Como beliscar berinjelas em uma estufa?
A berinjela cresce muito bem em uma estufa, se bem cuidada. Os vegetais não precisam apenas de capinar, alimentar e regar, mas também de beliscar com competência. No artigo de hoje, aprenderemos como beliscar corretamente berinjelas em uma estufa.
A necessidade de um procedimento
O pastejo de berinjelas cultivadas em estufa de policarbonato é uma das etapas mais importantes na formação de um arbusto. Este procedimento é padrão para o cultivo da fruta erva-moura. No decurso do crescimento e desenvolvimento dos arbustos, é imperativo manter um microclima confortável nas masmorras da estufa. É muito importante monitorar os valores de umidade e temperatura. Se as condições na estufa forem as mais confortáveis possíveis, as folhas dos arbustos crescerão de maneira especialmente ativa. Por isso, o residente de verão precisa monitorar ainda mais de perto o nível de iluminação das plantas.
Por si só, o procedimento para beliscar berinjelas em casa de vegetação é uma técnica agrotécnica positiva.
Beliscar é importante e necessário por uma série de razões principais.
- A necessidade de beliscar os arbustos de berinjela é principalmente devido a um aumento no rendimento da colheita... Se tudo for feito corretamente e em tempo hábil, a planta dará frutos bons e grandes.
- Arbustos suficientemente refinados são muito mais bem iluminados pelos raios do sol... Além disso, as plantas bem cuidadas ficam mais envolvidas com o ar fresco. Os fatores listados também têm um efeito benéfico na germinação de frutas úteis.
- Cortar brotos de berinjela desnecessários não retira nutrientes dos ovários e das próprias frutas. Graças a isso, a qualidade e o volume do último aumentam significativamente.
- Se os vegetais que crescem na estufa passaram pelo procedimento de pinçamento, eles são menos suscetíveis a várias doenças. Essas plantações têm menos probabilidade de serem atacadas por pragas.
- Devido a beliscar o período de frutificação das culturas em estufa é estendido.
- Procedimento de tratamento em questão necessário para o amadurecimento acelerado de frutas saudáveis e saborosas.
A pinça realizada corretamente é capaz de redistribuir os nutrientes necessários ao longo do caule e da folhagem da planta. Isso tem um bom efeito no fornecimento de macro e microelementos às berinjelas nas partes certas, ou seja, nas frutas.
O pinçamento da copa das plantações ativa predominantemente o crescimento dos brotos nas laterais, assim como os próprios frutos da berinjela. O corte dos processos axilares tem um efeito benéfico na nutrição dos frutos da planta diretamente. Com isso, o grau de produtividade dos arbustos aumenta.
Regras fundamentais
Existem várias regras básicas associadas a beliscar berinjelas em estufa. Vamos dar uma olhada nas mais importantes delas.
- Se os dias são secos e abafados, então o procedimento para beliscar vegetais na estufa não pode ser executado.
- Jardineiro deve definitivamente prestar atenção à condição dos arbustos... Quando as folhas parecem persistentes e os caules são grossos, há enteados saudáveis presentes, então não é necessário beliscar.
- Quando cerca de 5 frutas são formadas, o topo da cultura precisará ser pinçado.
- A haste na parte inferior deve estar livre, as lâminas das folhas novas e os rebentos terão de ser removidos.
- Se a planta tiver folhas amareladas, então também é necessário se livrar deles o mais rápido possível.
- Quando a berinjela amadurece, é importante garantir que eles não permaneçam em áreas sombreadas... A folhagem que cobre os vegetais deve ser eliminada - não deve criar sombra.
Os caminhos
Existem várias maneiras de beliscar corretamente berinjelas que crescem em uma estufa de policarbonato. Cada um dos esquemas prevê seu próprio procedimento. Vamos considerá-los em detalhes.
Uma haste
Esse método de beliscar é radical. Normalmente, os residentes de verão recorrem a ele por vários motivos.
- Se não forem as melhores condições climáticas, enraizamento insuficiente e fraqueza perceptível dos arbustos... Com esses problemas, resta apenas um pedúnculo para redirecionar todos os nutrientes ao bom crescimento e ao aspecto ativo dos frutos.
- Plantações excessivamente densas também podem funcionar como um motivo.... Esse cultivo geralmente é desencadeado pela falta de espaço livre. É muito importante formar arbustos de berinjela quando se trata de variedades de alto crescimento.
- Além disso, o motivo pode ser uma notável falta de iluminação adequada.
Por meio da poda, os frutos podem amadurecer simultaneamente e rapidamente.
Vamos considerar passo a passo como prender corretamente as berinjelas com efeito de estufa em um caule.
- É imperativo conduzir remoção de todos os ovários, bem como brotos nas laterais da seção da raiz até a quinta folha formada.
- No nível de 6-8 folhas, é necessário beliscar os enteados... Metade dos ovários deve ser removida com cuidado e escrupulosamente.
- Precisaria remoção de todos os brotos no nível da décima folha.
- Ao mesmo tempo, no topo da cultura deve haver não mais do que 3 folhas.
Duas hastes
A primeira poda do arbusto é realizada na 2ª semana após a transferência das mudas. Se as plantas parecerem muito fracas e frágeis, é aconselhável adiar o processo por mais uma semana.
- A parte superior dos vegetais é comprimida depois que o próprio arbusto atinge uma altura de 30-35 cm. Devido a isso, o rápido desenvolvimento de brotos nas laterais será ativado. Dentre eles, você precisa escolher um dos mais fortes e saudáveis. Todas as lâminas das folhas, junto com os enteados, devem ser removidas até a ponta do garfo. Se for um verão muito quente, é permitido deixar algumas das folhas mais baixas - elas irão sombrear os rizomas.
- A formação subsequente deve ser feita em intervalos de 2-3 semanas. É necessário cortar todos os enteados dos talos, bem como 50% dos ovários formados. Além disso, o procedimento deve ser realizado tão freqüentemente quanto no método de uma haste discutido acima.
Três hastes
Considere como beliscar corretamente as berinjelas em uma estufa com três ou mais hastes.
- Primeiro, eles formam um par de hastes, assim que os 2 rebentos mais fortes e saudáveis se espalharem ao nível de 35 cm.
- Após 2 semanas, você precisa formar ramos da base do esqueleto da coroa... Em cada um deles, você precisará deixar um enteado saudável e fortalecido. A coroa sairá volumosa e o desenvolvimento dos ovários será visivelmente ativado.
- Os rebentos sem ovários devem ser removidos.
- Quando falta menos de 1 mês antes da colheita, você precisará apertar os pontos de crescimento em absolutamente todas as hastes... Assim que o desenvolvimento do arbusto parar, todos os nutrientes serão redirecionados para o crescimento e desenvolvimento do fruto.
O método considerado é mais frequentemente usado ao cultivar um pequeno número de plantas. Se as plantações forem plantadas densamente, esta opção de beliscar não funcionará - os vegetais afetarão uns aos outros de maneira deprimente.
Cuidados de acompanhamento
Os procedimentos de enfermagem para berinjelas em estufa são muito simples. Jardineiros não apenas experientes, mas também novatos, podem cuidar dessas plantas sem problemas.
Considere o que deve ser o cuidado subsequente das plantas com efeito de estufa.
- Regar uma cultura que é termofílica pode ser realizada por aspersão, bem como por métodos de gotejamento ou subsuperfície. É melhor dar preferência às duas últimas opções indicadas.
- Parâmetros de umidade muito altos juntamente com a rega excessiva levam à estagnação do líquido, provocam o apodrecimento dos rizomas. Por esta razão, as medidas de irrigação das plantas devem ser rigorosamente medidas.
- Até a floração, a rega terá de ser realizada à taxa de um balde de líquido quente por metro quadrado. Isso é feito toda semana.
- Berinjelas fixadas em estufa devem ser regadas estritamente sob a coluna vertebral. É melhor fazer isso antes do pôr do sol ou no início da manhã.
- Na fase de floração, os arbustos da estufa de berinjela precisam ser alimentados com soluções nutritivas à base de fertilizantes líquidos, como "Effecton"... Uma composição de turfa e estrume misturada com cinzas de madeira também é adequada.
- Resultados muito bons são obtidos alimentando-se com uma solução adequadamente preparada de excrementos de aves. Você também pode adicionar nitrofosfato a ele. O fertilizante líquido Agricola Vegeta é o suficiente.
Erros graves
Cultivando e beliscando berinjelas em uma estufa, jardineiros inexperientes e novatos costumam cometer erros graves.
- Muitas vezes, a falta da liga correta, a negligência em retirar o excesso de folhagem é o principal motivo do excesso de sombreamento das plantações. A qualidade da iluminação neste contexto está diminuindo constantemente.
- Você precisa amarrar as plantas plantadas na estufa ao lado dos galhos, onde a parte mais vulnerável do caule está localizada.
- Não é altamente recomendável se envolver na formação de arbustos de berinjela em um ambiente de tempo excessivamente seco ou na chuva... Tal proibição se deve ao fato de que é com tais ações que as plantas ficam suscetíveis a danos por diversas doenças nas áreas danificadas.
- Muitos jardineiros escolhem a hora errada para remover os enteados da cultura. O procedimento para beliscar uma berinjela em estufa deve ser realizado pela manhã. Graças a isso, a planta terá tempo de se recuperar totalmente antes do anoitecer.
Se levarmos em consideração todos os erros acima, que geralmente são cometidos ao beliscar berinjelas de estufa, muitos problemas sérios podem ser evitados.
Quais variedades não requerem pinçamento?
Se uma pessoa planeja cultivar um vegetal tão popular como a berinjela em uma estufa de policarbonato, ela precisa escolher cuidadosamente suas variedades. Entre eles, existem aqueles que não requerem um procedimento de pinçamento escrupuloso.
As seguintes variedades de vegetais populares não precisam ser pinçadas:
- "Albatroz";
- "Diamante";
- "Bourgeois F1";
- Alekseevsky;
- "Medalhão";
- "Listrado".
Todas as variedades acima pertencem à categoria de maturação precoce ou de médio prazo. A altura dessas plantações populares geralmente não passa de 80 cm. A maior parte dessas plantas é caracterizada pela despretensão, não precisa da formação precisa de um arbusto. Ao mesmo tempo, as propriedades de frutificação das variedades são muito boas.
O comentário foi enviado com sucesso.