Como isolar uma varanda?
O verão ainda não está acabando, mas sobra pouco tempo para isolar a varanda e resolver outros problemas relacionados. Se alguém decide melhorar suas condições de vida, precisa trabalhar.
Peculiaridades
Muitos dos proprietários de apartamentos com varanda querem ligá-los ao quarto ou à cozinha. Este é um problema bastante sério, mas pode ser resolvido de forma independente ou com a ajuda de artesãos experientes. No segundo caso, mais custos financeiros, mas no final você obterá resultados perfeitos.
Um dos problemas centrais a serem resolvidos é a questão de como isolar a varanda. É necessário levar em consideração muitas questões grandes e pequenas que surgem inevitavelmente durante a reconstrução, mesmo que sejam insignificantes.
É necessário imaginar com clareza como será utilizada a área da varanda, transformada em parte de um quarto ou cozinha.
Onde isolar?
É necessário isolar as varandas e galerias nos casos em que se opte por um tipo de varanda quente num apartamento onde se decidiu anexá-la a uma sala ou cozinha. Existem poucas diferenças nos métodos de isolamento em uma casa de painéis de qualquer número de andares. Em "Khrushchev" as sacadas abertas são pequenas e não muito convenientes para envidraçamento, mas o problema pode ser resolvido e os artesãos podem "reviver" a sacada antiga também. Existem dificuldades adicionais em envidraçamento, isolamento e acabamento das varandas do último andar.
Em casas de tipo stalinista com tectos altos ou em apartamentos de casas de painel e “Khrushchevs” situados no último andar, é necessário resolver o problema de envidraçamento e instalação de telhado. Deve proteger de forma confiável a varanda da carga de neve, chuva e outras influências indesejadas.
Tipos de sacadas
Varandas em aparência, layout interior, funcionalidade, isolamento são tão diversos quanto as casas a que pertencem. A varanda envidraçada também tem suas próprias variedades.
A graciosa varanda de vidro ao longo de todo o perímetro e altura é chamada de francesa. Essas varandas são instaladas em edifícios privados ou edifícios especiais. Via de regra, não são isolados, servem como uma excelente decoração para a casa.
As varandas envidraçadas panorâmicas podem ser classificadas como semi-quentes, porque uma grande área da superfície envidraçada não é capaz de reter o calor. Essas varandas, como a dos vitrais, atendem mais à estética e ao design da casa. Uma varanda quente mantém a temperatura ambiente e, muitas vezes, essas varandas são conectadas ao quarto ou à cozinha do apartamento.
Existem muitos requisitos para eles. Eles devem armazenar calor, ser uma área de recreação ou de trabalho e, parcial ou totalmente, servir como uma sala de jantar.
Uma varanda fria geralmente parece quente por fora, mas não há aquecimento por dentro e, portanto, sua disposição pode ser muito mais barata do que outras opções. Existem também varandas do tipo "janelas salientes", mas muitas vezes desempenham um papel decorativo e podem aumentar a iluminação da divisão a que estão fixadas.
Que materiais usar?
O acabamento das varandas ao isolá-las deve ser realizado com o auxílio de materiais capazes de resistir a temperaturas extremas e possível penetração e acúmulo de umidade por muito tempo. A resistência desses materiais ao desbotamento devido à luz solar (quando entram pelo vidro de uma janela de varanda) é importante.
Para isolar adequadamente a varanda, é necessário saber quais peças e de que material deve ser utilizado nesse trabalho.
Aqui está uma lista aproximada de peças em uma varanda bem isolada:
- membrana de proteção contra vento e umidade;
- atraso genital;
- isolamento de piso;
- membrana de proteção térmica;
- língua para o chão;
- piso laminado;
- painel de acabamento;
- drenagem;
- moldura e perfil de instalação da janela;
- membrana de barreira de vapor.
Para isolar a varanda com alta qualidade por muitos anos, você precisa escolher o isolamento mais adequado para uma categoria específica. A preservação do calor na varanda e o preço dependem das propriedades tecnológicas, proteção térmica. Você pode escolher um material isolante térmico a partir de uma série de:
- espuma de poliestireno extrudido, poliestireno expansível;
- Isopor;
- penoplex;
- espuma de polietileno folheado a folha (penofol e ecofol);
- fibra de vidro;
- lã mineral.
Os materiais feitos de resinas sintéticas com enchimentos são considerados os melhores para o isolamento térmico de instalações de diferentes perfis e níveis. Como todos os outros materiais isolantes, eles devem atender a certos requisitos:
- baixa condutividade térmica;
- resistência a bactérias;
- alta hidrofobicidade;
- insonorização;
- facilidade de usinagem.
Os melhores materiais para atender a esses requisitos são espuma de poliestireno extrudado e poliestireno expandido na forma de painéis fáceis de instalar. A espessura do isolante depende das condições climáticas, da área da varanda, da opção de piso escolhida. É pertinente relembrar que a instalação de todas as peças para isolamento térmico é feita após a instalação da moldura e bases das janelas.
Antes de iniciar os trabalhos de isolamento da varanda, as janelas de vidro duplo são retiradas e reinseridas após o acabamento de todas as superfícies. Um perfil de alumínio diferente é usado para as bases e caixilhos das janelas.
Como fazer isso sozinho?
Se o dono da casa está em alguma medida familiarizado com o negócio de construção, reparos e já teve um conjunto mínimo de ferramentas em suas mãos, tendo se familiarizado com o procedimento de trabalho em termos gerais e tendo estimado suas capacidades financeiras, você pode começar trabalhe com suas próprias mãos.
Uma boa opção seria trabalhar com um amigo ou vizinho experiente que possui uma varanda isolada.
É melhor quando todo o trabalho é feito pelos mestres, mas esta não é mais uma opção muito econômica. Na maioria dos casos, o trabalho é feito de forma independente. Se houver uma boa instrução passo a passo, todos os materiais são calculados e preparados, então você só terá que realizar corretamente todas as etapas de reparo e isolamento da varanda. Portanto, precisamos fazer o isolamento da varanda, lembrando que acabamos de terminar a vidraça do nosso objeto. Já foi dito sobre as janelas com vidros duplos.
Dentro
Vale a pena decidir sobre o principal material para isolamento térmico. Uma opção mais barata é a lã mineral. Ela tem muitas qualidades positivas, mas atrai umidade para si mesma. Melhor gastar um pouco de dinheiro e comprar placas de espuma ou espuma de poliestireno extrudado (EPS). Vamos começar com o isolamento do piso:
- Preparação de superfícies para trabalhos de isolamento de piso. É necessário selar as fissuras do concreto, todas as juntas com as lajes e a parede com espuma de poliuretano.
- Marque o chão para fixar a grade. O degrau dentro da grade deve ser cerca de 10 mm maior que a largura da placa de isolamento.
- Colocar barras de 4x4 cm de acordo com as marcações ou de acordo com a espessura do isolamento. Instale as barras extremas, recuando da parede em 50-100 mm.
- Colocar lajes ou folhas de isolamento na caixa, colando-as no chão com pregos líquidos ou cola especial.
- Coloque a folha de penofol ou ecofol com folha na espuma.
- Usando parafusos auto-roscantes, prenda placas de compensado ou aglomerado (espessura - 20 mm) às barras.
- Cubra o piso com acabamento (linóleo ou cerâmica com tecnologia especial).
Oferecemos a você que assista ao vídeo de instrução sobre o isolamento da varanda abaixo.
As paredes da varanda devem ser isoladas com tecnologia semelhante. Basta levar em consideração as variedades de localização das paredes e dos vidros. Procedimento:
- Comece selando todas as lacunas.
- Delineie os pontos de fixação para as barras de torneamento.
- As barras 4x4 (ou outras, dependendo da espessura das folhas de isolamento) são fixadas à parede a distâncias semelhantes às do isolamento do piso.
- Cole as folhas de espuma com pregos líquidos.
- Preencha todas as rachaduras com espuma de poliuretano e cole com fita adesiva.
- Coloque o penofol revestido com papel alumínio no topo do isolamento, com papel alumínio dentro da varanda. As juntas também são coladas com fita adesiva.
- No topo da camada de folha, monte outra caixa para fixar o acabamento.
- Aplicar acabamento.
Oferecemos instruções passo a passo para isolamento profissional de varandas para visualização.
Você pode fazer o acabamento interno usando vários materiais para revestir toda a superfície. Cada tipo de material requer a execução de um trabalho de acordo com uma tecnologia específica. Você pode escolher um material entre vários:
- vários painéis de plástico;
- cerâmica, ladrilho, ladrilhos brilhantes vidrados e foscos;
- drywall (como base para processamento posterior);
- tipos decorativos de pedras;
- gesso para pintura;
- forro em diferentes tipos de madeira.
Um pouco sobre o revestimento. Mais frequentemente do que outros, o "forro" de madeira e os painéis de plástico são usados como revestimento, fazendo com que a superfície interna da varanda adquira um aspecto agradável, agradável à vista. Esses materiais são resistentes a várias influências, eles são resistentes à umidade.
Os painéis de plástico não têm medo de temperaturas extremas e apodrecimento. A instalação de tais painéis é simples, resultando em uma superfície sem costura que é fácil de limpar e lavar. O forro é o revestimento mais ecológico, portanto, é procurado pela maioria dos proprietários de varandas.
O melhor forro é da Série A, tem uma bela textura e uma superfície polida.
Agora eles começaram a usar amplamente o drywall para revestimento. Devo dizer que só pode ser usado em varandas quentes. Teremos de aplicar massa e depois pintar ou colar com papel de parede, mas tudo compensa com um design excelente.
Se você tiver fundos suficientes, os painéis de cortiça são perfeitos para revestimento. A instalação de tais painéis também é simples. São resistentes a temperaturas extremas, não desbotam ao sol, resistem à humidade, não deixam entrar odores e não têm medo de bolor.
Ao isolar, o piso teve que ser ligeiramente levantado. Quando o teto também é isolado, o volume total da varanda diminui. Isso não deve se preocupar - pelo contrário, mais calor será retido. Se este não for o último andar, então seu teto é o piso da varanda do vizinho que mora acima de você, e é importante perguntar se o objeto dele é isolado. Você pode ter que se limitar a preencher lacunas e terminar seu teto. Em outros casos, você deve iniciar o aquecimento seguindo as instruções passo a passo, que pouco diferem das anteriores.
Uma característica especial só pode ser a fixação do isolamento térmico com o auxílio de peças especiais. Outra característica da obra será a instalação de uma viseira na varanda do último andar, para isso você precisa se familiarizar com a tecnologia destacada em artigo especial.
Lado de fora
Erros típicos
- Comece a trabalhar sem estudar totalmente todas as recomendações e conselhos necessários de artesãos experientes.
- Transição para outras etapas do trabalho, sem esperar pela fixação de materiais, soluções, adesivos.
- O uso de materiais de baixa qualidade e defeituosos, perda de qualidade quando o custo fica mais barato.
- Trabalhar sem um certo estoque de materiais, perda de tempo para comprar o que falta. O estoque de material deve ser 5-10% maior do que o calculado.
- O número e a funcionalidade da ferramenta não permitem a execução de todos os tipos de trabalho.
Não é recomendável fazer o trabalho com as próprias mãos se a varanda estiver localizada acima do primeiro andar. Esse trabalho é realizado por equipes especiais - com plena implantação de medidas de segurança. Somente eles podem reparar e isolar o telhado e a parede do lado de fora.
Tendo evitado com sucesso todos os erros e ganhado uma boa experiência, você acaba com uma varanda aconchegante, bonita e aconchegante.
O comentário foi enviado com sucesso.