Estufa para a varanda
Uma estufa para varanda é um equipamento muito cómodo e prático. Permite-lhe cultivar plantas, criando as condições mais confortáveis. Uma variedade de opções de estufas de varanda permite que você escolha o modelo perfeito.
Tipos de estufa
Existe uma grande variedade de estufas, dependendo da forma e do tamanho:
- As pequenas estufas com varanda têm muitas vantagens. Eles são caracterizados por acessibilidade e praticidade. Mesmo em uma sala pequena, você mesmo pode cultivar mudas.
- Uma estufa para varanda é geralmente apresentada na forma de um rack, que é coberto com uma película transparente. Ele pode ser rapidamente instalado e desmontado após o uso.
- As estufas com 4 prateleiras são compactas. Têm um tamanho aproximado de 50x50x157cm, ocupam muito pouco espaço na montagem e pesam não mais do que cinco quilos. Você mesmo pode montá-los na sua varanda.
- Os modelos mais populares são estufas com 3 prateleiras. Suas dimensões são geralmente 50x70x127cm. Esta opção pode ser utilizada não só como estufa para plantas, mas também como decoração de varanda.
- As mini estufas podem ser portáteis, o que permite que sejam movidas livremente de um canto da sala para outro. Os fabricantes oferecem modelos de todos os tamanhos e com um número diferente de camadas.
- Alguns modelos possuem ventilação embutida, irrigação e iluminação adicional. Eles são chamados de automatizados, pois a estufa regula de forma independente todos os processos necessários para o crescimento normal das plantas. Essa estufa tem até cerca de quatro metros quadrados. O jardineiro é o único responsável pelo plantio das plantas, sendo os demais processos realizados pelo sistema de automação.
- Muitas pessoas preferem uma vitrine de estufa, que também atua como um elemento de decoração de varanda. Tal estufa é caracterizada pela presença de uma estrutura do tipo autônomo, que é adicionalmente uma película fechada. A parte aberta da maquete está localizada na área da fachada.
O que você pode plantar?
Se você tem seu próprio jardim, mas não há oportunidade ou tempo para dedicar tempo à criação de uma estufa no local, a maneira ideal de sair dessa situação seria plantar mudas em sua varanda. A compactação da estufa permitirá, sem ocupar muito espaço, o cultivo de mudas para posterior plantio em seu jardim.
Para isso, a estufa só pode ser utilizada de março a maio. Se não for necessário, pode ser facilmente dobrado e removido para não ocupar espaço extra. A estufa é freqüentemente usada para o cultivo de vegetação. Isso permitirá que você e sua família deliciem-se com verduras frescas durante todo o ano.
Como fazer isso sozinho?
A estufa da varanda tem uma estrutura simples, então se quiser pode fazer você mesmo. Uma variedade de materiais que estão em casa serve. Podem ser canos desnecessários, barras, molduras de janelas antigas feitas de madeira, vidro e plástico.
Antes de prosseguir diretamente para a construção de uma estufa, você deve considerar vários pontos importantes:
- Qual é o melhor lugar na varanda? Não deve interferir no movimento. É necessário criar acesso à estrutura para um cuidado confortável com as plantas.
- Determine as dimensões da futura estrutura, bem como de quais materiais você a fará. Você pode comprar materiais prontos ou pesquisar entre as ferramentas disponíveis.
- Se a varanda estiver localizada no lado sul, as plantas receberão luz suficiente. Em outro caso, você deve pensar em fontes de luz adicionais, onde elas estarão localizadas.
- Não se esqueça das suas capacidades financeiras e leve em consideração as suas competências no ramo da construção.
Estufa de madeira
A solução mais simples para construir uma estrutura de estufa é uma moldura de madeira. O processo de fabricação inclui várias etapas:
- Primeiro você precisa calcular as dimensões da tampa e da caixa, bem como pegar uma quantidade suficiente de materiais. Você precisará de placas e barras de madeira, parafusos e dobradiças, policarbonato ou vidro.
- Uma excelente solução seria criar um diagrama da futura estufa, onde deveriam ser indicadas as dimensões da estrutura.
- Depois disso, você pode prosseguir para a fabricação e montagem das peças da caixa. As tábuas de madeira devem ser tratadas cuidadosamente com um agente protetor. Todas as costuras devem ser seladas. É melhor pintar o interior de branco e, no exterior, pode usar a cor que desejar.
- A moldura dupla deve ser articulada e possuir ranhuras especiais onde será inserido o vidro. Você também precisará de contas de vidro de madeira para fixar o vidro com segurança.
- Para facilidade de uso, a estrutura pode ser equipada com uma alça. A moldura é fixada à estrutura por meio de dobradiças com travas. Isso permitirá que a tampa seja fixada em diferentes posições.
- Se a estufa vai ser utilizada durante todo o ano, vale a pena cuidar do seu isolamento. Para isso, pode-se usar lã mineral ou espuma, pois possuem propriedades de isolamento térmico. O isolamento é usado tanto dentro como fora.
Construção de metal
Uma estufa na varanda pode ser feita de tubos de metal desnecessários:
- Para criar uma estrutura confiável, são usados tubos de metal ou plástico. A escolha dos tamanhos é individual.
- Para dar estabilidade à estrutura, pode-se usar a parede de suporte da varanda e fixar o corpo a ela.
- A estufa deve ser preenchida com prateleiras, nas quais bandejas ou vasos serão instalados. O número de prateleiras deve ser calculado com base na altura das plantas.
- No topo da estufa, é coberto com filme plástico, que transmite a luz e também protege as plantas de fatores externos. O filme deve ficar bem apertado. As folgas levarão à perda de calor dentro da estrutura.
- De um lado da estrutura, deve ser instalada uma porta de batente, que será fechada com segurança devido à presença de um zíper ou fita adesiva. Para fixar o zíper no filme, você pode usar uma cola especial ou, com uma camada adicional de papel, passar a ferro.
Como fazer uma estufa em uma varanda com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
Organização da iluminação
Normalmente, as sementes são plantadas para mudas no final do inverno ou início da primavera. É durante esse período que as plantas precisarão de uma quantidade suficiente de luz adicional para um crescimento ativo. Se falamos de berinjela, pimentão e tomate, a luz do dia não é suficiente para eles, mesmo no final da primavera. A iluminação artificial é ideal para regiões do norte ou noroeste.
- A opção mais comum e econômica é o uso de LEDs. Com uma certa combinação de cores, você pode criar o espectro desejado para a iluminação normal das plantas, que praticamente não difere da luz do dia.
- É muito conveniente usar um "fitolamp" pronto para uso. Pode ser adquirido em loja da especialidade ou feito à mão. Ele contém todo um conjunto de LEDs em uma lâmpada. A potência do fitolampo é ajustada dependendo da área da estufa.
- Se você mesmo fizer isso, será necessário calcular a potência total dos LEDs usados. Normalmente, esta combinação é usada: dois vermelhos, um azul e um LED adicional branco ou verde.
- Ao instalar um sistema de iluminação adicional, vale a pena considerar a impermeabilização de cada nível da estufa. O excesso de água que pode escorrer pelos orifícios de drenagem das panelas não deve entrar em contato com aparelhos elétricos.
Sistema de irrigação por gotejamento
Por conveniência, muitos compradores de estufas usam um sistema de irrigação por gotejamento. Oferece muitos benefícios, sendo o principal deles que as plantas se hidratam sem danificar ou quebrar os caules.
A praticidade do sistema está na automação, o que dispensa o tempo de rega. A essência desse sistema é que ele fornece água diretamente para o sistema radicular, sem irrigar as folhas e a camada superficial do solo.
O sistema de irrigação por gotejamento pode ser feito de forma independente, enquanto a caixa d'água deve estar acima do nível das plantas. Em lojas especializadas, é vendida uma versão pronta para irrigação de plantas em casa de vegetação. Um barril de água pode ser colocado em qualquer lugar conveniente na varanda.
O sistema automático inclui uma pequena bomba submersível. Como as estufas para varandas são pequenas, as plantas não precisam de muita água. Para fazer você mesmo um sistema de irrigação, você pode usar tubos de "conta-gotas" médicos.
Conectores adicionais podem ser adquiridos em sua loja de animais. Você também precisa de um programador para ligar e desligar o sistema, o que é barato. Todos os elementos devem estar conectados, e a automação da irrigação de suas plantas está pronta.
Para uma visão geral da estufa pronta para a varanda, veja o vídeo abaixo.
Avaliações
Muitas pessoas gostam de estufas para a varanda porque oferecem muitas vantagens. Podem ser adquiridos prontos em lojas especializadas ou feitos à mão. Nas lojas, é vendida uma moldura pronta, sobre a qual é posteriormente esticado um revestimento de polietileno.
Muitos usuários observam a estética da estufa e sua aparência atraente. Ele se encaixa harmoniosamente no design de interiores. Plantas ornamentais ou mudas podem ser convenientemente colocadas em uma pequena estufa. Esta opção é muito melhor do que colocar vários vasos nos parapeitos das janelas.
O comentário foi enviado com sucesso.