Varanda em uma casa particular

Varanda em uma casa particular
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Visualizações
  3. Material
  4. Varanda em casa de madeira
  5. Tipos de estruturas
  6. Opções de localização
  7. Telhados ou viseiras: o que é melhor?
  8. Ideias lindas

Normalmente, as casas particulares não implicam a presença obrigatória de varanda. Alguém considerará este elemento arquitetônico desnecessário mesmo para uma casa de dois andares, alguém será impedido por certas dificuldades em sua construção e decoração, para alguém esta ideia parecerá muito cara. Como regra, uma varanda em uma casa privada é substituída por amplos terraços ou varandas.

No entanto, muitos proprietários de casas de campo e chalés ainda preferem quartos com varanda aberta e fechada como um lugar aconchegante para relaxar, dormir ou trabalhar.

Vantagens e desvantagens

Uma varanda, como qualquer outra estrutura arquitetônica, é claro, tem uma série de certas vantagens e desvantagens, que devem ser avaliadas mesmo na fase de desenvolvimento do projeto da futura casa.

As vantagens de uma varanda incluem os seguintes pontos:

  • A possibilidade de utilizar a área da varanda como metros residenciais adicionais;
  • Aparência atraente, bela decoração da fachada;
  • Acesso livre à rua. É sempre bom passar o tempo ao ar livre com uma conversa agradável ou uma xícara de café. Além disso, o ar fresco nas imediações do espaço residencial pode ser um verdadeiro salva-vidas para pessoas com deficiência;
  • Dependendo das características do projeto, a varanda pode servir como parte da varanda, telhado ou varanda;
  • Em caso de situação crítica, a varanda pode sempre ser utilizada como saída de emergência para a rua.

Além das vantagens, uma varanda em uma casa particular também tem suas desvantagens. Entre eles:

  • A adição de uma varanda a uma casa existente é sempre muito cara;
  • A varanda anexa é uma estrutura de alto risco. Cálculo incorreto ou erro na instalação pode levar ao colapso da estrutura;
  • Uma porta de varanda leva a uma perda significativa de calor na sala. A menos que estejamos falando de uma extensão completamente isolada.

Visualizações

As varandas podem ser fechadas ou abertas. A estrutura aberta é uma placa de base vedada. Uma varanda fechada implica em envidraçamento obrigatório do território.

Abrir

Na maioria das vezes, as casas particulares são decoradas com varandas abertas. Este desenho é utilizado como elemento decorativo, pelo que se retira particular importância à escolha dos materiais de acabamento e ao desenho das vedações. Uma das opções mais bonitas e elegantes que vem ganhando cada vez mais popularidade nos últimos anos é o uso de uma cerca de ferro forjado.

Além de seu apelo visual incondicional, a cerca forjada possui características próprias:

  • seu tamanho não deve exceder o tamanho da placa de suporte e da abertura do balcão;
  • antes da instalação, é necessário avaliar cuidadosamente o estado da placa, pois a estrutura metálica irá adicionar muita carga desnecessária a ela;
  • é necessário proceder à instalação de uma treliça metálica ou outra estrutura metálica apenas após o restauro completo da laje de betão armado (eliminação de fissuras e cavacos, nivelamento).

Fechadas

Os vidros aumentam significativamente a funcionalidade da divisão, permitindo-lhe utilizar a varanda não só como um local para relaxar, mas também como uma das salas de estar.

O vidro protege o espaço da varanda do vento frio e da precipitação atmosférica, pássaros e insetos irritantes, ruído excessivo.Uma varanda fechada é um ótimo lugar para criar plantas que gostam de calor e que adoram o excesso de luz solar.

As várias opções de envidraçamento (panorâmico, parcial, com vitrais) proporcionam novas possibilidades para um desenho de fachada original e esteticamente agradável.

Material

Para a fabricação de varandas, são utilizados materiais duráveis ​​e duráveis. Na maioria das vezes é concreto e madeira.

Varanda de concreto

Essa estrutura arquitetônica tem suas próprias características:

  • as estruturas de suporte de carga são embutidas na parede. A fiabilidade da estrutura depende da espessura da parede, se não for muito forte, são utilizados suportes adicionais;
  • a saliência da varanda tem pelo menos 1 metro de comprimento;
  • se a casa for de tijolos, a placa de base é inserida na parede em todo o comprimento;
  • o nível superior da laje é iniciado 5-8 cm abaixo do nível estimado do revestimento do piso;
  • a base de concreto deve ser cuidadosamente impermeabilizada;
  • a altura das grades da varanda não deve ser inferior a 1 m.

Varanda de madeira

Normalmente inferior ao concreto em tamanho e confiabilidade, mas superior em termos decorativos. Externamente, a varanda se assemelha a uma aconchegante casa de madeira ou cabana. A madeira é um material que traz muitos benefícios. Em primeiro lugar, é a atmosfera de aconchego criada pela madeira natural, pelo seu cheiro e pelo seu aspecto. A madeira combina bem com diversos materiais de acabamento.

Características do dispositivo de uma varanda de madeira:

  • para a fabricação de estruturas de suporte, são utilizadas vigas com seção de 10 * 20 cm;
  • a profundidade mínima das vigas da fachada de pedra não deve ser inferior a 25 cm;
  • a fixação das vigas às paredes é feita com parafusos ou cantos de metal;
  • racks verticais (placas 4 * 10 cm) e longitudinais (5 * 10 cm) são fixados ao console;
  • piso e corrimão são instalados;
  • todos os elementos em madeira e metal são tratados com tinta a óleo, grades e corrimãos revestidos com verniz resistente ao gelo e à água.

As lacunas entre as barras da rede para qualquer estrutura não devem ser maiores que 10-12 cm.

Varanda em casa de madeira

Na maioria das vezes, as varandas são dispostas bem no telhado. Podem ser empena, estruturas de telhado ou sacadas de janela. As estruturas de frontão e telhado podem se projetar para além da fachada da casa ou ser aprofundadas.

Se o projeto pretende criar exatamente uma varanda de empena, então, no processo de construção, uma das empenas é feita mais profunda para a largura da futura estrutura. Um sistema de vigas suspensas servirá de base para o telhado.

A base da futura estrutura é coberta com isolante e uma camada de impermeabilização, sendo colocada em cima uma régua. O próximo passo é a instalação de uma cerca de metal, tijolo ou madeira.

Como instalar de forma independente uma varanda em uma casa particular no vídeo abaixo.

Tipos de estruturas

Independentemente do aspecto e da dimensão, todas as varandas têm elementos estruturais obrigatórios. Entre eles:

  • placa de base, que transporta a carga principal;
  • cerca (parapeito);
  • elementos adicionais (viseira, pára-brisas).

O principal elemento estrutural é uma laje, que é feita de concreto armado ou madeira. A primeira opção é aplicável apenas para edifícios construídos com materiais duráveis ​​(pedra, tijolo, blocos de concreto armado). A placa de madeira é leve, podendo ser instalada na fachada de qualquer edifício.

De acordo com o método de fixação da laje à parede, as varandas podem ser:

  • com uma viga cantilever fixada na parede (uma laje de concreto armado é embutida na parede durante a fase de construção, e a saliência da estrutura não pode exceder 1 m);
  • com laje em balanço e apoio em vigas (as vigas são recuadas na parede, sobre as quais é colocada uma laje de betão armado ou madeira, podendo a largura da varanda atingir 1,2 m);
  • com laje apoiada em consolas triangulares (esta opção é utilizada quando a varanda está fixada a um edifício já em pé);
  • com laje sobre apoios (a varanda lateral assenta sobre colunas, paredes, vigas junto à fachada).

A varanda francesa também pertence à categoria de varandas, embora, na verdade, seja apenas uma bela cerca da abertura da janela.

Opções de localização

Os projetos de design podem prever diferentes localizações de varandas, por exemplo, acima de uma varanda ou terraço aberto, acima de uma janela saliente ou de uma varanda.

Na maioria das vezes, a varanda adorna a parte central da fachada do prédio e fica sob o telhado comum com a casa. NSEsta opção é ideal para pequenos edifícios. Esta varanda serve como um excelente local para relaxar em dias de sol e chuva. Uma sala bastante espaçosa permite levar uma pequena mesa, um par de cadeiras ou até mesmo um sofá para a varanda.

A varanda triangular sob o telhado parece muito interessante e incomum.... A vidraça permite que você use uma sala como um jardim de inverno.

Uma varanda acima de qualquer estrutura (alpendre, varanda ou janela saliente) geralmente desempenha não apenas uma função decorativa, mas também puramente prática. Essas estruturas requerem um telhado, e a laje da varanda apenas cumpre o seu papel. Uma opção prática que reduz significativamente o custo de construção.

Se não houver essa necessidade, a varanda pode estar localizada em qualquer um dos lados do prédio, geralmente no segundo ou último andar.

Telhados ou viseiras: o que é melhor?

A cobertura não pertence aos elementos estruturais obrigatórios, no entanto, expande sobremaneira a funcionalidade da varanda. A viseira é uma estrutura simples, na maioria das vezes curva, que protege o espaço da varanda da precipitação.

O telhado deve ser ligeiramente maior do que a laje e guarda corpo da varanda e deve ter uma ligeira inclinação para evitar o acúmulo de neve.

O telhado pode ser de inclinação única (a opção mais simples e econômica) e empena (esta opção fica especialmente bem em varandas de canto).

Esconder o espaço aberto da varanda da luz direta do sol permitirá o dossel original - "marquise". Esta estrutura metálica, forrada com um tecido especial, não só protege eficazmente a área da varanda, mas também lhe confere um aspecto muito bonito e moderno.

A viseira tipo cúpula não é muito popular devido a certas dificuldades técnicas de fabricação. No entanto, muitos proprietários de casas particulares escolhem este método de design específico para suas varandas.

A viseira arqueada parece muito interessante e elegante. Além disso, também é bastante funcional e prático de usar.

Ideias lindas

Uma varanda aberta em arco serve como um dossel sobre a entrada do edifício. O telhado semicircular elimina a possibilidade de acúmulo de água durante a chuva e neve. A área espaçosa permite organizar várias poltronas, cadeiras e mesas ao mesmo tempo para criar uma área de lazer ao ar livre aconchegante.

A varanda de madeira anexa permite que você crie dois cantos para beber chá ao mesmo tempo. A placa de base serve como um excelente dossel para proteger a espaçosa varanda da chuva.

A varanda semicircular aberta atrai a atenção, em primeiro lugar, pelo seu magnífico desenho. O forjamento artístico a céu aberto é usado para criar cercas e um dossel. Essa varanda desempenha simultaneamente duas funções ao mesmo tempo - é uma área espaçosa e leve para recreação e uma decoração decorativa da fachada.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário