Máquina de secar roupa na varanda
De vez em quando, em todas as casas, é necessário lavar a roupa. Até à data, esta tarefa é perfeitamente executada pela máquina de lavar automática. Nem todos estão equipados com uma função de secagem e nem todos os produtos lavados precisam de ser centrifugados, pelo que a questão de colocar roupa já lavada é um problema sério. A presença de uma varanda ou loggia permite organizar a secagem das coisas neste espaço através de modernas secadoras de roupa de vários tipos e designs.
Tipos e recursos
A localização e a carga esperada no dispositivo devem ser levadas em consideração ao comprar uma ou outra versão da secadora de roupas.
A desordem e a umidade elevada não contribuem para uma estadia confortável, portanto, se houver uma varanda ou loggia, a roupa lavada é mais frequentemente colocada lá.
Existe uma grande variedade de secadores de roupa, de vários designs, com uma variedade de métodos de montagem e opções de design, subdivididos em externos e internos.
O grupo mais numeroso é o interno, incluindo opções de teto, parede e piso.
Teto
O tipo mais moderno e conveniente de secador de varanda é o de teto. Uma estrutura deste tipo é fixada no teto e permite que você use quase toda a largura da varanda sem ocupar o resto da varanda ou espaço loggia.
A presença de uma ampla área de trabalho permite organizar um grande número de produtos ao mesmo tempo: a estrutura, via de regra, é projetada para um peso muito significativo. É uma peça indispensável para a secagem simultânea de vários conjuntos de roupa de cama, que se diferenciam não só pelo tamanho, mas também pelo peso.
Este tipo de secador não é adequado para secar peças pequenas. O design é um tanto difícil de instalar e requer opções de fixação adicionais.
A opção mais simples é uma estrutura de plástico ou metal equipada com correntes conectadas a um gancho.
O design tem a forma de uma pirâmide. Com a ajuda de um gancho, pode ser pendurado em uma argola presa ao teto ou em um varal.
Os prendedores de roupa na moldura podem ser usados para pendurar pequenas peças lavadas. Esse secador suspenso não ocupa muito espaço, é muito compacto, mas não foi projetado para uma carga pesada.
Uma versão semelhante do secador, mas com um design ligeiramente modificado, destina-se a peças delicadas que só podem ser secas quando desdobradas. O desenho deste modelo é uma moldura coberta por uma rede, sobre a qual estão localizadas as coisas, que são secas devido à estrutura da rede, e a presença de duas, às vezes três camadas no desenho proporciona uma secagem simultânea de várias coisas. Modelo compacto que economiza espaço não só durante a operação, mas também durante o armazenamento.
A única desvantagem deste tipo é a necessidade de utilizar um suporte auxiliar a cada vez para pendurar a roupa.
Dispositivos fixos de teto não requerem tais manipulações, suas fixações são fixas. Dois trapézios de metal ou barras de madeira são presos à superfície do teto com cordas esticadas entre eles.
A estrutura economiza muito espaço, mas a altura em que esta estrutura é instalada pressupõe o uso de auxiliares em forma de banquinho ou escada.
Existem modelos de abaixamento mais avançados com um mecanismo de elevador. Eles consistem em travessas paralelas, entre as quais existem vigas rigidamente fixas.
A estrutura é suspensa por cordas que passam por sistemas de blocos presos ao teto. As cordas presas às travessas ajudam a levantar e baixar o dispositivo a qualquer altura, seja manualmente ou usando caixas de engrenagens especiais, dependendo do modelo escolhido.
A colocação da roupa nesta estrutura suspensa deve ser equilibrada, sem enviesar, caso contrário o dispositivo não pode ser levantado na altura desejada.
Existe o modelo mais avançado de secador dobrável suspenso. O sistema desta opção não depende de uma disposição equilibrada das coisas como o modelo anterior, mas a moderação razoável em pendurar a roupa lavada não fará mal nesta opção.
O secador de roupa "Liana" é uma estrutura com lâminas vazadas reguláveis por onde passam os cabos, recolhidos num pente, fixados na parede. Durante o funcionamento desta estrutura, qualquer uma das lâminas pode ser abaixada até uma determinada altura, independentemente umas das outras.
Essa estrutura é fixada na parede por meio de um suporte ou no teto por meio de um perfil. Modelo cómodo que proporciona secagem rápida da roupa devido à possibilidade de fixar cada barra a uma altura diferente.
Mas essa opção também tem suas desvantagens. Uma estrutura complexa composta por muitas partes, a maioria das quais feita de plástico. As mudanças de temperatura não têm o melhor efeito sobre a durabilidade de toda a estrutura. Isso é especialmente verdadeiro para varandas abertas.
montado na parede
Uma alternativa ao tipo de teto são os secadores de parede que são montados permanentemente na parede. O mais simples deles é apresentado na forma de fechos localizados em paredes opostas, entre as quais as cordas são esticadas. Esta opção é adequada para galerias, mas não para varanda, devido ao design especial desta última.
Um aspecto mais versátil e moderno - secadores deslizantes, compactos, fiáveis e colocados em qualquer parede, mas apenas adequados para um pequeno número de coisas. Seu design não foi projetado para cargas pesadas.
A opção mais fácil é esticar os varais entre dois colchetes paralelos. A estrutura pode ser montada em uma parede ou talvez em duas paredes paralelas.
Existe um modelo melhorado, que é um dispositivo do tipo inercial. Um bloco fechado é instalado em uma parede, que inclui um tambor com cordas torcidas, cujas extremidades são presas a uma prancha. No lado oposto, é fixada uma estrutura, que é um gancho, com a ajuda do qual a barra com cordas é fixada firmemente. Ao retirar a barra do retentor no final da secagem, as cordas são enroladas no tambor por inércia.
Esta opção parece muito legal quando não está em operação e não prejudica a aparência da sala de forma alguma. Mas esse dispositivo também tem uma desvantagem: ao pendurar coisas em cordas, o espaço onde a secadora está localizada fica muito confuso.
Outro tipo de secador de parede é a opção com mecanismo deslizante. Sobre um suporte de metal são montadas tiras de certa forma, que têm a capacidade de se dobrar, ficando inoperantes, e se deslocar na distância desejada, formando filas com travessas localizadas paralelas entre si. A roupa colocada neste secador seca rapidamente e sem vincos. Após o uso, ele se dobra rapidamente, ocupando um mínimo de espaço.
Mas esta opção não suporta cargas pesadas devido ao seu design. A menor sobrecarga nas travessas extremas leva à flacidez de toda a estrutura, o que não afeta da melhor forma as partes que se deformam com o tempo. O que, em última análise, pode levar ao travamento do mecanismo de secagem.
Uma alternativa a uma estrutura deslizante é um modelo metálico estacionário, que consiste em uma estrutura com ripas horizontais. Construção muito robusta que pode suportar cargas significativas.
Às vezes torna-se necessário secar ou ventilar coisas que requerem um manuseio cuidadoso, que só podem ser penduradas em um cabide. Um cabide de varanda preso à parede faz um excelente trabalho nisso. Modelo prático, compacto e fácil de instalar.
Este tipo de dispositivo destina-se exclusivamente a coisas que só podem ser colocadas em cabides. Este tipo de roupa de cama é totalmente inadequado.
Este desenho apresenta-se sob a forma de uma consola fixada numa parte à parede e a outra destina-se a cabides com roupa, nos quais se situam ranhuras especiais, evitando que os cabides deslizem com as coisas. Existem também opções de piso para cabides de varanda, que são um rack com sistema giratório de suportes com diferentes posições.
Articulada
Secadores de parede leves e compactos podem ser usados em varandas abertas instalando esta estrutura em um parapeito. Seu objetivo é secar rapidamente pequenos itens como toalhas, roupas de bebê, roupas íntimas. Mas esta opção não é categoricamente adequada para lavagem em grande escala e colocação de itens grandes.
Pé de apoio
O secador de piso é projetado para suportar cargas pesadas, permitindo a secagem de itens com alta densidade. E após o fim da secagem, dobra-se facilmente, tornando-se muito compacto. No estado desdobrado, ocupa muito espaço, o que não é muito conveniente, especialmente para varandas de pequeno porte.
Esta é a opção mais comum, colocada em qualquer lugar conveniente.
Um secador de piso para um apartamento nem sempre é a melhor opção.
Elétrico
Este secador é ideal para galerias fechadas e varandas, visto que estão protegidos das mais variadas condições climatéricas.
Com a ajuda do modelo elétrico, você pode secar coisas na estação fria, principalmente na ausência de aquecimento.
O princípio de funcionamento é muito simples: as roupas são colocadas em tubos que são aquecidos, assim a roupa seca mais rápido sem a formação de cheiro de mofo, mesmo em tempo de chuva. Este tipo de secador não é muito conveniente para secar peças grandes.
Exterior
Além das opções internas de secadores, existem também os externos, adequados apenas para varandas abertas. Este tipo de secadores está localizado fora da varanda, ou seja, do lado de fora. O espaço da varanda permanece livre, o que é uma vantagem definitiva. Além disso, a roupa pendurada não fecha a janela, deixando a luz entrar, e também é bem ventilada e seca rapidamente.
Apesar das muitas vantagens de um secador ao ar livre, ele também tem suas desvantagens. A roupa assim pendurada pode ficar exposta a efeitos negativos na forma de pó e pequenos detritos, chuva repentina, rajadas de vento e outras influências negativas. São fatores que não contribuem para uma secagem de alta qualidade da roupa, levando, na melhor das hipóteses, a lavagens repetidas.
As secadoras de roupa ao ar livre estão localizadas no lado da rua da varanda e são construídas com varais. Via de regra, um suporte ou uma viga de madeira é usado como base. Para a versão mais simples de secagem externa, furos são feitos no suporte através do qual o cabo é passado.
O secador de tipo exterior pode ser utilizado não só na varanda, mas também no exterior da janela. Suportes são fixados na parede, entre os quais os varais são puxados.O design pode ser complementado por conveniência com roletes, o que facilitará muito tanto a suspensão quanto a remoção das coisas. Uma cortina pode ser instalada na janela conforme necessário, mas ela só resistirá a objetos leves.
Não se esqueça que a colocação de uma secadora ao ar livre, especialmente na frente de um edifício, é proibida em algumas localidades.
Como escolher?
Há muitos fatores a serem considerados ao escolher a secadora certa. A escolha do sistema depende da consideração de muitas nuances. Os sistemas estacionários são instalados se a lavagem ocorrer com frequência. Para um grande número de itens grandes, é melhor escolher um secador do tipo teto.
Qualquer uma das opções, montada no teto, resiste bem a cargas significativas e não sobrecarrega o espaço. Se não houver tantas coisas, uma estrutura de parede com um mecanismo deslizante será suficiente.
Ao escolher um dispositivo estacionário, é necessário levar em consideração o material de fabricação desta ou daquela opção. A duração do funcionamento do dispositivo depende diretamente de sua qualidade. Os modelos de plástico são leves, mas não suportam cargas pesadas. As opções de teto de alumínio são mais fortes do que de plástico, mas têm uma característica. Os tubos em que a roupa é pendurada podem dobrar, o que acontece com frequência.
Em outra versão, são utilizados tubos de aço trançado de polímero, que suportam bem a carga. Mas com o tempo, eles também se tornam inutilizáveis, a trança racha e descasca, o que no futuro pode levar à corrosão, devido à qual manchas podem permanecer na roupa. Nesse caso, é melhor escolher um modelo feito na Turquia ou na Alemanha. Custa mais do que o fabricado na China, mas é mais resistente e a vida útil é muito mais longa. A melhor opção é uma construção em aço inoxidável. Forte, confiável e durável.
Uma vez decidido o tipo e desenho do dispositivo, bem como a localização, é imperativo levar em consideração suas dimensões. Anote quanto espaço a estrutura com a roupa vai ocupar e quanto espaço quando dobrada.
É necessário montar o dispositivo levando em consideração o mecanismo de abertura da janela na loggia ou na varanda envidraçada. É necessário calcular esse momento para saber se as janelas abertas tocarão na roupa e se haverá espaço para passagem.
Na hora de escolher um secador projetado para uso na varanda, é preferível dar preferência às opções compactas feitas com materiais de qualidade.
Ao escolher, lembre-se que a alta umidade durante a secagem na sala prejudica os móveis.
Como instalar
Ao instalar vários tipos de dispositivos, é necessário levar em consideração as nuances de montagem de cada projeto. Não é difícil montar a estrutura do teto, o principal é seguir as instruções fornecidas com a secadora.
Primeiro você precisa decidir o local onde a estrutura será instalada. Em seguida, prepare as ferramentas necessárias. Tendo preparado o local e estudado as instruções, pode prosseguir com a instalação.
Na superfície do teto, faça marcas fixando suportes e determinando com precisão a distância usando a haste da estrutura igual ao seu comprimento.
Em seguida, use a broca de martelo, a ferramenta mais adequada para superfícies de concreto, para fazer os furos ao longo das marcas. Instale os suportes com parafusos auto-roscantes. Um suporte é instalado na parede a uma altura conveniente
A etapa final será o ajuste do comprimento dos cabos, puxando pelos mecanismos dos roletes e fixando a altura com as tampas incluídas no kit.
Como instalar você mesmo uma secadora, veja o vídeo abaixo para mais detalhes.
Como fazer você mesmo
Para economizar no orçamento familiar, você mesmo pode fazer isso com uma secadora de roupas tipo teto.
Você pode fazer uma estrutura de madeira e uma moldura. Para uma estrutura de quadro artesanal, pode-se tomar uma velha garra como base, após retirar as molas.Em vez disso, eles usarão cabos conectados a dispositivos especiais que sobraram do amortecedor em forma de concha.
A própria estrutura é suspensa de cada lado por lingas, que são conectadas por um mosquetão com as cordas do sistema de elevação.
Os cordões, por sua vez, são lançados sobre blocos rigidamente fixados na superfície do teto e passam por um sistema do tipo bloco duplo.
Os cordões precisam ser ajustados para que o quadro fique na posição horizontal e, em seguida, conectados entre si, dando um nó.
A ponta livre desta corda, com a ajuda da qual a estrutura será levantada e baixada, é fixada em um suporte com furos prontos fixados na parede.
Para elevar a estrutura, o cordão deve ser puxado para baixo e, para baixá-lo, é necessário afrouxá-lo com cuidado e soltá-lo lentamente até que o quadro caia na altura desejada.
Como fazer uma secadora, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.