Por que as folhas de berinjela se enrolam e o que fazer?
Se você plantou berinjela em seu terreno, não deve se esquecer das regras básicas para o cultivo desta cultura. Caso contrário, a vegetação começará a doer e deformar rapidamente. Hoje falaremos sobre por que a folhagem da berinjela pode se enrolar e o que pode ser feito a respeito.
Condições e cuidados ruins
Como regra, o enrolamento das placas nas plantas ocorre devido a condições de crescimento inadequadas e cuidado insuficiente. Nesse caso, as folhas do cotilédone também podem ser danificadas.
Iluminação insuficiente
A berinjela é sensível à luz. Eles não podem crescer e se desenvolver normalmente com luz insuficiente, portanto, é absolutamente impossível colocar tal cultura em locais sem iluminação ou escuros.
As plantas jovens precisam de pelo menos 12 horas de luz do dia. Se necessário, você pode usar fitolampos especiais, eles são colocados a uma altura de 55-60 centímetros do plantio.
Na maioria das vezes, por esse motivo, as folhas se deterioram e se curvam para baixo nas berinjelas que crescem em terreno aberto. Um parapeito de janela bem iluminado será um lugar ideal para mudas. Mas, ao mesmo tempo, você não deve permitir que os raios do sol atinjam. Caso contrário, podem surgir queimaduras graves nas chapas.
As mudas podem ser plantadas em uma estufa. Nessas condições, será fornecida a quantidade certa de luz, necessária para o crescimento e desenvolvimento saudáveis da vegetação.
Déficit e excesso de rega
Durante o cultivo, a secagem excessiva e o alagamento do solo não devem ser permitidos. Caso contrário, as mudas jovens podem simplesmente morrer. Com a falta de água, as folhas começam a murchar e depois se dobram para dentro. Em caso de excesso, perdem a elasticidade, começam a secar, a enrugar-se e a enrolar-se em tubo.
Para evitar a morte de berinjelas, várias regras básicas devem ser observadas:
- umedecimento regular do solo à medida que seca;
- use para irrigação somente água quente e decantada;
- monitoramento periódico do grau de umidade do solo;
- conformidade com um regime de irrigação moderado.
As mudas devem ser cultivadas em recipientes equipados com pequenos orifícios de drenagem. Todo o excesso de água passará por eles, evitando assim o apodrecimento do sistema radicular por excesso de líquido no solo.
Falta de minerais
A falta de nutrientes no solo é uma das causas mais comuns de deformação das folhas nesses vegetais. O solo deve conter a quantidade necessária de fósforo, magnésio, nitrogênio e potássio. Mas uma superabundância desses elementos não deve ser permitida. Isso pode ser ruim para mudas jovens.
Se as plantas não tiverem nitrogênio, os brotos começarão a amarelar. Com a falta de potássio, as folhas vão se curvando lentamente para cima. Se houver deficiência de fósforo, as folhas se dobrarão em ângulos retos com os caules.
Deve-se observar que a deficiência de potássio também pode fazer com que a lâmina da folha comece a enrugar. Manchas brancas podem aparecer em algumas partes, com o tempo elas começarão a se espalhar por toda a planta, como resultado, a folhagem simplesmente cairá rapidamente.
Na maioria das vezes, pode-se observar carência de minerais em estufas e estufas, pois, via de regra, possuem um espaço limitado, e algumas plantas podem começar a retirar todos os nutrientes do solo, deixando outros arbustos sem eles.Nesse caso, o solo ficará pobre rapidamente.
Os ingredientes a seguir são usados para reparar berinjelas danificadas.
- Cinza. Uma excelente opção seria uma solução com 100-150 gramas de cinzas. É dissolvido em 10 litros de água pura. Além disso, uma dessas instalações deve representar cerca de 0,5 litros da composição acabada.
- Superfosfato. Esta substância fortalecerá a vegetação enfraquecida. É mais frequentemente vendido na forma de pequenos grânulos. Para 3 litros de água, são 20 gramas desses grânulos. Em seguida, adicione mais líquido (7 litros). Para cada muda, você precisa derramar cerca de 50 mililitros da mistura acabada.
Fertilizantes prontos (Kemira, Agricola) também são usados. Mas em qualquer caso, é necessário preparar composições medicinais estritamente de acordo com as instruções.
Salinidade do solo
Devido à salinidade excessiva do solo, ocorrem os processos de secagem e murchamento das mudas. Ao mesmo tempo, as placas das folhas começam a se torcer fortemente. Esse resultado é geralmente causado por um maior conteúdo de componentes minerais na terra.
Para remediar a situação, você pode colher as mudas.
Controle de pragas
A folhagem da berinjela pode enrolar devido à ação negativa de várias pragas. Isto:
- mosca branca;
- carrapato (aranha);
- colônias de pulgões;
- tripes;
- rolo de folhas.
Com um pequeno número desses insetos, você pode usar várias tinturas populares. Portanto, uma solução com sabão pode funcionar. Para prepará-lo, use 100 gramas de sabão em pó para um litro de água. De antemão, é completamente triturado.
Uma boa opção seriam composições preparadas com base em cabeças de alho esmagadas, cascas de cebola e tabaco. Para destruir as colônias de pulgões, é melhor fazer uma tintura com calêndula, celidônia e sabão de alcatrão.
Se você encontrar um grande número de pragas em berinjelas, então para um tratamento eficaz, é melhor usar produtos químicos prontos (Karbofos, Aktara, Kleschevit, Aktellik, Fitoverm). Não se esqueça de que tais meios devem ser usados apenas no caso de invasões massivas de insetos nocivos.
Se forem encontradas pragas na vegetação, o controle deve ser iniciado imediatamente. Caso contrário, a cultura logo morrerá.
Medidas de prevenção
Para evitar o enrolamento das folhas na berinjela, vale lembrar algumas medidas preventivas. Antes mesmo de semear, é preciso encontrar o local de plantio mais adequado. O solo deve ser bastante solto e nutritivo.
Você não deve pegar solos muito ácidos. Eles devem ser neutros. Para reduzir a acidez, você pode usar cinza de madeira ou farinha de dolomita. Também não é recomendável escolher áreas próximas às quais passam os lençóis freáticos, pois isso pode causar o desenvolvimento de doenças fúngicas, e também podem levar à torção das placas foliares.
Durante o plantio, não coloque as mudas muito próximas umas das outras. Isso pode causar graves deficiências de nutrientes no solo.
Para aumentar a imunidade da cultura, é melhor pré-tratar a semente com água oxigenada. Também é recomendado pré-mantê-lo em um estimulador de crescimento.
Além disso, será necessário cuidar regularmente das plantações, incluindo a introdução oportuna de fertilizantes nutritivos, isso evitará o esgotamento do solo, a falta de minerais.
No processo de crescimento e desenvolvimento da cultura, é preciso organizar a iluminação correta, o regime de irrigação correto. Você pode adicionar líquido apenas na raiz. Se as folhas superiores da berinjela começarem a enrolar ligeiramente, para começar, você pode simplesmente proteger um pouco os arbustos do sol escaldante.
Um procedimento de separação em tempo hábil também é importante. Primeiro, você precisará umedecer bem o solo em recipientes com mudas jovens. Isso é feito para que a vegetação possa ser removida mais facilmente sem danificar o sistema radicular.
Depois disso, o recipiente do transplante é preenchido com solo. As mudas são cuidadosamente colocadas ali. A terra está levemente socada. Além disso, antes do transplante, deve-se ter em mente que as folhas do cotilédone colocadas abaixo devem ser direcionadas apenas para cima.
Berinjelas também podem ser processadas periodicamente com remédios populares. Freqüentemente, os jardineiros preparam de forma independente sabonete e tinturas de ervas. A melhor maneira de pulverizar é com um borrifador.
O comentário foi enviado com sucesso.