O que fazer se as folhas das mudas de berinjela ficarem amarelas?

Contente
  1. Más condições
  2. Cuidado impróprio
  3. Tratamento de doenças

A berinjela é uma cultura um tanto caprichosa e exigente, que exige o cumprimento escrupuloso das regras da tecnologia agrícola. Freqüentemente, os jardineiros enfrentam o amarelecimento das mudas. Detenhamo-nos mais detalhadamente nas causas deste problema e nos métodos de proteção das plantas.

Más condições

Condições desfavoráveis ​​de cultivo tornam-se um dos fatores mais comuns na mudança de tonalidade das placas das folhas de berinjela.

  • Excesso de radiação ultravioleta. Se você notar que as mudas começaram a amarelar na parte apical, e a parte inferior está verde, provavelmente, muita luz do sol incide sobre as mudas imaturas. O excesso de luz ultravioleta causa a quebra da clorofila, que é necessária para o pleno crescimento e desenvolvimento de cada planta. Como resultado, a folha fica amarela no todo ou em parte, no último caso, várias manchas ou grandes manchas são formados sobre ela. As folhas superiores, direcionadas para o lado ensolarado da janela, se as mudas de berinjela forem cultivadas no parapeito da janela ou em estufa, ajudarão a confirmar a causa da doença. Eles ficam amarelos e deformados. Para salvar a planta, você precisa mover o recipiente para um local escuro. Caso não seja possível, durante as horas de sol ativo, é necessário criar um pequeno abrigo de tule ou outro tecido translúcido.
  • Má qualidade do substrato. Solo de turfa com alta acidez não é adequado para o cultivo de mudas de berinjela. Também não é recomendado o uso de um jardim onde antes eram cultivados tomates e outras solanáceas. Para os azuis, o solo de leguminosas, abobrinha ou repolho será ideal. Para o cultivo de mudas, solo especializado para berinjela ou tomate é adequado. Deve ser devidamente preparado - derramado com uma solução de permanganato de potássio, cozido no forno ou cozido no vapor em banho-maria. Para melhorar a estrutura, será útil adicionar vermiculita, perlita, substrato de coco ou areia de rio à mistura de solo. Esta medida aumentará sua umidade e permeabilidade ao ar.
  • Falta de luz. Quando o regime de iluminação é violado, muitas vezes é observada uma mudança na cor das folhas. Em condições desfavoráveis, o curso da fotossíntese é interrompido, como resultado, a clorofila verde é substituída por xantofila amarelada. Durante um curto período de luz do dia, as mudas precisam fazer destaque adicional. Se a planta jovem carece de luz, o arbusto ficará pálido, alongado e enfraquecido.
  • Violação do regime de temperatura. Em baixas temperaturas, o apodrecimento do sistema radicular começa. Nesse caso, a parte do solo das mudas recebe menos nutrientes e umidade, fica amarela e logo morre.

Mas o aquecimento excessivo também é perigoso para a planta. A temperatura ideal para os azuis será de 16-20 graus.

Cuidado impróprio

Erros de cuidado também levam ao murchamento da planta. Excesso ou deficiência de micronutrientes benéficos. Mudas jovens de berinjela são extremamente exigentes no equilíbrio de micro e macro elementos. Ele reage de forma especialmente acentuada ao conteúdo de potássio, nitrogênio e fósforo.

  • Se você notar que as bordas das folhas ficaram amarelas e as placas das folhas começaram a se enrolar como um barco, as mudas precisam ser alimentadas com potássio.
  • Se a lâmina foliar ficar mais clara e avermelhada, as berinjelas enfrentam uma deficiência de fósforo. Aliás, o motivo desse fenômeno pode não ser a falta de fertilizantes, mas a temperatura do solo muito baixa.Por exemplo, quando as mudas são cultivadas no parapeito de uma janela e passam por correntes de ar constantes, o solo ficará frio. Nesse estado, as berinjelas não assimilam fósforo - o morador de verão alimenta seus arbustos, e a planta ainda passa fome.
  • Se as folhas ficarem pálidas, amareladas e penduradas sem vida, elas precisam de nitrogênio.
  • Se as placas das folhas ficarem amarelas claras, quase limão, mas as veias permanecerem verdes profundas, então as mudas enfrentam clorose. Indica excesso de nitrogênio, qualquer violação do teor de cálcio (tanto em excesso como deficiência), bem como falta de ferro.

Para evitar consequências adversas, não é preciso esperar as mudas de berinjela, com seu aspecto murcho, para falar de uma dieta desequilibrada. A cada duas semanas, as mudas jovens devem ser fertilizadas com complexos minerais especializados. Os fabricantes modernos de fertilizantes oferecem formulações para plantas que são altamente sensíveis ao valor nutritivo do solo nos estágios iniciais da estação de crescimento. Rega inadequada. O amarelecimento das folhas apicais das berinjelas inicia-se no caso de não observância do regime de umidade ideal. Com excesso de água, a mudança de cor é acompanhada pelo aparecimento de caroços úmidos de terra próximos às raízes entrelaçadas. A terra azeda e cria um ambiente para a reprodução da microflora patogênica - isso leva a uma mudança no nível de acidez.

Às vezes, nas paredes dos recipientes onde crescem as mudas jovens, é possível notar um desabrochar esverdeado. Torna-se o resultado da atividade fúngica. Se esses sintomas ocorrerem, é necessário substituir completamente a mistura de solo, tratar os recipientes com um medicamento fungicida e fazer furos de drenagem. Após o transplante, as mudas precisarão de um regime de irrigação reduzido por algum tempo. A falta de rega também leva ao murchamento da planta. Nos estágios iniciais, as folhas tornam-se letárgicas e mudam de cor para amarelo. Se você não tomar medidas urgentes, os azuis param de se desenvolver e secam. As folhas podem ficar amarelas após o transplante dos arbustos para o terreno aberto. Isso se deve ao fato de que qualquer planta sofre forte estresse durante o transplante.

Para facilitar a adaptação, é melhor replantar uma planta jovem com um torrão de terra. Com esta técnica, as raízes permanecem fechadas e, portanto, intactas. Com os devidos cuidados, dentro de 5 a 7 dias, nem um único traço de estresse permanecerá.

Tratamento de doenças

Entre os motivos que podem levar ao amarelecimento das placas foliares de berinjelas jovens, destaca-se o combate às doenças infecciosas. Na maioria das vezes, a planta ataca o fusarium. Um dos primeiros sintomas é o amarelecimento das folhas, enquanto as nervuras da folhagem amarelada tornam-se muito claras. Quando afetados pelo Fusarium, os azuis enfraquecem, seu desenvolvimento diminui, então para completamente e as mudas morrem.

Para prevenir o desenvolvimento desta infecção, é necessário realizar a desinfecção pré-semeadura do material da semente, solo e recipiente. Aos primeiros sinais de fusarium, é necessário retirar todas as mudas afetadas dos recipientes, repor a mistura de solo e desinfetar os recipientes. Os próprios arbustos são pulverizados com preparações fungicidas, o maior efeito é dado pelas composições "Strekar" e "Benazol". Ao longo da estação de crescimento, as mudas devem ser tratadas com o preparado biológico "Trichodermin" a cada duas semanas.

Outra doença é a verticilose. Esta infecção fúngica causa um rápido amarelecimento das lâminas das folhas nas mudas. Logo, as folhas ficam cobertas de grandes manchas, começam a se enrolar em espiral, secam e caem. É muito difícil tratar esta doença, portanto, atenção especial deve ser dada à prevenção pré-plantio da propagação de uma doença fúngica.Se a doença ainda atinge uma planta jovem, é necessário remover e destruir as mudas doentes o mais rápido possível e transplantar as mudas restantes em um novo recipiente com novo solo. Na etapa final, as mudas e o substrato são aspergidos com fungicidas.

Quando um mosaico de tabaco aparece, as folhas primeiro mudam sua tonalidade para clara e, em seguida, manchas escuras aparecem nelas. A lâmina foliar afetada assemelha-se a um mosaico. Na falta de tratamento adequado, as folhas se deformam e caem. Se as placas das folhas das mudas de berinjela brilharem, examine cuidadosamente o arbusto inteiro. Se você notar que o caule começou a ficar preto perto da base, significa que a cultura encontrou podridão negra. A infecção desce rapidamente para as raízes, não é mais possível salvar a planta nesta fase.

Para evitar o aparecimento de enfermidades, deve-se manter corretamente a distância entre os arbustos individuais das mudas, cumprindo os requisitos para rega e condições de temperatura. Quando aparecem sinais de doença, os arbustos afetados devem ser destruídos e a terra deve ser eliminada com solução de Fitosporina.

Quaisquer doenças fúngicas têm o efeito mais desfavorável em uma planta jovem e, na maioria dos casos, levam ao seu murchamento. Portanto, atenção especial deve ser dada às medidas preventivas. Para evitar a infecção de mudas de berinjela e evitar o amarelecimento das folhas, que começam a enrolar e cair, você deve seguir os requisitos padrão.

  • As berinjelas não suportam o ressecamento da terra, então o solo deve ser umedecido regularmente.
  • Não alimente demais suas berinjelas com fertilizantes.
  • Para evitar que as folhas fiquem amarelas, as mudas devem ser desinfetadas com uma solução de permanganato de potássio antes do plantio.
  • O solo em que as beringelas crescem deve ser respirável, recomenda-se soltá-lo com a maior frequência possível.
  • Ao levar as mudas para a rua, é necessário selecionar um local de forma que seja bem iluminado e não estagnue a água.
  • O transplante é melhor feito com uma bola de barro, de modo que o risco de ferimentos na planta possa ser minimizado.
  • Ao plantar em cada cova com mudas, é aconselhável adicionar "Trichodermin".
  • Se notar plantas doentes, é necessário removê-las do solo o mais rápido possível para que a infecção não se espalhe para arbustos saudáveis ​​e trate o restante com fungicidas.
  • A rega deve ser feita de manhã ou à noite após o pôr do sol, sempre pela raiz.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário