Rack na varanda com suas próprias mãos
A mobília da varanda deve ser prática e compacta. Estes requisitos aplicam-se às estantes, além disso, devem corresponder às preferências estéticas do proprietário. Você mesmo pode fazer uma peça de mobiliário, gastando o mínimo de esforço e dinheiro.
Características e benefícios
Um rack é uma peça funcional de mobiliário que permite que você coloque sua biblioteca doméstica, ferramentas ou pratos na loggia. A principal vantagem do armário localizado na varanda é a possibilidade de descarregar o apartamento de itens desnecessários. Além disso, belos móveis irão decorar o interior e tornar o ambiente aconchegante.
Qual é a função do rack na varanda:
- Contribui para manter a ordem na loggia;
- Permite colocar vasos de flores ou mudas;
- Usado como despensa;
- Pode ser usado como parte de uma unidade de cozinha;
- Adequado para armazenar itens sazonais.
Quando os móveis são feitos à mão, é possível acompanhar o processo de sua criação do início ao fim. Assim o proprietário do apartamento terá a certeza da qualidade do rack montado, caso seja necessário poderá modernizá-lo ou repará-lo em caso de avaria. As vantagens de um gabinete feito pelo próprio também são a possibilidade de escolher quaisquer materiais e dimensões.
Variedades
Ao escolher um guarda-roupa, leve em consideração: a finalidade, a presença de nichos e vidraças na varanda, a largura da loggia. Esses critérios permitirão que você faça um rack do tamanho desejado, apresentando o máximo de funcionalidade. Dependendo das características do projeto, vários modelos são diferenciados:
- Construídas em. Rack equipado com prateleiras articuladas. Instalado principalmente nas varandas com nichos. O modelo permite aproveitar ao máximo o espaço disponível. A largura do rack será limitada pelo tamanho do nicho.
- Angular. O gabinete de canto é preso à parede em ambos os lados. Os suportes são usados como elementos de montagem. A vantagem do modelo é sua amplitude e compactação. O modelo ocupará menos espaço, não bloqueará a passagem.
- Abrir. O rack, sem portas, é instalado contra a parede e pode ter qualquer altura e largura. O modelo é adequado para o armazenamento de mudas, pois assim as plantas terão bastante luz solar. Se você fizer isso na forma de prateleiras suspensas, haverá espaço na parte inferior para armazenar itens volumosos. Em particular, uma bicicleta pode caber embaixo do armário.
- Fechadas... Modelo com portas. Nesse rack, são armazenados os itens que precisam ser mantidos em um local escuro, bem como as coisas que o dono da varanda deseja esconder de olhos curiosos. As portas podem ser colocadas ao longo de toda a altura do armário ou cobrir apenas algumas prateleiras. Ao escolher esses móveis, é importante deixar espaço livre para a abertura desimpedida do rack.
Materiais (editar)
Ao desenvolver um plano de rack, escolher o material certo se torna uma das tarefas principais. Eles diferem uns dos outros em custo, desempenho e aparência.
De que racks são feitos:
- Madeira. Material ecologicamente correto que não emite substâncias nocivas ao ar, resistente a temperaturas extremas e alta umidade. Excelentes características externas permitem que você coloque móveis de madeira em quase todos os ambientes. Para prolongar a vida útil das estantes de madeira, recomenda-se cobri-las com soluções anti-sépticas especiais.
- Placa de aglomerado, placa de fibra e OSB... As placas são usadas para fazer prateleiras. Os materiais são fáceis de trabalhar, são de baixo custo. Antes do uso, as bordas das placas são cobertas com uma solução para evitar o apodrecimento e o aparecimento de fungos. Os materiais de construção não são adequados para galerias abertas, pois não são resistentes à umidade e podem inchar após a chuva ou neve.
- Metal. Força e resistência ao desgaste são as principais características do material. A durabilidade dos racks metálicos é alcançada devido à presença de um revestimento anticorrosivo. Para a fabricação de móveis, opta-se pelo alumínio e materiais galvanizados. Tal rack é mais caro, porém sua vida útil será mais longa. Um móvel será indispensável para guardar itens pesados, como ferramentas.
- Plástico... Material leve que não tem medo de umidade e mudanças bruscas de temperatura. Uma variedade de cores e texturas permite que você escolha elementos plásticos para qualquer interior. Os peitoris de janela de plástico também podem ser usados como prateleiras.
- Vidro resistente a impactos. As prateleiras feitas deste material têm um aspecto elegante e são adequadas para a concretização de ideias de design arrojadas. O vidro não tem medo da exposição ao sol e às altas temperaturas. Para criar armários, é necessário um vidro especial durável, que é difícil de quebrar. No entanto, requer cuidadosa manutenção regular e é bastante caro.
- Combinação de materiais. Ao criar móveis, você pode combinar diferentes tipos de materiais. Uma moldura de madeira ficará bem com prateleiras de vidro, e peças de metal podem ser combinadas com elementos de plástico.
O mobiliário de madeira é versátil: é adequado tanto para interiores clássicos como campestres e provençais. O vidro será a base para a criação de um gabinete ultramoderno, e os móveis de plástico atrairão pela praticidade e facilidade de manutenção.
Como fazer isso?
Não é difícil projetar os racks mais simples. Você pode criar seu próprio design do zero ou usar desenhos e diagramas prontos, selecionando-os para uma ideia específica.
O mobiliário é criado em várias etapas. Em primeiro lugar, é feito um desenho no papel, tendo em conta as características funcionais da futura estante. O diagrama mostra a altura e a largura do gabinete, a profundidade e a altura das prateleiras, os pontos de fixação dos suportes.
Progresso:
- É escolhido um local onde o rack ficará;
- O excesso de lixo é retirado da sacada, espaço para o rack é liberado;
- Se forem utilizadas peças de madeira, devem ser tratadas com soluções especiais;
- As barras são aparafusadas à parede, buchas e parafusos auto-roscantes são usados como fixadores;
- As prateleiras são instaladas nas barras desiguais.
Se a estrutura do rack incluir portas, elas serão fixadas separadamente. As peças são de dois tipos: swing e dobradura. Os primeiros são feitos de compensado e pranchas de madeira, após o que são aparafusados com dobradiças. Você pode adicionar uma trava ou ímãs, se necessário. As portas dobráveis são feitas de várias ripas conectadas por dobradiças.
Você pode ver claramente o processo de fazer um rack com suas próprias mãos no vídeo abaixo:
Lindas ideias de design
Prateleiras minimalistas com um mínimo de peças são versáteis: podem ser colocadas em quase todos os interiores. Se o proprietário da varanda pretende criar um interior único e apelativo, pode optar por móveis de design invulgar. Os jardineiros vão adorar as prateleiras com orifícios recortados nas prateleiras. A solução não só parece original, mas também é caracterizada por alta funcionalidade.
Modelos com estantes assimétricas são uma opção para quem deseja mobiliar uma loggia com estilo moderno. Você pode escolher materiais em cores vivas, brincar com contrastes, colocar lembranças, livros, porta-retratos ou elementos decorativos nas prateleiras. Essa mobília ficará vantajosa com paredes variadas.
Uma estante estreita montada na parede será apropriada em um espaço limitado, quando cada centímetro conta. A escolha da madeira como material dará ao modelo conceitualidade e simplicidade deliberada.
A solução original será um rack construído com cubos quadrados fixados na parede. A alternância de prateleiras abertas e fechadas criará a ilusão de um padrão xadrez. Existem estatuetas, flores, relógios de mesa, pequenos castiçais à vista de todos. E atrás das portas você pode esconder itens que não são usados todos os dias.
O comentário foi enviado com sucesso.