Decoração da varanda com pedra decorativa
A pedra natural é utilizada para construção e decoração há mais de cem anos. Muitas de suas vantagens (resistência, dureza, excelente estética) dificilmente podem ser superestimadas. No entanto, também possui certas propriedades que podem limitar significativamente seu uso para decorar varandas em edifícios residenciais - peso e preço. A saída para esta situação será a utilização de pedras decorativas de origem artificial.
Vantagens e desvantagens
A pedra artificial é uma mistura de cimento, areia, aglutinantes, vários enchimentos e plastificantes. Suas características físicas, mecânicas e operacionais dependem diretamente da composição do material. Exteriormente, o análogo artificial é muito semelhante a uma pedra de origem natural.
Vantagens da pedra decorativa:
- Força, dureza, confiabilidade, durabilidade.
- Preço acessível.
- Uma vasta gama de cores e texturas.
- Instalação rápida e fácil (não são necessárias ferramentas profissionais e larga experiência, uma mistura de adesivo de alta qualidade é suficiente).
- Resistente a temperaturas extremas.
- Resistente à corrosão, à prova d'água.
- Excelentes propriedades de isolamento térmico.
- Resistente a produtos químicos.
- Ecologicamente correto, hipoalergênico.
- Excelentes propriedades decorativas.
- Resistente a mofo e bolor.
- Não inflamabilidade.
- Simplicidade e facilidade de manutenção e atendimento.
Essas características excelentes tornam a pedra decorativa um material quase ideal para revestir uma sala com varanda. No entanto, existem várias desvantagens às quais você também deve prestar atenção ao escolher um acabamento adequado.
- Vida útil mais curta em comparação com a pedra natural (desvantagem condicional, pois a vida útil é estimada em várias dezenas de anos).
- Alguns tipos de pedra são muito instáveis ao estresse mecânico.
Qual escolher - artificial ou natural?
Ao escolher o material certo, todas as suas vantagens e desvantagens devem ser cuidadosamente avaliadas. Claro que é difícil encontrar um material mais resistente, mais confiável e mais bonito do que uma pedra natural, mas seu peso e alto custo podem ser fatores decisivos para a escolha de um análogo artificial.
Além disso, os materiais modernos imitam quase completamente a superfície da pedra natural, embora pesem e custem muito menos.
Características comparativas da pedra natural e artificial:
- O material artificial é muito mais barato do que o natural.
- O análogo artificial está disponível em uma ampla variedade de tamanhos e espessuras. Isso facilita muito o processo de instalação.
- Não é necessário reforço adicional da varanda.
- Não é necessário torneamento durante a instalação, a pedra artificial é facilmente cortada.
A gama de materiais decorativos de origem artificial é muito ampla e variada. Aqui estão algumas das opções mais populares e usadas:
- painéis que imitam mármore natural, granito, quartzo (o material tem bordas brutas, aparas naturais, superfície convexa, curva);
- painéis que imitam arenito, calcário e outros materiais (bordas lisas, superfície plana);
- imitação de pedras e seixos (pedra de entulho);
- tijolo de imitação;
- imitação de pedra polida;
- material com padrões e combinações de tons não encontrados no ambiente natural.
As tecnologias modernas para a criação e processamento de pedra artificial tornaram possível criar uma ampla gama de opções bonitas e acessíveis para varandas de frente. Entre eles: porcelanato, pedra acrílica, conglomerados, quartzo artificial e gesso.
O grés porcelânico é o mais duradouro das opções apresentadas. Contém minerais, diversos tipos de argila, feldspato, corantes. Externamente, ele se assemelha a uma telha feita de vidro muito durável e de alta qualidade, sua superfície é tão plana e lisa.
Os conglomerados incluem lascas de granito, mármore, lascas de cal, quartzo, tinturas. Este material é caracterizado por maior resistência e resistência ao desgaste, resistência a temperaturas extremas.
O acrílico tem baixa gravidade específica, por isso é fácil de manusear e instalar. Disponível em uma ampla gama de cores.
O quartzo é adequado para uso interno e externo. Suporta cargas pesadas e flutuações repentinas de temperatura.
O gesso é o material menos durável. Difere em baixo coeficiente de impermeabilização, portanto não é recomendado para uso em varandas sem impermeabilização adicional.
Onde colocar?
Uma das vantagens da pedra decorativa é a sua excelente compatibilidade com outros materiais de acabamento. Isso oferece possibilidades quase ilimitadas para a criação de designs de varanda interessantes, complexos e originais.
A pedra decorativa pode ser usada para revestir todo o espaço interior. Neste caso, é melhor escolher os materiais mais leves em tons claros e quentes, caso contrário, uma pequena sala com varanda parecerá muito difícil.
Os interiores mais comuns são aqueles que combinam pedra e outros materiais (papel de parede, gesso decorativo, tinta).
A opção parece muito interessante quando a pedra cobre parte de uma parede pintada ou estucada. Dá a impressão de tijolo ou alvenaria inacabada.
Uma opção mais restrita é decorar os cantos internos com uma pedra. A alvenaria pode ser simétrica ou dar a impressão de um canto áspero com bordas irregulares e irregulares.
A pedra decorativa pode ser usada para decorar janelas ou portas, uma ou mais paredes. Ao combinar materiais de diferentes texturas, é muito importante escolher o esquema de cores correto.
Estágios de acabamento
A pedra decorativa pode ser colocada em madeira, metal, bloco de espuma, tijolo, concreto e outros tipos de superfícies.
Todo o processo de trabalho de dimensionamento do espaço interior da varanda pode ser dividido em várias etapas:
- Trabalho preparatório. Antes de iniciar a obra principal, é necessário estudar cuidadosamente o estado das paredes: eliminar irregularidades, reparar fissuras, rebocar ou nivelar as gotas com o auxílio de gesso cartonado. Em seguida, é necessário preparar a superfície em 2-3 etapas.
- Acabamento de varanda... A parte principal do trabalho pode ser feita de duas maneiras: com junta e de forma contínua. A primeira opção é bastante simples e até mesmo para artesãos iniciantes. Pequenas costuras entre os painéis permitem mascarar e ocultar pequenas irregularidades que surgem durante o trabalho.
- A opção perfeita requer muito mais esforço e treinamento. Durante o trabalho, é necessário vigiar cuidadosamente para que o excesso de cola não caia na parte externa do ladrilho, caso contrário será muito difícil limpar o material poroso e irregular. Mas a superfície acabada parecerá uma tela uniforme, sólida e monolítica sem uma única costura. O trabalho de assentamento da laje começa no canto da sala.
- Estilo. A etapa mais importante e mais longa. A pressa é excluída aqui. Antes de iniciar a instalação direta, construtores experientes recomendam que você primeiro coloque os painéis no chão para escolher o padrão mais adequado, brinque com os tons dos diferentes painéis.A repetição muito frequente de padrões e mudanças de cor devem ser evitadas tanto quanto possível. Para não se confundir, você pode numerar as peças no verso.
- Em seguida, o nível zero é rebatido ao longo do perímetro da sala e um suporte é instalado (para isso, você pode usar, por exemplo, fragmentos de um perfil de metal).
- O assentamento começa de baixo para cima para que haja uma laje inteira sob o teto... Todos os acabamentos são feitos perto do chão.
- Para o revestimento, é melhor usar um adesivo à base de cimento branco. A composição é aplicada com pente na parede e com espátula em camada fina sobre cada ladrilho. Em seguida, o ladrilho é colado, pressionando-o firmemente contra a parede por alguns segundos. Após o término da primeira fileira, inicia-se o assentamento da próxima. Recomenda-se a colocação de ladrilhos com altura máxima de 1,5 metros por dia. O excesso de cola é removido imediatamente.
Terminada a obra, é necessário dar ao ladrilho tempo para a fixação final (12-48 horas, dependendo da composição da cola). Só depois disso eles começam a rejuntar.
Avaliações
Os proprietários das varandas que utilizaram a pedra decorativa como acabamento parcial ou total, partilham de bom grado as suas impressões nas páginas dos sítios temáticos. Eles celebram o excelente valor estético deste material, que de forma alguma é inferior à beleza da pedra natural. A facilidade e simplicidade de instalação, bem como o baixo peso dos painéis são as vantagens indiscutíveis da pedra artificial.
Uma ampla escolha de texturas, cores e custo acessível tornam a escolha a favor deste material quase óbvia.
Além disso, os compradores observam a excelente compatibilidade da pedra decorativa com madeira, gesso, tinta, papel de parede e outros materiais de acabamento. O interior, feito com a combinação desses materiais, parece muito caro, sofisticado e nobre.
Exemplos de design
Uma maravilhosa combinação de materiais de diferentes texturas no interior da varanda, decorada ao estilo provençal. Uma das paredes é decorada com pedras decorativas e decorada com arranjos de flores. As cores pastel delicadas ajudam a criar um ambiente muito acolhedor e caloroso.
A combinação de pedra decorativa e gesso parece excepcionalmente original graças ao padrão de revestimento assimétrico. O método de design, em que a sala parece envelhecida artificialmente com uma parede de pedra destruída de tempos em tempos, é especialmente popular hoje. Um destaque adicional da varanda é sua forma incomum - um setor.
Mesmo uma sala muito pequena pode ser lindamente decorada com materiais em relevo e volumosos como pedras decorativas. Por exemplo, como neste caso. As paredes são revestidas com gesso decorativo de cores ricas, e as aberturas das janelas e portas são revestidas de pedra. O resultado é um interior muito moderno e bonito.
O comentário foi enviado com sucesso.