Tudo sobre o cultivo de berinjela
Berinjela ou "azul" é um produto favorito para muitos de nós. Eles são excelentes petiscos que são igualmente bons fritos, assados, cozidos e marinados. Além de saborosos e nutritivos, os vegetais também são muito saudáveis. Mas a cultura popular de hortaliças é sensível a fatores negativos. Portanto, muitos jardineiros ficam intrigados com a questão de como cultivar uma boa safra de berinjela.
As condições necessárias
Em primeiro lugar, é necessário escolher um local adequado para o cultivo de berinjela. Cultive-os corretamente em um jardim bem iluminado. O "azul" precisa ser protegido dos ventos do norte, por isso será muito prático se a plantação for protegida do sopro por uma cerca ou muro de construção.
Para o crescimento de berinjelas que gostam de calor, a seguinte temperatura do ar é ideal:
- dia - + 25-28 ° C;
- noite - de + 16 ° C.
Com esses indicadores de temperatura, as plantas crescem e se desenvolvem corretamente, florescem em tempo hábil e frutificam. Se a temperatura do ar cair abaixo de + 15 ° C, ocorre uma desaceleração em seu crescimento, flores e ovários caem. Um aumento na temperatura acima de + 34 ° C também afeta negativamente as berinjelas. Nesse calor, as flores caem, os frutos ficam menores, a casca deles fica mais dura. Se o solo na estufa ou nos canteiros não for aquecido ou resfriado abaixo de + 17 ° C, as plantas retardam seu crescimento e as flores e ovários que aparecem cairão. As berinjelas também precisam de muita luz solar para manter a vegetação, a floração e a frutificação normais. A planta também tem requisitos elevados de umidade. A planta necessita especialmente durante o período de secagem e crescimento dos vegetais. A umidade ótima do solo é considerada 75%, para o período de demanda máxima, esse número aumenta para 80-85%.
As berinjelas reagem de forma muito aguda e rápida às mudanças no regime de ar e água do solo. Se o abastecimento de água for irregular, as flores e os ovários cairão rapidamente. A irrigação insuficiente durante a frutificação provoca o desenvolvimento de podridão apical seca nos frutos. A deficiência fisiológica de cálcio em frutas contribui para essa doença. Este microelemento é fornecido às plantas pela água do substrato, penetrando em suas partes de crescimento mais rápido. Posteriormente, esse elemento não pode se mover dentro da planta, por exemplo, das folhas aos órgãos, onde é escasso, ou seja, aos frutos.
A berinjela é muito sensível ao aumento da umidade do ar, o que contribui para o desenvolvimento de doenças mais nocivas. A infecção com podridão cinzenta é especialmente perigosa para a planta. Quando a umidade aumenta, a polinização das flores também é difícil. A baixa umidade (menos de 50%) também é um nível inadequado, pois aumenta a transpiração das plantas, e as flores que aparecem caem polinizadas, pois os grãos de pólen e os pistilos secam rapidamente. As berinjelas são bastante exigentes no substrato. A melhor opção é plantar em substrato quente, saturado de orgânicos e minerais, com baixo nível de acidez (pH 6,0-6,6).
Berinjelas de estufa requerem solo respirável e permeável.
Datas de desembarque
As berinjelas são transplantadas para um terreno aberto em momentos diferentes, dependendo de onde são cultivadas. Na região de Moscou e na faixa do meio, uma plantação de hortaliças pode ser plantada no solo, a partir de 15 de maio. As plantas recém-plantadas são cobertas com fibra agrícola branca. É aconselhável escolher uma tela com densidade de 17-23 g / m2. As plantas são mantidas em abrigos até o final de maio.Plantas altas podem ser plantadas ao redor do canteiro, por exemplo, no sul pode ser uma larga faixa de trigo de um lado, e do outro - tiras de milho doce.
Certas plantas são adequadas para o plantio. Devem ter a mesma altura (cerca de 30 cm), com 6-8 folhas verdadeiras em um caule de 5-8 mm de espessura no colo da raiz. Antes de transplantar as plantas para um local permanente, é importante endurecê-las. Um método de endurecimento adequado é a rega limitada 4-6 dias antes da data de plantio programada. As mudas são levadas para fora em dias quentes durante o dia "para uma caminhada". Gradualmente, o tempo gasto na rua aumenta.
O padrão de plantio de berinjelas difere dependendo de onde são plantadas e quais métodos de cultivo e cuidados serão aplicados:
- 2-3 plantas são plantadas por 1 m2 em estufas;
- em campo aberto, o esquema de plantio de berinjela é o seguinte - 30x80 cm.
Em estufas de filme não aquecidas feitas de policarbonato, as berinjelas são mais frequentemente cultivadas em um substrato de jardim. Isso requer uma preparação cuidadosa, incluindo a saturação com matéria orgânica no outono.
Como plantar?
Em condições climáticas domésticas, esta cultura vegetal é cultivada exclusivamente a partir de mudas. As mudas podem ser cultivadas tanto em casa quanto em estufas aquecidas. O plantio de sementes de berinjela em terreno aberto só pode ser feito em climas quentes. Berinjelas de mudas são cultivadas semeando sementes desde o final do inverno até a primavera (janeiro a março). Dependendo da região, a data ideal para o plantio de mudas em uma estufa sem aquecimento sob um filme ou em um túnel é de meados ao final de maio. O solo das mudas pode ser preparado a partir do solo do jardim adicionando turfa e areia (25% cada da composição total do solo). Você pode semear sementes de berinjela em pastilhas de turfa.
Como as sementes levam muito tempo para germinar, elas devem germinar antes do plantio. A temperatura ótima para germinação é de + 25 °. O processo de preparação das sementes de berinjela também inclui um procedimento como a imersão, que acelera a germinação da semente. Paralelamente à imersão, recomenda-se fazer o condicionamento ácido desinfetante. Isso protegerá as sementes de doenças. As sementes são semeadas com posterior colheita ou diretamente em copos separados. Se uma colheita subsequente for esperada, o crescimento da planta é atrasado em 1-1,5 semanas. Portanto, com mais freqüência as sementes são plantadas imediatamente em copos separados ou pastilhas de turfa. Em caixas de madeira ou plástico cheias de terra, as sementes são semeadas em sulcos rasos pré-fabricados. Eles são dispostos em fileiras, mantendo uma distância de 1,0-1,5 cm.
Em seguida, polvilhe com areia de rio (não mais que 0,5 cm), irrigue a camada de areia com água de um borrifador e cubra com filme perfurado. Um tecido não tecido pode ser usado para essa finalidade. Isso evitará que o substrato seque. Ao semear sementes de vegetais em pastilhas de turfa, a semente é enterrada 1 cm no solo. Cada comprimido contém 1 semente, mas você também pode plantar 2 sementes. Se ambos germinarem, depois de abrir os cotilédones, divida o comprimido.
Uma alta temperatura é mantida na caixa de sementes durante o período de germinação:
- 24-28 ° C - os brotos aparecem no 5-8º dia;
- 20-22 ° C - após 2 semanas.
As mudas são cultivadas em caixas em uma estufa, e os comprimidos e copos são colocados em uma varanda, uma loggia aquecida ou apenas em uma casa no parapeito de uma janela.
Cuidado
Agricultores experientes têm seus próprios segredos de como cultivar uma safra de frutas excelentes de alta qualidade. Em cada estágio separado, é importante cumprir certas regras. Então, quem desejar, receberá deliciosas berinjelas.
Rega
A berinjela é uma cultura que adora umidade. A forma como as plantas crescem e se desenvolvem, a qualidade e a quantidade da colheita dependem de uma rega bem organizada. Regue as plantações apenas com água morna. No sul, é conveniente aquecer a água em baldes, expondo-os ao sol. Em outras regiões, a água é aquecida artificialmente até + 25 ° C.Esta é a temperatura ideal para regar a berinjela.
Berinjelas não devem ser regadas de cima, a água é derramada sob a raiz. Se uma plantação de hortaliças for cultivada pelo método de mudas, ela será regada pela primeira vez 10-12 dias após o plantio. No calor - por 7-8 dias. O solo deve permanecer sempre úmido. Mas o nível de umidade não deve exceder 70%. As raízes desta planta não toleram alta umidade do solo. Quando a berinjela entra na fase de floração e frutificação, a rega é feita com maior abundância e frequência, até 20 cm de profundidade. As plantações são regadas a cada 5-6 dias.
Afrouxamento
No jardim, o solo deve permanecer sempre solto e úmido. O aparecimento de uma crosta e o crescimento de ervas daninhas são inaceitáveis. O solo é solto cuidadosamente, no segundo dia após a irrigação.
Ao mesmo tempo, é necessário amontoar as plantas, varrendo o solo até os caules.
Fertilizante
Com a tecnologia agrícola desenvolvida, as berinjelas produzem frutos ativamente. É possível retirar de 3 a 7 kg de cada arbusto, dependendo da variedade. Mas uma boa colheita só é possível com alimentação uma vez a cada 2-3 semanas. A primeira alimentação é realizada na raiz. É realizado 10 dias após o transplante das mudas para o solo. Com o aparecimento da primeira nova folha no arbusto, é hora de aplicar fertilizante contendo nitrogênio. Para isso, você pode usar "Kemira", "Crystallin", "Solução" ou "Effecton". Você só precisa de 40 g de fundos para um balde de água. Normalmente, 1-1,5 litros de solução por planta é suficiente. A solução de Ammophoska também é adequada como fertilizante.
A segunda alimentação é planejada duas semanas após a anterior. Agora, cinzas de madeira com nitroammofos são introduzidas na proporção de 20-25 g para cada arbusto. Como alternativa, você pode usar um extrator de excrementos de aves. Vai demorar 2-3 kg de excrementos, infundidos durante 2-3 dias num balde de água. Em seguida, a infusão é filtrada e diluída em 10-15 litros de água morna. Um arbusto precisa de 1-1,5 litros dessa solução. A terceira alimentação é realizada na fase de floração das plantas. As berinjelas são alimentadas com nitrofos ou diamofos (40 g por 1 m2). É hora de pulverizar as plantas com preparações com oligoelementos ou ácido bórico.
Liga
Ao plantar, vale a pena fornecer estacas imediatamente se a variedade exigir uma liga subsequente. As plantas recém-plantadas, provavelmente, não precisam de uma liga, mas quando criarem raízes no jardim, elas continuarão a crescer ativamente.
Ao ar livre, raramente é necessária uma liga. A berinjela forma um arbusto bastante forte, segura bem os caules com os frutos, com exceção de algumas variedades que precisam ser amarradas.
Freqüentemente, basta colocar uma camada de cobertura morta sob o arbusto e fazer o suporte conforme necessário.
Formação
Os métodos de formação de um arbusto de berinjela variam dependendo das condições de crescimento.
- Em uma estufa sem aquecimento, é necessário formar hortaliças por meio de podas adequadas, levando-as ao número necessário de brotos direcionais. Plantas com 3-4 brotos principais obtêm bons rendimentos.
- Em estufas aquecidas, onde o período de crescimento é mais longo, uma formação mais radical é assumida - por 2-3 ou mesmo 1 rebento direcionado.
- Ao cultivar vegetais sob um filme, quando o fim da frutificação é determinado pelas condições de temperatura externa, o método preferido para acelerar o crescimento dos frutos é a remoção manual única das pontas dos brotos. Acima, acima da flor mais alta, restam apenas 2 folhas.
Doenças e pragas
As causas das doenças da berinjela são geralmente as seguintes.
- Falta de luz.
- Deficiência de umidade ou alagamento.
- Deficiência nutricional. O solo ácido pode ser melhorado com a adição de cinza de madeira ou farinha de dolomita. O solo alcalino será enriquecido pela introdução de turfa, musgo, agulhas podres ou serragem.
- Frio. As raízes da berinjela devem estar em solo quente. Por causa da água fria, as berinjelas adoecem com infecções fúngicas, perdem os ovários e até morrem.
As berinjelas podem infectar bactérias patogênicas, vírus, fungos. O tratamento é selecionado com base na natureza e tipo de doença.
- Blackleg. Uma doença traiçoeira afeta principalmente as mudas (especialmente as mergulhadas), mas também pode ocorrer em plantações adultas. Pode ser reconhecido se a planta ficar preta na parte inferior do caule. As mudas murcham e, se não forem tratadas, morrem. A doença não tem cura.
- Oídio. Ela se manifesta como uma flor branca do lado de fora das placas das folhas. Eles secam gradualmente e as plantas murcham. Se as folhas ficarem brancas, borrifar as plantas com Topázio ou enxofre coloidal ajuda.
- Mancha negra. Como a perna preta, é uma doença muito perigosa. Normalmente, a doença ocorre quando a umidade é de 85-90% durante qualquer estação de cultivo. Se pequenas manchas pretas, emolduradas por uma borda amarela, aparecerem nas folhas, haverá pouco tempo para que as úlceras apareçam. É necessário atuar e reanimar as plantas processando "Fitoflavin" ou "Gamair".
- Amarelecimento das folhas. Via de regra, isso é consequência de uma violação da tecnologia agrícola ou de doenças. Este problema é resolvido criando as condições certas e fornecendo fertilizantes às plantas.
- Fitoplasmose. Esta doença viral também é chamada de stolbur. Na maioria das vezes, afeta berinjelas em campo aberto. Mas também é encontrado em estufas. O vírus é transportado por cigarras. As folhas ficam menores, as placas verdes ficam roxas ou brancas. Os frutos são pequenos e duros. É mostrado o uso de "Actellik" na remoção de todas as plantas afetadas e na desinfecção do solo.
- Phomopsis. Doença fúngica que causa podridão seca e morte da planta. O patógeno se desenvolve quando o nível de umidade e temperatura aumenta, manifestando-se como manchas claras nas folhas. Conforme a doença progride, manchas marrom-acinzentadas aparecem nos frutos. Eles apodrecem e gradualmente ficam cobertos de muco.
- Cercosporose. O fungo provoca o aparecimento de pequenas manchas amarelas nas folhas e caules. As folhas caem, as plantas parecem letárgicas e morrem gradualmente. Na fase inicial, a pulverização com o líquido Bordeaux ajuda, e para lesões mais graves, o "Skor" ou "Fundazol" é usado.
- Podridão cinza e seca, murcha verticilar - tudo isso pode acontecer com a berinjela se você negligenciar os conselhos sobre os cuidados com o plantio.
Se manchas marrons ou de qualquer outra cor aparecerem nas folhas, você deve agir imediatamente. Talvez a planta precise de um cuidado diferente, talvez falte alguma coisa ou um excesso de umidade seja permitido. Folhas em um pequeno buraco são um motivo para verificar se há parasitas no jardim. O perigo vem de pulgões, lesmas, ursos, besouros do Colorado. É necessário tratar as plantas com Fitoverm. Eles adoram berinjelas e besouros do Colorado.
O cuidado com as plantas é importante porque prevenir é mais fácil do que remediar.
O comentário foi enviado com sucesso.