Cortinas para a cozinha com porta de varanda
A escolha de cortinas para uma cozinha com porta de varanda requer uma abordagem cuidadosa. Os designers modernos oferecem muitas soluções atípicas associadas à disparidade da porta da varanda e da abertura da janela, que, ao mesmo tempo, se tornam uma verdadeira decoração do espaço da cozinha e conferem um ambiente acolhedor. Não importa se a escolha recai sobre cortinas feitas ou cortinas feitas sob medida. É importante escolher a opção certa, levando em consideração as peculiaridades do espaço da cozinha e o tipo de tecido. Analisaremos todos os aspectos da seleção de design, materiais e beirais para cortinas na cozinha com porta de varanda.
Requisitos para cortinas
Ao escolher cortinas para a cozinha, algumas nuances devem ser levadas em consideração.
- É necessário permitir o acesso livre à varanda sem agarrar as cortinas ao abrir e fechar a porta, uma vez que a varanda da cozinha, segundo as estatísticas, é mais visitada do que nas outras divisões.
- A presença de uma varanda reduz significativamente a luz natural, por isso é importante escolher o esquema de cores certo e a densidade dos materiais para as cortinas.
- Nas janelas de uma pequena cozinha, é necessário abster-se de quantidades excessivas de têxteis, um ambiente agressivo implica lavagens frequentes e, na presença de grande quantidade de matéria, cansativas.
- Ao escolher um assunto, você precisa estudar sua composição. Os tecidos feitos de materiais naturais absorvem muita poeira e são difíceis de limpar. Os sintéticos são perigosos para o fogo na cozinha. Portanto, o tecido deve ser selecionado como uma composição intermediária.
- O modelo de cortina deve ser combinado com o tipo de porta de varanda, criando uma composição sólida.
- Em cozinhas onde o recuperador fica junto à janela, é importante que as cortinas não fiquem a menos de 30 cm do recuperador.
- Buscando praticidade, não se deve esquecer a estética e a beleza que proporcionam cortinas devidamente selecionadas.
Visualizações
O espaço da cozinha tem suas próprias especificidades - um ambiente agressivo. Portanto, os materiais e modelos para decorar uma abertura de varanda devem ser práticos. As cortinas da cozinha estão mais expostas à sujeira da rua, pois o ambiente é constantemente ventilado. E mesmo na presença de um exaustor, odores e vapores gordurosos serão absorvidos ativamente pelo material, o que implicará em lavagens e limpezas mais frequentes do que em qualquer outro cômodo. Portanto, é necessário escolher tecidos de fácil manutenção.
Os tecidos feitos de fios naturais devem necessariamente incluir uma mistura de fibras sintéticas para facilitar o cuidado. Não é recomendado comprar produtos sintéticos puros - eles são perigosos para o fogo. Além disso, quando inflamado, ele fuma e emite substâncias nocivas. Escolha tecidos com impregnações que resistam à penetração de poeira, graxa e umidade.
Em cozinhas pequenas, é preferível dar preferência a duas folhas de tule sem grandes dobras e camadas.... Para livre acesso ao peitoril da janela, a parte da tela que fica acima da janela pode ser encurtada.
Em um pequeno espaço de cozinha, os sistemas de elevação de cortina tornam-se convenientes de usar: Roman, estores e persianas. Não vão ser jogados por uma corrente de ar em um fogão em funcionamento, são tratados com compostos especiais, são fáceis de limpar e ajustam facilmente o nível de iluminação da rua.
É importante escolher um design e comprimento que proporcionem abertura livre para as portas da varanda.
Assim, decorar janelas em cozinhas com porta para a loggia pode ser feito graças aos seguintes tipos de cortinas:
Cortinas
Eles são costurados com tecidos finos e translúcidos, portanto, escurecem perfeitamente a luz do dia e eliminam o brilho do sol no vidro. A cortina pode cobrir toda a abertura da janela, embora seja importante que se mova livremente ao longo da cornija, sem dificultar o acesso à varanda. Dos tecidos, a escolha mais simples será o algodão e linho com adição de fibras sintéticas.
O comprimento das cortinas pode ser diferente, dependendo do estilo da cozinha e das preferências pessoais dos proprietários. Para organizar belas soluções, você pode usar dois ou mais tipos de tecidos, diferentes combinações de cores. As cortinas nos ilhós não parecem menos interessantes, não sobrecarregam o aspecto, dão à janela um aspecto elegante e afastam-se facilmente.
Cortinas de rolo e romanas
Para decorar uma abertura de varanda, opções de enrolar para cortinas serão uma boa escolha. Você pode optar por várias telas de comprimentos diferentes para a varanda e janela. É importante que tenham a mesma textura. As opções de design enrolável facilitam a regulação do fluxo da luz da rua, graças a um mecanismo especial para enrolar a tela. Para evitar que as cortinas sejam levadas pelo vento da rua, há uma barra na parte inferior para deixar a estrutura mais pesada.
As cortinas de enrolar e as cortinas romanas são bastante adjacentes à unidade de vidro, por isso o acesso ao peitoril da janela é livre. Serão uma solução prática para pequenas cozinhas, pois permitem utilizar o peitoril da janela como superfície de trabalho adicional.
As opções de cortina enrolada têm uma grande seleção de tons, dimensões e texturas. São de fácil instalação e manutenção, o que permite uma adaptação rápida e eficiente a qualquer espaço de cozinha.
Persianas horizontais e verticais
Têm um princípio de funcionamento semelhante às cortinas de enrolar, mas fecham de forma construtiva toda a abertura da janela e porta da varanda, impossibilitando a utilização livre do peitoril da janela. Seu design consiste em placas transversais ou longitudinais - lamelas. As lamelas podem girar em torno de seu eixo, regulando a penetração de ar e fluxos de luz na sala.
As persianas são fáceis de manter, têm diferentes cores e materiais de fabricação: desde tecido a metal e madeira. Graças às placas giratórias, permitem ocultar a divisão de olhares indiscretos, sem obstruir a luz e o ar da rua.
Construções de bambu
As telas de bambu têm seus próprios pontos fortes. Eles são densos, resistentes à umidade, embora leves e muito incomuns. Esses designs foram submetidos a um processamento especial, graças ao qual são práticos e têm uma longa vida útil. As cortinas de bambu se encaixam perfeitamente no design da abertura da varanda, adicionando aconchego e conforto caseiro ao ambiente da cozinha.
Painéis japoneses
Os painéis japoneses serão uma ideia nova e extraordinária para decorar o espaço de uma janela e abertura de varanda. Sua aparência lacônica combina bem com o design ultramoderno. Telas de tecido do teto ao chão cobrem a janela e a porta para a varanda / loggia, elas se movem livremente e são fáceis de limpar.
Ao misturar diferentes esquemas de cores, você pode criar um interior de cozinha discreto, mas claro. Este tipo de cortina é melhor utilizado em cozinhas espaçosas, com acesso livre à abertura da janela da varanda.
Tule
Este tipo de cortina é usado quando não há necessidade de esconder a sala de olhares indiscretos. Tule cria uma impressão de leveza e não pesa no espaço. É melhor usar duas ou mais cortinas de tule. Este tipo de tecido apresenta risco de incêndio, portanto, a fonte de incêndio deve estar localizada o mais longe possível das janelas.
Kiseya
Uma opção curiosa para cortinas de cozinha pode ser a musselina. Essas cortinas peculiares feitas de fios vieram do Oriente e há muito tempo são populares entre os compradores.Graças às suas características de design, protege facilmente o espaço, permitindo que o ar exterior circule livremente. Kiseya tem várias cores e texturas, pode ser diluída com fios brilhantes e miçangas.
Materiais (editar)
A escolha do material para cortinas em uma cozinha com porta de varanda deve ser feita com cautela.
As cortinas de cozinha requerem lavagens regulares, por isso o material deve ser simples, com um mínimo de bordados decorativos e secagem rápida. O tecido não deve soltar e ser forte o suficiente.
Nessas condições, deve-se evitar tecidos de algodão de crochê, excesso de babados, babados e bordados volumosos, tecidos impenetráveis e aveludados. Esses materiais perderão rapidamente sua aparência elegante após lavagens frequentes, irão secar por um longo tempo e absorver odores instantaneamente.
Cor e padrão
A cor das cortinas pode adicionar um visual elegante e dramático à sua cozinha. E com uma escolha malsucedida, ao contrário, estragam a impressão geral, mesmo que as cortinas custem caro.
Em cozinhas espaçosas, você pode usar tons de tecido escuro: marrom e verde profundo, decorado com lambrequins. Essas cortinas adicionam elegância e expressividade ao interior.
Em cozinhas pequenas, as cortinas escuras reduzem visualmente o espaço, por isso é melhor dar preferência às cores claras.
A cor do tecido deve ser combinada com elementos de decoração de cozinha, móveis e lustre. Vale a pena evitar os casos em que a cor das cortinas das janelas ecoa completamente a cor da fachada do conjunto de cozinha, caso contrário as cortinas perdem-se no fundo dos armários e não pintam a divisão. É melhor escolher cortinas com um padrão que inclua manchas individuais que combinem com a cor dos móveis da cozinha.
Os têxteis parecem espetaculares em contraste com o tom principal da cozinha.
Com uma cor neutra das paredes, os tons saturados das cortinas ficam bem, vão se tornar um excelente destaque no interior. Cortinas monocromáticas em um estilo simples de cores suaves adicionarão elegância a esse ambiente.
Se tiver dificuldade em escolher, você deve considerar amarelo-vermelho, bege, amarelo claro e outras cores claras. Essas cores se encaixam em qualquer estilo de cozinha.
O puxar das cortinas desempenha um papel importante. Elementos grandes reduzem visualmente o espaço, os pequenos, pelo contrário, tornam a cozinha maior.
Acessórios
Um elemento importante da decoração de interiores são os acessórios - escovas, laços, fitas, clipes, que devem corresponder ao estilo, cor das cortinas e ao interior geral da cozinha.
Com a ajuda delas, cortinas muito volumosas e compridas podem ser decoradas e ter a metragem e a forma adequadas, o que dará um grande toque à aparência e protegerá os proprietários do acendimento acidental de cortinas em uma rajada de vento.
Para chegar à varanda sem obstáculos, deve-se usar ganchos / suportes. Eles servirão como um complemento funcional e um belo elemento de cortinas.
Um cordão torcido feito de fio de lã torcido fica bem como um pick-up, pode ser decorado com um laço ou fitas.
Para o acesso desimpedido à varanda, também podem ser usados suportes. Eles são feitos de plástico, madeira, metal e são colocados em diferentes alturas, ditados pela moda e estilo da cozinha.
Tendo feito uma interceptação vertical acima da porta, você também pode conseguir uma passagem fácil para a varanda. Um objetivo semelhante pode ser alcançado usando um lambrequim na forma de um lenço.
Os acessórios para cortinas podem ser adquiridos em lojas especializadas ou você mesmo pode criar. O principal é não exagerar na quantidade e não sobrecarregar o interior da cozinha.
Montagem e cornijas
As cortinas da cozinha com porta de varanda têm de ser abertas com bastante frequência, pelo que a cornija deve ser seleccionada forte ou com uma configuração especial. As cornijas de cordão não são desejáveis para a cozinha, têm vida curta e são inconvenientes para cozinhas com varandas.
O material de fabricação das cornijas é de três tipos:
- Metálico. Eles são feitos de aço, cobre, ligas de latão, alumínio.Combinam com elementos de vidro, couro, cristais. Os produtos podem ser brilhantes, opacos, multicoloridos, graças aos revestimentos de verniz. Um tipo especial de hastes de cortina de metal são forjadas. Tais produtos são feitos sob encomenda e concretizam a ideia mais ousada do cliente.
- Cornijas de plástico muito mais econômico, mais prático e pouco exigente de usar. Essas cornijas copiam bem várias texturas: madeira, metal, pedra.
- De madeira. Esses produtos não são adequados para uso na cozinha. Uma cornija de madeira não é barata, e muita umidade, gordura e fumaça farão com que pareça obscena rapidamente. Mas se o uso de madeira é necessário para manter o estilo geral da cozinha, e o exaustor faz bem seu trabalho, você pode decidir.
Todas as hastes das cortinas são decoradas com pontas diferentes que dão individualidade e enfatizam o estilo geral.
Quanto ao comprimento da cornija, aqui se aplica a regra: o seu comprimento mínimo deve sobressair 0,3 metros para além das aberturas das janelas. Neste caso, a percepção geral do espaço é melhorada. Beirais excessivamente longos na cozinha não são práticos. Via de regra, as paredes da janela são forradas com móveis e eletrodomésticos, neste caso as cortinas podem rastejar por baixo do braço e atrapalhar.
O método de fixação desempenha um papel importante. Para cortinas de luz, você pode escolher qualquer crepes. Um número suficiente de fixadores deve ser selecionado para tecidos pesados, bem como a resistência da parede ou do teto nos locais onde eles são instalados deve ser verificada quanto à resistência. A partir da borda saliente do peitoril da janela e dos radiadores, é calculada a distância entre a parede e as cortinas. Em média, é igual a 10 cm.
Características de escolha
Para cortinas de cozinha com porta de varanda, o recurso de escolha se resume a dois pontos importantes:
- Iluminação. A penetração da luz do dia em cozinhas com varandas é significativamente reduzida do que em cozinhas com janelas voltadas diretamente para a rua. Como resultado, vale a pena dar preferência, em primeiro lugar, a materiais e materiais leves e leves. A exceção são as cozinhas com grandes áreas, onde cortinas escuras podem dar um toque especial ao interior.
- Disponibilidade. A varanda da cozinha é usada com mais frequência do que em outras divisões, por isso as cortinas devem ser selecionadas a partir de tecidos que abram facilmente, não irritem e sejam suficientemente resistentes ao estresse mecânico.
Na hora de escolher o tipo de cortina em uma cozinha com varanda, deve-se dar importância ao aspecto do conjunto varanda. Existem vidros articulados e assimétricos com janela lateral.
As portas totalmente envidraçadas têm uma boa aparência e permitem a entrada de mais luz da rua. Para desenhá-los e tornar o interior ainda mais fácil, a escolha das cortinas para a cozinha segue as seguintes opções:
- cortinas em vários tipos de tecidos;
- cortinas em argolas para o teto;
- cortinas com pequeno lambrequim, desde que não interfiram na abertura das portas;
- várias combinações de cortinas, persianas e estores.
Tendo a porta de uma folha na cozinha, é necessário dar um desenho holístico à abertura da janela, para suavizar ou é interessante realçar a assimetria existente. Para decoração fora do padrão de tais janelas, as seguintes opções devem ser consideradas:
- cortinas em ângulo;
- cortinas de rolo ou romanas de várias alturas;
- cortinas verticais;
- persianas horizontais em combinação com cortinas.
Outro elemento que deve ser considerado na escolha do tipo e comprimento para decorar as janelas é um radiador de aquecimento. Se for antipático, é melhor escondê-lo atrás de cortinas compridas.
Aconselhamento profissional
Os designers, para uma decoração de janela bem-sucedida com varanda, aconselham focalizar o interesse nos seguintes pontos:
- a largura das cortinas deve corresponder à abertura da janela e da varanda;
- cortinas para uma cozinha com porta de varanda devem ser uma continuação lógica do estilo geral da sala;
- para decorar janelas, cores quentes devem ser selecionadas, mas se o projeto exigir, tons frios também são aceitáveis;
- cortinas muito compridas devem ser complementadas com pequenos acessórios para que, com forte rajada de vento, não acabem no fogão;
- sinta-se à vontade para experimentar e experimentar diferentes combinações, combinar materiais, texturas, cores, brincando com a assimetria das cozinhas com porta de varanda;
- para evitar o excesso de variegação, ao escolher cortinas com estampa, deve-se aderir a, no máximo, três cores em um esquema de cores que combine com o interior;
- com diferentes texturas de tecidos, você deve aderir aproximadamente ao mesmo tom de cor.
Belas opções de design
Combinando vários tipos de cortinas no interior, combinando-as umas com as outras de acordo com sua textura, brincando com sucesso com os esquemas de cores na cozinha - você pode criar composições incríveis a partir de tecidos.
Por exemplo, ao fixar uma cornija de duas camadas sobre uma janela, você pode combinar duas camadas de tecidos. O primeiro, externo, pode consistir em um tule semitransparente em tom neutro. Pendure a cortina com a segunda camada, deslocando-a para o lado da janela usando os ganchos. Escolha uma cor mais brilhante e contrastante, combinando-a com o interior da cozinha, que se repetirá no estofamento das cadeiras, abajur, guardanapos e outros detalhes.
Cortinas enroladas, que podem ser cobertas com um tule leve ou cortina, também são uma bela solução. Soluções de cores sempre desempenham um grande papel, então você deve estudar cuidadosamente quais detalhes do espaço da cozinha podem ser repetidos com sucesso em cores.
Cortinas de ilhó também serão uma bela adição às cortinas de rolo.
É interessante vencer a assimetria com o auxílio do tule, como camada principal, e uma camada superior da cortina, mais densa, porém translúcida, cortada obliquamente. Na varanda, a cortina deve ser bem curta e, na extremidade da janela, feche a abertura quase que completamente.
Painéis japoneses multicamadas, se a filmagem da cozinha permitir, também terão uma aparência elegante e incomum. Você pode usar uma combinação de três cores: um tom claro e saturado da mesma cor, complementando-os com um painel de tonalidade semelhante com um pequeno padrão.
Para belas soluções, você pode usar várias hastes de cortina, fixando-as em diferentes níveis, ou uma ao lado da outra. O uso cuidadoso de acessórios também pode adicionar cor até mesmo às cortinas mais comuns.
Basta mostrar imaginação - a cozinha vai adquirir frescura e individualidade.
O comentário foi enviado com sucesso.