As nuances do cultivo de mudas de berinjela

Contente
  1. Seleção de variedade
  2. Datas de desembarque
  3. Seleção de sementes
  4. Preparação
  5. Métodos de semeadura
  6. Características da escolha
  7. Cuidado
  8. Erros e problemas

Para obter mudas de berinjela saudáveis ​​e fortes, é necessário não só cuidar com sensatez das mudas, mas também prestar bastante atenção à fase preparatória. Além de escolher os recipientes certos e preparar a mistura certa de solo, você também deve processar e germinar o material de plantio.

Seleção de variedade

Todos os tipos de berinjela são classificados em precoces, médias e tardias. As variedades de maturação precoce são famosas por sua capacidade de tolerar baixas temperaturas, iluminação insuficiente e espessamento das plantações.

Destas, a mais popular é a "Ametista", que produz frutos em formato de pêra com peso de 250 a 280 gramas, assim como a "anã japonesa", cujas berinjelas cilíndricas amadurecem em 95-110 dias.

Você também deve prestar atenção ao "Anão 921" e "Amadurecimento precoce 148". Ambas as variedades amadurecem em média em 110 dias, deliciando os jardineiros com uma abundante colheita de vegetais em forma de pêra.

As variedades de safra de meia estação permitem a colheita de frutos por um período mais longo do que no caso das primeiras. Eles não têm medo do ar seco e prosperam mesmo se a irrigação não for regular. Como opção, características semelhantes são possuídas pelo "Golias F1", cujo peso do feto pode exceder 1 kg. Bons rendimentos também são observados em Epic F1, Almaz e Black Beauty.

Finalmente, variedades tardias também podem ser plantadas para mudas, cuja colheita amadurece no final do verão. As berinjelas em forma de pêra "Mishutka", que amadurecem em 130-140 dias, e os vegetais arredondados "Sophia", recebem boas críticas, que levam de 135 a 145 dias para esperar.

Datas de desembarque

O tempo de plantio de berinjela para mudas é determinado em função das características climáticas da região. Para representantes da faixa intermediária, incluindo a região de Moscou, a primeira quinzena de fevereiro é adequada para variedades de meia temporada e até o final de janeiro para variedades de maturação tardia. É costume usar material de plantio nas regiões do sul no início de fevereiro, e o trabalho nos Urais começa no início de março e continua até meados do primeiro mês da primavera.

Na Sibéria, famosa pela chegada tardia do verão, costuma-se organizar a semeadura durante um mês, a partir da segunda quinzena de fevereiro. É importante lembrar que se o material for plantado muito cedo, as mudas eclodirão antes do tempo, mas não podem ser transferidas para um habitat permanente devido às baixas temperaturas.

Na determinação do momento, as características da variedade também são levadas em consideração., isto é, se se trata de maturação precoce, intermediária ou tardia, bem como em que condições irá crescer - em terreno aberto ou fechado.

Em média, para que as sementes semeadas produzam mudas prontas para o plantio em um habitat permanente, leva de 2,5 a 3 meses, portanto, conhecendo todos os introdutórios, não é difícil saber quando é hora de atacar um variedade particular.

Seleção de sementes

A semente deve ser adquirida apenas em vendedores de confiança, lendo atentamente as informações na embalagem, incluindo a data de validade e as características da variedade. Claro que você mesmo pode prepará-los ou retirá-los do mercado mais próximo, mas somente lojas especializadas permitem que você obtenha grãos processados, totalmente prontos para o plantio.

Recomenda-se aos iniciantes que dêem preferência aos híbridos - via de regra, eles têm imunidade mais resistente e frutificam em abundância. Das variedades de melhoramento, vale a pena tirar aquelas que pertencem à primeira geração e que estão marcadas com a marcação F1. Acredita-se que eles toleram melhor as flutuações de temperatura e têm menos probabilidade de adoecer. A idade ótima da semente não excede 4 anos.

Preparação

O plantio das sementes deve ser precedido da preparação de todos os componentes para este procedimento.

O solo

Mudas de berinjela requerem solo com pH neutro, ou seja, não ultrapasse 6,5-7. É importante que a mistura leve seja respirável e rica em nutrientes. Para a cultura, um produto comprado em loja destinado a mudas é adequado, embora seja igualmente eficaz misturá-lo você mesmo.

No segundo caso, 2 partes de húmus e 0,5 partes de serragem são adicionadas a 1 parte de turfa e 1 parte de grama.

Aproximadamente uma semana antes da semeadura, o solo é desinfetado: é calcinado por cerca de meia hora no forno, derramado com água fervente ou embebido em solução de manganês.

Capacidade

As mudas de berinjela não respondem muito bem à colheita, por isso é recomendado inicialmente que sejam plantadas em recipientes individuais com volume suficiente - cerca de 250-500 mililitros. A maneira mais fácil é utilizar os copos plásticos disponíveis na obra, no fundo dos quais são feitos furos de drenagem de forma independente. As construções de plástico compostas por vários recessos presos entre si também são adequadas.

Os potes de turfa ecológicos permitirão que você plante mudas diretamente neles no futuro, sem prejudicar o sistema radicular. Este recipiente tem muitas vantagens para a formação de mudas, porém, requer um monitoramento mais cuidadoso do nível de umidade do solo, uma vez que esses recipientes secam em pouco tempo.

Os comprimidos de turfa têm características semelhantes: são fáceis de usar, podem ser direcionados diretamente para o campo aberto, mas secam rapidamente e, como resultado, diminuem de tamanho, prejudicando o sistema radicular.

Processamento e germinação de material

Existem várias maneiras de processar sementes de berinjela. Via de regra, o próprio jardineiro escolhe quais usar, dando preferência a uma ou duas opções. O melhor lugar para começar é com a calibração. Neste caso, os grãos são mergulhados em uma solução de uma colher de chá de sal e um copo de água morna, levemente mexidos e deixados por um terço de hora. Aquelas amostras que, após o período acima mencionado, estiverem na superfície, não aumentarão no futuro, portanto, devem ser eliminadas imediatamente. As sementes que ficam no fundo são lavadas e secas em um guardanapo.

É hora de começar a aquecer a semente um mês e meio antes do plantio - bastará acondicionar as sementes em um saco de linho e colocá-las na bateria. Periodicamente, a peça de trabalho precisará ser agitada e virada. O aquecimento rápido requer o uso de uma garrafa térmica cheia de água a uma temperatura de cerca de 50 graus. As sementes, também em um saco, são imersas em seu interior por 5 minutos e, em seguida, secas.

Para evitar a contaminação do material de plantio, será necessário segurá-lo em uma solução rosa brilhante de permanganato de potássio ou em uma mistura de uma colher de sopa de peróxido de hidrogênio a 3 por cento e 0,5 litro de água. O procedimento dura no máximo 20 minutos, após os quais os grãos são lavados na torneira e secos.

Para o endurecimento, as sementes são colhidas em saco de pano úmido ou envolto em gaze úmida. Uma vez que devem permanecer nesse estado por 14-16 horas, o feixe precisará ser pulverizado constantemente. Após o período exigido ter sido mantido em temperatura ambiente, os grãos deverão ser transferidos para a geladeira e deixados por 12 horas.Na fase final, o material de plantio fica de 14 a 16 horas em uma sala onde é mantida a temperatura ambiente. Por fim, as sementes de berinjela são sugeridas e simplesmente embebidas organizando este procedimento 3 dias antes da semeadura.

As sementes selecionadas são colocadas em um saco de pano ou envoltas em gaze, após o que são colocadas em um prato e enchidas com água para cobrir levemente o feixe. A estrutura resultante é movida para um saco plástico. Uma excelente solução também seria usar um estimulante de crescimento.

Para germinar as sementes, basta espalhá-las sobre um guardanapo umedecido deitado sobre um prato, cobrir com o mesmo guardanapo e retirar para local aquecido. Antes da semeadura, esses grãos inchados precisam ser secos.

Métodos de semeadura

É comum plantar berinjela de várias maneiras.

Tradicional

O método tradicional é considerado o mais simples, mas o mais eficaz. Sulcos são criados no solo, cuja profundidade não excede 0,5-1 centímetros. Eles são preenchidos com sementes de forma que uma lacuna de 1 centímetro permanece entre os espécimes individuais. As depressões são cobertas com terra e abundantemente umedecidas com um borrifador. O recipiente é apertado com película aderente ou coberto com vidro, após o que é transferido para uma sala onde a temperatura é mantida entre 22 e 25 graus.

Para o "caracol"

Semear em um "caracol" - isto é, o solo torcido em um material especial, permite que você economize espaço significativamente. Para implementar este método, é necessária uma peça em branco, que é uma fita feita de isolamento ou um substrato para um laminado, cuja espessura é de cerca de 12-15 centímetros. Seu comprimento é determinado em função do número de grãos - quanto mais grãos, mais comprida deve ser a fita. A terra é desintegrada e ligeiramente compactada sobre a tira preparada de modo que sua espessura é de 1,5-2 centímetros. O material é enrolado suavemente em um rolo para que a terra permaneça dentro.

O "caracol" é fixado com um elástico e fica em posição vertical. O solo interno precisará ser ligeiramente amassado para indicar as laterais com um dedo ou lápis. Após embeber a mistura com a solução de Epin, pode-se proceder à formação de reentrâncias para as sementes. A profundidade dos furos deve ser igual a 0,5-1 centímetros, e a distância entre eles deve ser mantida dentro de 3-4 centímetros. Cada cavidade é preenchida com uma semente e polvilhada com terra.

A estrutura acabada é colocada em um palete, coberta com um saco e não regada até a eclosão das mudas.

Em água fervente

Quando semeado em água fervente, o recipiente de plástico é enchido com terra, formando uma camada de 3-4 centímetros. As sementes são cuidadosamente colocadas na superfície e uniformemente derramadas com água fervente. O contêiner é coberto com uma tampa de plástico e guardado em um espaço quente e bem iluminado.

Em pastilhas de turfa

É fácil trabalhar com pastilhas de turfa: os círculos colocados em uma bandeja com tampa são irrigados com uma mistura de 500 mililitros de água e "Fitosporina", após o que um grão é colocado em cada um. Depois de aprofundar as sementes em cerca de 1 centímetro, resta apenas borrifá-las com terra. A "estufa" é coberta com uma tampa incluída no kit ou com uma embalagem normal.

Sem terra

O método sem terra permite fazer sem solo antes do início do mergulho. Alternativamente, o papel higiênico é dobrado em 8-10 camadas, embebido em uma solução de peróxido de hidrogênio e removido para o fundo do recipiente. As sementes são dispostas de forma ordenada na superfície e pressionadas contra ela, o que será facilitado com o uso de um palito.

O recipiente deve ser fechado com alguma coisa e guardado em local aquecido.

Características da escolha

A colheita da berinjela é realizada quando a planta está com duas folhas cheias. Para isso, cada muda é enviada para seu próprio copo ou recipiente. Não há necessidade desse procedimento se as mudas foram plantadas em pastilhas de turfa, potes de turfa ou "caracol".

Durante a colheita, o jardineiro deve tentar manter o sistema radicular da berinjela intacto e, portanto, se possível, ela deve ser realizada junto com um caroço de barro. As mudas retiradas do recipiente comum são aprofundadas até as folhas cotiledonares e regadas com água morna.

Cuidado

O cultivo de mudas de berinjela em casa é feito de acordo com o esquema usual.

Iluminação e temperatura

Para cultivar adequadamente uma cultura, ela precisa fornecer um dia de luz, com duração de pelo menos 12-14 horas. Para isso, muito provavelmente, você terá que organizar iluminação adicional com lâmpadas fluorescentes ou LED. Para que os arbustos se desenvolvam uniformemente, eles também precisam ser girados periodicamente.

A temperatura ideal para a berinjela é de 20-24 graus.

Rega

A necessidade de irrigação é determinada pela condição do solo - se a camada superior estiver seca, as mudas devem ser umedecidas. A quantidade de líquido utilizada depende do tamanho da muda. A água deve estar sempre morna, pelo menos 22 graus.

Ressalta-se que após o surgimento das mudas, a rega deve ser feita sempre pela raiz, sem tocar a parte aérea da planta.

Top curativo

Caso a muda não necessite de uma colheita, então na primeira vez ela deve ser fertilizada, após aguardar o aparecimento de 2-4 folhas cheias. Se for necessário plantar berinjela, a alimentação é feita 10 dias após a colheita. A composição deverá ser diluída para evitar o aparecimento de queimaduras nas raízes jovens da cultura.

Em geral, propõe-se alimentar as mudas para crescimento com os preparados "Atleta", "Fertika Lux", "Agrícola". Uma mistura feita independentemente de 1 grama de potássio, 1 colher de chá de cinza de madeira, 0,5 colher de chá de salitre, 4 gramas de superfosfato e 1 litro de água acaba sendo muito boa.

Se você cuidar bem das berinjelas, a próxima fertilização deve ser realizada 10 dias após o primeiro procedimento. Nesse caso, você pode usar 1 parte de esterco de galinha e 15 partes de água, em infusão por 1-3 dias. 7 dias antes do plantio em campo aberto ou em casa de vegetação, a cultura recebe superfosfato.

Doenças

Para prevenir o aparecimento de doenças na berinjela, faz sentido tratar as mudas com Fitosporin e Fitoverm como profilaxia. Porém, em alguns casos, ainda é preciso fazer o tratamento - por exemplo, se a cultura tiver uma perna preta devido ao excesso de umidade. A planta doente parece letárgica e um fino "anel" se forma perto das raízes. O problema é resolvido alterando o regime de irrigação, bem como usando "Previkur".

Quando as folhas enrolam e caem, isso pode ser devido a irrigação inadequada ou aplicação excessiva de potássio. Em princípio, uma luz muito forte pode fazer com que a folha caia.

Quando as plantas são irrigadas com água fria, formam-se manchas claras nas folhas, que o sistema radicular não consegue absorver. As formações de desbaste transparentes podem indicar solo ácido ou queimaduras solares.

Erros e problemas

Se as mudas crescerem mal após o mergulho, nada precisa ser feito - como regra, leva de 7 a 10 dias para se adaptar a uma nova situação e, em seguida, começa a ficar ativo novamente. No entanto, às vezes a planta murcha devido à hipotermia das raízes - esse problema pode ser facilmente resolvido fazendo um substrato.

Quando as mudas são esticadas, iluminação insuficiente, alta temperatura, espessamento ou excesso de fertilizantes contendo nitrogênio podem ser os culpados.

Os arbustos ficam amarelos e murcham, ao contrário, por falta de nitrogênio, e ficam brancos e até azuis com deficiência de fósforo ou cobre.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário