Tanque de água do banho: tipos e opções de instalação

Tanque de água do banho: tipos e opções de instalação
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Materiais (editar)
  4. Fazer faça você mesmo
  5. Como instalar e conectar corretamente?
  6. Dicas úteis

Os procedimentos de banho têm um efeito muito positivo na saúde humana. Eles aquecem perfeitamente os músculos e as articulações, previnem resfriados e melhoram a circulação sanguínea. Mas para um descanso confortável e saudável, o banho deve estar devidamente equipado.

Normalmente, há dois tanques de água no modelo padrão de um banho russo. Um deles é destinado ao frio e o outro, respectivamente, ao quente. O descanso confortável no banho depende diretamente da caixa de água quente escolhida, da forma como está instalada e da quantidade que tem. Essas questões devem ser tratadas com cuidado e com a maior responsabilidade.

Peculiaridades

Embora hoje existam vários dispositivos de aquecimento de água, um tanque de água quente comum em uma banheira ainda é relevante. Uma vantagem bastante significativa deste dispositivo é uma economia decente no aquecimento de água a gás ou de aparelhos elétricos. Também um dos aspectos positivos de um tanque de água quente em uma sala de vapor é que ele aumenta o nível de umidade do ar.

O principal antes de comprar um tanque é não calcular mal o seu volume. Algumas regras importantes o ajudarão a escolher o tanque certo para sua subsequente operação confiável e de longo prazo. Em particular, deve-se ter em mente que para uma pessoa no banho, você vai precisar de 20 a 25 litros de água quente. Portanto, se a sauna do banho for pequena e projetada para duas pessoas, uma capacidade padrão de cinquenta litros será suficiente. E no caso em que a área do banho permite que você relaxe nela com toda uma companhia, então já existe um reservatório insubstituível de um litro.

Visualizações

Os tanques de água quente estão disponíveis em vários modelos. Entre os tipos de estruturas mais comuns estão reservatório embutido, controle remoto e tanque em tubulação. Cada um dos modelos apresentados tem seus lados positivos e negativos.

Construídas em

Anteriormente, as estruturas embutidas eram feitas em banhos imediatamente durante sua construção. A parte inferior do tanque de água era conectada à fornalha e, em seguida, o líquido era aquecido do fogo do fogão. Este é um design familiar e padrão que tem sido usado por muito tempo. A sua grande vantagem é que a água do tanque aquece muito rapidamente e não tem muitos problemas com a opção de aquecer água. O líquido desse reservatório é retirado com uma concha, levantando a tampa ou instalando uma torneira no barril. No entanto, esse reservatório pode ser de pequena capacidade. O volume, neste caso, depende diretamente das dimensões do aquecedor ou caldeira. E também a maior parte do calor do fogão vai justamente para o aquecimento do recipiente com líquido, o que reduz o nível de transferência de calor na sala de vapor.

Controlo remoto

A principal comodidade desse tipo de projeto é que o tanque pode ser instalado em qualquer lugar, dependendo da conveniência. Esse recipiente é colocado mais frequentemente em lavabos ou em um chuveiro próximo à sauna a vapor. Como dispositivo de aquecimento, é utilizado aqui um trocador de calor localizado no forno, que é conectado ao tanque por tubos de cobre e latão. O princípio de operação é que a água fria flui pelo trocador de calor e a água quente sobe de volta.

No tubo

Esses modelos são aconselháveis ​​para uso quando a sauna a vapor é usada por um longo período. Nesse caso, o recipiente com água fica acima do cano.A instalação dessa estrutura é mais difícil do que as outras, mas tem mais vantagens. O tanque de água normalmente é instalado no sótão. A água aquecida retém sua alta temperatura por muito tempo, mesmo depois que o forno é desligado. O projeto em si não atrapalha o espaço do banheiro, já que está localizado no sótão. Este projeto é bom para usar em um banho com um grande número de pessoas., porque o tanque comporta um grande volume de água e aquece em um tempo extremamente curto.

Outro tanque de água quente na tubulação é chamado de samovar devido ao seu princípio de funcionamento. Normalmente o aço inoxidável é usado para a produção de sistemas samovar. Graças a este material, a água do recipiente aquece muito rapidamente. Mas é extremamente importante evitar que o líquido ferva no tanque. Esta regra se aplica a todos os tipos de sistemas.

Também um modelo bastante popular são os tanques com dobradiças. Trata-se de um desenho muito cómodo que se instala directamente por cima do recuperador, que permite aquecer a água. Esse tanque é muito conveniente para usar em um banho pequeno, uma vez que o reservatório de água ocupa pouco espaço. Mas a desvantagem mais comum é que as pessoas na sala de vapor podem tocar acidentalmente nas laterais quentes do tanque e sofrer queimaduras graves. Além disso, o volume desses tanques nem sempre é grande e a água pode ferver rapidamente. Para isso, recomenda-se drenar a água periodicamente e encher com água fria. Além disso, esses tanques são equipados com torneiras para escoamento da água.

O tanque de água do canto está instalado no canto da sala de vapor. Isso é uma vantagem, uma vez que tal projeto não confunde o espaço na banheira.

Os tanques de água horizontais têm uma forma oval e mais parecida com um barril.

Existem também tanques com o chamado elemento de aquecimento. Elementos de aquecimento são elementos de aquecimento que fornecem aquecimento de água a partir da eletricidade. Elementos de aquecimento também ganharam popularidade particular recentemente. Mesmo muitos fogões de sauna agora não funcionam com lenha, mas com a ajuda desses dispositivos. Seus principais fabricantes são empresas "Harvia", "Olá", e entre os fabricantes nacionais, a campanha é popular "Ermak"... Além disso, existem dispositivos complexos nos quais a água pode ser aquecida tanto com a rede como com o calor do fogão.

Também vale a pena mencionar um modelo como tanques de expansão. A principal função de tal dispositivo é compensar o excesso de pressão no sistema de aquecimento. Isso sempre acontece quando a temperatura da água sobe. Ou seja, a questão é que esse tanque de armazenamento ajuda a manter a pressão ideal no sistema. Muitas vezes tanques de expansão são usados ​​para grandes sistemas de aquecimento, por exemplo, para banhos públicos.

Um tanque de água quente anexado também é considerado um dos mais populares. Para aquecer a água, o reservatório é simplesmente anexado à divisória do forno, e a água nele é aquecida.

Materiais (editar)

Na hora de escolher um tanque para o banho ou na hora de prepará-lo, é de extrema importância a escolha do material correto para sua confecção. O tempo de aquecimento do líquido, o período de seu resfriamento e a duração do funcionamento do próprio aparelho dependerão disso. Entre os materiais mais utilizados, o ferro fundido, o aço inoxidável e o aço esmaltado são amplamente utilizados.

Anteriormente, apenas tanques de ferro fundido eram usados ​​para tanques de água quente. Recipientes de ferro fundido testado pelo tempo e tem uma série de aspectos positivos. Em particular, um tanque de ferro fundido irá manter a água quente por muito tempo. Eles não corroem e a água neste tanque estará sempre limpa. Esse material é muito resistente às mudanças de temperatura. E, por fim, a vida útil do tanque de ferro fundido é muito longa, pois esse material não é suscetível à corrosão. Atualmente, poucos fabricantes estão envolvidos na fabricação de tanques de ferro fundido. Mas é bem possível comprar um tanque usado por um preço mais baixo.Neste caso, será necessário processá-lo e dar-lhe um aspecto agradável.

Dos pontos negativos, você pode enfatizar o tempo bastante longo para aquecer a água no tanque. Os tanques de ferro fundido são pesados ​​e às vezes precisam ser instalados em uma fundação especial. Se o tanque estiver localizado acima do fogão, é necessário um reforço adicional para sua fixação. Fazer você mesmo esse tanque também será um evento muito problemático.

Recipientes de aço inoxidável agora são usados ​​com bastante frequência. Este material substituiu os tanques de ferro fundido. Os proprietários dos banhos apreciaram suas altas qualidades positivas. Esses tanques não requerem proteção adicional contra alta umidade. A água no tanque de aço inoxidável é aquecida em um período de tempo extremamente curto. O aço inoxidável tem boa resistência a mudanças bruscas de temperatura e, por isso, não enferruja, o que já vem do seu nome. Dos pontos negativos, só podemos notar que a água nele esfria rapidamente.

Tanques de aço esmaltado - também uma versão popular deste design. Um revestimento especial de esmalte nesses tanques os protege de forma confiável contra a corrosão. O principal é evitar danos ao esmalte, caso contrário o tanque pode começar a enferrujar. Embora seja bastante problemático danificar a camada de esmalte, uma vez que tal revestimento é resistente a todos os tipos de danos. Se necessário, um tanque feito desse material pode ser muito fácil de limpar. Existem várias cores de esmalte no mercado.

Para água fria, tanques separados raramente são usados, uma vez que na maioria das vezes entra na sala pelo abastecimento de água. Mas se houver necessidade de colocar um recipiente para água fria, então haverá muito menos problemas do que com um tanque para água quente, visto que não há requisitos particularmente rígidos para isso. Você pode até usar tanques de madeiracomo um barril de carvalho. Popular e recipientes de plástico para água fria. Mas esses recipientes não podem ser colocados em uma sala de vapor e ainda mais perto de um fogão, porque o plástico é sensível a altas temperaturas e pode se deformar quando aquecido. Além disso, esse tanque pode ser totalmente feito com suas próprias mãos.

Um recipiente caseiro pode ser soldado a partir de várias folhas de alumínio. Superfícies galvanizadas também podem ser usadas para proteger ainda mais o tanque da corrosão.

Fazer faça você mesmo

Muitos atendentes de banho com experiência recomendam fazer recipientes de aço inoxidável. A maioria de suas vantagens foram listadas acima e todas indicam a grande facilidade de uso de tal material. Mas vale a pena considerar que existem diferentes marcas de aço inoxidável, e nem todos podem ser adequados para fazer um recipiente com água no banho. Algumas das melhores opções são as marcas 08 X 17 (430) e 812 X 18H10 (304). São superfícies muito duráveis, que requerem pouca manutenção e duram muito tempo.

Os tanques normalmente adquiridos têm uma espessura de parede de 1 mm. Mas, ao fazer um recipiente, é melhor usar folhas de metal com uma espessura um pouco mais espessa. As dimensões das telhas são selecionadas de acordo com a capacidade do tanque.

Os artesãos costumam usar um tubo de aço inoxidável. Nesse caso, o contêiner é como um barril. E esta é uma opção bastante conveniente, porque você não precisa perder muito tempo calculando o tamanho e conectando as folhas. Para fazer esse barril de ferro, você deve concluir as seguintes etapas:

  • Primeiro você precisa cortar o pedaço de tubo necessário com um moedor.
  • Os pontos de corte do tubo devem ser cuidadosamente processados. Você pode usar um arquivo normal para isso. Uma furadeira com acessórios especiais ajudará a facilitar a tarefa e economizar muito tempo.
  • Em seguida, você precisa começar a instalar as tampas inferior e superior do contêiner. Na verdade, para isso você precisa encontrar uma folha de aço inoxidável. Normalmente, a parte superior e inferior são mais grossas do que as paredes do próprio tanque. Desenhe um círculo uniforme na folha de acordo com o diâmetro do tubo.Os círculos necessários são cortados e processados ​​novamente. Se uma chaminé passar pelo recipiente, são feitos orifícios adicionais nas partes inferior e superior de acordo com o diâmetro do tubo do fogão.
  • A próxima etapa do trabalho é a conexão das peças cortadas com a parte principal do futuro container. Para isso, uma máquina de solda ou um método de soldagem é usado (que é muito mais complicado e demorado). Depois de unir, novamente, as costuras de solda precisam ser bem processadas. A propósito, se necessário, e por conveniência, não é de todo necessário soldar a parte superior. Pode ser aparafusado ao corpo ou feito como cobertura para poder ser retirado. Isso é feito quando o recipiente não está conectado à rede de abastecimento de água e a água é abastecida manualmente.
  • A próxima etapa do trabalho é a mais meticulosa. É necessário instalar uma torneira e tubos de ramificação no recipiente. Para isso, o aço inoxidável deve ser furado por baixo e por cima nos locais onde ficarão as torneiras. Às vezes, os tubos são simplesmente soldados ao recipiente para não fazer roscas especiais.
  • Em seguida, o trabalho é feito para instalar o contêiner. Mais detalhes sobre eles são descritos a seguir.

Como instalar e conectar corretamente?

No processo de instalação e conexão do tanque no banho, uma das principais prioridades é resolver a questão de como a água do tanque será aquecida. A água da cuba pode ser aquecida quer com o calor da estufa do banho turco, quer com a ajuda de uma resistência. O principal fator aqui é o número de pessoas que visitam a sauna a vapor e a necessidade de água quente. A espessura do tanque também afetará a taxa de aquecimento da água.

Os diagramas de conexão do tanque de água podem variar. Se houver abastecimento de água na sala, é necessário utilizar um sistema fechado de abastecimento de água. Para tanto, é mais aconselhável utilizar um fogão que possua uma serpentina, e que, por sua vez, será conectado a um reservatório de água e aquecerá o líquido. O próprio recipiente pode ser equipado na parede. Às vezes, os tanques são montados diretamente acima dos fornos, mas para esta instalação é melhor usar estruturas mais leves e menores. Para recipientes com circuito de água, geralmente são utilizadas chapas de aço inoxidável ou galvanizadas.

Você precisa se conectar de acordo com as seguintes instruções:

  • O próprio tanque deve ser instalado na sala de vapor e conectado às tubulações por meio de uma serpentina.
  • Para conseguir uma boa circulação, convém conectar a parte superior do tanque à saída superior da serpentina, e a parte inferior do tanque, respectivamente, à inferior. Por esse motivo, a água fria fluirá de baixo e a água quente sairá de cima.
  • No local de entrada da água fria no tanque, é utilizada válvula de segurança e retenção.
  • Depois disso, você precisa definir a pressão limite para as válvulas nas quais elas serão acionadas. Os desenhos são apresentados a seguir.

Devido a este princípio de operação, o líquido no recipiente será aquecido por meio de uma serpentina. E depois de esgotado, o tanque será novamente enchido com água fria.

Se a água quente permanecer no tanque por muito tempo, a pressão aumenta nele. Mas, neste caso, um chamado "explosivo" é instalado nos tanques, que automaticamente libera a pressão.

Dicas úteis

Muitos proprietários de casas de banho precisam pintar um tanque de água. Além disso, se este é um produto feito à mão, então você definitivamente precisa dar-lhe um visual bonito e apresentável. Para começar, é recomendável limpar bem a superfície do recipiente, por dentro e por fora, antes de pintar. Para isso, você pode usar vários abrasivos. Além disso, a superfície deve ser desengordurada para que durante a pintura subsequente, uma boa aderência da superfície e da tinta seja garantida. Se um recipiente antigo for usado, provavelmente haverá resíduos de ferrugem nele.Isso pode ser resolvido usando uma escova de metal ou uma furadeira elétrica com um acessório especial. Uma broca vai economizar tempo, esforço e remover a ferrugem de forma mais completa.

Imediatamente antes de pintar, certifique-se de que a superfície do tanque está completamente seca e com primer. Para pintura, é necessário preparar um respirador e luvas de borracha com antecedência por motivos de segurança. Para o processo em si, você pode usar um pincel ou spray.

A tinta deve ser aplicada em várias camadas. Isso protegerá a superfície da penetração da água em sua estrutura.

Atualmente, os fabricantes oferecem uma ampla gama de tintas diferentes para todas as superfícies. Muitas tintas também contêm substâncias que ajudam a proteger o recipiente da corrosão. Portanto, pintar o tanque proporciona proteção adicional e aumenta sua vida útil. Especificamente para um banho, é melhor escolher uma tinta com propriedades resistentes ao calor. Essas tintas criam uma camada especial na superfície do tanque, que o protege de altas temperaturas e do aparecimento de ferrugem. Portanto, escolher a tinta para o tanque não será um problema e os preços são bastante razoáveis.

Para água fria, costuma-se usar um tanque de armazenamento, que bombeia a água para dentro de acordo com o princípio de uma bomba. Quando o tanque está cheio, a bomba desliga-se automaticamente. É importante notar que tais estruturas criam ruído durante a operação. Portanto, para uma estadia confortável, não é recomendável instalar tanques de armazenamento na sala de vapor. Além disso, a umidade elevada pode prejudicar esse sistema.

Um fator crítico para o tanque é o equipamento correto de saída de água. Ele deve prestar atenção especial e escolher tubos feitos de material de alta qualidade para que não vazem. Caso contrário, a água escoará constantemente e não terá tempo de aquecer bem.

Também vale a pena instalar corretamente o dreno de água da sala de vapor. Para isso, geralmente é feito um poço de drenagem na rua, e um tubo de drenagem é instalado no banho. O piso da pia é ligeiramente inclinado para que toda a água flua para o cano.

É melhor fazer uma pequena partição entre o forno e o tanque de metal. Uma folha de amianto pode ser usada. Isso não danificará as paredes do tanque pela alta temperatura do fogão, graças a isso, a vida útil do metal se estenderá significativamente.

Se o peso do forno e do tanque for grande, uma base especial deve ser preparada primeiro. Normalmente é feito quando o peso da estrutura ultrapassa os 600 kg. Nenhuma argamassa de cimento é usada para assentar os fogões. Areia e argila são usadas em seu lugar. A argila é embebida em água e depois adiciona-se areia.

    Assim, acima foram considerados vários modelos de caixas d'água no banho. Cada design tem suas próprias vantagens e desvantagens. Portanto, a escolha do design depende das preferências individuais do proprietário da banheira. Para a escolha correta de um recipiente com água no banheiro, é preciso decidir sobre o desenho e o volume do tanque. Eles podem ser integrados, remotos e samovar no tubo. Entre os materiais, o ferro fundido e o aço inoxidável são os mais populares. É perfeitamente possível fazer um contêiner sozinho, sem fazer muito esforço e gastar tempo e dinheiro.

    Para informações sobre como fazer um tanque de água remoto, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário