Móveis de madeira para sauna: como fazer a escolha certa?
Quando o balneário é construído, a questão surge por trás de seu arranjo interno. Tudo aqui deve ser pensado nos mínimos detalhes - desde que tipo de mobiliário colocar nele até o material do qual ele deve ser feito, especialmente se for feito de forma independente. A madeira é considerada o material mais ecológico e mais adequado para o banho. Mas nem todo tipo de madeira é igualmente adequado, por exemplo, para uma sala de vapor e uma pia. Vamos considerar que tipo de matriz é melhor escolher para cada zona de banho.
Banho turco
A sala de vapor é considerada justamente o lugar central no banho, a temperatura pode chegar a 100 graus. Nele, normalmente apenas as prateleiras são feitas de madeira com alta densidade e boa tolerância às mudanças de temperatura, baixa condutividade térmica, e também não deve conter resina. Tília, choupo e choupo possuem essas propriedades. A madeira de coníferas é mais adequada para móveis de vestiário ou sala de estar, pois quando é aquecida sai resina, que é repleta de queimaduras. Embora o álamo tremedor seja fácil de processar e tenha baixo custo, ele tem a propriedade desagradável de apodrecer de dentro para fora.
O amieiro, que apodrece cru, tem a mesma propriedade. Aspen pode ser usado para fazer baldes e banheiras. O choupo tem resistência, é fácil de processar, mas sua vida útil não é longa. O carvalho também pode ser usado como banho turco, mas seu custo é alto. Linden é mais adequado para esta sala, é fácil de processar, tem baixa condutividade térmica e os produtos feitos a partir dele são altamente duráveis.
Além disso, quando aquecida, a tília exala um cheiro agradável e tem propriedades curativas. Abashi (carvalho africano) tem propriedades semelhantes, é caracterizado pela baixa condutividade térmica. Além disso, é muito leve devido à sua baixa densidade e resistente à umidade, mas caro no custo.
Prateleiras
Para fazer de forma independente as estantes, bancos e bancos para uma sauna, é necessário, em primeiro lugar, medir a sala da sala de vapor, fazer um esboço e indicar os pontos de fixação. Uma estrutura é montada em uma barra. Os assentos das prateleiras são feitos de pranchas bem lixadas. É melhor colocar as placas a uma distância de 1 ou 1,5 cm umas das outras para que as prateleiras sequem bem.
A largura média da prateleira é de 60 cm, pelo que é confortável deitar sobre ela. Às vezes as prateleiras têm 90 cm de largura, normalmente as prateleiras são dispostas em degraus, em dois ou três níveis, enquanto a distância do piso ao nível inferior não deve ser inferior a 60 cm, caso contrário, não será confortável sentar. O comprimento da prateleira é geralmente de 1,5 a 1,8 m, para que você possa se deitar em toda a altura.
Fazer você mesmo as prateleiras não é difícil. Para começar, a madeira preparada é lixada, os cantos vivos são arredondados. Em seguida, cada parte é coberta com um preservativo de madeira para evitar o crescimento de bactérias, fungos e apodrecimento.
Em seguida, faça a moldura:
- postes de madeira são instalados verticalmente a cada 60 cm;
- prenda prateleiras na parede;
- em seguida, as tábuas preparadas para a bancada são fixadas, embora seja imperativo o uso de cunhas de carvalho especiais para a fixação, uma vez que parafusos ou pregos não podem ser usados para sentar na sala de vapor.
As prateleiras são fixadas, recuando cerca de 10 cm da parede, para melhor secagem da madeira. Ao final, é necessário tratar as prateleiras com impregnação de óleo para protegê-las da umidade e prolongar sua vida útil.Em nenhum caso as prateleiras devem ser tratadas com tintas a óleo ou outros compostos químicos - quando aquecidas, emitem vapores tóxicos.
Lavando
Para a lavagem, é necessária uma ampla bancada para facilitar a lavagem, bem como banheiras, baldes, cabides. Madeira conífera e caducifólia é adequada aqui, não tem medo da umidade e não perde sua aparência. Deixa-se uma distância de até 10 cm entre a bancada e a parede, para que a água escorra e a árvore seque mais rápido.
Também deve haver espaço sob o assento para uma melhor secagem. A superfície é tratada com composições à base de óleos naturais. A bancada da pia geralmente é simples, mas estável. As pernas do banco são tão largas quanto possível.
Para fazer uma bancada, é necessário pegar tábuas pré-lixadas do tamanho necessário e colocá-las a uma curta distância umas das outras. Em seguida, perpendicularmente às tábuas de cada lado, pregue as barras que irão manter as tábuas juntas. Em seguida, você precisará pregar as pernas a eles. A bancada acabada é revestida com um composto de óleo especial para sua durabilidade.
Fonte
Se o espaço permitir, uma fonte pode ser colocada no balneário. Antigamente, depois da sala de vapor, era costume mergulhar em um recipiente com água fria. Essas tradições sobreviveram até hoje. A forma da fonte pode ser quadrada, redonda, oval, triangular. O mais prático é o formato oval, ocupa menos espaço e tem um design mais durável.
A árvore para a fonte deve ser escolhida com alta densidade e resistência à umidade., então vai durar muito tempo. Na maioria das vezes, é feito de lariço, cedro, carvalho e faia. O larício é um anti-séptico natural, não é suscetível à formação de fungos, além disso, tem um efeito cicatrizante no corpo humano e exala um aroma agradável. Resistente a altas temperaturas.
As fontes Beech também curam o corpo, dão força e aumentam a imunidade. A faia é resistente a temperaturas extremas e é um material muito durável. O cedro distingue-se pelo teor de resina (seiva) e os fitoncidas naturais, que não permitem a multiplicação de bolores e fungos, têm efeito terapêutico e bactericida no organismo. O cedro é rico em óleos essenciais e tem efeito benéfico no sistema cardiovascular, alivia o estresse, aumenta a atividade física e é eficaz no tratamento de doenças respiratórias.
Mas a fonte de madeira mais popular é o carvalho. É apreciado por sua resistência e durabilidade, bem como por seus efeitos terapêuticos no corpo. Oak ajuda a normalizar o sono, o metabolismo e tem um efeito de cicatrização de feridas. Para que a árvore não seque, é necessário deixar um pouco de água embaixo da tampa da pia batismal para que não evapore rapidamente. Assim, o nível de umidade necessário é mantido.
Banheiro
Na sala de relaxamento ou na sala de estar, você pode escolher os móveis de acordo com seu gosto e estilo. Uma área de estar requer uma mesa e bancos. A mesa pode ser retangular, quadrada, oval ou redonda. Uma mesa redonda ocupa muito espaço, então um quadrado ou retângulo é o mais frequentemente preferido.
O tamanho da mesa depende de quantas pessoas estarão no banho ao mesmo tempo e do tamanho do próprio banheiro. Os bancos podem ser com ou sem encosto.
Uma mesa feita de toras arredondadas terá uma aparência originalalém disso, não é difícil fazê-lo. Na sala de descanso, você pode colocar prateleiras, apoios para os pés, cabides. São fáceis de montar e não ocupam muito espaço. Os móveis devem estar com uma superfície bem polida e lisa.
As dimensões da banheira determinam o tamanho da mobília que você pode colocar nela. Se os parâmetros da sala não permitem que você coloque uma mesa grande, você pode usar uma opção pequena ou dobrável.
Faça Você Mesmo
Para a fabricação independente de móveis para banho, você precisa de ferramentas que provavelmente encontrará em casa ou no campo:
- Chave de fenda;
- Moedor;
- uma serra circular;
- nível de construção;
- roleta;
- quadrado;
- régua;
- lápis;
- martelo;
- plano;
- alicate;
- frezer manual;
- parafusos auto-roscantes;
- cantos de metal.
Todos os detalhes dos futuros móveis devem ser lixados primeiro com uma esmerilhadeira e depois com uma lixa para que não haja farpas. A madeira é primeiro cortada no comprimento desejado, depois é feita uma moldura na qual as tábuas são fixadas, de acordo com o desenho.
Para fazer uma mesa de banho, é necessária uma tábua afiada de tília, amieiro, carvalho, lariço ou outra madeira, as barras podem ser da mesma madeira. Todas as peças preparadas são montadas em uma estrutura usando parafusos, de acordo com o esboço selecionado. Para a fabricação de bancadas, coloque ao lado o número necessário de placas de comprimento e largura exigidos. Tendo recuado da borda das tábuas, uma tábua é pregada em cada lado perpendicular à que foi tirada.
As placas da bancada podem ser colocadas lado a lado ou a uma curta distância umas das outras. A mesa pode ser feita sobre 4 pernas retas ou cruzadas, pregadas no tampo da mesa.
As pernas cruzadas são feitas assim: eles colocam as barras preparadas transversalmente e cortam os pontos de fixação entre si com uma serra. Em seguida, cada par de pernas é fixado com cola especial ou parafusos auto-roscantes. Para que a mesa fique sobre uma superfície horizontal, os cantos dos suportes são cortados. Ambos os pares de pernas são conectados por uma barra transversal paralela ao chão. O resultado é uma tabela bastante estável.
Agora está na moda "envelhecer" os móveis. Isso é feito com verniz e tinta, mas esse método não é adequado para móveis na sala de vapor. O processo de envelhecimento vai demorar um pouco, mas o resultado vale a pena - esses móveis deixarão qualquer ambiente mais confortável. Para criar o efeito da antiguidade, você precisa de "Belinka" em um tom quente e "Pinotex" em uma cor escura.
Primeiro, é necessário "estragar" especialmente o móvel, para isso você pode aplicar arranhões na superfície, bater com um martelo. Em seguida, cubra a superfície com "Pinotex" e após a secagem, aplique um anti-séptico. Em seguida, use uma lixa para criar um efeito friccionado.
O próximo passo é cobrir com Belinka em um tom mais claro para que a camada mais escura fique visível. Quando a tinta está seca, com um pincel, movimentos ao longo dela, por assim dizer, apagam a camada superior. A última etapa será cobrir a madeira com esmalte branco. Também pode ser usado para criar o efeito de "móveis caiados".
Para fazer isso, primeiro a superfície é tratada com uma escova rígida., então coberto com esmalte branco e, após a secagem, tratado novamente com uma escova dura. A madeira fica mais gofrada e adquire um belo tom claro, o que é muito refrescante para o revestimento. Este método é adequado para quem deseja atualizar seus móveis de madeira.
Para criar um interior mais requintado no balneário, usa-se móveis esculpidos, mas é mais caro, e se você mesmo fizer isso vai demorar muito. Se móveis de madeira antigos e desnecessários (cadeiras, cômodas, guarda-roupas, mesas, poltronas) permanecerem em casa, eles podem ganhar uma nova vida com a ajuda da decoração, ideias podem ser colhidas em master classes na Internet.
Considere algumas instruções de decoração que são adequadas especificamente para móveis antigos:
- A maneira mais fácil é colar o guarda-roupa ou a cômoda com fita adesiva. Somente antes de colar é necessário desengordurar a superfície com álcool. A cor do filme pode ser escolhida de acordo com seu gosto, de acordo com o interior do banho.
- A próxima maneira é a decupagem de móveis. Aqui você vai precisar de guardanapos com estampa, cola PVA, pincéis, tintas acrílicas e verniz para fixar.
- Você também pode transformar móveis queimando vários padrões sobre eles.
- Usando uma variedade de estênceis, você pode aplicar um padrão com tinta spray para madeira.
Como você pode ver, existem várias maneiras de decorar móveis de madeira.
A mobília do banheiro não deve ser apenas bonita, mas também prática e durável. Não deve bagunçar muito o espaço, ou seja, não deve haver muito no banho, e não deve ser. Na sala de vapor existem prateleiras, na sala de lavagem existem bancos largos, bancos, cabides, prateleiras. No banheiro há uma mesa, bancos, estantes, cabides, um armário de madeira. Você pode colocar um sofá, pode ser com estofamento em couro ou tecido.
A madeira para móveis também deve ser selecionada de acordo com a área de banho. Para banho turco, é uma árvore com elevada resistência ao calor e densidade (tília, choupo). Para lavar - com alta resistência à umidade (álamo, amieiro). Na área de lazer, é possível colocar móveis de madeira feitos de madeira maciça, carvalho, amieiro e outros materiais.
Como você pode ver, móveis de madeira no banho não são apenas segurança ambiental, praticidade e benefícios para a saúde, é também uma ampla gama de soluções de design, e um espaço infinito para a manifestação de ideias de design.
Você pode assistir a uma aula magistral sobre escovação de madeira neste vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.