seguida, outra estrutura de rack é feita, na qual o acabamento frontal é recrutado. O forro da laje é acabado da mesma forma. O piso da sala de vapor também é costurado com uma tábua de madeira afiada. Uma camada impermeabilizante é colocada entre a mesa de cimento e o piso acabado.
Para o corpo do recuperador, a melhor escolha seria um tijolo refratário, pois dá um belo padrão esguio, tem bom desempenho. Confere calor e aconchego ao interior. O tijolo aquecido retém o calor por muito tempo e contribui para a manutenção a longo prazo da temperatura ideal no ambiente. Modelos de ferro fundido ou aço são convenientes de usar e fáceis de instalar. Caixas para pedra natural são especialmente fornecidas: basalto, jadeíte, quartzito. Essas pedras aquecem rapidamente, não racham com altas temperaturas e não contêm secreções prejudiciais.
O departamento de lavagem é tradicionalmente revestido de azulejos. Para o piso, use grés porcelânico ou placas macho e fêmea. O principal requisito é uma superfície antiderrapante. O teto é costurado com a mesma ripa da sala de vapor. Em alguns casos, os painéis de teto de plástico são montados para combinar com a cor dos ladrilhos ou do forro.
As portas dos quartos de banho são feitas de capital, com boas qualidades de isolamento térmico. A madeira natural possui essas qualidades. A folha da porta é decorada com painéis esculpidos ou inserções de vidro para expandir visualmente o espaço. Os designs modernos das portas podem ser feitos inteiramente de vidro especial. Esses modelos são equipados com almofadas isolantes.
Decoração dentro
Uma grande variedade de opções de materiais de acabamento e equipamentos modernos para um banho permite que você crie interiores modernos e elegantes. A sauna em um apartamento em um prédio de vários andares está se tornando um componente valioso de conforto. Os fabricantes oferecem um conjunto completo pronto para uso em diferentes tamanhos e modificações da sala de vapor. Externamente, essas saunas a vapor parecem uma sala comum, mas a decoração interior com uma casa de bloco ou tábua faz com que você mergulhe na atmosfera de uma verdadeira sauna a vapor.
As saunas caseiras variam de tamanhos tradicionais a miniaturas, do tamanho de um chuveiro. Mas todos os detalhes da tradicional sauna a vapor são executados em alto nível. As prateleiras são de tamanhos padrão, convenientemente configuradas para acomodar duas ou mais pessoas. A prateleira da camada superior é alargada e instalada a uma altura não superior a 1,5 metros do teto. O design da porta assume um componente de vidro. O vidro não envolve um pequeno espaço, mas serve como um elemento unificador de interiores em estilo loft.
A sauna é instalada no banheiro, ou uma sala especial é alocada para ela. Nos estúdios, as saunas estão na moda, incluídas no interior dos quartos. As partições totalmente de vidro criam a ilusão de um único espaço. A iluminação LED colorida cria uma sensação de serenidade e relaxamento. Uma cabina de duche funcional completa o ciclo completo do procedimento de banho. Superfícies lisas, falta de detalhes, composição monocromática do minimalismo permitem relaxar no ritmo acelerado da vida moderna.
As gerações mais velhas se lembram dos tempos em que os banhos eram construídos na margem de um reservatório. Hoje nem sempre é apropriado mergulhar em um lago depois de uma sauna a vapor, ou nem todo mundo tem a sorte de ter uma em seu local. Os proprietários das suas próprias saunas podem equipá-las com piscinas. A piscina pode ser localizada ao ar livre junto à entrada do balneário. Outra opção é construir uma piscina no banheiro.
A piscina ocupa o centro da sala de banho. Pára-choques e piso lindamente projetados ao redor da piscina adicionam um efeito decorativo extra. Uma forma incomum também se tornará um elemento de design. É preferível dispor o fundo e as paredes com ladrilhos azuis ou coloridos para que a cor da água tenha um tom agradável. Para fins estéticos, uma pequena sala de vapor é separada por uma divisória de vidro.
O interior de um balneário com piscina ao ar livre pode ser decorado em um único espaço moderno. A piscina é uma forma de se dividir em sauna úmida e área de relaxamento, ao mesmo tempo em que separa a sauna seca e o gazebo ao ar livre. Os designs de terraço combinados criam uma barreira contra olhares indiscretos. O envidraçamento original do telhado permitirá admirar o céu estrelado durante os procedimentos de banho.
O banheiro de dois andares expande as possibilidades de arranjar instalações adicionais. Essa estrutura pode combinar as funções de um banho e as funções de uma habitação. O primeiro andar é reservado a uma sala de vapor, um lavabo, um vestiário e uma cozinha. A segunda destina-se a salas de recreação, sala de estar ou quarto, salas de massagens ou ginásio.
Uma solução interior requintada pode ser o design de uma sala de vapor ao estilo turco. Banho oriental tradicional - o hamam é aquecido por uma cama de pedra localizada no centro da sala. O hammam costuma ser complementado por uma cachoeira estilizada em uma das paredes, na qual você pode enxaguar após os tratamentos quentes. O ar no banho turco não é escaldante, mas tem uma temperatura confortável. Esse dispositivo de aquecimento construtivo é perfeito para tratamentos de spa e massagens. A sala é acabada com mosaicos ou azulejos com ornamentos orientais. Luzes de néon e bancos de hamam unem as culturas do Leste e da Europa.
Os adeptos da filosofia japonesa certamente gostarão de decorar a casa de banho no estilo japonês. Para isso, basta equipar o compartimento de lavagem com uma pia redonda de madeira. Esta fonte furaco está dividida em duas partes: numa existe um banco para sentar, na outra - uma resistência. Um excelente procedimento de relaxamento ocorre ao ar livre. Outra opção - ofurô - recipientes retangulares de altura humana com cedro aquecido ou serragem de cal. A imersão neles por 20-30 minutos limpa o corpo de toxinas. Este belo equipamento pode ser colocado em um apartamento na cidade.
O camarim tradicional evoluiu de um camarim comum para uma sala de estar completa ou sala de relaxamento. Este quarto está decorado no estilo adequado, mobilado com conjuntos de móveis de madeira que combinam com o estilo de todo o complexo. A fornalha do recuperador de calor é frequentemente levada para esta sala da frente, aqui eles se comunicam com amigos ou familiares que se reúnem para o chá na varanda. Hóspedes inesperados podem passar a noite na sala de recreação, para este um ou dois beliches são fornecidos. É melhor escolher a mobília estilizada do estilo russo.
Interior de banho russo
Um clássico banho russo é uma opção favorita e insuperável para decorar uma casa de banhos em uma vila. O fogo vivo, o crepitar das toras queimadas, o calor e o vapor úmido são os melhores procedimentos de limpeza para os moradores das regiões frias de nosso país. A sala de vapor é muitas vezes combinada com o banheiro em uma sala. No verão, nadar em um buraco no gelo substitui um balde de madeira com água fria pendurado no teto. O interior é decorado com personagens de contos de fadas de épicos russos.
Um acabamento de placa não cortada é a melhor escolha para esse tipo de banho. Declarações cômicas sobre procedimentos de banho são gravadas nos painéis que decoram as paredes. Móveis de madeira entalhada, pequenas janelas com platibandas na casa de troncos são decoradas com cortinas floridas. O charme rural não interfere em equipar essa casa de banhos com equipamentos modernos de fogão.
Um fogão de pedra é um atributo indispensável de um banho russo. Pode ser revestido com azulejos, o que lhe conferirá nobre antiguidade. Você pode fazer um banho assim com suas próprias mãos. Condição principal: bom isolamento para se manter aquecido. A altura da sala é visualmente reduzida baixando as aberturas das janelas. Os troncos e a decoração são feitos deliberadamente rudes para preservar o estilo russo.
A partir de materiais para decoração, eles escolhem: espécies de madeira clara, elementos forjados de metal, acessórios étnicos, utensílios domésticos russos. O layout pode ser qualquer, mas o projeto deve ser mantido nas tradições da arquitetura de madeira, a forma dos locais é preferível à retangular, o melhor material para acabamento de paredes e tetos são toras impregnadas de óleo, em versão estilizada - forro com um perfil cilíndrico.
Luzes de fundo de LED não são usadas. A iluminação é preferencialmente restrita, em tons de amarelo natural.
As portas são feitas de placas sólidas. Os acessórios desempenham um papel importante na criação da imagem étnica nacional do balneário. Vassouras penduradas nas paredes, banheiras de madeira e gangues, objetos da vida camponesa decoram a sala de recreação. Em vez de poltronas macias feitas de móveis, é melhor preferir cadeiras ou bancos de madeira. O baú antigo pode ser restaurado e colocado no camarim, vai dar um toque rústico ao interior.
Design estilo chalé
Os países escandinavos têm sua própria forma tradicional de construção - chalés. Este tipo de solução construtiva está se tornando popular na Rússia devido às condições climáticas semelhantes. O chalé é um complemento à paisagem natural e está localizado em uma área pitoresca, longe de povoações, em uma margem elevada de lago. Este local é ideal para preparar um banho. A forma e o material do edifício são próximos dos tradicionais banhos russos, mas tem características próprias.
A banheira deve ter uma base alta de pedra, que a proteja de inundações ou congelamento. É melhor usar pedra natural para o acabamento do porão, mas se faltar recursos, pode-se usar pedras artificiais. Os fabricantes alcançaram grande similaridade externa e alto desempenho em análogos artificiais.
As paredes são erguidas a partir de vigas ou troncos maciços, o edifício tem um piso, por vezes está equipado com sótão. Os materiais de acabamento são dominados por madeira e vidro. A característica arquitetônica é a observância das proporções de agachamento devido à relação entre a altura e a área do banho. A confiabilidade e a segurança também são alcançadas pelo surgimento de um lixão de empena com baixa saliência de taludes. Em edifícios de terreno, uma inclinação do telhado pode repousar no solo. A assimetria da cobertura deve-se ao conceito de embutir a casa no relevo.
As saunas do chalé são aquecidas com uma lareira clássica ou recuperador de calor. A utilização de modificações modernas de recuperadores de calor permite manter por muito tempo a temperatura desejada, ao passo que o consumo de lenha será mínimo, o que é importante em climas frios. Os itens internos são selecionados no estilo tradicional escandinavo - móveis maciços e confortáveis feitos de madeira natural.
Nas casas de banho dos banhos de estilo escandinavo, a presença de um miradouro da paisagem natural assume grande importância, para isso se utiliza fita adesiva numa das paredes. As vigas estruturais do teto e das paredes são a decoração do interior, são especialmente enfatizadas para dar brutalidade ao ambiente. O chalé combina organicamente os mais modernos equipamentos ergonômicos e funcionais de sauna a vapor, ducha e piscina com design étnico.
Belos exemplos
Várias técnicas de design e estilos diferentes podem ser vistos em complexos de banho modernos:
- Design futurista de alta tecnologia.
- Sauna em estilo escandinavo.
- Sauna finlandesa com piscina.
- Sauna com cascata decorativa a vapor.
- Neo-gótico na decoração da sala de vapor.
Para uma visão geral do design original da banheira, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.