Mesa de varanda
A funcionalidade da varanda depende do interior e do mobiliário corretos. Mesmo uma pequena loggia pode ser transformada em um espaço de vida. Uma mesa dobrável na varanda ajudará nisso, que se encaixará organicamente no espaço e criará uma atmosfera de conforto.
Significado e características de escolha
A Loggia há muito deixou de ser um lugar necessário apenas para armazenar coisas velhas e desnecessárias. Pode ser usado como escritório, sala de relaxamento ou sala de jantar. Mas nem todo apartamento tem uma loggia grande e espaçosa. Como regra, um conjunto de móveis para varanda é limitado a uma mesa, cadeiras, um pequeno armário e prateleiras.
Quem deseja transformar a varanda, invariavelmente enfrenta o problema da escolha. Em condições de espaço limitado, cada dez centímetros é valioso, pois os móveis devem ocupar pouco espaço, ter altura e largura adequadas, e também corresponder ao interior da varanda.
A tabela é selecionada levando em consideração vários critérios:
- Grau de funcionalidade;
- A cor das paredes, piso, elementos decorativos;
- Âmbito da tabela;
- Do que é feito o mobiliário.
Com base nos critérios listados, o tipo de mesa é selecionado, suas dimensões são determinadas e elementos decorativos adicionais são selecionados. A funcionalidade do espaço depende de móveis selecionados corretamente.
Visualizações
A mesa da varanda é selecionada levando em consideração a finalidade para a qual a loggia será usada. Os itens de móveis são divididos em vários tipos com base no tamanho, design, forma e escopo:
Mesa dobrável
Modelo ergonômico, fácil de transportar e mover de um lugar para outro. As pequenas dimensões da mesa simplificam sua colocação em uma pequena loggia. É utilizado para o jantar, como peça decorativa de mobiliário. Existem também modelos sobre rodas, complementados por prateleiras sob o tampo da mesa. Os móveis podem ser armazenados atrás de um armário e desdobrados somente quando necessário.
Dobrando
A montagem na parede e a simplicidade do design da mesa tornam-na fácil de instalar. O modelo não tem pernas, por isso ocupa menos espaço mesmo quando estendido. Os fabricantes produzem mesas em formato quadrado e semicircular, e os móveis também podem ser feitos de forma independente, sem o uso de ferramentas profissionais.
Bancadas em vez de um bloco de varanda
Neste caso, não há parede entre a loggia e o quarto (por exemplo, a cozinha). A varanda torna-se uma extensão da área de estar, e o tampo da mesa os delimita. Graças a esta divisão, pode colocar guarda-roupas ou armários adicionais, destaque para a área de jantar. Um balcão de bar é feito deste elemento, um local para guardar pequenos eletrodomésticos (chaleira, microondas).
Computador
Ideal para quem pretende criar um escritório privado. A varanda permitirá que você se retire, trabalhe em paz e sossego. Você deve escolher um modelo pequeno que pode caber em um computador, papelaria. Uma prateleira conveniente acima da mesa permitirá que você guarde livros, diários e cadernos, e a mesinha de cabeceira embutida é perfeita para guardar coisas que não são usadas todos os dias.
Mesa de pedestal
Modelo multifuncional, equipado com gavetas, armário embutido. Pode ser usado para alimentação, trabalho e decoração. Uma das variedades é uma mesa-livro, que pode ser desdobrada se necessário.Ele se transforma quando muitos convidados se sentam para uma refeição, o resto do tempo o modelo fica compactamente localizado no canto.
Jantar
Quando pretendem transformar a loggia em sala de jantar, vale a pena dar preferência a uma mesa de jantar alongada e não muito larga. Neste caso, ele é colocado na parte central da sala para que as cadeiras fiquem nas bordas. A melhor solução seria uma mesa de luz que pode ser facilmente movida e liberar espaço.
Banheiro
Mesa combinada com espelho e prateleiras para guardar pequenos itens. Usado principalmente em quartos. Colocando tal modelo na varanda, acaba por criar uma continuação do espaço de vida. Lá, a fashionista poderá corrigir a maquiagem.
Revista
Um modelo em miniatura que cabe até na loggia mais estreita. A mesa é utilizada para guardar livros, jornais, artigos de decoração. Ele ficará ótimo ao lado da poltrona e transformará a varanda em uma sala de relaxamento e uma sala de leitura em miniatura.
Barra
Uma solução fora do padrão para quem decide combinar uma cozinha e uma varanda. Essa mesa tem um formato alongado e uma largura pequena, portanto, ocupa pouco espaço. Acima de um móvel, podem ser colocadas prateleiras ou dosséis para guardar bebidas alcoólicas, copos e coquetéis.
Articulada
Tem um design semelhante a uma mesa dobrável, mas é fixada de uma forma diferente. O modelo é montado no parapeito da varanda por meio de perfis metálicos e ganchos. A opção ficará mais espetacular em terraços abertos. Essa mesa, como uma mesa dobrável, pode ser feita de forma independente.
Angular
A vantagem da mesa é que ocupa menos espaço e ao mesmo tempo não é inferior em termos de área total a outros modelos. Uma peça de mobiliário é usada para trabalho, refeições, pode arranjar flores ou guardar livros lá.
Material
As mesas da varanda são feitas de diferentes matérias-primas. Móveis de plástico são fáceis de transportar e pesam pouco. No entanto, as suas características externas nem sempre satisfazem as ideias de design do proprietário da varanda, uma vez que o modelo é mais adequado para piqueniques ou chalés de verão. As mesas com suporte de metal são duráveis, não têm medo de impactos mecânicos externos. Ao mesmo tempo, são volumosos e pesam muito.
As mesas de madeira são feitas de diferentes materiais:
MDF
Feito de aparas de madeira. É um material ecologicamente correto, resistente a mofo e bolor. É fácil de manusear e instalar na parede. Preço acessível. O material contém acessórios e fechos, tem um nível de resistência aumentado.
Aglomerado
Uma das opções mais comuns. Tem um preço baixo, caracteriza-se pela confiabilidade, durabilidade, facilidade de uso. O material está disponível em uma ampla variedade de cores e tonalidades. É leve para fácil transporte e instalação.
Variedade
É feito de madeiras nobres como carvalho e pinho. Resistente a influências e impactos externos. A nobreza da madeira natural dará ao interior naturalidade, majestade, beleza contida.
O tamanho
Escolhendo uma mesa de varanda, seu tamanho é dada importância primordial. Há pouco espaço na loggia, por isso a mobília deve ser o mais funcional possível. O tamanho da mesa está relacionado com a área da sala. Não deve ocupar toda a largura da loggia, para não bloquear a passagem. Também é levado em consideração que as cadeiras, estantes e, possivelmente, uma mesa de cabeceira ou estante são colocadas ao longo das bordas do móvel.
Na escolha do tamanho do móvel, os seguintes critérios são levados em consideração:
- Loggia ou área de varanda;
- Finalidade da mesa (descanso, trabalho, refeição);
- Número de residentes.
Uma pequena mesa é uma opção para famílias pequenas. Será um local de trabalho para uma pessoa ou um jantar romântico para duas. No caso de estar prevista a recepção de convidados, pode-se dar preferência a uma mesa dobrável, que aumenta várias vezes caso seja necessário acomodar um número maior de pessoas.
Como fazer uma mesa dobrável com as próprias mãos?
Os móveis da varanda podem ser feitos por você mesmo. Isso não requer habilidades ou habilidades especiais e, para o trabalho, você precisará de um conjunto mínimo de ferramentas. Os móveis em madeira caracterizam-se pela maior resistência e durabilidade. Uma mesa dobrável faça você mesmo tem uma série de vantagens:
- A capacidade de fazer um design individual, definir dimensões específicas;
- Confiança na resistência e qualidade do produto, já que todo o processo é controlado de forma independente;
- A mesa é modernizada a qualquer momento, os materiais disponíveis são utilizados para repará-la.
Antes de iniciar o trabalho, é escolhido um local para colocar a mesa... Pode exigir eletricidade. Como alternativa, deve-se prestar atenção em como a luz natural cairá e se ela interferirá no trabalho (a tela do computador pode brilhar). Em seguida, as dimensões são calculadas.
Para criar uma mesa, serão necessários os seguintes materiais: tábua, impregnação antifúngica, parafusos e buchas, lixa lixada, alças para fixadores. Se eles planejam cobrir os móveis com alguma coisa, eles também compram verniz ou tinta. De ferramentas, uma serra elétrica ou uma serra, uma furadeira, uma furadeira será suficiente.
Após a preparação, prossiga diretamente para a fabricação de uma mesa dobrável:
- Desenhe a tampa da futura mesa no quadro. É melhor usar uma régua e uma bússola para que a forma seja uniforme.
- Corte a bancada. Você vai precisar de outra peça, com comprimento igual à base da tampa e largura de 9-11 cm.
- Para criar um suporte, dois retângulos são cortados (o comprimento é 2-3 cm menor que a largura do tampo da mesa, a largura é 18-22 cm). Um deles deve ser cortado em dois diagonalmente. Apenas um dos retângulos é necessário para funcionar.
- A superfície da bancada e as bordas das peças são processadas com lima ou lixa. Nesta fase, você pode cobrir os elementos com verniz ou tinta.
- As bordas do tampo da mesa são presas ao primeiro retângulo com dobradiças e parafusos.
- Para montar o suporte, é necessário colocar o triângulo no centro, 2-3 mm abaixo da borda superior. A estrutura é fixada com dois loops; deve dobrar bem. Se o tampo da mesa for muito grande, são necessários dois suportes para montá-lo.
- O nível em que a tampa será colocada está marcado na parede. O suporte é fixado com parafusos auto-roscantes. Para fazer a mesa pender reta, um nível é usado ao medir distâncias.
No estágio final, outros itens de interior são selecionados para a mesa resultante, decorações e livros são colocados nela. Eles compram cadeiras para a modelo ou as fazem por conta própria. Neste último caso, você pode fazer todos os móveis com um único material, mantendo a uniformidade estilística.
Ideias lindas
Quando se planeja transformar uma loggia ou varanda em sala de jantar, a mesa é colocada na parte central da sala para liberar a passagem e deixar espaço para cadeiras. O móvel é redondo, oval, retangular ou quadrado. Existem também tabelas personalizadas para fãs de design conceitual. Uma grande loggia alongada pode acomodar uma mesa de jantar para várias pessoas.
Os fãs de interiores modernos podem escolher uma mesa fora do padrão: faça-a a partir de uma gaveta, cubo, armário, pintada em uma cor viva ou enfeitada com materiais variados. Nesse caso, contrastar móveis com inserções geométricas e padrões abstratos será vantajoso.
A mesa da oficina é caracterizada pela máxima praticidade, e suas características externas ficam em segundo plano. Compartimentos de ferramentas, prateleiras extraíveis para itens pequenos e alta durabilidade são as características desse tipo de mobiliário. A oficina não exige a compra de uma mesa cara, ela pode ser feita a partir de meios improvisados: pranchas velhas, caixas, paletes.
O comentário foi enviado com sucesso.