Banhos de barril: características, vantagens e desvantagens dos projetos

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Visualizações
  3. Especificações
  4. Dispositivo
  5. Avaliações
  6. Como fazer isso sozinho?
  7. Belos exemplos

O banho de barril é um design interessante e muito original. Ela certamente chama a atenção. Edifícios desse tipo têm uma série de vantagens inegáveis ​​sobre seus equivalentes clássicos.

Vantagens e desvantagens

Banheiras em forma de barril se destacam por suas formas nada triviais. Tais estruturas não podem passar despercebidas, "pegam", causam surpresa. Devido ao fato de serem redondos, muitas de suas características são muitas vezes superiores às propriedades de edifícios de banho comuns. As vantagens indiscutíveis de tais banhos em forma de barril:

  • a compactação da estrutura assume um pequeno volume para aquecimento;
  • aparência original;
  • aquecimento rápido devido ao fato de que o vapor está em um espaço esférico - em tempo quente, uma casa de banhos pode ser inundada em 15-20 minutos, e no inverno levará um pouco mais de tempo - cerca de uma hora;
  • menos energia necessária para resolver este problema - se o fogão for a lenha, então, literalmente, 7 a 8 toras serão necessárias para inundá-lo;
  • um banho de barril é uma construção bastante leve, portanto, se desejado, pode ser movido, além disso, existem até banhos de arrasto móveis;
  • em comparação com banhos de toras, levará apenas alguns dias para erguer uma estrutura em forma de barril (e mesmo assim, se for uma montagem independente);
  • a construção não requer uma fundação de capital;
  • efeito "térmico" - o calor pode durar muito tempo;
  • os fabricantes declaram que a vida útil desses edifícios pode ser de até 20 anos ou mais;
  • manter o quarto limpo é muito fácil;
  • é uma alternativa bastante orçamentária para a construção de capital de um grande edifício;
  • uma grande seleção de uma ampla variedade de designs desse tipo é apresentada;
  • o principal elemento de construção é a madeira. O material corretamente selecionado, além de sua aparência exterior atraente, também apresentará uma verdadeira sauna a vapor terapêutica. Espécies de madeira como a tília e o cedro podem criar um microclima maravilhoso e curativo. Mas ninguém proíbe o uso de óleos aromáticos durante a adoção dos procedimentos.

Então, se não há espaço livre suficiente no local, você quer exclusividade e originalidade, então não há melhor opção do que um banho de barril. Mesmo assim, como qualquer outro edifício, as estruturas em forma de barril têm suas desvantagens. O principal deles é a estanqueidade relativa do espaço interno do banho. Mesmo se pegarmos o comprimento mais longo dessas estruturas, será de apenas 6 metros. É bastante problemático implantar uma grande empresa para eles. Mas 2 a 3 pessoas serão capazes de nadar, reduzir o ímpeto e conversar com sinceridade.

E também existem desenvolvedores inescrupulosos que usam materiais abaixo do padrão para a construção. Depois de receber uma construção pronta e começar a usá-la, só com o tempo você descobrirá que algo está errado no banho. Via de regra, quando aparecem falhas, o fabricante não está mais no mercado.

Mas, ainda assim, a maioria das empresas produz banhos confiáveis, bonitos e confortáveis ​​que encantam os proprietários com seu excelente trabalho por muitos anos.

Visualizações

Na Rússia, os banhos de barril surgiram não há muito tempo, em contraste com os países escandinavos, de onde nos veio esse "milagre" da engenharia. Também existe um banho nacional de barris do Japão, o chamado ofurô. A ideia de usar o formato de barril para fins de lavagem não é nova.E, portanto, existem muitas variedades deste tipo de banhos.

Talvez o mais antigo - mencionado acima ofuro... De acordo com a filosofia japonesa, visitar esse banho permite harmonizar a alma, pois combina 4 elementos. Madeira é terra, caldeirão (ou fogão) é fogo, água enche o barril, assim como o ar que você respira.

Um banheiro doméstico japonês é uma construção vertical aberta, geralmente de formato redondo. Está equipada com salamandra, que é vedada do banhista por uma divisória especial. Existem opções para construções de forma oval oblonga com a caldeira do lado de fora. Mas a temperatura nesses edifícios é mal mantida.

Existem também outros banhos de barril verticais, que, além disso, são de tipo fechado. O "barril" está localizado verticalmente e possui um teto. Esses banhos são feitos para uma pessoa.

Os fito-barris também podem ser atribuídos às estruturas verticais dos banhos. Eles são tão pequenos que não têm um teto completo. Existe um recorte para a cabeça. O próprio navio costuma sentar-se. A maioria dos fito barris é feita de cedro.

A sauna barril é a mais fácil de fabricar. Não requer compartimento de lavagem ou sistema de drenagem. Esta é apenas uma sala de vapor, criada por uma sala selada. E você pode enxaguar um corpo aquecido no vapor em uma piscina próxima ou fonte, lago, rio (se houver uma saída para aqueles).

O banho russo pressupõe a presença de pelo menos dois quartos - aquele em que se vaporizam e aquele em que se lavam. A este respeito, existem várias nuances que precisam ser atendidas:

  • como e para onde irá a água;
  • faça um cano de drenagem, uma fossa;
  • o edifício deve ser erguido ligeiramente inclinado;
  • proteja o espaço ao lado do fogão.

Existem também versões móveis de barris sobre rodas. Eles podem ser feitos como um trailer e, consequentemente, esse balneário transportável pode ser deixado em sua dacha e, em seguida, facilmente transportado com você para um novo local de descanso.

Via de regra, os banhos são usados ​​no verão, mas se o uso durante todo o ano for necessário, você precisará cuidar da versão isolada do edifício. Mas se a construção for realizada em uma área onde o clima não seja tão severo e as geadas no inverno não ultrapassem 10 graus Celsius, então é perfeitamente possível usar a estrutura como está, sem isolamento adicional.

Os banhos de barris podem diferir nas peculiaridades da localização da entrada. Como alternativa, pode ser na lateral.

O desenho do banho pode incluir a presença ou ausência de gazebo, com dossel ou com dossel e sem (como continuação lógica do banho, mas simplesmente uma entrada descoberta). Um barril de entrada lateral também pode ter um alpendre com um dossel. Além disso, os banheiros podem ser equipados com um terraço aberto na rua ou uma varanda com janela panorâmica.

    Dependendo do tamanho do edifício, pode haver de 1 a 4 quartos:

    • mirante na entrada;
    • pequeno camarim;
    • sala de lavagem;
    • sala de vapor.

    Quanto maior for a área, maiores serão as possibilidades de colocar todos os tipos de dispositivos para uma estadia confortável: duche, piscina ou banheira de hidromassagem, WC. Além disso, uma casa de banho pode ser apenas uma parte de um conjunto arquitetônico - pode ir às margens de um rio ou lago, ou pode ser anexada sobreposta a uma piscina ou a um recipiente com água. Com o tempo, qualquer balneário pode "crescer demais" em uma extensão, por exemplo, um vestiário ausente.

    A aparência final do banho torna-se após a colocação do telhado, que pode ser feito de telhas betuminosas, telhados macios, chapas de aço ou pode ser enquadrado em uma estrutura de telhado de duas águas. Os últimos edifícios parecem muito originais. Os telhados de policarbonato também parecem muito impressionantes.

    Por falar em banhos de barris, é importante referir que também existem edifícios deste tipo bastante invulgares. Sua forma não é nem redonda, mas oval ou quadrada, retangular com cantos arredondados. Existem apenas edifícios com o topo arredondado.Não faz muito tempo, surgiram os banhos de barril redondos. Estão equipados com um terraço que segue o contorno do edifício. A área de tais banhos é ligeiramente maior do que edifícios semelhantes, no entanto, suas propriedades de aquecimento são ligeiramente menores. Os banhos podem diferir na decoração exterior, decoração das janelas, portas.

    Dependendo do tipo de aquecimento instalado no banho, o edifício pode ser aquecido:

    • fogão à lenha;
    • um forno com tanque de água quente;
    • forno elétrico;
    • aquecedor elétrico;
    • Forno ou caldeira submersível (para fontes de ofurô ou aquecimento);
    • fogão caseiro.

    O fogão pode ser instalado tanto no interior como no exterior. Como opção - um fogão a lenha no interior com uma fornalha do lado de fora, quando as toras são jogadas para fora.

    É importante notar que todos os tipos de edifícios de banho de barril podem ser condicionalmente divididos em duas categorias - aqueles que são feitos de fábrica e completamente montados por si mesmos.

    Especificações

    Existem muitas opções de banhos redondos, cada um com as suas características, que vão desde a dimensão à disposição interior. Assim, depois de percorrer todas as opções possíveis, pode escolher o seu barril-banho “ideal”.

    Dimensões (editar)

    O menor banho horizontal tem 2 metros de comprimento. O seu desenho implica a presença de 1-2 quartos. Você pode se despir aqui na entrada, se houver uma varanda com viseira no balneário. O peso de tal edifício é de cerca de 1,5 toneladas.

    Os barris maiores chegam a 6 metros com um pequeno. Já pode haver até 3 quartos: um camarim (com um local de descanso atencioso, uma mesa, cabides, bancos), uma sala de lavagem (com duche ou recipientes com água), uma sala de vapor (com espreguiçadeiras confortáveis) ; ou no caso de uma sauna, o banheiro pode se tornar uma sala de relaxamento. Em média, o comprimento de cada sala será de 1 a 2 metros.

    Os banhos redondos clássicos podem ter os seguintes tamanhos - até 2, 3, 4, 5, 6 metros de comprimento e cerca de 2 metros de diâmetro (1,95 m é o diâmetro interno). Quadro, banhos ovais podem ter parâmetros ligeiramente diferentes: 4x4, 3x6. Quase qualquer sauna pode acomodar espreguiçadeiras confortáveis ​​com 500 mm de largura.

    Há apenas um quarto nas saunas de dois metros. Em três ou quatro metros já existem dois - um pequeno camarim e uma sala de vapor. Os maiores têm espaço para três quartos.

    Quanto à altura, mesmo as pessoas altas podem tomar banho de vapor neste tipo de banho. A altura do teto é superior a 2 metros.

    Formulários

    A forma clássica do barril-banho é um círculo, ou melhor, um cilindro horizontal.

    Menos comuns são as formas ovais, quadradas ou retangulares com cantos arredondados. Além disso, existem opções de banhos com topo semicircular e fundo retangular.

    A entrada tanto para o banho oval quanto para o quádruplo pode ser pela frente ou pela lateral. A entrada pode ser emoldurada por um dossel ou equipada com um mirante. E o banho de barril pode ser adicionalmente encerrado em uma estrutura de telhado de duas águas.

    Os banhos redondos duplos são retangulares. Banhos-barris verticais são mais frequentemente edifícios de formato redondo, menos frequentemente ovais ou retangulares com cantos arredondados.

    Materiais (editar)

    As principais características de desempenho do banho dependem dos materiais de que é feito. A casa de banho é construída em madeira, ou melhor, uma madeira perfilada especialmente processada com uma ranhura lunar ou fixação por ranhura espinhosa. Os seguintes tipos de madeira são geralmente usados ​​para construção:

    • Carvalho - um material de altíssima qualidade, que se torna ainda mais resistente com a exposição à água. Possui excelentes propriedades e pode servir por muitos anos. Tem uma estrutura bonita mas é muito cara.
    • Linden - excelente material para banho. É conhecido por suas propriedades medicinais. Infelizmente, a madeira dessa espécie mal processada é facilmente suscetível ao apodrecimento e outras influências negativas.
    • Aspen - análogo de tília. Com sua ajuda, você também pode criar um microclima favorável.Mas, ao contrário da tília, é mais resistente aos efeitos nocivos.
    • Larício - material que não apodrece e, portanto, dura muito tempo. É verdade que o preço da madeira redonda desta raça é bastante alto.
    • Cedro - a única espécie de coníferas altamente recomendada como material de construção. Também pode ser usado para criar um microclima curativo. Possui uma estrutura linda e única. Tem apenas uma desvantagem - é bastante caro.
    • Árvore de peles, pinheiro e outras coníferas não são recomendadas como materiais de construção para banhos. Isso porque, sob a influência de altas temperaturas, a madeira é capaz de liberar resinas, que podem ser queimadas. No entanto, esse efeito ocorre apenas em temperaturas superiores a 100 graus. Além disso, se essa madeira passou por uma boa secagem em câmara, esse processo é mínimo.
    • Amieiro e bétula os barris não são adequados para a construção de uma casa de banhos, porque ficam muito quentes.

    Vale ressaltar que a opção de utilizar várias espécies de árvores na construção é possível. Por exemplo, o piso é de lariço, a parte superior é de tília e o acabamento é de álamo. Essa solução ajudará a economizar um pouco na construção.

    Além dos elementos de madeira, você precisará de amarras, que são feitas de fita (tira) de ferro ou aros de aço. Obviamente, serão necessários cantos de metal, parafusos e outros fixadores.

    Dispositivo

    Dependendo da finalidade da sala, pode haver um gazebo completo bem na soleira da porta, no qual cabides-ganchos são instalados, pequenos bancos (ou cadeiras) são colocados. O próximo é o camarim. Pode conter os mesmos cabides, bancos e até uma pequena mesa dobrável fixada na parede. No banheiro, de um lado, pode-se instalar um chuveiro, e uma bandeja embaixo dele, do outro lado pode haver pequenas prateleiras para cosméticos, conchas e outros itens. Você não precisa de muitos móveis em uma sauna a vapor. Basta apenas bancos, espreguiçadeiras, nos quais é conveniente sentar e tomar um banho de vapor.

    Na produção de muitos fabricantes, há muitos conjuntos de banhos de barril prontos para montar. Resta apenas escolher a opção que você gosta.

    No que diz respeito às questões técnicas, então, como regra, a estrutura em forma de barril é organizada da seguinte forma:

    • Deve ser instalado um palete ou grade de madeira na pia, o que garantirá o escoamento da água. Além disso, deve ser instalado um ralo no chão e um tubo entre o fundo e o esgoto.
    • Se a água for aquecida a partir da estufa, neste caso o elemento de aquecimento deve ser instalado entre a sala de vapor e a sala de lavagem.
    • Na sauna, o fogão pode ser colocado contra a parede ou movido para fora da banheira.
    • Caso ocorra aquecimento devido ao recuperador no interior da divisão, deve-se isolá-lo para evitar o contacto acidental.
    • O tubo pode ter saída lateral ou diretamente no meio. Se se trata de um banho-sauna, é necessário repensar todas as questões relacionadas com a ventilação e providenciar um amortecedor especial para a chaminé.

    Em conclusão, é necessário prever a utilização de uma tira - os próprios tirantes de metal, que, nesse caso (nomeadamente, o ressecamento da árvore), vão permitir o aperto da moldura.

    Avaliações

    A maioria dos comentários dos proprietários de banhos de barril é positiva. Mas também existem os negativos. Os proprietários de tais designs os elogiam principalmente pelo design original, bem como pela facilidade de montagem, mobilidade e aquecimento rápido. Muitos observam que este projeto assume uso exclusivamente temporário apenas na estação quente. Embora haja quem os use no inverno.

    Na maioria das vezes, os aspectos negativos do uso de tais estruturas são encontrados após vários anos de uso. Freqüentemente, esses problemas podem ser evitados com o cuidado adequado e o uso de materiais de qualidade durante a construção.

    Existem muitos registros dos proprietários das banheiras que as adquiriram recentemente, ao contrário daqueles que as utilizaram por pelo menos 3-4 anos. As críticas positivas costumam ser tão “amáveis” que involuntariamente duvidamos de sua realidade e de seu componente não comercial. Portanto, os comentários negativos são especialmente valiosos. Aqueles que são contra e repreendem as banheiras de barris - isto é, com certeza verdadeiros compradores, observem o seguinte:

    • Com o tempo, as pranchas secam e, depois de retirá-las e colocá-las no chão, torna-se problemático. Embora em muitos aspectos isso indique a qualidade inicialmente ruim dos materiais de construção - eles não foram devidamente secos.
    • No inverno, os banhos não esquentam tão rapidamente e esfriam tão rapidamente. Parece frio embaixo quando ainda há vapor no topo. Não dá para ficar muito tempo sentado na sauna.
    • A necessidade de monitorar o esgoto, especialmente quando usado em condições de congelamento. O tubo de drenagem pode estourar e isso levará a uma drenagem deficiente, água estagnada e apodrecimento.
    • O aparecimento de mofo, bolor, mesmo com os devidos cuidados - ventilação e limpeza regulares.
    • Muitos usuários de banhos de verão ficam confusos com a espessura das paredes. As placas utilizadas são bastante finas - apenas 4-5 cm.
    • Custo alto - pelo mesmo valor, pode-se construir uma casa de banho temporária com estrutura comum ou bloco de espuma, que será mais espaçosa.

    Como fazer isso sozinho?

    Os fabricantes oferecem banhos chave na mão. O barril será trazido para o local ou montado no local. No entanto, também existem ofertas especiais dos desenvolvedores - kits prontos para automontagem com instruções detalhadas passo a passo para instalar a estrutura. É verdade que o preço desses kits não difere muito do produto acabado.

    Tendo decidido montar o banho de barril você mesmo, deve prestar especial atenção à qualidade dos materiais utilizados. Caso contrário, esse banho durará no máximo 3-4 anos.

    As placas devem estar perfeitamente secas. As dimensões de cada placa devem ser idênticas. Além disso, cada placa deve passar por uma fresadora. Para conectar os elementos, uma conexão espinhosa é usada. Essa conexão só pode ser feita com o uso de equipamento profissional. Além disso, cada elemento de madeira deve ser tratado com soluções de proteção especiais.

    Para calcular, solicitar e preparar a quantidade necessária de materiais, é necessário fazer um desenho preciso da futura estrutura. Quanto mais preciso for o projeto, melhor.

    Na fase de projeto, será necessário determinar como serão localizadas as janelas e portas. Eles devem ser indicados na figura.

    De acordo com o desenho ou esquema acabado, o mestre cortará os seguintes espaços em branco na usina:

    • Tábuas de madeira para pavimentos, paredes e tectos com fixação por ranhuras espinhosas e secção transversal não superior a 45 * 90 mm;
    • paredes e divisórias com seção de 50 * 200 mm;
    • bases com recortes semicirculares (cujo diâmetro corresponde ao diâmetro do banho). Seção não superior a 40 * 400 mm. Pode haver de 2 a 4 dessas bases, dependendo do comprimento e do número de quartos.

    O número necessário de placas é calculado pela fórmula: a circunferência é dividida pela largura de uma placa.

    Quando todos os espaços em branco estiverem prontos e pré-processados, você pode começar a montar.

    O banho de barril deve ser montado em uma superfície plana (solo nivelado, uma plataforma pavimentada com lajes ou uma área preenchida com concreto). Uma base sólida não é necessária nem realizada. Ao erguer uma banheira de barril com sauna a vapor, um sistema de drenagem deve ser fornecido... A plataforma pode ser ligeiramente inclinada.

    Quando a futura fundação está pronta, então um banho já está acontecendo. Para começar, as bases são fixas. Cantos de metal, parafusos e uma chave de fenda serão muito úteis aqui. Os suportes são colocados em incrementos de 150 cm. As tábuas devem ser fixadas o mais firmemente possível, pois os cantos de metal são úteis, o que cria uma rigidez adicional. Esses elementos são fixados nos cantos e na junção das faixas transversal e longitudinal.

    Depois que a primeira placa for colocada. Ele está localizado exatamente no meio. É necessário fixá-lo com segurança, pois é nele que todas as outras placas serão fixadas.

    De acordo com a tecnologia, as placas são fixadas simultaneamente em paralelo de ambos os lados. Cada parte deve aderir firmemente à anterior. A fixação por ranhura lunar permite que as placas sejam conectadas umas às outras sem usar nenhum elemento de conexão.

    Quando o setor inferior é montado, as tábuas ocupam todo o recorte do estande e as paredes das extremidades são fixadas. Para colocar divisórias nas placas laterais, ranhuras especiais devem ser fornecidas.

    O elemento final será uma barra de ajuste. Este detalhe permitirá que você minimize as lacunas.

    Resta apenas juntar o banho com cabos de aço. Depois de amarradas as amarras, cuide da drenagem e da chaminé, da instalação do fogão, da instalação da fiação elétrica e do esgoto.

    Se você planeja usar o banho o ano todo, então nesta fase é necessário isolá-lo. Você pode isolar a estrutura usando um rolo de folha especial que pode resistir a altas temperaturas. Os materiais tradicionais para esses fins são a lã mineral.

    Vale a pena considerar que os banhos isolados também são revestidos com tábuas de madeira. E suas paredes são uma construção de 3 camadas.

    Piso, teto, paredes estão prontos. Agora você pode colocar portas e janelas. Observe que eles devem ser instalados o mais firmemente possível. Em seguida, você precisa passar para o arranjo interno. Bancos, poltronas, estrado de madeira, mesa dobrável, cabides, estantes - tudo isso é necessário para um passatempo confortável no banho.

    Uma das últimas etapas será a construção da cobertura. Em uma banheira redonda, você pode colocar, por exemplo, telhas betuminosas ou outro telhado macio, ou você pode construir uma moldura adicional para um telhado de duas águas.

    E no final da construção, será necessário processar todos os elementos de madeira da decoração interior da banheira. O óleo de linhaça é um excelente agente de impregnação que provou ser uma proteção adicional contra o excesso de umidade. Será útil tratar as superfícies externas do banho com uma composição retardadora de fogo.

    O banho está pronto. Mas não se apresse em usá-lo imediatamente. A primeira fornalha será "técnica" para finalmente erodir todos os compostos que foram usados. É necessário aquecer um banho quente por pelo menos 4 horas. A temperatura ambiente deve estar acima de 60 graus Celsius. Portas e janelas devem ser abertas ao mesmo tempo.

    Para informações sobre como montar um banho de barril, veja o próximo vídeo.

    Belos exemplos

    Uma das vantagens do banho em barril é, sem dúvida, sua aparência original. Ele não pode deixar de atrair a atenção. Muitos, tendo ouvido que conhecidos tomam esse banho, se esforçam para visitá-lo e experimentar pessoalmente seu vapor.

    O interior da banheira também parece muito original por dentro. A maior parte dos móveis é feita de madeira. Uma sala esférica de madeira contribui para um relaxamento adicional. Psicologicamente, é confortável nisso, a pessoa se sente protegida. No contexto, é um “sanduíche” de vários quartos: vestiários, camarins, banhos turcos. E se o banho for feito de madeira de espécies medicinais, então também se torna um hospital em casa, o que aumenta não só a imunidade, mas também o humor.

    Mas com o tempo, até mesmo esse tipo de exclusividade pode se tornar entediante. Muitos proprietários começam a decorar o prédio, e o banho se transforma em um ônibus espacial ou submarino ou outras estruturas de formato cilíndrico. Algumas pessoas fazem uma casa de banhos que parece uma cabana fabulosa, mas com uma forma oval alongada. O uso de vidro em grande parte da fachada dará ao edifício um toque de alta tecnologia ou estilo industrial. Como uma versão de inverno, esse banho, é claro, não funcionará, mas no verão sempre encantará os olhos com seu visual original.

    Outros proprietários passam a realçar a forma do barril ou a ajustá-lo adicionalmente à estrutura da casa (deixando o "vão" necessário de 6 metros), equipá-lo com uma cobertura e uma varanda, ajustá-lo à piscina ou depósito de água. (Se inicialmente esses elementos arquitetônicos não estivessem incluídos no conjunto com o banho).

    Com os devidos cuidados, um banho em barril vai durar décadas. A coisa principal:

    • Não se esqueça de ventilar a sala de vapor, e o resto das instalações, durante pelo menos 4-5 horas, de preferência após cada utilização e se o banho não for aquecido há muito tempo.
    • Faça uma "secagem" adicional do banho. É necessário colocar o forno em potência máxima dentro de uma a duas horas e, ao mesmo tempo, manter as portas e janelas abertas.
    • Trate a estrutura com equipamentos de proteção pelo menos uma vez por ano.
    • Se for instalado um fogão a lenha, é aconselhável usar lenha de madeira não conífera para aquecimento. A madeira deve estar seca.
    • O tanque de água deve estar pelo menos meio cheio. Isso é muito importante ao alimentar. Após o uso, é aconselhável retirar a água restante do tanque.
    • Verifique e limpe a chaminé regularmente.
    • Certifique-se de que a água do dreno não estagnou ou congela.
    • No outono, os aros que apertam a moldura da banheira devem ser afrouxados. É na estação fria que a madeira tende a se expandir ligeiramente devido à umidade ao redor. No verão, ocorre o processo inverso, a árvore seca e os aros precisam ser apertados.

    Cumprindo todas estas recomendações, a sauna barril será o recanto muito acolhedor e curativo para a restauração do corpo e da alma. O banho original e confortável vai durar mais de uma década, deliciando a todos com um vapor leve e curativo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário