Por que as folhas de berinjela ficam amarelas e o que fazer?
As plantações de Solanaceous são caracterizadas pela despretensão, mas existem algumas dificuldades em cultivá-las. Freqüentemente, os jardineiros reclamam do aparecimento de folhas amarelas nas plantas. No artigo, veremos por que as berinjelas ficam amarelas e o que fazer a respeito.
Causas baseadas em sintomas
Berinjelas saudáveis têm caules fortes e folhas verdes largas. Se o jardineiro notou mudança na cor das folhas, deve dar uma olhada mais de perto na planta, pois isso já sinaliza algum tipo de doença ou cuidado indevido. Muitas vezes, as causas do amarelecimento das folhas em berinjelas são iluminação inadequada, cobertura ou rega inadequada. Embora possa haver razões mais sérias, quando as pragas atacam os canteiros ou as plantas ficam doentes. Mudanças nas condições de cultivo, cultivo severo ou geadas severas também podem levar ao amarelecimento das plantas.
Amarelecimento das folhas inferiores e superiores
Normalmente, o amarelecimento das folhas de fundo de berinjelas pode ser considerado um processo natural, desde que as plantas não estejam doentes ou expostas a influências negativas. Normalmente, antes do inverno, as plantas são preparadas para o inverno dessa maneira. As berinjelas perdem as folhas. Todas as forças são direcionadas aos brotos jovens, eles estão sendo preparados para frutificação futura.
O amarelecimento das folhas inferiores não deve causar muita preocupação. Se a jovem folhagem superior começar a sofrer, uma causa deve ser encontrada para evitar consequências prejudiciais. As folhas superiores podem ser cobertas com manchas amarelas nos seguintes casos:
-
não há nitrogênio suficiente, ou é mal absorvido, então a planta não aumenta a massa verde - ao contrário, suas folhas começam a murchar e secar;
-
uma pequena quantidade de ferro também se manifesta no amarelecimento das folhas, mas geralmente apenas as nervuras ficam amareladas;
-
a falta de potássio também se manifesta pelo amarelecimento, mas a princípio as pontas das folhas começam a sofrer; se as medidas necessárias não forem tomadas imediatamente, a colheita será muito fraca;
-
uma quantidade insuficiente de boro faz com que não só caiam as folhas, mas também os ovários; inicialmente, aparecem amarelecimento e deformação da placa;
-
a presença de manchas irregulares e caóticas indica que a planta está afetada por uma doença fúngica; você deve proceder imediatamente às medidas de controle ativo e, melhor ainda, fazer a prevenção na forma de pulverizar as plantas com um agente antifúngico.
Deformação
Se as folhas da berinjela começarem a mudar de formato, ondular, essa deformação indica que a planta pode ser salva por fertilização complexa ou iluminação adequada.
Se a berinjela receber luz e nutrição completas, a razão pode ser que a planta seja atacada por pulgões ou vírus.
As folhas ficam amarelas e murcham
Normalmente, as folhas começam a amarelar, murchar e secar quando recebem muita umidade. Neste caso, é imprescindível reduzir a quantidade de rega, a terra deve secar e, para tratar as camas, será necessário o uso de antifúngicos especiais. Além disso, a falta de umidade também afeta negativamente o estado geral das folhas da berinjela, que também ficam amarelas e secas. No calor extremo, recomenda-se aumentar a quantidade de rega.
E se as folhas ficarem amarelas após o plantio?
É importante ressaltar que o transplante de plantas é bastante estressante para ele. Em primeiro lugar, os rebentos fracos sofrem. Se após o transplante eles crescerem mal, aparecer um leve amarelecimento, então esta pode ser uma reação natural ao transplante, você deve esperar um pouco. Mas existem outros motivos que levam ao amarelecimento das folhas após o plantio, a saber:
-
o dano às raízes faz com que a berinjela não possa se enraizar em um novo lugar, ela carece de força;
-
umidade elevada é especialmente perigosa para plantas jovens, portanto, o regime de irrigação deve ser ajustado;
-
o solo pode conter esporos de fungos ou larvas de parasitas, portanto, é aconselhável desinfetá-lo antes do transplante;
-
geadas noturnas agem como estresse para as plantas após o transplante, então o amarelecimento nas folhas é compreensível.
Para ajudar a planta a escolher o tratamento certo, você deve determinar o motivo pelo qual as folhas começaram a amarelar.
Resolução de problemas em diferentes condições
Para evitar o amarelecimento das folhas, é recomendável observar algumas nuances ao cultivar a berinjela.
-
Um papel importante é desempenhado pela escolha de sementes para novas mudas em crescimento. As sementes só devem ser colhidas de frutas saudáveis e maduras. Após a coleta, devem ser bem secos e, a seguir, armazenados em sacos especiais que permitam a passagem do ar. Se as sementes não são colhidas sozinhas, mas sim adquiridas em loja especializada, é importante atentar para a data de fabricação e a época de plantio. Para desinfetar a semente, é recomendável tratá-la com uma solução de permanganato de potássio (bastante fraca).
-
Se você planeja plantar berinjelas em campo aberto ou em uma estufa, então você precisa tirar mudas exclusivamente com caules fortes e folhas verdes escuras. Demorará 2 semanas para fertilizar a terra. A melhor escolha seria o nitrato de amônio: cerca de 30 gramas da substância para um balde d'água. Durante a temporada, você precisará se alimentar 4 vezes. Além disso, você pode alternar a alimentação com sulfato de potássio, pois esta substância permite apoiar a planta durante o crescimento ativo, evitando assim o amarelecimento das folhas da berinjela.
-
É muito importante apoiar o sistema radicular depois de soltar o jardim. Você precisa processar o solo com uma solução de superfosfato. Para prepará-lo, serão necessários 20 gramas da substância para cada 10 litros de água.
Se a berinjela sofrer murcha de fusarium, ela deve ser tratada da seguinte forma:
-
ajustar a frequência da rega, é necessário excluir a água estagnada;
-
no calor, os arbustos devem ser cobertos com materiais especiais;
-
durante o plantio, adicione um agente antifúngico a cada poço para tratar imediatamente a planta contra possíveis doenças, por exemplo, "Trichodermin".
Ressalta-se que o amarelecimento das folhas da berinjela não é sinal de morte da planta, se ao mesmo tempo o jardineiro cuida bem da planta, escolheu o local certo para o plantio e só se aproveitam sementes saudáveis para plantio.
Recomenda-se a adesão a medidas preventivas, para que uma rica e saborosa colheita possa ser colhida do arbusto de berinjela.
Em campo aberto
Normalmente, as berinjelas plantadas ao ar livre são as mais afetadas pelas condições climáticas adversas, além de diversas pragas e doenças. Ao ar livre, os seguintes problemas e suas soluções são possíveis:
-
durante o período de chuvas prolongadas, as folhas ficam amarelas e começam a apodrecer - é aconselhável cobrir as berinjelas com uma película para esse período, pois assim as plantas sofrerão menos;
-
se o tempo estiver bastante quente e seco, então, provavelmente, o amarelecimento aparece devido à seca e à alta temperatura do ar - neste caso, é melhor cobrir o plantio após o almoço, sendo também necessário fornecer a quantidade necessária de umidade;
-
se as folhas se tornaram uma pequena mancha, então pode ser uma queimadura de sol - você precisa cobrir as folhas dos raios solares, então os pontos irão desaparecer com o tempo;
-
o esgotamento do solo leva a um fraco crescimento e amarelecimento das plantas - recomenda-se a produção regular de fertilizantes complexos;
-
quando o sistema radicular é danificado, a berinjela usa toda a sua força para restaurá-lo, então a parte do solo começa a precisar de nutrientes e a folhagem sofre antes de tudo;
-
se aparecerem pontos e manchas de forma incompreensível, então um mosaico pode ser a causa - esta doença é pouco estudada e é incurável, geralmente as manchas começam a rachar, formar placas e mais deformações no topo.
Na estufa
Ao cultivar berinjelas em uma estufa, é muito fácil manter as condições de umidade e temperatura. E também não são ameaçados por geadas, fortes rajadas de vento e seca. Parece que as condições são ideais para obter uma colheita rica de berinjela, mas várias pragas e fungos são ótimos nessas condições. Vamos considerar possíveis problemas e métodos de sua eliminação.
-
Um alto nível de umidade contribui para a propagação do fungo, portanto, é aconselhável colocar um mecanismo automático na estufa que irá regar com um determinado nível de umidade.
-
Recomenda-se aderir à dosagem ideal ao aplicar o revestimento de cobertura e pulverização. A estação do ano e o nível de desenvolvimento das berinjelas desempenham um papel importante, pois se a planta receber mais fertilizante do que o necessário, as queimaduras químicas não podem ser evitadas.
-
Normalmente em estufas existe uma grande probabilidade de acidificação do solo. É melhor aplicar fertilizantes que contenham nitrogênio e, em seguida, adicionar um pouco de cinza.
-
O solo da estufa não tem contato com o meio ambiente, por isso perde nutrientes muito rapidamente. É aconselhável tratar seu processamento com a ajuda de remédios populares, bem como realizar sua reposição periódica. É importante lembrar de descontaminar, controlar o nível de acidez e fazer aditivos orgânicos regularmente.
-
Se as folhas caem e a planta fica tão doente que não responde ao tratamento, é melhor destruí-la o mais rápido possível para não infectar outros arbustos.
Ao primeiro sinal de amarelecimento da folhagem da berinjela, você deve examinar cuidadosamente as plantas. A ausência de vestígios de pragas, por exemplo, teias de aranha, manchas de cola, além de borboletas, indica que o motivo pode estar no microclima da edificação.
Se o nível de umidade e temperatura estiverem normais, é aconselhável prevenir vários tipos de doenças. E então é recomendável realizar uma alimentação abrangente dos arbustos.
No peitoril da janela
Se você cultiva berinjelas no parapeito de uma janela, não só podem surgir problemas com o nível de umidade e solo, mas também outros problemas, portanto, as seguintes regras devem ser seguidas para evitar o amarelecimento da folhagem:
-
os rebentos devem estar sempre quentes, por isso é aconselhável manter uma temperatura de +20 graus;
-
nos recipientes é muito importante manter o nível de acidez necessário;
-
as plantas devem receber a quantidade necessária de luz natural, se não for suficiente, deve-se usar luz artificial;
-
recomenda-se que as plantas fiquem escondidas da luz solar direta;
-
o plantio de mudas deve ser feito durante a formação do sistema radicular.
Medidas de prevenção
Para evitar que as folhas de berinjela fiquem amarelas, é aconselhável cumprir certas condições de detenção. É muito importante selecionar material de plantio saudável. Ao cuidar de berinjelas, você deve criar o nível de temperatura e umidade exigidos. A ventilação regular da sala e o solo solto ajudam a garantir o fornecimento de ar ao sistema radicular.
Ao cuidar de berinjelas, as seguintes medidas preventivas devem ser tomadas:
-
no transplante de mudas, é necessário que a temperatura à noite não desça abaixo de +18 graus, e durante o dia não suba acima de +28 graus; se houver saltos de temperatura, é impossível evitar o amarelecimento e murcha;
-
durante o plantio das mudas, é necessário desinfetar as sementes, selecionar o solo e fornecer iluminação adequada;
-
recomenda-se proteger a planta de fungos por meios naturais ou especiais;
-
o afrouxamento regular do solo ajudará a criar condições ideais para umidade e permeabilidade do ar;
-
é aconselhável alimentar as plantas de acordo com o horário.
Se as folhas da berinjela começarem a amarelar, você precisa descobrir imediatamente o motivo para eliminá-la o mais rápido possível. Às vezes é necessário remover as plantas afetadas para que a doença não se espalhe para outras pessoas. Uma resposta rápida ao problema salvará a colheita.
O comentário foi enviado com sucesso.