Cozinha na varanda
A varanda há muito deixou de ser apenas um depósito de esquis, trenós, uma variedade de itens sazonais e materiais de construção não utilizados. Atualmente, existem cada vez mais projetos de requalificação de loggias e atribuição de novas funções a estas áreas. Afinal, tendo deixado de guardar qualquer lixo na varanda, você pode liberar este local mais luminoso e mais próximo do ambiente para algo mais necessário e agradável - por exemplo, arrume uma cozinha ali.
Vantagens e desvantagens da conexão
Quaisquer mudanças têm suas próprias vantagens e desvantagens, e uma interferência tão significativa no layout original como a transferência da cozinha para a varanda não poderia passar sem elas. É importante calcular se tal ação em grande escala vale o dinheiro investido nela - talvez o jogo não valha o trabalho.
Os aspectos positivos da combinação dessas zonas incluem:
- a possibilidade de criar uma zona de relaxamento adicional;
- a possibilidade de utilizar o espaço adicional formado para móveis ou um conjunto de cozinha (você pode mover uma geladeira, fogão ou mesa para a loggia);
- um espaço ampliado e unido permite dar vida às ideias de design mais ousadas;
- usando materiais de acabamento especiais, você pode melhorar o isolamento acústico e térmico, o que significa que será muito mais agradável estar em uma cozinha aconchegante e silenciosa;
As desvantagens significativas, que podem se sobrepor aos aspectos positivos do reparo, incluem:
- a necessidade de gastar muito tempo obtendo todas as licenças de agências governamentais;
- custos de caixa bastante elevados, pois além de pagar por todos os tipos de certificados, você precisará de vidros, isolamento, colocação de um piso "quente", nova decoração do quarto;
- é importante que essas mudanças em grande escala exijam muita força mental e paciência.
Assim, é importante poder avaliar a tempo se vale a pena assumir tal negócio, pois não será mais possível parar ou mudar de ideias a meio do processo.
Determine o tipo de parede
Antes de efetuar a deformação da parede, é necessário determinar a que tipo ela pertence - parede de suporte, parede de cortina ou divisória. Poderá averiguar no passaporte técnico do apartamento ou enviando um pedido ao Gabinete de Inventário Técnico. Se por algum motivo essas ações não puderem ser realizadas, você mesmo poderá determinar o tipo de construção. Para isso, é considerada uma seção da parede sem revestimento.
A largura da parede de suporte de uma casa com estrutura de painel pode variar de quinze a cinquenta e cinco centímetros. Se, após as medições, as dimensões vierem a estar incluídas neste intervalo, é necessário consultar um especialista.
Em uma casa de tijolos, as paredes que suportam cargas têm geralmente cerca de três tijolos de largura, ou cerca de quarenta centímetros. As divisórias feitas com esse material podem atingir no máximo vinte e seis centímetros.
Em um edifício monolítico, a função de suporte é realizada por estruturas com largura de vinte e um centímetros.É importante lembrar que, se o edifício for de estrutura monolítica, não haverá paredes de suporte de carga.
Permissão de consolidação
Qualquer mudança de planejamento deve começar com a elaboração de um projeto, que indicará as dimensões atuais da sala (antes da reforma) e as estimadas depois. Obviamente, quaisquer alterações que afetem os sistemas de engenharia ou estruturas de suporte devem ser realizadas estritamente após a obtenção da permissão para tais intervenções de organizações especiais.
A interferência com a parede de suporte está sob a mais estrita proibição, porque pode levar à deformação das estruturas de suporte de carga gerais do edifício e à destruição do edifício.
Além disso, todas as alterações feitas devem ser feitas na documentação do apartamento - seu passaporte técnico. Para isso, é necessário obter a opinião de um especialista de que a incorporação das instalações não violou as normas técnicas vigentes e a legislação de construção em vigor.
Para realizar a remodelação de acordo com todas as regras, você terá que passar por várias etapas. O primeiro passo é encontrar especialistas que possam não só fazer um projeto de acordo com os desejos do cliente, mas também ter uma licença para realizar tais tarefas.
Em seguida, é necessário aprovar este projeto em diversos órgãos municipais, tais como: Gabinete de Inventário Técnico, Serviço Sanitário e Epidemiológico, Ministério de Situações de Emergência, Gabinete de Manutenção Habitacional, Serviço de Supervisão Técnica. Os especialistas do BTI devem ser chamados em casa, essa operação é paga e fica registrada no recibo.
Depois de receber um veredicto de aprovação em todas essas instâncias, você pode solicitar uma decisão final à inspeção habitacional. Somente após uma resposta positiva desta organização, o reparo da loggia pode começar.
Absolutamente todas as alterações feitas por decisão judicial são contabilizadas no passaporte técnico do apartamento, isso é necessário para evitar problemas no futuro com direitos de herança, venda e simplesmente multas de autoridades de supervisão e despesas financeiras desperdiçadas. É importante lembrar que as autoridades judiciais também precisarão dos seguintes documentos para emitir um veredicto positivo:
- atestado de ausência de qualquer objeto de valor arquitetônico ou histórico;
- extrato sobre a composição quantitativa da família residente no território do apartamento;
- aprovação por escrito de todos os inquilinos registrados;
- uma cópia autenticada dos documentos comprovativos dos direitos à habitação (inclui um certificado do proprietário, um contrato de venda, arrendamento);
- uma declaração de mudanças planejadas com uma lista de eventos futuros, cronograma, cronograma de trabalho e tempo de sua implementação;
- acordo de supervisão de campo celebrado com a empresa do projeto;
- seguro das pessoas que executam as reparações durante todo o processo;
- contrato de descarte de lixo, extratos do departamento de manutenção e reparo;
- declarações de inexistência de débitos em contas de serviços públicos, que, aliás, são recomendadas para recebimento no último momento, pois têm prazo de validade muito limitado - apenas um mês;
- ajuda do livro da casa
Em média, a aprovação geral de uma reforma leva de um a dois meses, se as estruturas de suporte não forem afetadas, o processo pode levar de três a quatro meses. Pois bem, se for necessária a deformação das estruturas de suporte, a aprovação pode demorar de quatro a seis meses.
Após a conclusão da reforma e acabamento da varanda, é necessário chamar novamente os representantes da fiscalização habitacional, que irão expedir a Lei da Reforma, desde que não haja infrações, é claro. Para obter a aprovação da comissão, as seguintes condições devem ser atendidas:
- conformidade total dos trabalhos executados com os especificados no projeto;
- controle do autor sobre todo o processo;
- re-registro atempado de papéis permissivos nas autoridades competentes.
Opções de combinação
Você pode combinar uma área de cozinha com uma varanda de várias maneiras diferentes. Assim, o espaço da cozinha pode ser aumentado devido à deformação parcial da parede. Neste caso, a porta é eliminada, a janela e a soleira são desmontadas. O resto da parede serve como balcão de bar ou divisória - devido a isso, a divisão em zonas funcionais, a expansão visual do espaço é alcançada, mas a capacidade de carga da parede não é perdida.
A maneira mais fácil de obter permissão para essas alterações.
A segunda opção envolve a destruição completa da parede da loggia. Assim, obtém-se uma significativa expansão do espaço e um aumento da área da cozinha em vários metros quadrados. Mas este método só é possível se a estrutura de suporte não for afetada.
Uma terceira opção de transferência da cozinha para a varanda também é possível - porém, para a sua implementação, a divisão deve ser suficientemente ampla, uma vez que se assume que a área da cozinha de trabalho é totalmente transferida para lá. Neste caso, no quarto adjacente desocupado, você pode organizar uma sala de jantar ou sala de estar. A coisa mais difícil em tal transferência é colocar comunicações de engenharia.
Para liberar o espaço da sala, você pode colocar eletrodomésticos na loggia (geladeira, forno de microondas, forno, máquina de café ou lava-louças) - não esquecendo de fazer as redes elétricas necessárias antes disso.
Para o dispositivo de uma cozinha completa na loggia, grandes mudanças terão que ser feitas, por exemplo, para colocar canos adicionais de água e esgoto - eles podem ser embutidos no chão ou cobertos com uma caixa especial. Iluminação adicional também é necessária.
Características de redesenvolvimento
É importante lembrar que existem várias limitações principais na reconstrução de uma varanda que não pode ser contornada, pois isso pode levar a uma diminuição na segurança do edifício. Assim, ao combinar a cozinha e a loggia, é estritamente proibido demolir ou deformar as estruturas de suporte. Além disso, em nenhum caso você deve tocar e alterar os utilitários de construção comuns: gás, canos de esgoto. Uma canalização de esgoto adicional só pode ser instalada se o apartamento for no rés-do-chão, caso contrário, deve ser equipado com uma bomba especial.
Além disso, é impossível mover as baterias de aquecimento para a loggia ou pendurá-las nas paredes, combinadas com os apartamentos vizinhos, e conectar o sistema de "piso quente" ao sistema de aquecimento geral. Para garantir uma temperatura confortável na loggia, você pode usar um piso aquecido ou aquecedores elétricos.
É importante abordar cuidadosamente a escolha dos materiais de acabamento - eles não devem exercer pressão desnecessária sobre a laje. Ao instalar o capô, é necessário fornecer válvulas de segurança.
Fazendo uma cozinha da varanda: instruções passo a passo
Depois que o projeto de redesenvolvimento for aprovado por todas as autoridades estaduais, você pode prosseguir diretamente para as mudanças qualitativas no interior:
Trabalho preparatório nas instalações
Em primeiro lugar, é necessário tomar medidas para garantir a proteção dos móveis existentes contra danos - os itens portáteis do interior devem ser levados para outras salas, o conjunto de cozinha pode ser coberto com uma película protetora especial. Em seguida, todo o lixo, que muitas vezes fica armazenado na varanda, é jogado fora. Após a limpeza e desocupação das instalações alteradas, é realizada uma limpeza geral úmida.
Vidraça de uma loggia anteriormente não vitrificada ou substituição da vidraça por uma nova
Recomenda-se a escolha de novas janelas com vidros duplos, duas ou três câmaras, para garantir o maior isolamento térmico e acústico possível.A propósito, as janelas modernas de três câmaras com vidros duplos não são cobertas por uma crosta de gelo e não formam condensação.
Existem até estruturas translúcidas à prova de som especiais, que são recomendadas para serem instaladas em edifícios localizados perto de grandes rodovias ou outras fontes de aumento de ruído.
Demolição de portas
Após a vidraça da varanda, você pode prosseguir para a eliminação de janelas existentes e aberturas de portas que levam à cozinha. Em primeiro lugar, a porta é removida das dobradiças e, em seguida, a moldura da janela é removida.
Em seguida, a parede é demolida. Caso a eliminação da parede não seja permitida ou não esteja prevista no projeto, nesta fase, a parede é convertida em bancada ou balcão de bar.
Isolamento da área da varanda
A combinação de tais cômodos pode perturbar o equilíbrio da temperatura do apartamento, portanto, você não pode prescindir da colocação de uma camada isolante de calor adicional. Recomenda-se isolar não só as paredes, mas também o piso e o teto. É estritamente proibido retirar radiadores de aquecimento ou torneiras da linha principal do edifício comum para a loggia, pelo que, nesta fase, estão a ser estabelecidas as comunicações do "piso quente".
Tal sistema é bastante fácil de instalar, não consome energia e não requer licenças adicionais para sua instalação. Além disso, esse piso garante um alto nível de conforto para os moradores - é muito agradável andar nele descalço, além disso, você não precisa se preocupar com crianças pequenas engatinhando e brincando no chão.
Para garantir um bom isolamento térmico, penoplex, penofol, espuma de poliestireno e fibra de vidro são os mais usados - materiais inovadores que não absorvem umidade e fazem um bom trabalho em manter uma temperatura confortável na casa. Além disso, você também pode colocar uma camada de polietileno revestido de folha metálica. É importante não se esquecer de impermeabilizar todas as superfícies antes de isolá-las - existem filmes especiais para isso.
Além disso, é necessário realizar uma selagem muito cuidadosa de todas as costuras e juntas (isso pode ser feito com espuma de poliuretano, e depois coberto com fita metálica), caso contrário, a tiragem resultante de tais fissuras anulará todo o trabalho de isolamento térmico realizado . Se a camada isolante for colocada do lado de fora da varanda, o trabalho deve ser executado por especialistas com licença para trabalhos em altitude - escaladores industriais.
Como isolar você mesmo a varanda, veja o vídeo abaixo com mais detalhes.
Transferência e extensão de comunicações de engenharia
Antes de realizar os trabalhos de assentamento de comunicações, recomenda-se verificar a sala quanto à ausência de movimentos de ar, locais de acúmulo de condensado e locais de potencial acúmulo de fungos. Em seguida, o tratamento com agentes anti-sépticos é realizado.
Todas as linhas necessárias devem ser estendidas ao longo das paredes. Se for instalada uma pia na varanda, o cano de esgoto é estendido a ela pelo método de montagem sequencial de seções, sem se esquecer de criar uma ligeira inclinação para garantir a drenagem independente dos líquidos. Os canos de água são feitos de metal-plástico. O fogão elétrico é conectado com materiais de metal-plástico. Todas essas conexões devem ser feitas por especialistas para garantir a máxima segurança do processo.
Depois que a loggia é isolada e as estradas de engenharia são colocadas, uma caixa feita de um perfil de metal é criada, na qual materiais resistentes à umidade são colocados para nivelar as superfícies.
Para esses fins, placas de gesso, folhas de madeira compensada, placas de aglomerado e placas de fibra de serragem fina (MDF) são as mais usadas.
Arranjo da área de trabalho
Nesta fase, é necessário verificar se todas as comunicações necessárias foram transferidas e conectadas, se o projeto correto do exaustor foi garantido, se o sistema de ventilação foi pensado e se as bancadas foram instaladas.Também vale a pena preparar as paredes - trate-as com blocos de drywall, papel de parede colado ou use painéis de plástico ou placas de metal.
Quando todo o trabalho de construção bruto estiver concluído, você pode prosseguir para a fase de acabamento.
Esta parte da renovação é a mais agradável, porque permite que você dê asas à sua imaginação e dê vida às ideias de design mais ousadas. Os materiais escolhidos são os mesmos da cozinha tradicional. Podem ser ladrilhos de cerâmica duráveis e práticos, laminados resistentes à umidade e materiais de painel de plástico. Os aparelhos elétricos e as lâmpadas são selecionados com um revestimento à prova de umidade.
Idéias para decorar janelas e todo o cômodo
O design competente do espaço ajudará a criar uma atmosfera acolhedora em que os membros da família ficarão felizes em permanecer. Os especialistas aconselham a disposição dos móveis na varanda e em um cômodo adjacente, feitos no mesmo estilo - isso criará a sensação de um único grande espaço. Se a área da cozinha de trabalho for localizada na loggia, você pode solicitar os móveis de acordo com suas próprias medidas para que se encaixem perfeitamente nas dimensões da sala. Se houver apenas uma área de jantar na varanda, você deve dar preferência a móveis dobráveis.
É melhor escolher cortinas para janelas de tecidos claros e translúcidos (o tule é perfeito para varandas voltadas para o norte), mas se as janelas estão voltadas para o lado sul bem iluminado, é melhor dar preferência às cortinas romanas ou de rolo. Você pode até abandonar as cortinas em favor de um espaço de vidro aberto, onde será alcançada uma sensação de fusão com o ambiente.
Com a ajuda de uma iluminação bem organizada, você pode ter a ilusão de um aumento de espaço. Lâmpadas embutidas ou faixas de LED localizadas ao redor do perímetro da sala ajudarão a conseguir um zoneamento competente do espaço, sem quebrá-lo em partes separadas.
Opções de design de interiores
A unificação parcial ou total da cozinha com a varanda permite criar um design original e verdadeiramente único do ambiente resultante.
Se os proprietários do apartamento amam o estilo high-tech e o minimalismo, e a área da cozinha, mesmo combinada com varanda, não é grande, vale a pena dar preferência a cores claras e linhas rígidas - cabem bem em qualquer interior. Painéis de vidro, divisórias transparentes e pisos reflexivos ficarão bem. Uma excelente solução de design seria criar um piso comum para todo o espaço da cozinha e varanda, além de combiná-los visualmente.
Os designers profissionais aconselham não sobrecarregar o chão para liberar espaço, por exemplo, escolha uma mesa com um suporte, em vez de quatro. Além disso, é desejável dar preferência à tecnologia embutida.
Se a área da nova sala for superior a dez metros quadrados, você pode usar designs diferentes para cada área funcional e, adicionalmente, introduzir contrastes de texturas e cores. Você também pode misturar estilos - por exemplo, uma combinação de design clássico e country ficará espetacular, e os amantes românticos da Provença vão adorar a ideia de complementá-la com motivos florais ou plantas vivas em vasos. A alta tecnologia pode ser complementada de forma muito original com aconchegantes pufes em estilo oriental.
Todas essas idéias podem ser usadas se a área da cozinha tiver mais de treze metros. Mas, neste caso, outras soluções de design também estão disponíveis. Em grandes espaços, o design de estilo industrial parece espetacular: lâmpadas geométricas transparentes de vários formatos, paredes rústicas com alvenaria, móveis de couro.
Avaliações
Mudar a cozinha para a varanda é uma atividade que consome muito tempo e exige enormes investimentos financeiros, bem como o esforço e o tempo necessários para obter todas as licenças e certificados necessários.Portanto, justifica-se, portanto, o desejo de quem está pensando neste assunto, de conhecer a opinião de quem já decidiu dar esse passo. Felizmente, agora é muito fácil encontrar comentários de pessoas que pensam como você.
Muitas vezes, tais ações são tomadas devido à pequena área da cozinha e ao desejo de aumentar o espaço. A julgar pela maioria das respostas, esta tarefa está totalmente resolvida e o quarto renovado pode acomodar confortavelmente uma grande família ou amigos em visita.
A maioria das avaliações positivas prevalece. As pessoas notam que o espaço mudou para melhor, parece muito mais vantajoso. Além disso, um design incomum e interessante de uma nova sala pode ser desenvolvido, o que não era tão fácil com um layout de cozinha padrão. As anfitriãs afirmam que é muito mais agradável cozinhar em pé junto à janela, no piso quente da antiga loggia - também porque a iluminação natural da área de trabalho aumenta.
Das desvantagens associadas a tal redesenvolvimento, as pessoas notam o grande custo financeiro de tal evento e a necessidade de numerosas aprovações burocráticas.
O comentário foi enviado com sucesso.