Como uma varanda difere de uma loggia?

Como uma varanda difere de uma loggia?
  1. O que é uma varanda e o que é uma loggia?
  2. As principais diferenças
  3. A diferença de funcionalidade e disposição
  4. O que é melhor?

É impossível imaginar um prédio de apartamentos moderno sem uma loggia espaçosa ou uma varanda aconchegante. Lá são guardadas muitas coisas úteis e não muito necessárias, secam-se roupas de cama, guardam-se potes com preparações caseiras.

Às vezes, esse espaço é usado como uma continuação completa do espaço de vida. Eles montaram um estúdio, uma área de recreação, uma pequena oficina. Muitas vezes os conceitos de "loggia" e "varanda" são confundidos, acreditando-se que sejam idênticos. No entanto, não é esse o caso. Essas duas estruturas têm várias diferenças de design, que serão discutidas em nosso artigo.

O que é uma varanda e o que é uma loggia?

É muito fácil distinguir visualmente essas estruturas. A varanda é uma saliência perto das janelas, que tem área suficiente para acomodar móveis, guardar objetos ou utilizá-los para outros fins.

Loggia é um nicho, um recesso na parede. Do lado da rua, parece nivelado com a fachada, enquanto a varanda se projeta em grande parte dela. Essa é a diferença no nível filisteu. Para determinar corretamente o que é cada estrutura, o SNiP (códigos e regulamentos de construção) ajudará.

De acordo com os códigos de construção, uma varanda é uma plataforma fortificada que se projeta do plano da parede. Dependendo da forma, tamanho, tipo de construção e outros parâmetros, as varandas podem diferir umas das outras.

Pelo tipo de construção, a varanda é:

  1. Típica. A opção mais comum que pode ser encontrada hoje em todos os edifícios típicos. Estas estruturas diferenciam-se entre si pela presença de envidraçados, vários acabamentos, tipo de vedação e outros elementos.
  2. Em anexo. Esse tipo pode ser encontrado com mais frequência nos primeiros dois andares de um edifício. Este projeto possui espaço livre na parte inferior, onde estão localizados os apoios da varanda.
  3. Em anexo. Tal varanda, via de regra, já está montada em uma estrutura existente. O projeto tem necessariamente vigas cantilever externas para fixação da estrutura à parede e apoios frontais para reduzir a carga na fachada do edifício.
  4. Articulado. Este desenho é fixado à fachada com fechos. Ele difere de outros tipos porque nenhum suporte adicional é necessário para a fixação. Graças a isso, a varanda com dobradiças pode ser montada em qualquer piso. Possui vários tipos de aparência.
  5. Forjado. Varanda, que possui elementos de metal forjado na construção. Eles podem ser suportes, grades, uma cerca ou todos eles juntos.
  6. Francês. Sua diferença fundamental é a ausência parcial ou total do site. É mais comumente usado como uma proteção de janela decorativa. Difere em dimensões compactas e graça de design.

Uma varanda típica é uma laje de concreto armado projetando-se da parede do prédio e cercada por uma grade de metal. A treliça pode ser aberta, fechada com placas decorativas ou lâminas de ardósia plana. A laje é fixada apenas pelo lado da entrada, pelo que não se recomenda sobrecarregar a varanda com estruturas muito maciças e materiais de acabamento pesados.

Pela presença do vidro, as varandas podem ser envidraçadas e abertas. Hoje, é a primeira opção de design que pode ser encontrada cada vez com mais frequência. As pessoas, na tentativa de se protegerem e às suas casas do barulho, poeira, insetos, chuva, cobrem a varanda com vidro transparente. Este método permite que você expanda um pouco o espaço de sua casa.

A vidraça pode ser parcial quando a parte inferior da varanda permanece fechada, e total quando o espaço da varanda é coberto com vidro do chão ao teto.

A loggia não se projeta além da fachada da casa e é cercada, via de regra, de três ou dois lados, enquanto a varanda é de apenas um. A profundidade de seu afogamento na parede depende dos padrões de luz natural para a sala adjacente a essa parede. A laje de concreto, que serve de base para a mesma, repousa sobre as paredes estruturais ou semi-estruturais da casa.

A parte aberta da loggia é limitada por um parapeito de metal, concreto, pedra, madeira, vidro ou outro.

Dependendo das características de design da loggia, isso acontece:

  1. Construídas em. Com esta opção, a loggia tem apenas um lado aberto. O apoio é realizado na parede de suporte da casa.
  2. Portátil. A placa de base fica apoiada nos consoles de parede fixados na casa.
  3. Canto. Com esta opção, dois lados da loggia são fechados e dois estão abertos.

A loggia pode ser coberta com vidro ou permanecer aberta. É verdade que o envidraçamento pode ser parcial em qualquer caso. A parte inferior da loggia deve ser fechada com uma cerca de tijolo, concreto ou metal.

O espaço interno da loggia também pode ser utilizado como espaço de convivência completo, sem sequer recorrer à sua ampliação.

Acredita-se que as galerias não possam ser aquecidas, mas não é o caso. Além disso, em alguns prédios administrativos, galerias são utilizadas como áreas de lazer para os funcionários. Consequentemente, o aquecimento do radiador é fornecido lá para garantir condições confortáveis ​​para o descanso. Algumas loggias, devido às suas características de design, possuem janelas nas paredes laterais.

As principais diferenças

Varanda e loggia diferem em vários parâmetros:

  1. Por tipo construtivo. A varanda é um elemento remoto do edifício, a loggia é recuada.
  2. O número de lados fechados. Na varanda, apenas uma parede é fechada pelo lado da entrada, e na loggia há duas (no caso de estrutura de canto) ou três.
  3. Força. A placa estabilizadora serve de suporte para a varanda, portanto, possui restrições de peso significativas. Ou seja, não é recomendável fazer uma mesa de concreto no piso, instalar móveis maciços ou utilizar material pesado de acabamento para o revestimento. O suporte para a loggia é a estrutura de suporte do edifício, portanto, deste ponto de vista, é uma estrutura mais confiável e forte.
  4. Quadrado. Normalmente, a varanda tem dimensões gerais muito menores. Seu comprimento é limitado pelo tamanho da placa de base, e o comprimento da loggia é limitado pelo tamanho da sala adjacente. Isso se deve às mesmas características de design. A varanda é uma estrutura de outrigger, por isso não pode ser muito espaçosa.
  5. Diferenças de acordo com SNiP. De acordo com os códigos de construção, a varanda é uma laje cantilever vedada que sobressai da fachada e é fechada apenas de um lado.

A varanda é limitada pelo peso dos móveis colocados sobre ela. A varanda é menos funcional do que a loggia. Uma vez que existem restrições de peso, é recomendável escolher caixilhos de alumínio leve para vidros de varanda. Para o envidraçamento da loggia, podem ser utilizadas janelas de plástico com vidros duplos. A loggia pode aumentar a área do quarto adjacente a ela, mas a varanda não.

A diferença de funcionalidade e disposição

Quanto à funcionalidade dessas estruturas, a loggia vence. Por exemplo, já em fase de reforma, mais recursos são investidos no espaço da varanda. Deve ser isolado e envidraçado em três lados, enquanto a loggia tem apenas um ou, em casos raros, dois. Por outro lado, uma varanda que ocupe uma área menor requer menos investimento financeiro para a disposição do piso e do teto.

A loggia faz parte do apartamento, enquanto a varanda é uma estrutura de outrigger. Tem menos funcionalidade para organizá-lo em uma área de estudo ou de lazer. A carga limitada e a pequena largura reduzem significativamente seu potencial.

A loggia pode ser transformada em quase qualquer sala para o fim a que se destina. O espaço livre e a boa luz natural permitem que seja utilizado como escritório. Para montá-lo não precisa de muitos móveis: bastam uma escrivaninha, o material de escritório necessário, prateleiras ou mesinhas de cabeceira para documentos. Se necessário, a iluminação natural pode sempre ser melhorada com iluminação artificial (lâmpadas embutidas, lustres, arandelas).

Uma pequena mesa de chá, espreguiçadeira ou cadeira de balanço transformarão a loggia em um lugar aconchegante para relaxar com uma xícara de café ou seu livro favorito.

Um rack ou cômoda para brinquedos infantis, um tapete macio e felpudo no chão, uma prancheta e outras pequenas coisas vão transformar a loggia em uma área de recreação para crianças de todas as idades. Neste caso, é claro, é necessário proteger o espaço tanto quanto possível: para excluir a presença de cantos vivos e objetos perigosos, para instalar grampos nas janelas de vidros duplos.

Um jardim de inverno ou uma estufa é um recanto "verde" que pode ser arranjado tanto na loggia quanto na varanda. Os vasos ou vasos de flores podem ser colocados em torno do perímetro do parapeito, na parte externa ou no chão.

Uma loggia espaçosa muitas vezes se torna uma extensão da área de jantar ou cozinha. Aqui você pode instalar uma mesa retangular ou redonda, tampo de mesa ou até mesmo um balcão de bar. A varanda é limitada nestas possibilidades, uma vez que é impossível isolá-la com radiadores de aquecimento central, nem sempre é conveniente usar aquecedores portáteis e é bastante dispendiosa.

A loggia permite que você instale um aquecedor, ar condicionado, isole o chão, use uma variedade de acabamentos e elementos de decoração, organize móveis maciços e pesados.

Além dos exemplos acima, uma loggia é um espaço ideal para criar uma biblioteca doméstica, guarda-roupa, sala de estar, cozinha de verão, oficina e outras instalações. Basta mostrar a sua imaginação e a loggia usual se transformará em uma sala adicional funcionalmente significativa.

A escolha da sala em que a loggia ou varanda será convertida depende de sua área, dimensões, características de design e capacidades.

Uma varanda também pode ser um ótimo lugar para relaxar, cultivar plantas e armazenar muitas coisas úteis. Para isso, é perfeitamente possível colocar prateleiras leves, mesinhas de cabeceira ou prateleiras. Eles podem ainda ser usados ​​para colocar equipamentos esportivos, roupas, roupas de cama, brinquedos, utensílios domésticos, suprimentos de costura, ferramentas.

A propósito, a varanda pode ser uma excelente estufa para o cultivo de certos tipos de vegetais, frutas ou flores.

O que é melhor?

Claro, é impossível dar uma resposta inequívoca a esta pergunta. Tanto a estrutura tem muitas vantagens como desvantagens. Algumas pessoas gostam da sensação de espaço aberto que uma varanda proporciona. Graças à vista panorâmica, você pode observar tudo o que está acontecendo ao seu redor. A loggia não dá esse efeito, porque é fechada em três lados dos quatro possíveis.

O quarto adjacente à varanda é muito mais claro do que o adjacente à loggia, graças ao fluxo de luz natural, mas é mais fresco no inverno. Uma varanda é a opção ideal para quem gosta de estruturas compactas e organizadas para proporcionar as funções mais necessárias - secar roupa, guardar pequenas coisas úteis e ter uma fonte aberta de ar fresco no seu apartamento.

A varanda também é ideal para quem prefere uma sala funcionalmente significativa, um elemento bonito e elegante da decoração da fachada. A este respeito, a loggia é significativamente inferior à varanda, sendo, no essencial, uma continuação da parede e não tendo qualquer valor estético. A variedade de grades e grades de varanda, formas e designs é incrível. Principalmente quando se trata de varandas decoradas com forja artística.

A fachada, decorada com grades de ferro forjado redondas e curvas com elementos decorativos de metal, lembra um palácio real em vez de um edifício residencial. A varanda francesa não comporta absolutamente nenhuma carga funcional, mas é um magnífico exemplo de decoração.

Aqueles que desejam expandir suas habitações adicionando outro cômodo completo, é claro, preferem varandas espaçosas. São muito mais seguros do ponto de vista construtivo, são maiores e oferecem mais opções. Dão menos luz, mas congelam muito menos no inverno e praticamente não há correntes de ar, o que não se pode dizer das varandas. Embora dependa em grande parte da qualidade do reparo executado.

Portanto, tanto a varanda quanto a loggia têm seus prós e contras. No entanto, se desejar, com um pouco de imaginação, você pode transformar qualquer um deles em um quarto completo, confortável e aconchegante para as necessidades domésticas e domésticas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário