Persianas na varanda
Hoje a varanda deixou de ser um depósito de coisas desnecessárias. No auge da popularidade - para transformá-lo em uma área de recreação. Alguém isola a varanda e a conecta ao quarto, alguém faz reparos e coloca móveis estofados, e alguém simplesmente renova o teto e as paredes.
Seja como for, as cortinas da varanda tornaram-se agora não apenas uma peça de decoração, mas também um acessório que desempenha uma determinada funcionalidade necessária. E um dos tipos mais populares deles são as cortinas de enrolar para a varanda.
Tipos
As cortinas da varanda desempenham um papel prático importante - protegem a sala da luz solar intensa e não permitem que estranhos vejam o que está acontecendo em sua casa. Mas a sua função decorativa também é excelente - criam uma atmosfera acolhedora na divisão.
As cortinas de enrolar (persianas de enrolar) apresentam uma série de vantagens em relação às cortinas convencionais. Um dos mais importantes: eles não reduzem visualmente o tamanho da sala. Com eles, o quarto ou varanda parece mais livre.
Essas cortinas de alta qualidade são fáceis de cuidar, são fáceis de remover, lavar ou limpar e não precisam ser passadas a ferro por muito tempo.
Não importa se a moldura da sua janela é feita de madeira ou plástico, as cortinas de enrolar podem ser fixadas em qualquer material e têm um bom suporte.
Mesmo os compradores mais exigentes podem buscá-los, uma vez que há um grande número de tipos diferentes de tais produtos:
- As cortinas de enrolar mais simples são tecidos impregnados com um composto especial que repele a sujidade e a humidade. A lona é enrolada por meio de acionamento manual ou mecânico em um eixo especial. A largura da tela pode ser qualquer e, em estruturas simples, geralmente fica pendurada livremente ao longo do vidro. Há um leve peso no final da web.
- Existem também designs de "cassetes" mais complexos. Eles têm as laterais da tela dobradas em tiras especiais, o que garante um ajuste mais justo ao vidro.
- Em algumas versões da persiana, o rolo superior é coberto por uma estrutura especial, que cria um conceito único com toda a moldura da janela.
- Ganhando popularidade as cortinas "dia-noite" cujo tecido alterna tiras de material denso e translúcido. Girando as tiras, você pode variar a capacidade de transmissão de luz dessas persianas.
- As cortinas e o material são diferentes. Existem persianas de enrolar feitas de tecidos comuns e densos que não transmitem luz. Existem cortinas feitas de bambu. As venezianas de bambu parecem as mais nobres e são consideradas uma das mais ecológicas.
- O material da veneziana também pode variar. Existem opções que não deixam passar a luz de jeito nenhum e só deixam passar um pouco. Existem também opções mais transparentes e opacas. Isso é especialmente importante para quem mora nos andares mais baixos.
Além disso, as persianas enroláveis diferem em seu design. Existem impressões monocromáticas mais simples e brilhantes, grandes ou pequenas. Muitas vezes, para diversificar o seu interior, cortinas de cores diferentes são adquiridas e combinadas em uma varanda.
Outra vantagem das persianas é que elas não acumulam poeira. Cortinas regulares acumulam em si toda a poeira da rua que então respiramos. E é um bom ambiente para muitas bactérias patogênicas e contribui não apenas para a disseminação de vários vírus, mas também para o desenvolvimento de doenças crônicas.
O que é melhor - persianas ou persianas?
Em termos de funcionalidade, as cortinas de enrolar e as cortinas são muito semelhantes. Mas as venezianas são geralmente feitas de uma única folha. Neste caso, as cortinas são montadas a partir de pequenas faixas longitudinais ou transversais.Neste caso, o material das persianas também pode ser diferente. Existem cortinas leves de metal, plástico e tecido.
As cortinas são comumente usadas em escritórios. Portanto, usá-los em um apartamento dá ao interior uma aparência bastante austera. Ao mesmo tempo, as cortinas de enrolar, pelo contrário, tornam o ambiente mais confortável.
As cortinas de tecido costumam ter listras verticais. E a desvantagem é que as correias não são fixadas por baixo, o que significa que podem transmitir luz, por exemplo, quando sopra o vento.
Tanto as cortinas como as cortinas de rolo distinguem-se pelo seu preço democrático. Claro, dependendo dos materiais, esse preço pode variar. Mas, em média, dada a conveniência das opções de rolo, é mais baixo do que as cortinas de tecido convencionais.
Exemplos de design
Existem muitas variações de design. Mas não se esqueça que, ao escolher, você precisa se concentrar na sala em que as persianas estão localizadas. Se você escolhê-los corretamente, você pode alterar a percepção visual de uma varanda ou sala.
Cortinas com um padrão grande aumentam visualmente o espaço e são adequadas para pequenas varandas.
Os modelos feitos de tecido liso serão universais. Você pode combiná-los com outros acessórios para fazer o design parecer o mais completo possível.
Se a sua varanda está do lado sul, recomenda-se a escolha de persianas de enrolar em tons frios. Por outro lado, para o lado com menos sol, é melhor escolher cores mais quentes. Claro, deve-se ter em mente que no lado sul, as cortinas de rolo devem ser mais densas e não devem desbotar ao sol.
Bem, quem não consegue imaginar uma varanda ou um quarto sem tule claro ou cortinas pode combiná-los com persianas enroláveis. Por exemplo, o tecido de uma persiana pode ser denso, enquanto um leve tule voador pode ser pendurado sobre ele. Ou vice-versa, adicione cortinas de escurecimento ao tecido fino da veneziana.
Para mais informações sobre as características das cortinas de enrolar, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.