Tudo sobre colheita de berinjela

Contente
  1. A necessidade de um procedimento
  2. Datas do
  3. Regras fundamentais
  4. Instruções passo a passo

Berinjelas são termofílicas, um pouco caprichosas (mas você aguenta) e plantas exigentes. Isso significa que muitas ações realizadas com eles podem se tornar estressantes para a cultura, como, por exemplo, a colheita. Deverá averiguar porque é que o procedimento é considerado necessário, em que prazo e de acordo com que regras deve realizá-lo.

A necessidade de um procedimento

Para obter uma colheita antecipada, é preferível cultivar esta cultura por meio de mudas. A semeadura deve ser realizada no início da primavera. E há duas maneiras de cultivar mudas: com picareta ou sem. Dizem que a berinjela não tolera a colheita muito bem, mas ao mesmo tempo muitos especialistas afirmam que a colheita é boa para a planta, pois ajuda a construir um poderoso sistema radicular. Semear em caixas economiza tempo (e energia) na primeira fase do cultivo. Mudas que precisam de iluminação adicional, ou várias mudas, definitivamente precisam de uma escolha.

Quais são as vantagens do procedimento:

  • mais oxigênio entra nas raízes;

  • a iluminação suplementar das mudas é tão simplificada;

  • as plantas não ficam lotadas, não interferem umas nas outras;

  • o risco de deterioração das raízes é muito pequeno.

E cada um desses motivos pesa muito, então não subestime o procedimento. Mas também existem riscos. O principal deles é o atraso no desenvolvimento das mudas. O sistema radicular do vegetal é frágil, delicado e, se estiver lesado, a recuperação demorará muito, pelo menos duas semanas. Ou mesmo todos os quatro.

Se dois procedimentos forem adjacentes - colher e transplantar para o solo, o atraso no desenvolvimento pode ser igual a um mês. Ou seja, a cultura será cultivada por cerca de 60 dias. Se você ficar sem colher, 40-45 dias devem ser suficientes, e então as berinjelas irão para a estufa ou para o campo aberto.

Datas do

Normalmente eles decidem escolher uma escolha antes que 2-3 folhas verdadeiras apareçam. Mas não no caso das berinjelas: elas são mergulhadas ainda mais cedo, no estágio das folhas dos cotilédones, momento em que as folhas adultas estão apenas começando a aparecer. Bem, no máximo 1-2 folhas já estão na cultura. Claro, alguém decide recorrer a mudas mais maduras, mas para as berinjelas isso é um estresse muito grande, e as chances de um desenvolvimento bem-sucedido diminuem.

Para calcular o momento da semeadura, colheita e atraso de desenvolvimento previsto, é necessário levar em consideração a época de crescimento desta cultura. Sem atrasos no desenvolvimento, desde a emergência dos rebentos até à retirada dos frutos tecnicamente maduros, leva de 100 a 156 dias, e se as variedades estão maduras precoces - 95-105 dias. Mas também existem variedades tão rápidas que estão prontas para dar frutos em 70 dias. As berinjelas maduras precoces são plantadas com a idade de 45-50 dias, e quase a mesma quantidade permanece antes da colheita (um pouco mais). E variedades ultra-precoces são plantadas em 25-30 dias, além disso, é preciso lembrar o tempo para a recuperação da planta após o estresse (tanto a colheita quanto o transplante são estressantes).

O que o calendário lunar diz sobre o momento da escolha:

  • é melhor planejar um pouso na lua crescente - isso fortalecerá as raízes e a coroa do vegetal;

  • na lua minguante, se você pousar ou mergulhar, os riscos são avaliados como neutros;

  • lua cheia e lua nova - definitivamente não é uma escolha;

  • se a lua está no signo de Virgem - o momento ideal para pousar ou colher (há quem se guie pelo calendário biosodiacal lunar, essa informação também é solicitada, eles ouvem).

Os dias auspiciosos de acordo com o calendário lunar devem ser observados para o ano corrente (há momentos em que o residente de verão não presta atenção ao ano).

Mas e aqueles que fazem sem escolher, porque é possível - e realmente é. A planta não se machuca, não passa por estresse. E há variedades que não devem ser mergulhadas, geralmente há essa informação na embalagem com sementes.

Regras fundamentais

Se, em primeiro lugar, as próprias mudas forem cultivadas de acordo com todas as regras, ela tolerará mais facilmente uma colheita. Se as sementes forem preparadas corretamente, semeadas em solo bem composto, se as mudas tiverem bastante calor e iluminação, alimentação, então não há necessidade de duvidar da força e da saúde das mudas. Uma escolha não é terrível para essas mudas.

Solo para escolher - como prepará-lo.

  • O substrato de armazenamento para mudas é misturado ao solo do jardim em proporções iguais. O solo do jardim pelos jardineiros geralmente é colhido para o inverno.

  • Para manter o solo solto, adiciona-se à mistura um pouco de vermiculita, que pode ser substituída, por exemplo, por substrato de coco, areia e cinzas.

Por que você precisa de um terreno ajardinado: assim será mais fácil para as mudas transferirem o plantio subsequente no solo na rua ou em uma estufa. Não haverá estresse ao trocar de terreno, isso é compreensível.

Algumas horas antes da colheita, você pode regar bem as mudas. O fato é que é muito mais fácil tirar as plantas de um substrato úmido, as raízes ficam menos feridas. Para a picareta em si, é necessário preparar recipientes ou qualquer um de seus análogos com orifícios de drenagem feitos com um volume de cerca de 0,3 litro.

E até o próprio transplante para um novo local, ou melhor, permanente, as mudas ficarão em um novo recipiente. É difícil encontrar algo melhor do que copos de turfa, e seu volume é de 300-500 ml. Antes do transplante, você precisa desinfetar os recipientes com uma solução fraca de manganês, este é um procedimento padrão.

O substrato pronto é uma compra muito conveniente, especialmente para iniciantes. E até os especialistas aconselham comprá-lo, porque, claro, você mesmo pode fazer um solo adequado, mas é muito fácil errar na precisão da composição e das proporções.

Se ainda assim você não quiser comprar, a receita ideal é a seguinte: 3 partes do terreno do jardim para 5 partes de húmus e 1 parte de turfa.

Todo o resto é uma técnica de palhetada com nuances e peculiaridades próprias. Por exemplo, os iniciantes podem pensar que as mudas devem ser transplantadas em profundidade. Mas se não houve problemas no desenvolvimento das mudas, não há necessidade disso. Você precisa aprofundar apenas até o nível do recipiente anterior para mudas.

A propósito, se você quiser seguir um caminho fora do padrão, pode criar mudas em caracóis. E este método tem muitas vantagens: economiza-se espaço no mesmo peitoril da janela e consome menos substrato.

Instruções passo a passo

Este é um algoritmo que ajuda a mergulhar corretamente berinjelas em casa. Antes mesmo do plantio, todas as mudas devem ser examinadas cuidadosamente. Amostras fracas e doentias - à parte, elas definitivamente não vão tolerar uma seleção. Mudas de alta qualidade sempre apresentam folha de cor uniforme, caule forte e forte, sem deformações visíveis.

O esquema da escolha.

  1. As mudas devem ser umedecidas, é melhor fazer isso meia hora antes da colheita.

  2. Novos recipientes também precisam ser inspecionados - devem estar limpos, descontaminados, com drenagem feita. Se não forem potes de turfa, então os copos descartáveis ​​de plástico comuns são bastante adequados, são baratos e acessíveis.

  3. O barro expandido deve ser despejado no recipiente (perlita também é possível), ele se tornará o sistema de drenagem das berinjelas. A camada de drenagem não é inferior a 1 cm.

  4. O solo preparado é enviado para o recipiente, também precisa ser umedecido. Um copo cheio de terra não deve ser derramado; 2-3 cm devem permanecer entre a borda do recipiente e o nível do solo.

  5. Se o solo assentar muito após a rega, você pode adicionar um pouco mais de solo por cima.

  6. É feito um pequeno aprofundamento no terreno, para onde é enviada a muda.

  7. É impossível aprofundar demais as plantas: é necessário que elas permaneçam mais ou menos no mesmo nível de antes da colheita.

  8. É necessário polvilhar um pouco a berinjela com terra, calçar.

  9. Resta apenas regar a planta com água morna (cerca de 20 graus).

Mas após o transplante e a colheita, o processo não acabou. Uma coleta não pode ser considerada bem-sucedida se o procedimento não foi transformado no cuidado das melhores amostras transplantadas.

É disso que se trata o cuidado pós-mergulho.

  • As mudas serão muito vulneráveis ​​e provavelmente reagirão a qualquer estresse. A temperatura é especialmente importante para as plantas mergulhadas, podemos dizer que os primeiros 5 dias serão decisivos - pelo menos + 22-24 ° C.

  • O sol forte é contra-indicado para as plantas, é destrutivo para elas, que acabam de passar por uma colheita. Por algum tempo, as mudas devem ser sombreadas.

  • Seria bom organizar iluminação adicional, o que ajudará as lâmpadas fluorescentes. Com iluminação adequada às 12 horas, a berinjela pode se desenvolver normalmente.

  • Em cerca de 5 dias, as mudas ficarão mais fortes. É melhor cultivar mudas na janela leste. Se você puder movê-lo para uma estufa, é melhor fazê-lo.

  • Quanto à rega, na primeira vez após a colheita, as mudas serão críticas demais para ela, ou melhor, para o excesso de umidade. Mas após o procedimento, as berinjelas precisam de bastante rega. Então a umidade do solo se tornará moderada.

  • Normalmente, as mudas precisam ser regadas a cada 3, talvez 4 dias. Mas você ainda precisa se concentrar em secar o solo. Melhor regar o solo com água da chuva ou derretimento. E se usar apenas água da torneira, deve-se defender por pelo menos 2 dias, tempo durante o qual sairá todo o excesso de cloro.

  • A água para irrigação só deve estar em temperatura ambiente. O frio, com grande probabilidade, prejudicará as mudas, que estão repletas de ataques de fungos.

  • A cobertura após a colheita é realizada no 14º dia. E isso vai alimentar raízes. Antes, simplesmente não adiantava fazer: as raízes simplesmente não absorveriam o que deveria beneficiá-las, ou seja, o procedimento seria em vão.

  • É preciso ajudar as mudas a se recuperarem do estresse, para que o uso do medicamento "Epin-Extra", que é produzido na forma líquida, não interfira. Dissolva 3-4 gotas do medicamento em um copo de água e borrife. Um procedimento deve ser suficiente.

  • A irrigação deve ser realizada de manhã (cedo) ou à noite. Se você fizer isso durante o dia, os raios do sol agirão como lentes e as mudas queimarão.

Ai, mas as berinjelas após a colheita não estão imunes a cenários negativos de crescimento e desenvolvimento. Se o próprio procedimento foi realizado de maneira incorreta, ou se violaram as normas dos cuidados posteriores, as mudas doerão muito. É possível que ela até morra. Se a berinjela murchar após o mergulho, isso significa que as raízes foram danificadas durante o mergulho. Isso é tratado - você pode regar suavemente as plantas, mas sem encharcar a terra. As folhas podem ser pulverizadas com um promotor de crescimento adequado.

Se as folhas das mudas ficarem amarelas, significa que há muita umidade no solo, talvez a berinjela também não tenha nutrientes. A rega tem de ser tratada, regulamentada (com referência ao estado do solo). É melhor tomar fertilizantes complexos. Com uma secagem clara das folhas, tornam-se branco-amareladas e secam rapidamente.

Para salvar as mudas, é necessário "Epin" e, claro, a transferência das mudas de um local ensolarado.

E mesmo depois de um mergulho, às vezes as mudas caem no chão: isso acontece quando o solo próximo ao caule está fortemente compactado. Mas às vezes também é um sinal de uma perigosa perna preta. Se for uma questão de compactação, é preciso soltar a terra com cuidado e regularidade apenas com um palito, próximo ao caule. Mas a perna preta não deixa chance de salvar a planta.

As mudas que se estendem após a colheita indicam que a cultura não tem luz suficiente. Não há nada a ser feito, você precisa organizar seu horário de 12 horas de luz do dia.

Obviamente, a colheita é uma etapa importante do cultivo, para a qual a pessoa se prepara com antecedência. Sempre que começa a época de mudas, em março ou fevereiro, é preciso colher de acordo com o algoritmo que as plantas "amam" e toleram bem.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário