Vidros de varanda "faça você mesmo"

Vidros de varanda
  1. Visualizações
  2. Tipos populares de vidros
  3. Materiais (editar)
  4. Medidas de precaução
  5. Preparação
  6. Como fazer o glaceamento com uma estrutura de madeira: instruções passo a passo

A varanda é um espaço multifuncional do apartamento. Nas últimas décadas, ele evoluiu de uma despensa para coisas de inverno, compotas da avó e itens obsoletos que a mão não levantou para jogar fora em uma parte completa do espaço residencial. Claro, isso só se aplica às opções do tipo fechado. Se ainda for soprado por todos os ventos e estiver regularmente coberto de neve que chega até os joelhos no inverno, a situação será salva envidraçando a varanda com suas próprias mãos.

Visualizações

A varanda envidraçada permite otimizar com competência os metros quadrados adicionais do apartamento, transformando-o em um escritório, uma mini-sala de jantar, um camarim, um campo de esportes, uma oficina para familiares criativos. Você pode montar um jardim de inverno nele ou equipar uma área para seu animal de estimação favorito.

É perfeitamente possível executar o envidraçamento por conta própria, mas é necessário levar em consideração algumas nuances da obra.

Em primeiro lugar, é importante descobrir qual é a diferença entre uma varanda e uma loggia. Muitos proprietários de apartamentos confundem esses conceitos, mas, entretanto, os tipos de vidros da loggia diferem dos tipos de vidros da varanda. O envidraçamento da loggia é mais simples, uma vez que é delimitado em ambos os lados por paredes - está localizado "dentro" da habitação. Uma varanda é uma estrutura que se projeta da parede da fachada do edifício. Ele "pende" acima do solo e é retirado da praça principal.

Em segundo lugar, você precisa decidir sobre o método de envidraçamento - frio ou quente.

O frio consiste em uma única camada de vidro e uma moldura leve. Este método fornece isolamento acústico relativo, protege a sala da poeira, vento e luz solar, se o vidro for coberto com um filtro UV, mas não retém o calor. É adequado para organizar uma cozinha de verão na varanda, um quarto temporário ou escritório e, no inverno, para guardar alimentos no frio.

O envidraçamento quente assume um design mais complexo, pesado e confiável. E mais caro. É constituída por caixilharia com dupla vedação e vidros duplos, que permitem manter a temperatura ambiente na varanda em qualquer época do ano e utilizá-la com uma qualidade conveniente.

A instalação de janelas quentes requer mais tempo e cumprimento estrito das condições:

  • Bom isolamento térmico e impermeabilização. A entrada de condensação entre os vidros é inaceitável, eles embaçarão e reterão o calor pior.
  • A capacidade de fornecer ventilação natural da sala.
  • Presença de sistema de circulação de ar entre a varanda e a sala.

Em terceiro lugar, é necessário estudar o lado jurídico da questão, ao planejar fazer alterações no projeto das instalações. A laje da varanda é projetada para uma carga específica. Exceder o peso permitido pode levar ao seu colapso, e isso está repleto de consequências negativas.

Hoje em dia, é bastante fácil obter aconselhamento especializado e autorização para melhorar tal plano, o que não estava previsto durante a construção de uma casa. É mais fácil gastar um pouco de tempo estudando o Código de Habitação antes de começar a trabalhar do que resolvendo problemas depois.

Tipos populares de vidros

As formas mais comuns de proteger uma varanda da chuva, vento, estratificação do pó da rua, geadas e visitas de convidados emplumados são: vidros deslizantes, panorâmicos, com passagem, sobre uma estrutura de suporte.

Cada tipo de envidraçamento tem suas próprias vantagens e desvantagens.

Vidros simples (clássicos) com moldura de madeira e vidros simples referem-se ao método a frio e são instalados principalmente em apartamentos de estilo soviético. Ele protege da umidade, do ruído e da sujeira da rua, mas não difere na estética particular e nas grandes possibilidades.

Deslizante

O design está equipado com um mecanismo especial de rolos que permite mover facilmente a folha e ocupa um mínimo de espaço. O mecanismo funciona segundo o princípio dos trilhos-guia: as faixas deslizam uma após a outra.

Este tipo não é adequado para todas as varandas, é necessário aconselhamento especializado, no entanto, para pequenas varandas esta é a melhor opção. Não ocupa meio centímetro a mais, economiza espaço, protege contra insetos, sujeira e precipitação.

Os aspectos negativos incluem o fato de que os mecanismos de rolos podem não resistir às duras condições do clima russo no inverno. Se eles congelarem, será impossível abrir as janelas. O design implica um único vidro, por isso fará frio na sala em temperaturas abaixo de zero.

Panorama

Este tipo de envidraçamento implica a ausência de qualquer moldura. Ao longo das guias superior e inferior são instaladas ranhuras, nas quais os vidros são inseridos (usando fixadores especiais). A grade de vidro ocupa todo o espaço do chão ao teto, proporcionando uma bela vista da varanda em qualquer época do ano. Neste caso, as secções são envidraçadas de várias formas: deslizamento, balanço, dobragem.

Para os envidraçados panorâmicos, utiliza-se vidro de resistência especial, com revestimento especial para neutralizar a radiação térmica. Parece bom e pode fornecer isolamento máximo de ruído. Tem uma série de desvantagens:

  • Em altas temperaturas, o vidro aquece e aquece o ambiente. Durante a instalação, cortinas devem ser fornecidas. Na estação fria, ele retém mal o calor.
  • A superfície requer lavagens frequentes, visto que a poeira é claramente visível sobre ela, riscos de água são visíveis após a chuva.
  • A estrutura como um todo é significativamente mais pesada e mais cara do que qualquer outro material.
  • A instalação é arriscada e requer alto profissionalismo, por isso não pode ser feita de forma independente.

Com um take away

A essência do método é que os perfis de aço são soldados ao parapeito da varanda, no qual um amplo peitoril da janela é fixado. É a base que sustenta a estrutura de alumínio ou plástico dos vidros das varandas. Essa vidraça é adequada para varandas estreitas e pequenas com um parapeito sólido.

Varandas modificadas ficam bonitas (especialmente se uma estufa for colocada nelas), expanda o espaço de forma prática e visual, e tem um peitoril de janela largo e funcional.

As desvantagens incluem o fato de que o próprio peso das estruturas de plástico é bastante grande. É necessário avaliar corretamente o estado operacional atual da laje e do parapeito. As armações de alumínio são mais leves, mas mantêm o calor pior. Estará frio nessa varanda no inverno.

Com estrutura de suporte

O método mais difícil, que envolve mudanças sérias na aparência do lado externo da varanda e requer muito tempo e vários pares de mãos trabalhando. Ao mesmo tempo, é o melhor, pois permite vidrar uma varanda totalmente aberta, que nem sequer tem viseira, e transformá-la num espaço acolhedor para viver pelos próximos 15-20 anos.

Esta vidraça de estilo soviético é popular - apesar de sua laboriosidade e alto peso. Suas vantagens:

  • A estrutura de aço soldada é mais barata do que outros materiais. Ao mesmo tempo, distingue-se pela maior força e resistência ao desgaste.
  • O esmalte comum para banheiro é adequado como revestimento de tinta. Proporciona uma cor bonita e duradoura, brilho, proteção confiável contra corrosão e custa muito menos do que o PVC.
  • Possibilidade de instalação de viseira.Isso não só vai transformar a varanda em um espaço de vida, mas também permitir que você distribua a carga pelo piso superior e menos carga a laje da varanda.
  • Pode ser substituído por uma moldura de parapeito. É mais fácil de instalar, custa menos e, na aparência, não é inferior a uma varanda panorâmica de uma casa de elite.
  • A estrutura pode ser facilmente isolada com gesso cartonado e espuma.
  • Qualquer tipo de janela pode ser inserida - da madeira tradicional ao vidro maciço.
  • Devido à resistência da moldura, apenas a carga do vento incide sobre o vidro, pelo que podem ser feitas em qualquer largura.
  • O problema do antigo parapeito não importa. Pode ser removido e a estrutura de suporte pode ser inferior ou superior ao nível anterior.

Materiais (editar)

O sistema de vidros das varandas é representado por um conjunto de caixilhos para janelas, peitoril, material isolante térmico (na maioria das vezes é espuma), vazantes exteriores e decoração interior.

A escolha do material depende diretamente da finalidade da sala varanda e determina o custo final das alterações realizadas. Se a varanda for utilizada como local para secar roupas e guardar conservantes, faz sentido dar preferência a materiais baratos: caixilharia leve de alumínio ou duralumínio e vidro simples. Essa varanda não será isolada, e a diferença com a temperatura abaixo de zero do lado de fora não será mais do que 6-7 graus.

Se pretende arranjar um escritório na varanda, uma sala de jogos para crianças ou um local para receber convidados, deve escolher materiais mais fiáveis ​​e caros. Será uma vidraça "full" ou "isolante", que permitirá que a varanda seja utilizada como espaço habitacional em qualquer época do ano, ou combiná-la com o quarto desmontando a parede que a separa da varanda.

Armações de plástico

São convenientes porque não requerem esforços adicionais para isolar a varanda. No caso de uma renovação de baixo orçamento, são adequadas molduras simples de PVC leve e vidro único, janelas maciças com janelas de vidro duplo. Para um melhor aperto, você pode espumar as rachaduras.

A escolha do tipo de janela de vidro duplo determina o objetivo final da reparação. Com quaisquer características técnicas adequadas às necessidades, a base das janelas deste tipo será um caixilho-perfil em policloreto de vinilo. O kit inclui todos os acessórios necessários, bem como uma unidade de vidro selado de camada única ou multicamadas.

A moldura (elemento estático) é montada na abertura da janela, e o "enchimento" pode ser escolhido a seu critério: em qual direção a janela será aberta, se haverá uma janela com uma impost (lâminas transversais ao longo de uma horizontal ou vertical ), quais serão as tiras nas quais a unidade de vidro será fixada de que vidro serão feitas as janelas.

O material mais comum para a produção de unidades de vidro isolante é o vidro de quatro, cinco ou seis milímetros. Em um grupo separado, vale destacar "triplex" - vidro duplo com uma camada de fita transparente.

Uma janela de vidro duplo pode ser de uma ou duas câmaras - dependendo do número e dos parâmetros das câmaras.

A moldura de PVC do interior também consiste em vários compartimentos de ponte (nervuras de reforço). Seu objetivo é criar segmentos cheios de ar na cavidade do perfil. Quanto mais compartimentos houver, maior será a resistência ao calor.

A quantidade, os volumes e a colocação dos segmentos de ar no interior do perfil são estritamente definidos, pois alguns deles são necessários para garantir a rigidez, alguns proporcionam escoamento de água e alguns são necessários para a fixação das conexões.

O nível de proteção térmica depende diretamente da espessura da unidade de vidro e da distância entre eles. A mais quente será a varanda, que é envidraçada com janelas de vidros duplos de diferentes espessuras e larguras entre si. Um papel importante é desempenhado pelos selos, que são colocados ao longo da borda da unidade de vidro.

Quanto ao vidro, suas propriedades podem ser diferentes:

  • reflexivo reflete os raios do sol;
  • reforçado - resistente ao fogo;
  • endurecido - à prova de choque;
  • colorido absorve energia solar;
  • laminado oferece excelente isolamento acústico (outra característica do "triplex" é que com um forte impacto ele não se quebra em fragmentos, mas racha e permanece dentro do filme).

Armações de madeira

Sua aparência sofreu mudanças significativas nas últimas décadas, mas a tendência para a instalação de esquadrias de madeira continua a crescer. Apresentam poucas vantagens quando comparados com o mesmo perfil de PVC: bonitos, naturais, amigos do ambiente. No entanto, também não existem muitas deficiências - eles exigem uma instalação de alta qualidade e bom atendimento. A árvore deve ser tratada com tintas e soluções protetoras especiais, caso contrário ela perderá rapidamente o seu aspecto, começará a apodrecer e a se desintegrar.

Qualquer vidro pode ser inserido em molduras de madeira. Um único frio sem selo tornará a varanda bonita, mas inadequada para uso no inverno. As caras janelas de vidro duplo isoladas com vedação resolverão dois problemas ao mesmo tempo - tanto estética quanto praticamente.

Vitrais ou pseudo-vitrais ficam lindos em molduras de madeira. Você pode pedir ao mestre ou fazer você mesmo. Isso pode ser feito usando um estêncil impresso e tintas acrílicas comuns em vidro. Se você não tem tempo ou desejo para ser criativo, pode comprar um vitral de filme pronto para uso sobre qualquer assunto na loja.

Caixilharia de alumínio

Perfil de alumínio é a opção mais atual para envidraçamento de varanda. Isso se deve ao fato de que na maioria das casas antigas o estado da laje da varanda e do parapeito deixa muito a desejar. Não é muito seguro instalar uma estrutura de aço pesada neles, e o alumínio é leve o suficiente e não dá tanta carga em pisos fracos.

Perfil de alumínio conveniente em pequenas varandas. Permite poupar ou mesmo expandir o espaço em várias dezenas de centímetros (devido à moldura com extensão). As armações feitas com este material têm um aspecto esteticamente agradável e são bastante duráveis. Se você pintá-los com esmalte protetor, a vida útil aumentará significativamente.

A vantagem mais importante é que permite a entrada de muito mais luz na divisão do que um perfil de madeira ou plástico. E isto é especialmente importante se a varanda for utilizada como espaço habitacional adicional e não como uma segunda arrecadação.

Medidas de precaução

Para começar, em primeiro lugar, você precisa pensar em como minimizar o risco de lesões, suas e de transeuntes abaixo. Um café caseiro em miniatura no espírito de Montmartre é, claro, bom, mas a segurança é primordial. Em primeiro lugar, é fornecido por um cinto de segurança. O mais confiável é considerado industrial, mas um esportivo de alta qualidade é bastante adequado para um trabalho ocasional.

Ao escolher uma correia, preste atenção ao comprimento da adriça de segurança (cabo). Não deve ser muito curto, para não impedir o trabalho, nem muito longo, para que não ocorra um solavanco traumático na queda. O comprimento ideal é de 2,5 metros.

Também é necessário levar em consideração as informações do certificado do produto. O arnês e o mosquetão devem suportar uma carga de até 400 kg. Você não deve comprar um produto sem especificar essas informações e produtos não certificados.

No momento do trabalho de reparo, a adriça de segurança é fixada com um pino de ancoragem com uma pinça de metal. A pinça deve ser firmemente montada na parede principal (pelo menos 15 centímetros de profundidade) e aparafusar o pino até que ele pare - usando uma chave de fenda ou uma alavanca.

“Com as próprias mãos” não significa sozinho. O vidro não só é frágil, mas também bastante pesado, por isso recomenda-se realizar o envidraçamento independente da varanda com pelo menos um parceiro.

Quando sua segurança estiver garantida, é hora de cuidar dos outros. É pouco provável que a indemnização por danos causados ​​à saúde por um monte que caiu na cabeça de um vizinho seja incluída na estimativa do custo da reparação da varanda. A área abaixo deve ser protegida com fita adesiva brilhante. Vizinhos dos andares superiores e inferiores devem ser avisados ​​sobre as obras planejadas.

Preparação

O envidraçamento da varanda requer uma abordagem cuidadosa. A preparação para o trabalho de reparo é realizada em etapas:

  • Limpeza. Em primeiro lugar, é necessário tirar as coisas da varanda, retirar as persianas (se estiverem instaladas), retirar tudo o que possa atrapalhar o trabalho.
  • Avaliação do estado operacional. Quando a varanda não está desordenada, deve ser cuidadosamente examinada por dentro e por fora - quanto a danos, dilapidação, concreto lascado, rachaduras, podridão. Se a condição da laje e do parapeito for satisfatória, você pode prosseguir para a próxima etapa.
  • Eliminação de defeitos. Durante a vistoria da varanda, podem ser revelados problemas que foram feitos durante a construção da casa. Antes de instalar o perfil e o envidraçado, recomenda-se o nivelamento de eventuais irregularidades e chanfros que possam dificultar o trabalho.
  • Segurança.

Como fazer o glaceamento com uma estrutura de madeira: instruções passo a passo

O envidraçamento de uma varanda com estrutura de madeira implica uma sequência de etapas:

  • Preparação da superfície para o trabalho. Quando a varanda estiver limpa, inspecionada e arrumada, é hora de se livrar de todos os revestimentos internos e externos. Em seguida, você precisa remover o acúmulo de poeira e outros contaminantes.
  • Medidas. A precisão das medidas das aberturas das janelas determina o quão bem a moldura se ajustará à base, por isso é importante ser extremamente cuidadoso e verificar novamente os valores resultantes.
  • Instalação de uma "caixa" de madeira. A “caixa” é composta por vigas de madeira que constituem a base da moldura. É fixado ao nível das grades da varanda existentes e da viga superior. Os trilhos laterais são montados nas superfícies da parede esquerda e direita. Todas as barras são presas com grampos de metal.
  • Instalação de sarrafos para decoração interior da varanda. Se esta etapa estiver prevista na reparação, ela é realizada até o próprio envidraçamento da varanda. Quando a superfície das paredes, piso e teto for revestida com painéis ou ripas, pode-se proceder à instalação de janelas.
  • Instalação de esquadrias. Antes de iniciar o envidraçamento, o vidro deve ser inserido nas molduras e fixado. Eles são feitos sob encomenda (de acordo com os tamanhos individuais), adquiridos prontos ou feitos de forma independente - a partir de vigas de madeira perfiladas com ranhuras.

Os copos são inseridos nessas ranhuras, prensados ​​com ripas e fixados com pregos em três lados.

  • Tratamento de fissuras com materiais isolantes. Mesmo com a preparação mais cuidadosa, é impossível montar caixilhos sem folgas, como um bom construtor. Certamente haverá lacunas que precisam ser tratadas com estopa ou espuma de poliuretano.
  • Instalação de platbands. É realizado após o isolamento térmico, em nenhum caso antes.
  • Tratamento de caixilharia de madeira com agentes protetores. O revestimento à prova de umidade é aplicado em 5-6 camadas. A estrutura pode então ser reparada, pintada ou deixada limpa.

Instalação de metal-plástico

O tipo de vidraça mais acessível sem a ajuda de um assistente. Durante o processo de instalação e instalação, você precisará de: uma furadeira, chaves de fenda, um martelo, uma espátula, uma faca, parafusos auto-roscantes, espuma.

Algoritmo de ações passo a passo:

  • Rack em branco. 10-15 fragmentos com área de 4 por 4 cm, necessários para alinhar a linha do parapeito e alinhar corretamente as janelas ao longo do horizonte.
  • Removendo a unidade de vidro da moldura. O fabricante entrega uma estrutura inteiriça de PVC e janelas com vidros duplos, mas antes de começar a instalar a moldura, o vidro deve ser removido, caso contrário, a moldura ficará pesada.

As janelas de vidros duplos devem ser retiradas com cuidado, alinhando-as contra a parede. Para maior confiabilidade, ele pode ser movido com um pano macio ou borracha de espuma fina.

  • Removendo as faixas das dobradiças das janelas.
  • Instalação do perfil de suporte. Este é um elemento obrigatório do kit, necessário para a comodidade de instalação do peitoril da janela. Tem apenas 20 mm de altura e não pode ser instalado sem um perfil de suporte.

Para instalar o perfil, é necessário girar a moldura em 180 graus, inseri-la na ranhura, fixá-la na parte inferior da moldura com um martelo de madeira (não de aço).

  • Instalação de montagens de quadro.Partindo de cada aresta da moldura em 15 cm, fixe as placas no painel superior - utilizando um martelo e parafusos auto-roscantes com comprimento igual ou superior a 3 cm.
  • Instalação de janelas. O momento mais difícil nesta fase é fixar as armações no parapeito. É necessário fazer isso com assistentes para que o quadro não "olhe" para além do perímetro. É importante levar em consideração que os parafusos autoatarraxantes não são cravados no pino, mas aparafusados.

Depois de fixar o nível superior, o quadro será segurado com segurança suficiente. Em seguida, você pode fixar o resto das laterais conectando-as com parafusos auto-roscantes a uma distância de cerca de 6 cm.

Os quadros conectados são nivelados usando um nível e um fio de prumo.

  • Tratamento de fendas e fendas pelo exterior.
  • Instalação do peitoril da janela.
  • Instalação de encostas e vazantes. Na mesma fase, o perímetro da janela e as juntas são processados ​​com silicone.
  • Instalação de janelas de vidro duplo de acordo com as instruções.
  • Caixas penduradas.

Como envernizar uma varanda com janelas de correr, veja o seguinte vídeo:

Maneira sem moldura

O envidraçamento estético sem moldura é escolhido quando é necessário deixar entrar o máximo de luz solar no ambiente. É um sistema de correr em vidro resistente a impactos (transparente, matizado ou vitral). Não há molduras e divisórias, e o vidro na parte superior e inferior está preso aos trilhos de metal.

Uma fita de fixação é colocada no perfil inferior sob o caixilho extremo, necessária para que os caixilhos abertos não entrem em contacto entre si.

Essa varanda dificilmente pode ser quente, porque não vai funcionar para encaixar os vidros uns nos outros sem lacunas. A única maneira de reduzir as lacunas é com juntas de vidro acrílico. Eles estão incluídos no kit e são projetados para serem colocados nas bordas das tampas de vidro.

O sistema está equipado com juntas de borracha colocadas do lado de fora - entre os caixilhos e o perfil de alumínio. Eles são necessários em caso de granizo e chuva.

O sistema parece bastante leve, mas ao mesmo tempo é muito durável (devido ao vidro grosso) e protege perfeitamente contra chuva, vento, ruído. A espessura do vidro é escolhida de acordo com a altura da varanda. A uma altura superior a 200 cm, é necessária uma espessura de pelo menos 8 mm; a uma altura inferior a 2 m, 6 cm é suficiente. A largura das abas varia entre 60-80 cm.

Para concluir, chamamos a sua atenção para um vídeo que fala sobre os métodos de envidraçamento econômico de uma varanda.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário