Acabamento da varanda com painéis de plástico

Acabamento da varanda com painéis de plástico
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Variedades
  3. Ferramentas e materiais necessários
  4. Cálculo de materiais
  5. Trabalho preparatório
  6. Métodos de fixação
  7. Como costurar com as próprias mãos por dentro: instruções passo a passo
  8. Etapas do revestimento externo

A varanda há muito deixou de ser usada exclusivamente como despensa para guardar coisas e secar roupas. Hoje é uma parte completa da área de estar de um apartamento ou casa particular. Portanto, os proprietários tratam a sua decoração com a mesma reverência e atenção que tratam com a decoração do resto do apartamento.

O reparo não é apenas problemático, mas também caro. Os materiais de acabamento econômicos irão ajudá-lo a decorar o interior em um estilo moderno e gastar um mínimo de dinheiro com isso. Eles são apresentados em uma ampla gama e possuem características de alto desempenho. Os painéis de plástico são um excelente exemplo.

Vantagens e desvantagens

A escolha do acabamento para uma varanda é um negócio responsável. Nem todo material pode lidar com mudanças de temperatura e exposição constante à luz solar. Os painéis de plástico têm uma série de vantagens inegáveis ​​em relação aos seus homólogos.

Entre as vantagens deste material:

  1. Resistência aos raios UV (os painéis não perdem a intensidade da cor mesmo após uso prolongado).
  2. Durabilidade (vida útil de 20 a 50 anos).
  3. Força.
  4. Resistente a mudanças bruscas de temperatura.
  5. À prova d'água.
  6. Resistente a insetos e roedores.
  7. Boas características de isolamento térmico e acústico.
  8. Facilidade de instalação e manutenção.
  9. A capacidade de terminar a varanda por conta própria, sem o envolvimento de uma equipe profissional.
  10. Uma enorme variedade de.
  11. Respeito pelo meio ambiente e segurança para os outros.
  12. Custo acessível.

Painéis plásticos são igualmente usados ​​para decorar o teto e as paredes, apenas na primeira versão, um material de baixo peso é selecionado.

Ao comprar material, você precisa estar atento a vários pontos:

  1. As nervuras de reforço no interior do painel aumentam a resistência do painel. Quanto mais frequentemente as nervuras forem localizadas, mais resistente e confiável será a superfície acabada.
  2. O interior e a frente do painel devem ser pintados uniformemente. A cor deve ser uniforme, sem a presença de impurezas ou impurezas. Um sinal de baixa qualidade é a tonalidade acinzentada da parte interna.
  3. A borda da tira de plástico deve ser plana, lisa e sem saliências. Durante a instalação, os painéis devem se ajustar firmemente uns aos outros até que um clique característico apareça. Só então a conexão ficará firme.
  4. Os painéis podem ter larguras diferentes. Os estreitos são mais adequados para revestir uma varanda aberta. Esse material resiste melhor às flutuações de temperatura.

As vantagens indiscutíveis dos painéis de plástico são a excelente compatibilidade com outros tipos de materiais: gesso, madeira, metal, vidro, têxteis, tijolo.

Isso expande muito as possibilidades de design de interiores.

Como qualquer outro material, o plástico tem uma série de características e desvantagens próprias:

  1. Quando aquecido, o plástico exala um odor desagradável.
  2. O material é sensível a fortes tensões mecânicas (pode rachar com um forte impacto).
  3. Possibilidade de deformação térmica (por exemplo, em temperaturas muito baixas).

Apesar disso, os painéis de plástico continuam sendo um dos materiais mais populares, econômicos e práticos para a decoração de varandas internas e externas.

Para mais informações sobre o acabamento da varanda com painéis plásticos de PVC, veja o vídeo a seguir.

Variedades

Os painéis de plástico são divididos em vários grupos, dependendo do tamanho, espessura, aparência, textura, presença de vários aditivos e outras características.

Externamente, os painéis de PVC parecem tiras volumétricas com reforços internos. Eles podem ser contínuos (então a tela acabada parece sólida e uniforme) e costura (o revestimento tem pequenas lacunas). A última opção é freqüentemente usada para revestimento vertical de pequenos espaços. As costuras longitudinais "esticam" visualmente a divisão.

Faixa de tamanho

Os painéis padrão estão disponíveis em uma ampla variedade de tamanhos e espessuras. Para a decoração do tecto, utiliza-se um forro estreito, para as paredes - painéis de plástico de diferentes larguras.

Por tipo de cobertura

Durante a impressão térmica, o desenho é transferido para o painel usando um filme térmico especial. As vantagens desse método incluem a capacidade de aplicar padrões e cores de vários graus de complexidade e intensidade. A camada protetora de verniz que cobre o filme dá ao painel acabado um brilho brilhante.

O método de impressão offset é aplicado em formulários tipográficos. O desenho pode ser muito diferente, inclusive fotográfico. O mais popular é a imitação de pedras naturais: mármore, granito, malaquita e outros minerais.

Outra opção de aplicação de enfeite é o filme laminado. Vários padrões são aplicados a ele, incluindo um padrão que repete a textura da pedra natural, tecidos e bambu. Em seguida, este filme é colado ao painel.

Método de preparação

A primeira opção de fabricação consiste em prensar e estampar cloreto de polivinila. A segunda opção são os painéis sanduíche. Esta é uma opção de design relativamente nova, mas já se tornou muito popular. Esse material consiste em duas camadas de cloreto de polivinila e uma camada de isolamento. Normalmente, lã mineral ou poliestireno expandido é usado como uma camada intermediária.

Esse painel pode ser unilateral (geralmente usado para decorar paredes ou encostas) e bilateral (divisórias de design). Os materiais incluídos na composição dos painéis sanduíche permitem não utilizar camadas adicionais de vapor ou impermeabilizantes na decoração de superfícies. O material está disponível em várias espessuras.

A desvantagem de tais painéis é suas dimensões gerais bastante grandes (1,5 * 3 metros).

Aparência

Os painéis de plástico hoje são apresentados numa gama muito ampla, por isso não será difícil escolher uma opção de acabamento de varanda que se adeque no estilo, tamanho e custo. Os painéis podem ser lisos ou padronizados, lisos ou texturizados.

Os painéis transparentes são uma forma original de decorar a sua varanda de uma forma inusitada, tornando-a mais aberta e leve. O plástico transparente transmite perfeitamente a luz solar e possui todas as características operacionais e físicas e mecânicas de um material convencional. Uma varanda com acabamento em painéis transparentes pode ser usada como estufa doméstica, por exemplo.

Ferramentas e materiais necessários

No processo de trabalho com painéis de plástico, as seguintes ferramentas podem ser necessárias:

  • nível de construção;
  • faca para drywall (ótima para cortar plástico);
  • grampeador de construção;
  • chave de fenda em cruz;
  • broca ou chave de fenda com fixação magnética;
  • Serra para metal.

Materiais necessários:

  • ripas de madeira ou perfis metálicos para o fabrico de ripas;
  • isolamento;
  • faixas adicionais (início, acabamento, faixa de conexão, cantos internos e externos de plástico);
  • painéis retos para decoração de paredes;
  • painéis de canto com dois rebordos para o acabamento dos cantos da varanda e com três para a decoração das encostas.

Para prender as ripas, painéis e elementos adicionais, você vai precisar de buchas de 6 mm de espessura e 8 cm de comprimento, parafusos auto-roscantes, grampos para grampeador, travas, pregos líquidos, espuma de montagem (dependendo do tipo de fixação escolhido).

Cálculo de materiais

Para calcular corretamente a quantidade de material necessária, é necessário medir o perímetro da sala. O valor resultante deve ser dividido pela largura dos painéis selecionados e algumas peças sobressalentes devem ser adicionadas para aparar ou refugo.

Trabalho preparatório

O revestimento da varanda inicia-se com a fase de trabalhos preparatórios. O resultado final depende muito do cuidado com que ele é executado.

O trabalho preparatório inclui:

  • remoção de revestimentos antigos (tinta, papel de parede, painéis, gesso);
  • verificação de todas as superfícies quanto a rachaduras, buracos, lascas, saliências;
  • selagem de fissuras com argamassa de cimento-areia, remoção de saliências com perfurador, proteção de elementos metálicos internos com revestimento anticorrosivo;
  • tratamento de superfície com um anti-séptico para prevenir o aparecimento de fungos e bolores (este procedimento é realizado 2 a 3 vezes seguidas com um intervalo de cerca de 4 horas).

Se isso for previsto pelo projeto, a varanda deve ser isolada e envidraçada. As superfícies a tratar devem ser cobertas com uma camada impermeabilizante.

Para revestir paredes e tetos com painéis de plástico, uma caixa de madeira ou metal é exposta. Isso permite que você crie o espaço de ar necessário entre o plástico e o isolamento térmico. Dependendo do material selecionado, o torneamento fica exposto de certa forma. Para painéis dispostos verticalmente - caixa horizontal e vice-versa.

Métodos de fixação

Os painéis de plástico podem ser fixados em paredes, tetos e pisos de diferentes maneiras:

  • A opção mais simples e de vida curta é a instalação em pregos líquidos. Este método é usado para tetos e paredes nivelados recentemente. Os painéis resistirão exatamente enquanto a cola secar, portanto, sua vida útil deve ser verificada com o vendedor.
  • O método de montagem mais forte e confiável é a montagem em uma caixa de metal. Na maioria das vezes, uma moldura de metal é usada para cobertura de teto, porque lá a base de plástico deve ser o mais confiável e forte possível.
  • Às vezes, tiras de PVC também são usadas para criar o torneamento. Este método é o menos comum, pois é bastante difícil de executar.
  • A opção mais popular hoje é uma caixa de madeira. Isso exigirá um trilho de madeira de 50 * 20 mm e parafusos de cavilha.

Para prender os painéis à caixa, dependendo do tipo, você precisará de parafusos de madeira / metal, grampos ou travas.

Como costurar com as próprias mãos por dentro: instruções passo a passo

Após a fase de trabalhos preparatórios, pode-se prosseguir diretamente para o revestimento com painéis.

O melhor lugar para começar é no teto. Todo o processo de trabalho inclui várias etapas:

  1. A superfície está marcada. Para isso, o centro do teto é marcado e uma linha longitudinal é traçada através dele com a ajuda de um nível. Além disso, a marcação é realizada em todos os lados do teto, recuando 5 cm da borda da parede.
  2. Um perfil galvanizado é aplicado ao longo do perímetro do teto e furos de até 5 cm de profundidade são perfurados na parede a cada 25-30 cm.
  3. Os parafusos guia são inseridos nos orifícios obtidos e o perfil é fixado com uma chave de fenda.
  4. Então, dependendo do tamanho do teto, 1-2 perfis longitudinais são instalados.
  5. Tiras iniciais de painéis de plástico são fixadas ao perfil longitudinal.
  6. Se o projeto de design prevê a instalação de lâmpadas, a fiação é puxada nesta fase.
  7. O primeiro painel é inserido na faixa inicial e fixado com parafusos auto-roscantes ao perfil longitudinal e à borda. Os painéis subsequentes são inseridos e fixados da mesma maneira. O último painel é cortado no tamanho, se necessário. O teto está pronto!

A próxima etapa é trabalhar com painéis de parede:

  1. Fabricação de tornos de madeira. A uma distância de 10-15 cm do nível do teto e do chão, faixas horizontais são colocadas ao longo do perímetro da sala. Em seguida, a cada meio metro, são instaladas lâminas verticais.
  2. O perfil de plástico inicial é anexado.
  3. Nas juntas das paredes, cantos plásticos externos ou internos são instalados
  4. Instalação de painéis plásticos. A primeira faixa é fixada de um canto a outro ou do canto até a abertura da porta / janela estritamente vertical ou horizontalmente. A ligeira inclinação no início só aumentará com cada novo painel. O painel é inserido na faixa inicial até ouvir um clique e é preso com parafusos auto-roscantes à caixa. Cada tira seguinte é colocada uniformemente e pressionada firmemente contra o painel anterior.
  5. A última tira é aparada e inserida na ranhura do painel anterior para obter uma vedação estanque.

O processo detalhado de acabamento da varanda com painéis plásticos está no próximo vídeo.

Etapas do revestimento externo

A face externa da varanda é um palco não menos importante do que a decoração interior. Para ter certeza de um resultado rápido e de alta qualidade, é melhor usar a ajuda de construtores profissionais. Mas se isso não for possível, você pode embainhar a varanda por fora com suas próprias mãos:

  1. Em primeiro lugar, é necessário lembrar que, para a decoração de exteriores, é utilizado um material concebido especificamente para este fim. A largura desses painéis varia de 10 a 37,5 cm.
  2. O revestimento de plástico é considerado uma das formas mais práticas e acessíveis de decorar uma varanda externa. Os painéis não têm medo de água, toleram bem as oscilações de temperatura, têm excelentes características decorativas, são duráveis ​​e não requerem manutenção especial.
  3. O trabalho começa com a etapa preparatória, limpando a superfície de acabamentos antigos e eliminando defeitos.
  4. O próximo passo é prender barras de madeira ou metal ao parapeito da varanda como um ripado.
  5. Em seguida, os cantos de plástico, o perfil inicial são instalados e a instalação do material principal começa. Cada painel é preso ao revestimento verticalmente usando parafusos autoatarraxantes ou um grampeador de construção.

É preciso lembrar que terminar a varanda pelo lado de fora (se não estamos falando do primeiro andar da casa) é um processo associado a riscos e perigos. Ao trabalhar, é necessário seguir rigorosamente as regras de segurança. É necessário realizar o trabalho de instalação com um assistente.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário